Surpreendente!

Compartilhe

Resenhas - Surpreendente

Bia Oliveira 24/11/2018

Resenha de surpreendente.
Em surpreendente nós vamos conhecer o jovem cineasta recém formado, Pedro Diniz. Pedro tem o sonho de ganhar um dos mais importantes prêmios do cinema brasileiro, o cacau de ouro, mas para isso ele deve produzir um filme surpreendentemente bom. Mas, como todo bom sonhador, as dificuldades aparecem, e Pedro tem foi diagnosticado na adolescência por uma doença degenerativa no olho que, como consequência, fará com que ele fique cego. Mas com a ajuda de seu melhor amigo, Fit, sua grande amiga, Maila, e a mais nova paixão da sua vida, a menina dos cabelos de fogo, Cristal, Pedro irá viver uma grande aventura em busca do filme perfeito. Com acontecimentos inesperados, surpreendentemente fará você ficar com o coração quentinho do início ao fim.
Maurício Gomyde 28/11/2018minha estante
Oi, Bia. Obrigado pelas palavras. :)
Não deixe de conhecer meu novo livro (Todo o tempo do Mundo), que saiu mês passado.

Ceci 13/11/2018

Que livro minha gente!
Surpreendente

"A vida é colorida, mas a realidade é em preto e branco." Wim Wenders.

Pedro é um jovem super auto astral, de bem com a vida e apaixonado por cinema. Quem o vê sempre com um sorriso no rosto e pregando que o cinema pode sim mudar uma vida, não imagina que ele possa ter algum problema. E problema esse que afeta toda a sua promissora carreira como cineasta, pois ele nasceu com uma deficiência genética que afeta sua visão, mas ele é considerado um milagre, pois essa anomalia está sob controle. Então por isso Pedro ainda sonha em ganhar o famoso Cacau de Ouro, um super prestigiado prêmio de cinema, com um filme que provocará uma revolução cinematográfica e ainda por cima tentar conquistar a garota mais incrível que ele já conheceu.
Mas ele não contava de que a vida muitas vezes tem outros caminhos a qual ela deseja que venhamos a trilhar.
Após um assalto Pedro sofre um trauma nos olhos e com isso seus sonhos são colocados à prova. Seu estimado Cinema Felicidade, agora se transforma em Cinema Tragédia e mesmo com as piores cartas que ele poderia receber, seu desejo de criar um filme revolucionário não morre, mesmo que isso venha a custar sua própria vida.

Esse livro foi para mim como diz o seu título Surpreendente, pois ao iniciar a leitura realmente não imaginava qual seria o desenrolar dessa história. Foi um começo confesso meio devagar, mas nem por isso menos rico em detalhes e emoções. Nessa história encontramos de tudo um pouco, temos drama familiar, desilusão, amor e acima de tudo uma história de amizade.  Pois Pedro possui três amigos que com certeza foram o diferencial em sua vida.
Enfim, me apaixonei pela história do Pedro e de sua paixão pelo cinema, claro que eu bem anotei várias recomendações feitas no decorrer da leitura né.
Maurício Gomyde 28/11/2018minha estante
Oi, Ceci. Obrigado pelas palavras. :)

Oi, Francisca. :)

Cibele.Goncalves 06/11/2018

Surpreendente.
Esse livro realmente é uma caixinha de surpresas, te faz pensar muito na vida e em cada página te traz uma lição maravilhosa. O livro não poderia ter outro título,Surpreendente se encaixa perfeitamente. 💖
Surpreendente nos conta a história de Pedro, um garoto de 25 anos que mesmo tão jovem já passou por muita coisa. Aos 12 anos foi diagnosticado com uma doença que o deixaria cego em poucos anos, mas por uma ironia do destino ou milagre, a doença parou. Pedro ficou com sua visão central,menos a periférica, mas ele ficava feliz que ainda lhe restava um pouco de visão.
A partir disso,Pedro entende que a vida lhe proporcionou uma segunda chance e se agarra a isso com muita força. Sempre vê o lado bom da vida e do seu lado ninguém fica triste por muito tempo.. Ele se sente grato por essa chance, e acredita que todos devem ter a oportunidade de viver uma nova chance.
Pedro cursa Cinema, sua grande paixão e na faculdade ele conhece Fit, seu melhor amigo.. Pedro sonha em ganhar o Cacau de ouro e para isso ele precisa fazer um filme surpreendente. Seu amigo o ajuda nesse sonho,pois sabe o quanto é importante para Pedro.
No decorrer da história ele começa uma grande amizade com Mayla e Cristal, e todos se tornam um grande e inseparável quarteto. Mas uma notícia ruim faz com que Pedro mude sua visão na vida, percebendo que nem tudo é positivo e lindo e isso faz com que Pedro se torne uma pessoa triste, mas que não quer que ninguém perceba essa mudança, mas o que é inevitável. Ele fica com essa notícia ruim para si, se torna seu grande segredo..
Pedro,Fit, Mayla e Cristal - a menina de cabelos de fogo que faz coração de Pedro palpitar mais forte - saem para uma viagem bastante misteriosa, que nem mesmo Pedro sabe o real motivo dela e seus amigos não fazem perguntas, pois aceitaram viajar pela grande amizade.
Uma viagem com grandes revelações, surpresas e muita amizade envolvida..
Recomendo muito a leitura, espero que vocês gostem tanto quanto eu. É impossível passar toda a emoção que esse livro trouxe para mim.
Não esqueça,nessa leitura você terá grandes surpresas.

site: https://subsolodamente15.blogspot.com/2018/08/resenha-surpreendente.html
Maurício Gomyde 28/11/2018minha estante
Oi, Cibele. Obrigado pelas palavras. :)

Cleanne.Alves 08/10/2018

Realmente surpreendente ????
Maurício Gomyde 11/10/2018minha estante
Oi, Cleanne. Obrigado pelas palavras. :)

Sany 04/10/2018

Adorei!!
Pode parecer clichê, mas o título deste livro não poderia ser outro, pois a trama, escrita de forma brilhante pelo autor Maurício Gomyde, é realmente SURPREENDENTE! Que bela surpresa!
Conhecemos aqui Pedro, um jovem de 25 anos, recém-formado em Cinema, super alto astral, que desafiou a medicina ao continuar enxergando, ainda que com limitações, após ser diagnosticado com uma doença degenerativa na retina. Ele se sente abençoado por isso e acredita que a vida lhe deu uma segunda chance, encantando-nos com a sua esperança no mundo e nas pessoas.
Cineasta apaixonado, ele comanda o último cineclube de São Paulo, além de trabalhar como gerente de uma videolocadora na periferia da cidade. Mas, infelizmente, o cineclube não caminha bem.. Sem público e sem gerar lucros, Pedro tenta a todo custo trabalhar para que ele não feche as portas, mas a sua missão se torna cada vez mais difícil.. E é no cineclube que ele conhece Cristal, uma ruiva linda e inteligente, estudante de Física Nuclear, que trabalha como garçonete, e mexe com a sua cabeça e o seu coração.
Pedro tem um sonho: quer ganhar o Cacau de Ouro, um prêmio importante e cobiçado do Cinema, e para isso, precisa produzir e gravar um curta, com um roteiro capaz de encantar o público. Para alcançar esse sonho, ele conta com a ajuda incansável do seu grande amigo Fit.
Mas nada é fácil para Pedro. Pouco a pouco, vão acontecendo coisas em sua vida que lhe fazem questionar a sua fé e lhe tiram a vontade de viver.
É nesse momento que, após ser intimado por Fit, que não suporta ver o amigo infeliz, aventura-se numa viagem que vai mudar a sua vida. Junto com os amigos Fit, Mayla e Cristal, pegam estrada dirigindo um Opala, com destino a Pirenópolis, Goiás.
Equipados com câmeras, eles se aventuram, passando por cenários e situações de tirar o fôlego. Percebemos como a amizade é importante para as nossas vidas, e como ela é capaz de mudar um roteiro.
Inspirador! Uma resenha não é capaz de expressar o quanto essa leitura é sensacional! Por isso, eu indico que leiam este livro! Encantam-se por Pedro e sua lição de vida.
Maurício Gomyde 06/10/2018minha estante
Oi, Sany. Obrigado pelas palavras. :)

Letícia | Garota Perdida nos Livros 03/09/2018

Resenha COMPLETA no blog: https://garotaperdidanoslivros.blogspot.com/2018/08/surpreendente.html
Surpreendente conta a história de Pedro, um jovem de 25 anos que aos 12 descobriu que tem uma doença degenerativa na retina, entretanto sua doença se estabilizou, só que mesmo assim tem uma visão muito ruim, mas não chegando a cegueira como estava fadado.

Pedro é amante da arte, acredita no poder da literatura, cinema e música, de como podem mudar a vida das pessoas. Ele trabalha em uma locadora de uma periferia e sempre está indicando vários filmes clássicos, também mantem o último cineclube aberto de São Paulo, não tem muito movimento, mas ele é otimista.

O nosso protagonista conseguiu realizar um de seus sonhos que era cursar a faculdade de Cinema, e agora sonha em ganhar o prêmio mais importante do cinema brasileira, o Cacau de Ouro, mas para isso ele vai ter que produzir um filme capaz de fascinar a todos. Mas ele não faz ideia de por onde começar, a todo momento está mudando o rumo da história, e uma notícia desagradável faz com que sua produtividade diminua mais ainda.

Pedro passou por várias coisas, e acaba esconde um segredo de todos a sua volta, um segredo que está o corroendo, mas que quer continuar guardando só para si.

E é assim que resolve fazer uma viagem rumo a descobertas, experiências, uma aventura por assim dizer. E é nessa viagem que ele vai gravar seu filme e contar com a ajuda de seus amigos, o quarteto que tanto amo: Fit seu melhor amigo, Mayla sua colega de trabalho e Cristal, uma garota por qual Pedro está começando a se apaixonar.

site: https://garotaperdidanoslivros.blogspot.com/
Olá, Letícia.

@teaebook 31/08/2018

Resenha Completa
Surpreendente traz uma meditação para a sua vida
Surpreendente é um livro que nos ensina o valor da vida, o valor de coisas pequenas em nossas vidas. Pedro é um personagem totalmente extrovertido, pensa fora da caixinha, tem respostas na ponta da língua e uma determinação extremamente motivadora. Que não move só a si, mas todos que estão ao seu redor em busca do Cacau de Ouro. Cacau de Ouro é uma premiação para os cineastas brasileiros, e Pedro é um desses cineastas. Mas a sua vida tem um empecilho, a sua visão. Ele só tinha 70% da visão, mas isso não bloqueava o seu caráter, ele sentia orgulho de si por fazer parte de um time mutante, de desafiar a lógica muitas vezes a irrefutável da medicina por ter um raro caso de regressão da doença.
Com sua busca constante do Cacau de Ouro conheceu amigos incríveis como; Cristal, Fit e Mayla. E alguns que passavam em seu trabalho, VIP, uma locadora. Conquistava os clientes a levar filmes interessantes. Mas certo dia algo aconteceu e tudo mudou os planos de Pedro. E logo pensou em cair na estrada com amigos e um “motivo vermelho de olhos azuis” para gravar seu filme.
Eu comecei a leitura com um pé atrás, já que todos aqui sabem que eu entro em uma livraria e escolho um livro aleatório, muitas vezes sem olhar sinopse e só por gostar do nome e capa. Nunca me decepcionei por tal coisa. A leitura foi lenta no início, mas quando peguei o ritmo, não consegui parar. Eu ri, me emocionei e fiquei totalmente impressionada com tamanha determinação do personagem. Nunca vi um personagem com tanta coragem e amor pela vida como o Pedro. Trouxe uma lição importante para a minha vida e espero que essa leitura possa trazer o mesmo sentimento de aconchego e realização.

site: https//www.instagram.com/teaebook
Olá, Giulia.

Arca Literária 23/08/2018

RESENHA DISPONIVEL NO LINK A PARTIR DO DIA 01/10/2018 http://www.arcaliteraria.com.br/supreendente-mauricio-gomyde/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/supreendente-mauricio-gomyde/
Olá, Ceiça.

Elves ºº 20/08/2018

Espero que, quando o momento chegar, você diga: Eu consegui!
Já vi muita gente falar bem de Mauricio Gomyde e foi numa compra louca e cheia de promoções no Amazon que consegui adquirir um de seus livros. Foi o escolhido no momento porque queria uma leitura rápida e agradável, fui sem muita expectativa, mas fui pego de surpresa pela história muito bem amarrada e escrita.
A história gira em torno de Pedro, que tem uma doença degenerativa na visão que sem explicações estaciona. O jovem é apresentado como alguém sonhador, cheia de projetos e dono de um bom humor. É gostoso ver como ele encara a vida, mesmo tendo apenas 70% da visão. Em algum momento da história é descrito a crença no amuleto que ganhou de sua avô, um olho turco, o qual aparece na capa do livro, mas esse não é o foco da história em momento algum, algo bom, porque é tudo muito real, muito palpável, um verdadeiro drama, pra se enveredar pro gênero de mistérios.

"...A vida das pessoas reais não é cinema, é tampouco teria de ser diferente com a vida de alguém que dedicou cada um de seus melhores momentos a transformá-la em um belo filme"

O livro vai nos envolvendo pela narrativa maravilhosa, que é bem leve e tem uma pegada pra comedia, o que não o deixa melodramático ou chato nos momentos tenebrosos da história. mas isso não nos impede de ficar com o coração pequeno quando alguns acontecimentos começam a abalar a vida do protagonista, afetando assim toda sua perspectiva de vida. Temos alguns segredos, um drama em volta da sua família e uma grande aventura que é o grande momento do livro, onde Pedro junto a seus três melhores amigos se aventuram numa viagem, determinados a gravar um curta sem roteiro. O final é maravilhoso e deixo aqui minha recomendação: Leia o penúltimo capitulo ouvindo todas as musicas citadas, é como que vivenciar toda a cena.

"Nunca, jamais, em tempo algum, persigam a grande viagem da vida sem uma trilha sonora cheia de clichês escolhidos a dedo"
Olá, Elves.
Bacana demais saber que você gostou do Surpreendente!
Muito obrigado por tudo. :)

Garotas Devorando Livros 15/08/2018

[...]
Numa trama com reviravoltas, amores e alguns segredos, ele parte para a casa da avó em Pirenópolis, Góias, acompanhado pelos amigos, câmeras em mãos, uma trilha sonora clichê de viagem e o intuito de fazer um filme sobre os acasos da vida e as lições que eles podem deixar pelo caminho.
[...]

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG!!!

site: http://www.garotasdevorandolivros.com/2018/01/resenha-surpreendente-mauricio-gomyde.html
Olá, meninas.

Raiane Reis 09/08/2018

Realmente SURPREENDENTE!
Pedro é um jovem de 25 anos, recém-formado no curso superior de audiovisual e seu grande sonho é ganhar o CACAU DE OURO, grande prêmio do cinema brasileiro.
Ele usa todo o seu tempo livre pensando, juntamente com Fit, seu melhor amigo, como produzir o melhor filme de suas vidas.

Pedro trabalha como gerente da Videolocadora VIP, localizada na periferia de São Paulo. Ele cria promoções malucas para fazer com que os clientes aluguem filmes clássicos do cinema (o que ele chama de Cinema Felicidade).

Ele divide seu tempo entre o emprego na videolocadora e o emprego no último cineclube da cidade, o SubCultural. O cineclube é localizado no subsolo do “Café Cultural”. É nesse café que trabalha Mayla, sua amiga, e é lá que ele conhece e se encanta por Cristal – a nova garçonete, estudante de física nuclear, ruiva, olhos verdes, sorriso aberto.

Pedro sofre de uma doença degenerativa que compromete sua visão. Quem sofre dessa doença fica completamente cego, mas no caso de Pedro a regressão da visão cessou, restando 70% da visão central; contrariando as expectativas médicas.

Quando Pedro fez 11 anos, sua avó lhe deu um amuleto – um olho turco. Ela disse que não era pra ele nunca tirá-lo do pescoço, pois ele o protegeria; disse também que tinha um segredo a lhe contar, mas só contaria quando ele estivesse mais velho.

Uma notícia trágica abala as estruturas de Pedro, e assim ele embarca com seu amigos Fit, Mayla e Cristal, numa longa viagem até Pirenópolis, onde mora sua avó.
A viagem promete muitas emoções, encontros inesperados, situações surpreendentes, aventura… Tudo isso sempre com uma câmera em mãos.
Olá, Raiane.

suellem 19/07/2018

Surpreendente
Pedro tem 25 anos , é recém formado e acredita que o cinema pode mudar a vida das pessoas.
Quando criança foi diagnosticado com uma doença degenerativa que o deixaria cego aos 20 anos, por algum motivo que a medicina não consegue explicar essa doença deu uma pausa , retardando a cegueira. Pedro acredita que foi uma segunda chance que a vida lhe deu . Seu maior sonho é ganhar o cacau de ouro de melhor filme, porém criar o roteiro perfeito pode ser bem mais difícil do que parece e a vida ainda coloca um monte de empecilhos para atrapalhar.
Por sorte , Pedro tem seus melhores amigos Fit e Mayla e a garota por quem vai se apaixonar, Cristal que estão dispostos a tudo para tornar o amigo feliz. Por esse motivo eles saem em busca de um roteiro merecedor do cacau e em busca de respostas sobre a vida de Pedro .

O livro é bom, tem uma leitura fluida e muito leve .
Vai abordar temas como amizade, amor, segundas chances e em como a vida pode ser surpreendente apesar das dificuldades .
Demorei a gostar de Pedro e não concordo com alguns conceitos descritos no livro, senti um certo preconceito com as pessoas que moram em periféria, como se naquele lugar não existi-se algo bom, ou pessoas que prestem. Gostei bastante de Cristal, uma personagem forte, decidida .
O livro é bem bacana, com frases marcantes e bem positivo. Me fez lembrar um pouco do autor John Green.
Olá, Suellem.
Muito obrigado por ler o Surpreendente! e deixar suas impressões aqui. :)

L&S 01/07/2018

Cinco reais. Eu entrei na livraria algumas semanas atrás e deparei - me com esse exemplar a apenas cinco reais. Para falar a verdade, eu nem me preocupei em ler a sinopse e quem escreveu, eu apenas vi uma oportunidade e comprei, mas sinceramente, nunca iria pensar que Surpreendente! se tornaria o melhor nacional que eu li nos últimos 2 anos.

Surpreendente! conta a história de Pedro, um garoto que tem o sonho de se tornar cineastra e tentar, de alguma maneira, mudar a vida e a perspectiva das pessoas com a arte. Desde novo, descobriu que logo ficaria cego, e isso foi mais uma de suas motivações para continuar e não desistir desse sonho. No tempo que passa a trama, aos 25 anos Pedro trabalha para uma videolocadora e também em um cineclube simples. Toda semana, apesar de não atrair muitas pessoas, Pedro escolhe um filme com uma mensagem importante para demonstrar aos seus 4 telespectadores semanais e algo muda quando ele percebe uma nova figura feminina na sala, uma mulher misteriosa que sai e retorna algumas vezes durante o filme. Cristal, a menina misteriosa de cabelos de fogo seria aquela que reacenderia a chama em seu coração?

Com uma escrita rápida, envolvente e com vários ensinamentos, Surpreendente! é aquele tipo de livro que te prende com os curtos capítulos e personagens apaixonantes. Não tem como não se apaixonar com a fofura de Mayla, a lealdade de Fit e a felicidade de Cristal, além desses diálogos divertidos e carismáticos.

"Nossa vida é feita de um monte de momentos esquecíveis, entremeados por pouquíssimos inesquecíveis. Por que não darmos a nós mesmos o presente de tentar viver um inesquecível?"

- Página 49

Além de uma capa linda e intrigante, ao longo do livro somos postos à reflexão e músicas para acompanhar tudinho, então prepara - se para marcar e ouvir as músicas citadas, pois é um livro 100% envolvente.

Surpreendente! é com toda a certeza um livro completo sobre a importância da amizade, fé e tolerância. Além disso, o final é realmente (preparem - se) surpreendente! A capacidade do autor de juntar tudo de uma forma explicativa e bela, sem deixar nenhuma ponta solta me deixou sem reação!

Hoje eu posso dizer que o exemplar de Mauricio Gomyde é um dos melhores livros da literatura nacional que foram lançados no último ano e estou ansiosa para ler outras obras.

site: livroseriados.com.br

Cláudia - @diariodeduasleitoras 14/06/2018

Surpreendente
"Acho que todo mundo na vida deve ter uma segunda chance. De amar, de perdoar, de crescer, de aprender. Sei lá. Preciso preciso refletir com mais calma sobre isso."

Sabe aquele livro que nos deixa sem palavras, que nos faz repensar diversos pontos da vida e nos envolve num turbilhão de sentimentos, aquele livro que nos surpreende? Pois é. @mauriciogoy não poderia ter escolhido título melhor para essa obra, que, de fato é Surpreendente! Ah, se vc for do tipo de leitor que gosta de destacar frases favorita do livro pode preparar os post-it, e se for dos que gostam de conhecer as músicas citadas nas obras, pode preparar o Spotify, pois indicação não falta.

Nosso protagonista da vez é Pedro Diniz, um jovem paulistano cineasta que almeja ganhar o mais importante prêmio de cinema do país. Quando mais novo, foi diagnosticado com uma doença degenerativa que o deixaria cego, mas contrariando a medicina, a perda gradativa de sua visão é interrompida. Desde então, ele dedica-se a tentar melhorar o mundo com o que chama de Cinema Felicidade, organizando um cineclube e trabalhando na locadora de uma periferia. Pedro é um jovem apaixonado pela arte do cinema, para ele o cinema, a música e a literatura fazem parte da Santíssima Trindade que irá salvar o ser humano. O que ele não sabia, era que a vida tinha muita coisa preparada para o surpreender. Em uma viagem inesquecível, com um carro (Opala) envenenado e apelidado de Diabo Loiro, juntamente de seus amigos Fit, Mayla e uma linda ruiva chamada Cristal, é que ele terá a maior de suas surpresas. A ideia do protagonista de fazer um filme ao longo da viagem, baseado na palavra chance e seus significados é o grande diferencial da obra Utilizando-se de paisagens brasileiras, o autor trata de situações de miséria, exploração e abuso para o filme do personagem. Somado a isso, inúmeras referências musicais e cinematográficas, de filmes a atores. É incrível a identificação que há entre a história e a realidade brasileira. Surpreendente é uma história que mostra o lado bom das coisas, acrescido de aventura, romance e um milhão de filmes.
Olá, Cláudia.