ABC do desenvolvimento urbano

ABC do desenvolvimento urbano Marcelo Lopes de Souza

Resenhas - ABC do desenvolvimento urbano

Mica 26/09/2012

Breve resenhamento sobre o livro: ABC do desenvolvimento urbano
Inicialmente, este livro é sobre assuntos que remetem o nosso cotidiano: o urbanismo. Em questão de análise crítica, a linguagem do autor, Marcelo Lopes de Souza é bem dinâmica; e, em cada capítulo somos entretidos a abrimos nossa visão a cerca de cada caso, cada assunto referente à planejamento urbano.
O que realmente fica como conclusão dele - e eu concordo plenamente nisso - é que o problema de nossas cidades não é a "falta de planejamento", mas é a forma como os recursos disponibilizados às cidades estão sendo distribuídos.
Jim 14/05/2019minha estante
Sim,planejamento urbano há sim! Mas é um planejamento excludente,e são alocados recursos públicos em benefício de uma minoria que usa automóvel.

Léslie 20/06/2023

A importância de compreender as cidades.
Marcelo Lopes de Souza é sem dúvidas um dos importantíssimos pesquisadores/escritórios sobre as cidades. Em Abc do desenvolvimento urbano, ele consegue trazer de forma extremamente didática e fluida os assuntos relevantes para compreensão do que é uma cidade, como foram criadas e como foram enfrentando os processos de mudanças ao longo dos tempos.

É um livro de cabeceira para quem está estudando nessa área, pois com base em todos os tópicos levantados a respeito do assunto é possível abrir um leque de possibilidades para a compreensão de cada consequência na vida urbana advinda do seu planejamento.

Segundo Souza, na cidade as pessoas interagem com base em interesses, logo o desenvolvimento urbano é antes de tudo o desenvolvimento socio-espacial na e da cidade, então um bom planejamento é voltado para esse viés social. Como pode-se planejar uma cidade sem pensar em quem vai vivencia-la? És a questão.

Souza ainda nos instiga a refletir e entender que a modernidade vai continuar crescendo ano após ano, não podemos mudar o processo de evolução do mundo, mas devemos lembrar que nem sempre o conceito de evolução é positivo, então é necessário entender e buscar maneiras de se viver da melhor maneira nesses espaços.

O que gosto na escrita de Souza é o poder que ele tem de nos envolver sem pressão, de compreender os problemas e se empolgar em buscar ainda mais conhecimento e principalmente como ele faz suas criticas para os planejamentos excludentes sem deixar de nos fazer observar que em vez de só ficar batendo nesses pontos, focar em entender o que esses produtores de espaço urbano pensam e rebater de forma concisa.

Leitura extremamente importante. Super indico.

CristianeKLOTH 29/12/2021

O bê-á-bá do planejamento territorial
Eu não tenho palavras para descrever o quão didático esse livro foi para mim! Estou á algum tempo tentando iniciar a leitura de Milton Santos, e até já li alguns exemplares, no entanto, algumas questões sempre ficavam abertas, principalmente as relacionadas com as cidades.
O livro é simplesmente sensacional, ele é um ótimo introdutório ao tema de planejamento territorial para quem não e da área, ou para quem está começando seus estudos na área. Mudei minha visão sobre muitos aspectos, principalmente os ligados ao planejamento. Concordo com o autor quando ele traz que o problema não está no planejamento (aqui não se nega a importância desse), mas sim na forma em que e distribuído os recursos financeiros (principalmente os públicos). Acho esse um dos maiores desafios para o Brasil, com destaque para o saneamento, onde sempre são negligenciados aqueles que realmente necessitam para dispor para aqueles que não possuem tanta necessidade, mas possuem influência.
Recomendo muito a leitura desse livro para todas as pessoas, e uma leitura leve, que trata de questões cotidianas da cidade (por mais que muitas vezes estamos "por fora" desses assuntos).