Amazônia Fantástica

Amazônia Fantástica Jairo Costa

Resenhas - Amazônia Fantástica

><'',º> 08/03/2018

Como surge uma lenda? O que leva uma pessoa a acreditar em uma lenda? Lenda é coisa do passado? O que as lendas têm a nos dizer, atualmente?

O livro Amazônia Fantástica apresenta ao leitor um inventário das principais lendas amazônicas no qual o urbano e o rural se encontram para revelar o quão presente elas estão no imaginário do nortista, não apenas do indígena ou do ribeirinho – povos da floresta que sobrevivem à globalização –, mas também da população urbana, que vive nos grandes centros e não se mantém isolada. Nas cidades, as lendas e os seres fantásticos estão impressos nas ruas, nas construções, nas narrativas de sua fundação, nas festas e nos hábitos locais. Histórias sobre os encantados circulam pelas estradas fluviais da grande floresta e ganham novos contornos conforme a região da Amazônia em que são narradas. Nunca são exatamente iguais. E se, no passado, lendas e mitos estavam relacionados aos sentimentos de estranhamento que a mata nos desperta, no presente podemos crer que eles estão vinculados aos desejos mais profundos do ser humano: a vida eterna e a compreensão do imenso universo que nos rodeia.

Fonte: amazoniafantastica.wordpress.com