O Próximo da Fila

O Próximo da Fila Henrique Rodrigues

Resenhas - O Próximo da Fila

Débynha 06/03/2024

Confesse que esse final soi surpreendente. É uma boa leitura, super fluída que me prentendeu para saber o final. No início tem algumas pontas soltas que no fim são entendidas.

Andreza318 18/06/2023

Comecei a ler por causa de um trabalho da escola.
O livro é até interessante, mas você se perde nele. No começo eu não entendi nada, no meio parecia que eu tava no começo e no final fez foi piorar.
O livro não é ruim, mas não gostei dele.
E que final foi esse?

Nicky.Cactopia 10/05/2023

Resenha
Que livro perturbado.

Li para um trabalho da escola, que infelizmente não aconteceu, mas até agora eu não entendi o objetivo do livro, talvez eu releia, mas o final é bem surpreendente.

Onica 19/02/2023

Um livro que embora foi escrito nos anos 90 é bem atualizado,e mostra a realidade de muitas famílias em certas partes. Fascinante a escrita, uma escrita leve e fácil de ser entendida. O final... é surpreendente e triste.

Lili 15/09/2022

Bem dramático
É uma boa leitura. Escrita um pouco com as nossas entranhas emocionais.
Um drama do cotidiano. Com um protagonista que tem uma vida ruim e infeliz do começo ao fim. E que fim do cacete! Pegou pesado pra dar um desfecho que não fosse bem trivial. Hahaha
A trama veio seguindo uma linha bem banal nos últimos momentos, e um final menos apelativo deixaria a leitura bem sem graça. Seria algo do tipo "Ah tha. Só isso. Sem graça essa história." Então, eu acho que o apelo do final tornou tudo mais interessante. Afinal é uma ficção, não tem nada de errado ser exagerado em uma ficção.
Na maioria das vezes as histórias tentam mostrar algum tipo de superação ou romantização no sofrimento da pobreza e dos abusos que a vida apresenta, mas esse não é o caso aqui. É um cara infeliz, que viveu uma adolescência cruel e difícil, num país injusto, desigual e machista.
Vale a pena a leitura, e para quem viveu os anos 90 as referências são excelentes. No fim, era bem isso mesmo, inclusive a normalização do comportamento agressivo e machista dos homens da época.

Nicoly 04/07/2022

Eu literalmente devorei esse livro
Me surpreendeu positivamente, o livro traz uma certa empatia pelo protagonista, a linguagem não é cansativa o que faz com que se gere uma curiosidade para saber o que vai acontecer com os personagens e o que eu achei mais curioso foi ele fazer uma relação com as características das pessoas ao invés de falar seus nomes, e que final em.

Aliel 22/06/2022

Um bom livro para descontrair, com certeza. É bem fácil e rápido de ser lido, também. Vale a pena!!!

Juliana 26/06/2021

Gostei bastante dos personagens da história, recomendo muito. UMA coisa que eu achei interessante é que o autor se refere aos personagens com características e nunca com os seus nomes???????

Lucas Alvares 26/09/2020

Um livro que me surpreendeu positivamente! Não há nada de muito especial/novo na estória, mas gera fácil empatia com o personagem e a leitura não é nada cansativa. O autor a narra de forma cronológica e não há perdas.

Um livro que traz um conteúdo real, que aproxima o seu leitor e faz com que gere curiosidade pra saber o que se passará com o personagem no decorrer dos capítulos.

O final sela a estória com um fato surpreendente.

Renan.Lockser 28/06/2020

Impactado
Que final foi esse??? Achei um livro muito cansado e chato de ler. Mas esse final conseguiu salvar o livro pelo menos pra uma nota razoável.
() 31/08/2020minha estante
engraçado, minha opinião é o contrário da sua... eu estava adorando a leitura, escrita fluindo, mas detestei o final. [SPOILER] muito forçado o incesto, até parece que em uma cidade grande, cheia de pessoas, ele ia conhecer e se apaixonar justo pela própria meia-irmã. e o fato de ele não parecer nada chocado e nem infeliz pelo suicídio dela me fez odiar essa reviravolta ainda mais. [SPOILER] fora isso achei o livro muito bom.

Renan.Lockser 05/09/2020minha estante
Vai ficar marcado em mim só pelo final inusitado. Mas é longe de ser um livro bom. ( É ruim do começo ao fim). Mas, entendo sua opinião kkk

Iris Figueiredo 07/11/2016

Um romance de formação brasileiro
Em “O próximo da fila”, nenhum dos personagens tem nome. Isso faz com que o protagonista possa ser eu, você, qualquer um que a gente conhece. Um rapaz de classe média, que tinha uma vida relativamente confortável, até que o pai morre e sua vida muda: precisa ir para uma escola pública, se mudar para uma casa pequena e apertada. Ele vê o mundo de cima, se acha muito superior aos seus colegas, mas aos poucos vai aprendendo que não é assim que a banda toca.

Então ele precisa se virar para ajudar a mãe. A maior parte do livro se passa pós-impeachment de Collor, um cenário conturbado na política e economia brasileira. O rapaz vai, então, trabalhar em uma famosa franquia de fast-food – você sabe qual –, o que o faz descobrir um pouco mais sobre si mesmo, a vida, seus esforços, seu lugar no mundo. Além de, claro, encontrar seu primeiro amor.

O romance de Henrique Rodrigues tem uma prosa ágil. Dotado de um estilo próprio, especialmente na construção dos diálogos, o livro é curto, porém certeiro. Ele trabalha muito bem com um protagonista que está amadurecendo. Precisa lidar com o próprio orgulho e aprender que nada é definitivo e que nem todo mundo recebe as coisas de bandeja – não como os lanches do local onde trabalha.

A maior parte do romance acompanha o ponto de vista do protagonista, mas alguns capítulos nos levam para passear na história de outros personagens envolvidos na trama. Aos poucos, você vai desatando alguns nós que o autor deixa ao longo da história. Ainda assim, ele consegue trazer um final que tem um quê de surpreendente, fugindo do óbvio.

Em nenhum momento o fato dos personagens não terem nome causa estranheza, muito pelo contrário. A trama é bem intricada e até mesmo os secundários são bem desenvolvidos. Acho que uma das coisas mais interessantes dos personagens não serem nomeados é que passa ao leitor uma impressão de que eles estão refletidos em qualquer um. Ao mesmo tempo, que eles não tem identidade, ao menos para a realidade que o protagonista vive e no local onde ele trabalha: existem milhares iguais, que podem ser substituídos, tudo para manter o Padrão.

É uma crítica à nossa sociedade, ao modo como vemos as pessoas que nos servem ou estão em uma posição abaixo da nossa. É sobre diferenças e como elas não são bem vindas em nossa sociedade onde tudo é uniforme, parecido. O que foge do Padrão de Qualidade - assim, em letras capitulares - é errado, não deve ser considerado.

É uma ficção ordinária, tratando de pessoas que constantemente vemos como invisíveis. Quando chegamos ao balcão de uma lanchonete, não pensamos muito em quem está atrás dele, nos servindo. Vemos o boné, o uniforme, mas não enxergamos o ser humano. Para nós são todos iguais, vivendo em um "subemprego". O autor, que já trabalhou em uma cadeia de fast-food, consegue expor bem a forma como nós, meio sem querer, acabamos vendo aqueles que estão uniformizados: como se fossem um só, substituíveis, produção em série, todos iguais.

"O próximo da fila" o que a gente chama de “romance de formação”, que narra o amadurecimento de um jovem - sua saída da zona de conforto para o mundo adulto, seu crescimento individual e o enfrentamento dos medos e da realidade. Foi um livro que gostei muito, original e direto. Recomendo bastante!

site: http://irisfigueiredo.com.br

Patrick Rosário 02/05/2016

(Corujando nos Livros) Resenha: O PRÓXIMO DA FILA - Henrique Rodrigues
Este é romance com uma linguagem singela e intensa. O autor aborda temas de uma forma muito especial, não dando nomes aos seus personagens, mas os personagens são tão bem formatados, que conseguimos visualizá-los nitidamente, compreendendo seus sentimentos e atitudes.

O livro, ao meu entender, mescla um pouco da realidade do autor com pegadas fictícias. E vai nos contar a história de um garoto que cresce numa família classe média, onde viviam muito bem, financeiramente falando. Todavia, após a morte de seu pai, as coisas começam apertar e a família se muda para uma casa minúscula, passando uma situação muito difícil.

O garoto vai crescendo e é pressionado por sua tia para que consiga um emprego o mais rápido possível. Em seguida, ele se emprega numa lanchonete e a maior parte do conteúdo do livro vai acontecer neste espaço.

O próximo da fila gera uma série de reflexões, pois vamos acompanhando a situação em que o garoto foi inserido, desde a infância, e o quanto o seu caráter foi sendo formado durante os acontecimentos.
A história é forte, contada de forma muito madura. Não posso explorar tantas coisas, pois não quero estragar a experiência de leitura de vocês, mas posso afirmar que irão aprender muito sobre os comportamentos humanos e sobre vários sentimentos, seguidos de escolhas não pensadas e pensadas.

O desfecho do livro nos deixa sem respirar, pelo fato de não acreditar no que aconteceu e a jogada que o autor ofereceu.

Por fim, gostei bastante deste romance de Henrique Rodrigues. Super indico essa leitura para todos os meus amigos. Pode ir sem medo. Leitura maravilhosa e rápida, flui muito bem, pois os capítulos são bem curtos.

site: http://corujandonoslivros.blogspot.com.br/2016/05/resenha-o-proximo-da-fila-henrique.html