Surpreendente!

Resenhas - Surpreendente

Flávia | @baixinhasleitoras 17/03/2019

Surpreendente por @baixinhasleitoras
Oi, Baixinhas! Hoje tem resenha desse livro SURPREENDENTE, literalmente! Haha

Surpreendente, do escritor, compositor e baterista @Maurício. É ou não é um cara talentoso?!

Bem, eu ganhei o livro em um sorteio e claro fiquei super feliz, mas quando o livro chegou eu não peguei para ler, deixei os dias passando, um ano passou e nada de ler o livro.

Como minha meta deste ano é ler os meus livros físicos o máximo que eu consegui, e como estou participando do Desafio Literário #dlleituradavez eu resolvi pegá-lo para ler mês passado. Um livro físico, de autor nacional... Supimpa! O escolhido foi Surpreendente!

Comecei o livro e logo no começo fiquei com medo. Pensei: Ai, meu Deus! Esse livro é daqueles. Socorro, não estou preparada. Haha

Passado o susto do comecinho, fui lendo e lendo. Gente, eu ri tanto em algumas cenas no decorrer do livro que eu queria chorar porque o Maurício Gomyde escreveu um prefácio tão arrasador que eu só imaginava: isso não pode acabar assim! Não e não! Mas, fora o meu desespero, eu conseguir concluir a leitura com o máximo de proveito. Amei a experiência de ler esse livro. A narrativa é maravilhosa, difícilmente um livro narrado em terceira pessoa me agrada, mas o Maurício sabe como contar uma boa história.

Surpreendente é um livro com muitas mensagens inspiradoras. Personagens que transmitem para o leitor o que realmente importa nesta vida, como: amor, uma amizade verdadeira, o valor da família, o ato de pensar no próximo, de não desistir dos dos sonhos, por mais que o mundo conspira contra eles, o importante é simplesmente não desistir e principalmente... Nunca perder a fé na humanidade.

A história do Pedro é incrível, seus amigos (Fit, Mayla e Cristal) são personagens adoráveis. O mundo precisa de pessoas como esse quarteto. Assim, nova vida seria surpreendente sempre!

Enfim, esse resenha é bem diferente das que eu costumo escrever, mas eu senti vontade de conversar com vocês, de falar de verdade como esse livro me surpreendeu de um jeito maravilhoso. Espero que tenham gostado e aos que não leram esse livro: leiam. Leiam porque realmente o título faz jus ao livro.

QUOTE: "O bom da vida está justamente nas buscas que a gente empreende ao longo dela. Afinal de contas, a própria vida é uma busca."

Xoxo, F. F.

Rafaela.Natalia 13/02/2019

"Acho que o cinema, a música boa e a literatura são instrumentos da Santíssima Trindade para salvar o ser humano da derrota como espécie."
Pedro é apaixonado por cinema, clássico e moderno, ele ama esse universo e o livro é carregado de referências maravilhosas e claro muita reflexão sobre essa arte
Pedro é considerado um milagre na medicina já que quando novo foi diagnosticado com uma doença degenerativa que faria com que ele deixasse de enxergar muito cedo, porém sua perda de visão estaciona de forma inexplicável.
Ele participa de um cineclube, que ele mesmo organiza e escolhe a dedo os títulos e é nesse ambiente que conhece Cristal uma bela jovem estudante de física nuclear, completos opostos que se apaixonam 😍
Pedro tem dois melhores amigos, Fit e Mayla, e após receber uma notícia que muda toda a sua forma de ver o mundo eles partem numa viagem em busca de respostas e com câmeras na mãe para fazer o melhor filme de todos 🙌
Durante a leitura me senti íntima dos personagens, todos são cativantes a sua forma e a leitura funciona tão bem, parece que estamos dentro do livro, participando da jornada dos quatro amigos e em particular da jornada do jovem Pedro (personagem tão cativante e apaixonante).
A trama é gostosa e fluída, não dá vontade de largar por nada!! Maurício conduz muito bem os momentos de clímax e faz revelações nos momentos certos 👏
"Quem tem um porquê. Enfrenta qualquer como."
Aqui serão abordados temas como, amizade, perdão, segunda chance, resignação, amor, esperança e a importância de jamais desistir dos seus sonhos!
Surpreendente irá te surpreender!

site: https://www.instagram.com/diariodeleiturasdarafa/

Suka 25/01/2019

O título do livro já diz o que você achará desta história ao terminar de lê-la. Surpreendente conta a história do Pedro, um rapaz apaixonado pelo cinema, um dos seus sonhos é fazer com que as pessoas da comunidade que ele trabalha mudem de vida e ele acredita que indicando clássicos ele vai consegui.
Além disso, Pedro tinha um cineclube que ficava no subsolo do cultural, um bar bem frequentado, porém, o cineclube tinha poucos frequentadores. Mas Pedro é um cara bem positivo e acredito que um dia irá conseguir lotar sua sessão, para ele o cinema é sinônimo de felicidade.
Pedro possui uma degeneração ocular, mas ele se denomina a aberração positiva da natureza, pois sua degeneração estacionou.
Ele é o cara mais positivo que existe e junto com o Fit, ele quer ganhar o prêmio Cacau de Ouro do cinema e juntos começam a ter algumas ideias.
Além de Fit, Pedro tem a Mayla que é gerente do bar onde ele faz as sessões do cineclube e são grandes amigos. E a Cristal, uma jovem pela qual ele irá se apaixonar. E juntos os quatro partirão numa viagem, mas ele esconde algo muito importante dos seus grandes amigos.
É uma linda história de amizade, fé, superação e chance, chances que a vida dá de seguirmos em frente. E nos faz refletir, quantas pessoas podemos de fato chamar de amigos? Como agir diante das dificuldades, problemas e aprendizados?
É uma bela obra que te fará chorar, trás em meio a história indicações de filmes e tem uma playlist maravilhosa.

site: http://www.suka-p.blogspot.com.br

Cris 24/01/2019

Surpreendente!!!
“Compreender o mundo é tarefa complicada para qualquer pessoa, enxergue ela ou não. Então você não está melhor nem pior do que ninguém. E lembre-se: muita gente vê tudo, mas não enxerga nada.” Pág. 50

Pedro é um jovem de classe média, recém formado na Faculdade e que é apaixonado por cinema. Sua vida gira em torno da sétima arte e ele sonha em ser um cineasta famoso. Enquanto isso, ele trabalha numa locadora em um bairro carente da periferia de São Paulo, para desgosto da mãe.

Pedro também se dedica ao único cineclube existente na cidade, ele é o curador e toda semana escolhe um filme clássico para exibir. Neste meio tempo, Pedro, juntamente com o melhor amigo Fit, está em busca de um roteiro especial para poder concorrer a uma premiação.

Pedro tem uma deficiência visual desde a adolescência, e ele se considera um milagre ou aberração da natureza, pois a sua doença não tem cura, mas ele foi diagnosticado com um grau estabilizado.

Enquanto eu lia esta história, eu não pude deixar de imaginar em como este livro daria um belo roteiro para um filme. Segundo o próprio autor, o livro é cheio de clichês do cinema: o jovem meio nerd que se apaixona pela menina descolada e linda, o melhor amigo palhaço, a road trip.

Teria tudo pra ser mais um livro jovem adulto comum, se não fosse a maravilhosa escrita do Maurício e a mensagem linda que o livro passa. Aliás o próprio título do livro já é auto explicativo, pois a obra me surpreendeu muito!

Pra quem gosta de cinema, o livro traz uma porrada de citações, e eu já fiz uma listinha pra assistir ou rever alguns dos filmes mencionados.

O livro passa uma mensagem muito importante sobre amizade e superação. Eu me diverti, eu me emocionei, e não imaginava que eu fosse gostar tanto da história do Pedro. Todo o drama do Personagem foi narrado com delicadeza e simplicidade, sem ser apelativo, e isso com certeza tocou meu coração.

“Sorria, embora seu coração esteja doendo. Sorria, mesmo que ele esteja partido. Enquanto houver nuvens no céu, você sobreviverá.” Charles Chaplin Pág. 217

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

Carolis 09/01/2019

Pedro é um jovem de 25 anos que tem um sonho: ganhar o Cacau de Ouro, prêmio do cinema brasileiro, e tentar mudar a vida das pessoas através da arte. Ele trabalha em uma videolocadora na periferia e, uma vez por semana, escolhe um filme para passar no último Cineclube da cidade, e apesar de não atrair muitas pessoas, ele não desiste.

Logo quando nasceu, foi descoberto que ele tinha uma doença degenerativa que o deixaria cego. Mas, ele se tornou um milagre na medicina: ele estabilizou em 70% da visão. Com isso como motivação, ele sempre foi atrás do que almejava.

Após uma reviravolta na sua vida, ele cai na estrada com seus amigos Fit, Mayla e a menina dos cabelos de fogo, Crystal, por quem ele está apaixonado.

Surpreendente! é um livro que realmente faz por merecer o título. Com uma escrita leve e descontraída, ele faz pensar na vida, no lado bom, no lado ruim, e como lidar com as adversidades. Um livro que todo mundo deveria ler.

"Quem tem um porquê, enfrenta qualquer como.'

Cecy 09/01/2019

Realmente, me surpreendi!
Pedro, um cara muito maneiro, que sempre procurava ver as coisas com olhos de Pollyanna, rs, sempre tentando tirar lições positivas de tudo. Um daqueles caras que acredita que os filmes podem mudar a vida das pessoas. Carregava um pingente de um olho turco dado por sua avó quando ainda era adolescente e a promessa de que um dia ela lhe revelaria um grande segredo, na mesma época em que ele descobriu uma doença degenerativa nos olhos que lhe deixaria cego até os vinte anos. De alguma forma inexplicável, a doença estacionou, e Pedro aproveitou sua nova chance para conseguir realizar seus sonhos. Entrou para a faculdade de cinema, criou curtas, ganhou um Tatu de Madeira com um deles, e buscava um Cacau de Ouro. Juntamente com seu melhor (único) amigo Fit, eles se sentavam e ao som de Vivaldi tentavam criar roteiros dignos de adaptações cinematográficas. Porém, nem tudo são flores, e Pedro se viu de frente a uma situação inesperada, que além de lhe trazer grandes lições, lhe mostrou que as oportunidades existem em lugares inesperados.

Após um diagnóstico muito zoado, Pedro meio que perde a fé na vida, e decide fazer uma viagem até Goiás para saber o segredo de sua avó, e chama Fit para acompanha-lo e a ideia é que juntos eles gravem cenas que possam se tornar um filme digno de um Cacau de Ouro, e Fit não decepciona: consegue todo o material necessário, e ainda de quebra leva duas amigas para staff. Claro que a gente sabe que vai rolar altos climas entre eles na viagem, mas, tudo o que acontece é interessante, divertido, oferece lições e eles sempre filmam tudo. O livro começa com um Pedro revoltado querendo se jogar de uma cachoeira muito alta. Depois volta uns dias atrás para que entendamos tudo, os motivos e sentimentos confusos de Pedro, e é nessa viagem que vemos o desenrolar e o que leva o rapaz a tomar tal decisão, se ele vai pra frente com esse plano ou não.

Confesso que me surpreendeu muito o desenrolar da trama, Gomyde conseguiu trazer um personagem real, palpável com problemas de verdade e com questões muito mal resolvidas. Cada personagem foi muito bem trabalhado com seus pontos fortes e fracos, seus anseios e desejos. A gente termina de ler o livro com uma vontade incrível de pegar um Opalão amarelo e sair viajando por aí. Surpreendente! deixa a gente com um quentinho no coração após o término da leitura. Recomendo a todos que gostem de livros com trilha sonora – que é ótima por sinal. 'As melhores canções de amor de todos os tempos' foram ótimas escolhas, rs, e confesso que preciso concordar que “Love is in the Air” realmente é uma delas. Fiquei pensando depois quais outras eu considero as maiores canções de amor de todos os tempos e me surpreendi com minha top 5, rs.
O autor também nos presenteia com uma trama direta e nada lenta, os acontecimentos ocorrem no momento certo, nada é arrastado, tudo é do jeito que realmente tem que ser, afinal, eles estão viajando e as coisas precisam acontecer juntamente com o roteiro, ficar enrolando apenas encheria linguiça e deixaria enfadonho. Tiro meu chapéu para o autor, hoje em dia todo mundo quer detalhar tanto tudo que acaba deixando a desejar. Isso não quer dizer que não existem detalhes, existem sim, porém, são consistentes e necessários, nada fora do lugar. Adorei!

site: https://mundoliterariodacecy.blogspot.com/2019/01/resenha-86-surpreendente-mauricio-gomyde.html

Aparecida 02/01/2019

Simplesmente surpreendente
O livro fala sobre a vida de Pedro, um jovem de 25 anos que aos 12 foi diagnosticado com uma doença degenerativa na retina, que iria fazer com que ele perdesse a visão antes dos 20, mas como que por pura sorte isso não aconteceu,ele só teve uma parte comprometida da visão, e isso fez ele se animar mais e seguir seu grande objetivo como cineasta que é gravar um curta para tentar ganhar o Cacau de Ouro, um prêmio muito desejado por ele.
Por esse motivo ele e seus amigos Fit, Cristal (que ele está se apaixonando) e Mayla resolvem partir em uma aventura afim de documentar em um filme toda a viagem de São Paulo até Pirenópolis , para encontrar sua avó, pois ela tem um segredo a contar.
Entre risadas, loucuras,segredos revelados, vemos o poder de uma grande amizade, o quanto bons e verdadeiros amigos ajudam a superar obstáculos e dificuldades na vida. E também aprendemos que o ser humano pode ser bem terrível. Adorei o livro, recomendo pra todo mundo.

Gabriel VIeira 26/12/2018

Livraço.
Muito bom, história cativante, com uma mensagem de superação bem bacana. O final é arrebatador e terminei com muita vontade de que haja uma continuação. Livraço!

Tami 20/12/2018

Sessão da tarde (ou Malhação)
É uma história leve e fácil de ler, daqueles livros que dá para terminar bem rápido. Mas achei a história muito superficial, com algumas reviravoltas extremamente rápidas e sem muita
razão de existir na história.
O personagem principal (Pedro) tem 25 anos, já é formado na faculdade, mas tem uma personalidade que passaria muito melhor por alguém de 16/17. Os outros personagens tem pouca profundidade, sendo encaixados em personalidades meio padrão (como a garota linda, mas um pouco misteriosa, que é surpreendida pelo personagem principal).
O livro tenta passar algumas mensagens de motivação e superação, mas no geral é em um formato bem clichê. Pela sinopse e pela alta avaliação que tem aqui no Skoob, esperava um livro muito mais emocionante e profundo do que foi apresentado.
Não é uma história memorável, mas serve como uma leitura leve para distração. É o típico livro com uma história adolescente que caberia bem em uma Malhação.

Bia Oliveira 24/11/2018

Resenha de surpreendente.
Em surpreendente nós vamos conhecer o jovem cineasta recém formado, Pedro Diniz. Pedro tem o sonho de ganhar um dos mais importantes prêmios do cinema brasileiro, o cacau de ouro, mas para isso ele deve produzir um filme surpreendentemente bom. Mas, como todo bom sonhador, as dificuldades aparecem, e Pedro tem foi diagnosticado na adolescência por uma doença degenerativa no olho que, como consequência, fará com que ele fique cego. Mas com a ajuda de seu melhor amigo, Fit, sua grande amiga, Maila, e a mais nova paixão da sua vida, a menina dos cabelos de fogo, Cristal, Pedro irá viver uma grande aventura em busca do filme perfeito. Com acontecimentos inesperados, surpreendentemente fará você ficar com o coração quentinho do início ao fim.
Maurício Gomyde 28/11/2018minha estante
Oi, Bia. Obrigado pelas palavras. :)
Não deixe de conhecer meu novo livro (Todo o tempo do Mundo), que saiu mês passado.

Ceci 13/11/2018

Que livro minha gente!
Surpreendente

"A vida é colorida, mas a realidade é em preto e branco." Wim Wenders.

Pedro é um jovem super auto astral, de bem com a vida e apaixonado por cinema. Quem o vê sempre com um sorriso no rosto e pregando que o cinema pode sim mudar uma vida, não imagina que ele possa ter algum problema. E problema esse que afeta toda a sua promissora carreira como cineasta, pois ele nasceu com uma deficiência genética que afeta sua visão, mas ele é considerado um milagre, pois essa anomalia está sob controle. Então por isso Pedro ainda sonha em ganhar o famoso Cacau de Ouro, um super prestigiado prêmio de cinema, com um filme que provocará uma revolução cinematográfica e ainda por cima tentar conquistar a garota mais incrível que ele já conheceu.
Mas ele não contava de que a vida muitas vezes tem outros caminhos a qual ela deseja que venhamos a trilhar.
Após um assalto Pedro sofre um trauma nos olhos e com isso seus sonhos são colocados à prova. Seu estimado Cinema Felicidade, agora se transforma em Cinema Tragédia e mesmo com as piores cartas que ele poderia receber, seu desejo de criar um filme revolucionário não morre, mesmo que isso venha a custar sua própria vida.

Esse livro foi para mim como diz o seu título Surpreendente, pois ao iniciar a leitura realmente não imaginava qual seria o desenrolar dessa história. Foi um começo confesso meio devagar, mas nem por isso menos rico em detalhes e emoções. Nessa história encontramos de tudo um pouco, temos drama familiar, desilusão, amor e acima de tudo uma história de amizade.  Pois Pedro possui três amigos que com certeza foram o diferencial em sua vida.
Enfim, me apaixonei pela história do Pedro e de sua paixão pelo cinema, claro que eu bem anotei várias recomendações feitas no decorrer da leitura né.
Maurício Gomyde 28/11/2018minha estante
Oi, Ceci. Obrigado pelas palavras. :)

Oi, Francisca. :)

Cibele.Goncalves 06/11/2018

Surpreendente.
Esse livro realmente é uma caixinha de surpresas, te faz pensar muito na vida e em cada página te traz uma lição maravilhosa. O livro não poderia ter outro título,Surpreendente se encaixa perfeitamente. 💖
Surpreendente nos conta a história de Pedro, um garoto de 25 anos que mesmo tão jovem já passou por muita coisa. Aos 12 anos foi diagnosticado com uma doença que o deixaria cego em poucos anos, mas por uma ironia do destino ou milagre, a doença parou. Pedro ficou com sua visão central,menos a periférica, mas ele ficava feliz que ainda lhe restava um pouco de visão.
A partir disso,Pedro entende que a vida lhe proporcionou uma segunda chance e se agarra a isso com muita força. Sempre vê o lado bom da vida e do seu lado ninguém fica triste por muito tempo.. Ele se sente grato por essa chance, e acredita que todos devem ter a oportunidade de viver uma nova chance.
Pedro cursa Cinema, sua grande paixão e na faculdade ele conhece Fit, seu melhor amigo.. Pedro sonha em ganhar o Cacau de ouro e para isso ele precisa fazer um filme surpreendente. Seu amigo o ajuda nesse sonho,pois sabe o quanto é importante para Pedro.
No decorrer da história ele começa uma grande amizade com Mayla e Cristal, e todos se tornam um grande e inseparável quarteto. Mas uma notícia ruim faz com que Pedro mude sua visão na vida, percebendo que nem tudo é positivo e lindo e isso faz com que Pedro se torne uma pessoa triste, mas que não quer que ninguém perceba essa mudança, mas o que é inevitável. Ele fica com essa notícia ruim para si, se torna seu grande segredo..
Pedro,Fit, Mayla e Cristal - a menina de cabelos de fogo que faz coração de Pedro palpitar mais forte - saem para uma viagem bastante misteriosa, que nem mesmo Pedro sabe o real motivo dela e seus amigos não fazem perguntas, pois aceitaram viajar pela grande amizade.
Uma viagem com grandes revelações, surpresas e muita amizade envolvida..
Recomendo muito a leitura, espero que vocês gostem tanto quanto eu. É impossível passar toda a emoção que esse livro trouxe para mim.
Não esqueça,nessa leitura você terá grandes surpresas.

site: https://subsolodamente15.blogspot.com/2018/08/resenha-surpreendente.html
Maurício Gomyde 28/11/2018minha estante
Oi, Cibele. Obrigado pelas palavras. :)

Cleanne.Alves 08/10/2018

Realmente surpreendente ????
Maurício Gomyde 11/10/2018minha estante
Oi, Cleanne. Obrigado pelas palavras. :)

Sany 04/10/2018

Adorei!!
Pode parecer clichê, mas o título deste livro não poderia ser outro, pois a trama, escrita de forma brilhante pelo autor Maurício Gomyde, é realmente SURPREENDENTE! Que bela surpresa!
Conhecemos aqui Pedro, um jovem de 25 anos, recém-formado em Cinema, super alto astral, que desafiou a medicina ao continuar enxergando, ainda que com limitações, após ser diagnosticado com uma doença degenerativa na retina. Ele se sente abençoado por isso e acredita que a vida lhe deu uma segunda chance, encantando-nos com a sua esperança no mundo e nas pessoas.
Cineasta apaixonado, ele comanda o último cineclube de São Paulo, além de trabalhar como gerente de uma videolocadora na periferia da cidade. Mas, infelizmente, o cineclube não caminha bem.. Sem público e sem gerar lucros, Pedro tenta a todo custo trabalhar para que ele não feche as portas, mas a sua missão se torna cada vez mais difícil.. E é no cineclube que ele conhece Cristal, uma ruiva linda e inteligente, estudante de Física Nuclear, que trabalha como garçonete, e mexe com a sua cabeça e o seu coração.
Pedro tem um sonho: quer ganhar o Cacau de Ouro, um prêmio importante e cobiçado do Cinema, e para isso, precisa produzir e gravar um curta, com um roteiro capaz de encantar o público. Para alcançar esse sonho, ele conta com a ajuda incansável do seu grande amigo Fit.
Mas nada é fácil para Pedro. Pouco a pouco, vão acontecendo coisas em sua vida que lhe fazem questionar a sua fé e lhe tiram a vontade de viver.
É nesse momento que, após ser intimado por Fit, que não suporta ver o amigo infeliz, aventura-se numa viagem que vai mudar a sua vida. Junto com os amigos Fit, Mayla e Cristal, pegam estrada dirigindo um Opala, com destino a Pirenópolis, Goiás.
Equipados com câmeras, eles se aventuram, passando por cenários e situações de tirar o fôlego. Percebemos como a amizade é importante para as nossas vidas, e como ela é capaz de mudar um roteiro.
Inspirador! Uma resenha não é capaz de expressar o quanto essa leitura é sensacional! Por isso, eu indico que leiam este livro! Encantam-se por Pedro e sua lição de vida.
Maurício Gomyde 06/10/2018minha estante
Oi, Sany. Obrigado pelas palavras. :)