Proletário

Proletário Leanderson Silva

Resenhas - Proletário - Conto

Laboralivros 20/09/2017

resenha por Thalliany Ribeiro
Proletário – Baseado em fatos reais, livro do escritor Leanderson Silva foi um livro sem dúvida completamente surpreendente do início ao fim, autor nacional, com a história se passando em uma cidade como o Rio de Janeiro e com críticas sociais bem fundadas, confesso que o livro conquistou meu coração por sua escrita de fácil compreensão e enredo bem desenvolvido e surpreendente.

O livro se passa no Complexo da Penha em uma operação policial para a retomada do controle das favelas pelo poder público e conta a história de Proletário e ao contrário do que era esperado, o autor não expõe os fatos de como a retomada aconteceu de forma impessoal, como já acompanhamos pela TV, ele conta a história do personagem que se contextualiza no meio de revezamentos de chefes do tráfico que tomam conta do lugar onde ele mora.

“Cada vida uma vida, cada história uma história. Cada vida sua própria história, e essa é a minha… Muito prazer, pode me chamar de Proletário.”

Nas 114 páginas do livro a história do Proletário é trabalhada desde sua infância com seus pais e uma criação para que não seguisse pelo caminho do crime (detalhe bastante importante para o desenvolvimento) até sua vida adulta, contando como é viver cercado por regras de certa forma diferentes das que são colocadas em prática do lado de fora do complexo e é impossível não se colocar no lugar dele e se sentir tocado pela história.

A narrativa é feita por proletário que em alguns momentos reveza a narrativa com outros personagens que torna a história ainda mais intensa, o alguém próximo de si se tornar chefe do tráfico e vê uma guerra se trabalhar aos poucos dentro do complexo. Situação que me lembrou bastante um trecho de uma música da Marisa Montes, Volte para o seu lar.

E quando a polícia, a doença, à distância, ou alguma discussão

Nos separam de um irmão

Sentimos que nunca acaba

De caber mais dor no coração

Volte para seu lar – Marisa Montes

Ademais a favela passa por um processo em que é completamente tomada por traficantes que se revezam no comando e nesse entra e sai diferentes épocas se passam fase ruins onde o medo de certa forma reina e uma fase boa onde um novo comandante toma conta da favela e as coisas começam a melhorar. E é aí que entra uma das críticas sociais mais bem fundadas na história e que nos faz compreender o porquê de em muitas comunidades a população não entregar os comandantes do tráfico, porque eles fazem o que o governo não chega a fazer para aquelas pessoas. Foi um dos pontos principais da história para mim e que mais me fez compreender e entrar ainda mais na história. As pessoas ali em sua maioria não tem escolha.

O personagem que representa tem que lidar ao longo da narrativa com mortes, uma vigilância constante e um clima de insegurança que torna a história intensa e muito rápida de ser lida, com uma progressão de tirar o fôlego.

E ao mesmo tempo a narrativa é quase que dolorosamente real por ser algo que todos nós acompanhamos superficialmente e o próprio autor de dentro da comunidade, dando um tom bem pessoal à obra.

A história possui um desenvolvimento tão bom que enquanto você devora as páginas você imerge nos sentimentos de todos ali, recurso que contribui muito para o final da história que sem dúvida é um ápice completamente inesperado (confesso que sofri horrores).

“Já passamos por tantas coisas aqui dentro… Se olharmos para trás, veremos que somos verdadeiros sobreviventes.”

Para terminar acho importante dizer que Proletário foi um livro de reflexões e surpresas, sem dúvida não esperava que a história fosse me prender tanto ou que ia tocar em pontos que eu nunca havia pensado. A história é daquele tipo direto, em que cada detalhe vai formando uma rede que te deixa sem fôlego e sofrendo com um impacto. Sem dúvidas um livro com uma escrita bem elaborada e perfeita para quem assim como eu, ama uma leitura nacional ambientada no nosso próprio país.

Surpreendente e bem escrito, Proletário é uma boa pedida.

site: https://clubedelivroswattpad.wordpress.com/2017/09/19/resenha-proletario/#more-2172
Lua 22/09/2017minha estante
Fiquei realmente intetessada em ler o livro!

@ARaphaDoEqualize 14/01/2017

Proletário - Baseado em Fatos Reais
O Leanderson entrou em contato comigo para que eu lesse seu livro e eu fiquei em dúvida, principalmente, quanto ao tema. Quem me acompanha, sabe que eu gosto dos romances no geral, mas que vez ou outra acabo sendo atraída para livros de suspense, thrillers, fantasia. Comecei a ler o livro sem grandes expectativas e eis que eu apenas ME SURPREENDO com o conteúdo! Sim, eu não esperava um livro bem escrito. Sim, eu não esperava que fosse gostar de um livro que tem como plano de fundo o Rio de Janeiro. Sim, eu não esperei que fosse refletir tanto a respeito de algo que está tão distante da minha realidade.

O livro, com 114 páginas e uma leitura bem fluída, nos apresenta o Proletário e vamos conhecer sua vida morando na favela: sua infância humilde junto com a família, o relato sobre como foi viver em um lugar onde a polícia não tem acesso, o governo pouco se importa e os traficantes comandam quem entra e quem sai. Até o momento que um novo comando assume a favela e as coisas começam a mudar... mudar para melhor. Mas isso seria possível?

Proletário nós conta, em primeira pessoa, as mudanças perceptíveis dentro da favela quando o comando é redirecionado, quais são os benefícios para quem mora ali, quais são as regras e os problemas, pois sim: mesmo tendo melhorias, algumas coisas não mudam. Dentro de uma comunidade, quem faz as regras são outras pessoas e, de repente, ele vê alguém muito próximo a si tornar-se chefe do tráfico. Neste momento, vamos acompanhar a trajetória do Proletário, sua visão de vida, de princípios básicos que lhe foram passados dentro de casa, seus desejos, sonhos e frustrações em comparativo com a constante vigilância de homens fortemente armados, a venda de drogas e morte.

O livro é ficcional, contudo, tem como plano de fundo o fatídico dia, em 2010, em que tivemos um cenário de guerra dentro do Complexo da Penha, e acompanhamos traficantes fugindo dos policiais através da mata e perdendo o comando da favela. O livro é pequeno, mas o autor tem a capacidade de deixar tudo muito claro em poucas palavras, sem ficar entediante com a quantidade de detalhes e informações que não são necessárias para o desenvolvimento da história. Tudo que lemos é rápido, com informações precisas. É um livro ficcional? Claro, mas que tem vários pontos que são reais, que realmente aconteceram.

Nós acompanhamos o dia-a-dia dentro de uma favela.

Nós temos uma visão de como vive a pessoa que se torna o chefe de uma favela.

Nós lemos como os moradores acreditam que ali é o melhor lugar que poderia viver. Mas não percebem, que muitas vezes, não tem outra opção.

Isso tudo tem ainda mais veracidade pois o autor viveu dentro de uma comunidade. Tem como ler algo mais real que o relato de alguém que estava ali?

Eu sempre gosto quando os autores desenvolvem suas histórias dentro de um fato verídico: Diana Galadon com Outlander faz isso muito bem. Já nas primeiras frases, conseguimos nos situar no tempo, saber do que o autor está falando e se envolver com os personagens principalmente por causa da proximidade real da história com nós, leitores. Eu não moro no Rio, mas eu acompanhei todo o drama. O mais incrível é que consegui me colocar na situação que está tão distante da minha realidade e pude refletir, através das palavras, sobre ações que eu simplesmente ignoro.

Enquanto a minha leitura ia caminhando para o final, em diversos momentos eu vi a crítica social embutida, às vezes sutil, às vezes nem tanto, do autor para com a situação em que diversas pessoas vivem. Pensei também quais os motivos levam pessoas a se submeterem a viver com tanto pânico e terror dentro de uma favela: algumas não tem escolha, outra não tem opção, outra gosta; a comparação entre família que não queria que os filhos se envolvam com algo errado X o filho que sempre sonhou em fazer parte; filho que construiu uma família e queria ser livre e dar essa oportunidade para a filha X filho que tinha um império para cuidar e tudo ao seu dispor, mas era alguém preso em suas próprias amarras; a realidade mostrada na televisão, diante do fato tão grande X a realidade contada por alguém que vive e sabe como funciona.

Para finalizar o que eu tenho para falar com vocês sobre este livro: estou surpreendida. Adoro o jogo de troca de pessoas, ora em primeira, ora em terceira; dessa forma, consegui ter uma visão abrangente do livro. Elas são sutis e mesmo que você se incomode, acalma o mente e se joga na leitura. Em diversos momentos meu coração se apertou - fica tão claro que família não é nada e é tudo, e o final destruiu o meu coração.

Mas eu estou bem.

Eu acho.

É um livro inteligente, acima de tudo. De acordo vai lendo, percebe o ciclo se fechando. E até comentei com o autor que me lembrou bastante do Gustavo Ávila com a sua escrita tão peculiar e gostosa de ler: são pequenas doses para completar uma história, sem furos, sem enrolação, direto. Existe um ponto inicial bem definido, existe algo para ser contado em detalhes importantes, existe um final a ser concluído.

Vocês podem conferir o Booktrailer do livro aqui e, claro, gostaria de saber a opinião a respeito do livro: ele está disponível para compra na Amazon, bem baratinho, e vale a pena.

Vale muito a pena.

site: http://equalizedaleitura.com.br/2017/01/14/resenha-proletario-baseado-em-fatos-reais/
Hannah Monise 14/01/2017minha estante
Rapha, amei a resenha! Fiquei interessada. O livro é físico?

@ARaphaDoEqualize 20/01/2017minha estante
Hannah, só tem em e-book!

Dominique.Brosses 13/03/2017minha estante
Rapha, fiquei interessada no livro por conta da sua resenha e achei o livro incrível. Muito forte e importante. Fiquei impactada, me transportou para a vida dentro da comunidade. Me emocionei em várias passagens. Ainda mais no final. Obrigada pela dica.

Dominique.Brosses 14/03/2017minha estante
Adorei a dica Raphaela. O livro é sensacional. Transporta o leitor pra o interior da comunidade. Proletário é um personagem muito emocionante. Recomendo MUITO a leitura.

Piter Keo 21/12/2016

Excelente livro! Uma história comovente que ajuda entender um pouco como é a vida na favela. Um dos poucos livros que me fez chorar!
lesilva 13/01/2017minha estante
Muito Obrigado Piter Keo