Mulato Velho Michelle Louise Paranhos

Resenhas - Mulato Velho

Adriana781 17/07/2022

Uma viagem na história
Um livro que nos leva de volta a alguns períodos da História do Brasil e que fala de como as mulheres e escravos eram tratados no século XIX, e o livro aborda algumas lendas e também nos mostra a importância de transmitir a cultura afrobrasileira, as danças, comidas, brincadeiras entre outras.
Mostrando a amizade, amor e respeito entre Nico e Bobo independente de suas crenças.
Quero lhe fazer um convite para você ler e conhecer a história do prato tradicional Mulato Velho e dar um mergulho na história do Brasil...

Totta 16/07/2022

Uma história que nos traz reflexão e ao mesmo tempo enaltece nosso folclore, com uma narrativa encantadora que prende do início ao fim. A relação de Bobo e Nico encanta e mostra que uma amizade verdadeira pode surgir de situações mais inesperadas. Gostei demais e recomendo

Jadiael.Viana 15/07/2022

Fantástico
Já fazia tempos que eu queria ler esse livro. Apesar de ter criado muitas expectativas, o conto não me decepcionou. Pelo contrário, superou todas as minhas estimativas, me surpreendendo positivamente de todas as maneiras possíveis. Exímia contadora de histórias, Michelle Louise Paranhos embaralha a cabeça do leitor ao mesclar fatos históricos com elementos da ficção, nos deixando confusos ao apontar aonde a realidade termina e a fantasia começa.
Às vezes, a impressão que eu tinha era a de estar sentado na frente de uma barraca de acampamento, assando batatas num espeto enquanto a voz do narrador sussurrava no escuro da noite, arrastando a minha a memória para os tempos longínquos da escravidão. Valendo-se de mitos críveis demais para serem considerados simples lendas, acompanhamos aqui o choque entre três poderosas culturas - a portuguesa, a brasileira e a africana -, e a maneira como duas delas passaram, gradativamente, a se fundir, culminando num quase indestrinçável sincronismo religioso.
Se você gosta de leituras que realmente acrescentam alguma coisa em nossa vida, não deixe de conhecer a história de Nico e do velho Bobo.
Ps: achei as ilustrações incríveis.

Eduardo.Reghim 11/07/2022

Leitura essencial
A autora de Ponto de ressonância está impecável nesse conto, temos de tudo um pouco, lendas bem construídas, questões sociais, como o machismo, escravidão, papel da mulher na sociedade na época da escravidão e império e tantos outros temas, além claro, de uma escrita fluída e bem desenvolvida. Outro ponto interessante na leitura é o fato de percebermos como a expectativa de vida nessa época era diferente da de hoje, por exemplo, o individuo com 30 anos era demasiado velho naquele tempo.
Por fim, Mulato tem um quê de clássico, recomendo muito.

Juliana 09/03/2022

Um perfeito paradidático.
Um livro que deveria ser essencial nas escolas, um perfeito paradidático tanto para o fundamental II como para o ensino médio.
Parte da História do Brasil diluída em um belo conto de amizade, tal qual se passaria facilmente por uma lenda do nosso país.

Fabi 12/01/2018

Incrível
Uma incrível e deliciosa história de nosso folclore com fácil leitura e que nos faz ter a sensação de vivenciar todo o encanto de nossa história.Maravilhoso!

Duda Mel @epifania_literaria 13/02/2017

Fluído e fascinante!
"A rede depositada por Bobo sobre o corpo de Nico brilhou, num lampejo, tornando-se, logo em seguida, dourada, como se fosse feita do mais puro ouro da mamãe Oxum."

Resenha:
Que narrativa! Tenho que começar já com essa exclamação porque eu suspirei e fiquei prendida a cada página que se passava.
No conto "Mulato Velho", a autora retrata ícones incríveis com fluidez e sensatez, sem denegrir nenhuma religião ou pessoa, fazendo um resgate histórico e cultural do nosso Brasil.
A história se foca no velho Bobo, descendentes de escravados, fugido ainda no ventre da mãe para um Quilombo. A realidade não era fácil e, apesar de retratá-la sem romantismo algum, Michelle conseguiu expor um belíssimo cenário, o contraste entre a sociedade, o preconceito quanto ao mulato, o cotidiano e a socidade de Amarílis, principalmente tendo como foco a interação do mulato com Nico, filho de branco e com situação de Barão, desde a época da escravidão.
Assim que adentra a narrativa, o leitor precisa estar completamente ciente da época em que se passa o conto. Sabem aquelas histórias ao estilo lendas nacionais (folclore) como Iara, Saci Pererê, Mapinguari, entre outros? Me lembrou até aqueles paradidáticos gostosos que lemos em escolas para fazer provas (claro que nem todos são nuito bons), mas esse seria tiro e queda para qualquer isso.
Então, para quem gosta dessas histórias, numa combinação de delicadeza, simplicidade e seriedade, recomendo calorosamente esse conto de oitenta e tantas páginas.

Nota (5/5)

Link original: www.instagram.com/p/BQdn3HkAZIt/

Maravilhosas Descobertas 08/10/2016

MULATO VELHO, DE MICHELLE LOUISE PARANHOS
Mulato Velho, lançado pela editora Raízes da América, é um livro juvenil que apresenta um pouco da história e cultura brasileira, que sofreu grande influência da cultura africana e indígena. A partir de curioso prato culinário antigo conhecido como Mulato Velho, a autora decide contar ao leitor a origem desse prato tipico, mostrando um pouco da história do país, em seu período de escravidão e pós libertação, e apresentando como diversas características culturais atuais, são influência de costumes ou pensamentos que foram trazidos ao Brasil, e absorvidos pelos povos que aqui moravam.

A história gira em torno de Bobo, um filho de escrava fugida com um senhor de escravos, que nasceu e cresceu em um quilombo no meio da floresta. Mesmo com o fim da escravidão Bobo nunca teve desejo de se aproximar ou conviver com os brancos. Ele aprendeu desde cedo os costumes passados por sua mãe, que veio da Africa, e sobrevivia sozinho, morando na beira do rio local.

Bobo acabou virando um pescador local, solitário e calado, mas que era famoso por conseguir pescar os maiores bagres da região, e também conhecido por suas receitas de preparo ainda mais especiais. A vida desse pescador já mais velho seguia sem novidades até ele conhecer Nico. O filho do dono da fazenda local, e que acaba desenvolvendo uma amizade especial com Bobo.

Além de todo o conteúdo sobre escravidão, costumes que os escravos trouxeram para o Brasil e diversas receitas que também vieram, o livro trás o tema do boto cinza, um golfinho que se tornou simbolo do Rio de Janeiro, mas que durante os últimos anos sofreu com toda a poluição causada pelo homem.

Mulato Velho é um livro curto, com 104 páginas, mas ele é muito rico em fatos históricos, em retratar a realidade da época, e no ideal de passar a importância de se perpetuar, de se passar para gerações futuras, os conhecimentos que aprendemos com nossos antepassados. O livro também busca criar um consciência ambiental no leitor. E é muito interessante ler um livro que tem como objetivo educar, mas de uma forma interessante, utilizando da nossa identidade cultural. É uma leitura que eu recomendo.

site: http://www.maravilhosasdescobertas.com.br/2016/05/mulato-velho-de-michelle-louise-paranhos.html

Mih 28/03/2016

Amizade Verdadeira
Bobo, um menino bastardo, nasceu após o período de escravatura. Cresceu sem sua mãe Abba e sem muitos amigos, acaba se isolando em uma pequena ilha no Rio de Janeiro, próximo à Baia de Guanabara. Vivia da pesca. Antes de perder sua mãe, ela o ensinou muitas coisas, principalmente como preparar um delicioso prato, que leva o mesmo nome do livro, Mulato Velho. Ele era o melhor da área e muitos o invejavam, pois era o único que conseguia pescar os maiores bagres da área.

Entre os meninos da região, Bobo era dado como feiticeiro, pois além de sua habilidade de pesca, possuía uma casa que flutuava sobre o mar, e para eles, isso era mágico. O que os meninos não sabiam era que a madeira utilizada na feitura da casa, tinha essa propriedade de ser flutuante.

Seus peixes eram vendidos em uma feira. Onde ia arrumado sempre da mesma forma e falava muito pouco. Ele ficou famoso por seus peixes e Mulato Velho se tornou um prato típico de sua região.

Nico, filho do mais novo senhor de terras, junto com seus amigos tinham muita curiosidade em saber mais sobre Bobo. Certo dia, Nico foi até o cais e viu que Bobo estava por ali. Viu, também, que ele desamarrou sua canoa e saiu. Nico não conseguiu evitar a vontade de segui-lo e conhecer seus segredos. Após a descoberta desse grande segredo, Bobo, sabia da presença de Nico começou a dialogar com o menino e pediu para que ele guardasse seu segredo sob uma condição: Nico jamais deveria entrar nas águas quando Bobo lançasse a rede, e combinaram um sinal para que Nico compreendesse quando não era para entrar nas águas do rio. A partir daí, surgiu uma grande amizade e grandes aprendizados.

Os amigos de Nico ficaram com ciúmes porque ele passava bastante tempo com Bobo. Um dia, sem contar para ninguém, os meninos resolveram ir ao rio brincar. Nesse mesmo dia, Nico não estava se sentindo bem, mas durante o dia melhorou e foi para o rio, como de costume. Ao encontrar os amigos e não ter encontrado Bobo, ele ficou desesperado, pois eles não sabiam que não poderiam entrar na água enquanto o velho estivesse pescando. Para salvar um amigo, Nico pulou na água e algo muito extraordinário aconteceu e isso é o que torna essa estória muito rica e mágica!

site: http://blog-belavida.blogspot.com.br/

desencaixados 18/01/2016

Perfeito
Mulato Velho, da autora Michelle Louise Paranhos, é um livro rico em história. A autora procura contar um pouco da nossa história, assim contando um pouco dos escravos, quilombolas, indígenas e portugueses.
A história foi praticamente inspirada, a partir de uma receita que a autora estava pesquisando. Ela queria encontrar algumas receitas para serem feitas com bacalhau, daí ela encontrou a receita “mulato velho” e decidiu pesquisar um pouco mais.

Ultimamente, estou um pouco sem palavras para explicar o início das histórias que resenho, mas não se preocupem, pela sinopse dá para entender a trama da história, a minha opinião também vai te ajudar um pouco.

Michelle Louise Paranhos é uma autora que tem um grande futuro pela frente, ela escreveu uma história “infantil”, a qual qualquer pessoa possa ler. O que me incomodou um pouco foi o fato da autora utilizar algumas palavras meio que difíceis para criança, mas um dicionário ou uma lida com bastante atenção não torna a leitura difícil (para criança). A trama da história é bem legal, em nenhum momento eu achei a história chata, o tempo todo fiquei vidrado nos acontecimentos. Em certas partes lembrei de algumas aulas de história que tive e, sinceramente, eu gostei muito. O livro é uma verdadeira aula de história. Durante a leitura eu encontrei muitos erros de digitação, uma segunda revisão é capaz de mudar isso. A capa do livro é bem fofinha, achei lindinha e demonstrar nitidamente a história que o livro vai nos contar. Na história tem algumas ilustrações feitas pelo esposo da autora, o que torna a leitura agradável, ainda mais para crianças. Enfim, recomendo o livro para todo mundo, independente da idade. Se você tem trauma de história por causa dos livros da escola, não perca a oportunidade, venha estudar um pouquinho da nossa descendência através de Mulato Velho, eu tenho certeza que você não vai se arrepender.

site: http://desencaixados.blogspot.com.br/2016/01/resenha-mulado-velho.html

Arca Literária 14/12/2015

leia a resenha no link http://www.arcaliteraria.com.br/mulato-velho-michelle-louise-paranhos/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/mulato-velho-michelle-louise-paranhos/

Amante dos Livros 16/11/2015

Nome do autor: Michelle Louise Paranhos
Título da obra: Mulato Velho
Nome da editora: Raízes da América
Ano da publicação: 2015
Lugar da publicação: São Pulo, Brasil
Número de páginas: 104

Muito interessante o fato que motivou a autora a iniciar as pesquisas para a escrita do livro... Pesquisas?
Sim... Pesquisas!
Além da Michelle utilizar toda a sua criatividade como escritora, ela também fez estudos sobre a época do Brasil Imperial.... Cultura africana, portuguesa, indígena, ou seja, os povos e seus costumes. O que torna a Lenda, uma história com resquícios de verdade.
Nos levando a uma aventura literária, que foi muito além... unindo o mundo real ao imaginário.

"Unindo e reunindo assuntos... Tecendo uma saborosa colcha de retalhos costurada com palavras"

"Durante o ciclo do café, nas últimas décadas do século XIX..."

A história do Mulato Velho relata fatos d escravidão, abolição, costumes e culturas dos povos da época, preconceitos entre raças e sexo... entre outras coisas.
Trazendo junto consigo, uma lenda inspirada em personagens Fictícios (ou não), que fizeram parte da nossa história... da nossa descendência.

Africanos... Quilombolas...Portugueses... Indígenas...

Costumes e culturas, contextualizados em uma cidade fictícia de nome Amarílis, situada na região da Bahia de Guanabara, no estado do Rio de Janeiro.

"Uma história repleta de magia, encantamento, respeito ambiental e fatos históricos de nosso país."

Quem disse que lenda é história de criança?

Existem livros que deveriam ser lidos na infância, e relidos em várias fases ao longo da vida, pois com certeza, sempre se encontrará algo novo nas entrelinhas. ;) Só Acho! rsrsrs

Super indico o livro e com certeza já fará parte da leitura dos meus filhos (e minha também né) ;)

site: http://amantedoslivrosmercia.blogspot.com.br/

CD 20/08/2015

Mulato Velho
Mulato Velho da autora Michelle Louise Paranhos, é muito interessante e enraizado as nossas origens, uma verdadeira aula de história e, muito saborosa por sinal, pois a ideia dessa brilhante narrativa começou ao Michelle procurar uma receita para preparar um bacalhau para a sexta-feira santa, coisa da nossa tradição brasileira. Ao se deparar com a receita que dá agora título ao livro, mergulhou de cabeça e foi fundo nas pesquisas, podendo assim, resgatar nossa cultura, que vem se perdendo infelizmente.

A história é narrada nos sarais pelo turismólogo um personagem chamado Roberto, que convida o leitor a voltar no tempo, numa viagem gostosa onde existe muita magia e sabedoria, mas não somente, porque Mulato Velho retrata também o preconceito racial, a discriminação feminina a qual era algo muito “normal” nos meados do século XIX, e infelizmente em muitos países ainda atualmente.

Bobo o protagonista é um mulato gente boa de poucos amigos, que mais tarde conhece Nico, um garoto curioso filho de um dos proprietários de escravos da região, o qual ensina tudo que aprendeu com sua mãe, fazendo com que as origens africanas, assim como suas crenças sejam através deste mais tarde lembradas.

A narrativa é leve e muito bem estruturada. Como mencionado no início, uma verdadeira aula de história, bem gostosa que nos transporta para “Amarílis” uma ilha rica em cultura afro-brasileira, onde o pescado, o doce de goiaba e, o meigo Bobo nos fazem esquecer por alguns momentos a vida trágica daqueles que foram roubados, a liberdade e identidade.

Quero parabenizar a escritora Michelle Louise Paranhos, por sua obra, que a meu ver, deveria ser sugerido como tema para palestras nas escolas, para que não se perca esse capitulo triste, mas extremamente importante da nossa história. Adorei e li o livro em dois dias, por ter outras coisas para fazer, creio que teria realizado a leitura, se tivesse tempo disponível em poucas horas. Repito: muito bom e por isso. Recomendadíssimo.

site: http://hobbies.cristinadeutsch.org/resenha-do-livro-mulato-velho/