Surpreendente!

Surpreendente! Maurício Gomyde

Compartilhe

Resenhas - Surpreendente

Letícia | Garota Perdida nos Livros 03/09/2018

Resenha COMPLETA no blog: https://garotaperdidanoslivros.blogspot.com/2018/08/surpreendente.html
Surpreendente conta a história de Pedro, um jovem de 25 anos que aos 12 descobriu que tem uma doença degenerativa na retina, entretanto sua doença se estabilizou, só que mesmo assim tem uma visão muito ruim, mas não chegando a cegueira como estava fadado.

Pedro é amante da arte, acredita no poder da literatura, cinema e música, de como podem mudar a vida das pessoas. Ele trabalha em uma locadora de uma periferia e sempre está indicando vários filmes clássicos, também mantem o último cineclube aberto de São Paulo, não tem muito movimento, mas ele é otimista.

O nosso protagonista conseguiu realizar um de seus sonhos que era cursar a faculdade de Cinema, e agora sonha em ganhar o prêmio mais importante do cinema brasileira, o Cacau de Ouro, mas para isso ele vai ter que produzir um filme capaz de fascinar a todos. Mas ele não faz ideia de por onde começar, a todo momento está mudando o rumo da história, e uma notícia desagradável faz com que sua produtividade diminua mais ainda.

Pedro passou por várias coisas, e acaba esconde um segredo de todos a sua volta, um segredo que está o corroendo, mas que quer continuar guardando só para si.

E é assim que resolve fazer uma viagem rumo a descobertas, experiências, uma aventura por assim dizer. E é nessa viagem que ele vai gravar seu filme e contar com a ajuda de seus amigos, o quarteto que tanto amo: Fit seu melhor amigo, Mayla sua colega de trabalho e Cristal, uma garota por qual Pedro está começando a se apaixonar.

site: https://garotaperdidanoslivros.blogspot.com/
Olá, Letícia.
Bacana demais saber que você gostou do Surpreendente!
Não deixe de conhecer meu novo livro (Todo o tempo do Mundo), que saiu mês passado.

@teaebook 31/08/2018

Resenha Completa
Surpreendente traz uma meditação para a sua vida
Surpreendente é um livro que nos ensina o valor da vida, o valor de coisas pequenas em nossas vidas. Pedro é um personagem totalmente extrovertido, pensa fora da caixinha, tem respostas na ponta da língua e uma determinação extremamente motivadora. Que não move só a si, mas todos que estão ao seu redor em busca do Cacau de Ouro. Cacau de Ouro é uma premiação para os cineastas brasileiros, e Pedro é um desses cineastas. Mas a sua vida tem um empecilho, a sua visão. Ele só tinha 70% da visão, mas isso não bloqueava o seu caráter, ele sentia orgulho de si por fazer parte de um time mutante, de desafiar a lógica muitas vezes a irrefutável da medicina por ter um raro caso de regressão da doença.
Com sua busca constante do Cacau de Ouro conheceu amigos incríveis como; Cristal, Fit e Mayla. E alguns que passavam em seu trabalho, VIP, uma locadora. Conquistava os clientes a levar filmes interessantes. Mas certo dia algo aconteceu e tudo mudou os planos de Pedro. E logo pensou em cair na estrada com amigos e um “motivo vermelho de olhos azuis” para gravar seu filme.
Eu comecei a leitura com um pé atrás, já que todos aqui sabem que eu entro em uma livraria e escolho um livro aleatório, muitas vezes sem olhar sinopse e só por gostar do nome e capa. Nunca me decepcionei por tal coisa. A leitura foi lenta no início, mas quando peguei o ritmo, não consegui parar. Eu ri, me emocionei e fiquei totalmente impressionada com tamanha determinação do personagem. Nunca vi um personagem com tanta coragem e amor pela vida como o Pedro. Trouxe uma lição importante para a minha vida e espero que essa leitura possa trazer o mesmo sentimento de aconchego e realização.

site: https//www.instagram.com/teaebook
Olá, Giulia.

Arca Literária 23/08/2018

RESENHA DISPONIVEL NO LINK A PARTIR DO DIA 01/10/2018 http://www.arcaliteraria.com.br/supreendente-mauricio-gomyde/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/supreendente-mauricio-gomyde/
Olá, Ceiça.

Elves ºº 20/08/2018

Espero que, quando o momento chegar, você diga: Eu consegui!
Já vi muita gente falar bem de Mauricio Gomyde e foi numa compra louca e cheia de promoções no Amazon que consegui adquirir um de seus livros. Foi o escolhido no momento porque queria uma leitura rápida e agradável, fui sem muita expectativa, mas fui pego de surpresa pela história muito bem amarrada e escrita.
A história gira em torno de Pedro, que tem uma doença degenerativa na visão que sem explicações estaciona. O jovem é apresentado como alguém sonhador, cheia de projetos e dono de um bom humor. É gostoso ver como ele encara a vida, mesmo tendo apenas 70% da visão. Em algum momento da história é descrito a crença no amuleto que ganhou de sua avô, um olho turco, o qual aparece na capa do livro, mas esse não é o foco da história em momento algum, algo bom, porque é tudo muito real, muito palpável, um verdadeiro drama, pra se enveredar pro gênero de mistérios.

"...A vida das pessoas reais não é cinema, é tampouco teria de ser diferente com a vida de alguém que dedicou cada um de seus melhores momentos a transformá-la em um belo filme"

O livro vai nos envolvendo pela narrativa maravilhosa, que é bem leve e tem uma pegada pra comedia, o que não o deixa melodramático ou chato nos momentos tenebrosos da história. mas isso não nos impede de ficar com o coração pequeno quando alguns acontecimentos começam a abalar a vida do protagonista, afetando assim toda sua perspectiva de vida. Temos alguns segredos, um drama em volta da sua família e uma grande aventura que é o grande momento do livro, onde Pedro junto a seus três melhores amigos se aventuram numa viagem, determinados a gravar um curta sem roteiro. O final é maravilhoso e deixo aqui minha recomendação: Leia o penúltimo capitulo ouvindo todas as musicas citadas, é como que vivenciar toda a cena.

"Nunca, jamais, em tempo algum, persigam a grande viagem da vida sem uma trilha sonora cheia de clichês escolhidos a dedo"
Olá, Elves.
Bacana demais saber que você gostou do Surpreendente!
Muito obrigado por tudo. :)

Garotas Devorando Livros 15/08/2018

[...]
Numa trama com reviravoltas, amores e alguns segredos, ele parte para a casa da avó em Pirenópolis, Góias, acompanhado pelos amigos, câmeras em mãos, uma trilha sonora clichê de viagem e o intuito de fazer um filme sobre os acasos da vida e as lições que eles podem deixar pelo caminho.
[...]

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG!!!

site: http://www.garotasdevorandolivros.com/2018/01/resenha-surpreendente-mauricio-gomyde.html
Olá, meninas.

Raiane Reis 09/08/2018

Realmente SURPREENDENTE!
Pedro é um jovem de 25 anos, recém-formado no curso superior de audiovisual e seu grande sonho é ganhar o CACAU DE OURO, grande prêmio do cinema brasileiro.
Ele usa todo o seu tempo livre pensando, juntamente com Fit, seu melhor amigo, como produzir o melhor filme de suas vidas.

Pedro trabalha como gerente da Videolocadora VIP, localizada na periferia de São Paulo. Ele cria promoções malucas para fazer com que os clientes aluguem filmes clássicos do cinema (o que ele chama de Cinema Felicidade).

Ele divide seu tempo entre o emprego na videolocadora e o emprego no último cineclube da cidade, o SubCultural. O cineclube é localizado no subsolo do “Café Cultural”. É nesse café que trabalha Mayla, sua amiga, e é lá que ele conhece e se encanta por Cristal – a nova garçonete, estudante de física nuclear, ruiva, olhos verdes, sorriso aberto.

Pedro sofre de uma doença degenerativa que compromete sua visão. Quem sofre dessa doença fica completamente cego, mas no caso de Pedro a regressão da visão cessou, restando 70% da visão central; contrariando as expectativas médicas.

Quando Pedro fez 11 anos, sua avó lhe deu um amuleto – um olho turco. Ela disse que não era pra ele nunca tirá-lo do pescoço, pois ele o protegeria; disse também que tinha um segredo a lhe contar, mas só contaria quando ele estivesse mais velho.

Uma notícia trágica abala as estruturas de Pedro, e assim ele embarca com seu amigos Fit, Mayla e Cristal, numa longa viagem até Pirenópolis, onde mora sua avó.
A viagem promete muitas emoções, encontros inesperados, situações surpreendentes, aventura… Tudo isso sempre com uma câmera em mãos.
Olá, Raiane.

suellem 19/07/2018

Surpreendente
Pedro tem 25 anos , é recém formado e acredita que o cinema pode mudar a vida das pessoas.
Quando criança foi diagnosticado com uma doença degenerativa que o deixaria cego aos 20 anos, por algum motivo que a medicina não consegue explicar essa doença deu uma pausa , retardando a cegueira. Pedro acredita que foi uma segunda chance que a vida lhe deu . Seu maior sonho é ganhar o cacau de ouro de melhor filme, porém criar o roteiro perfeito pode ser bem mais difícil do que parece e a vida ainda coloca um monte de empecilhos para atrapalhar.
Por sorte , Pedro tem seus melhores amigos Fit e Mayla e a garota por quem vai se apaixonar, Cristal que estão dispostos a tudo para tornar o amigo feliz. Por esse motivo eles saem em busca de um roteiro merecedor do cacau e em busca de respostas sobre a vida de Pedro .

O livro é bom, tem uma leitura fluida e muito leve .
Vai abordar temas como amizade, amor, segundas chances e em como a vida pode ser surpreendente apesar das dificuldades .
Demorei a gostar de Pedro e não concordo com alguns conceitos descritos no livro, senti um certo preconceito com as pessoas que moram em periféria, como se naquele lugar não existi-se algo bom, ou pessoas que prestem. Gostei bastante de Cristal, uma personagem forte, decidida .
O livro é bem bacana, com frases marcantes e bem positivo. Me fez lembrar um pouco do autor John Green.
Olá, Suellem.
Muito obrigado por ler o Surpreendente! e deixar suas impressões aqui. :)

L&S 01/07/2018

Cinco reais. Eu entrei na livraria algumas semanas atrás e deparei - me com esse exemplar a apenas cinco reais. Para falar a verdade, eu nem me preocupei em ler a sinopse e quem escreveu, eu apenas vi uma oportunidade e comprei, mas sinceramente, nunca iria pensar que Surpreendente! se tornaria o melhor nacional que eu li nos últimos 2 anos.

Surpreendente! conta a história de Pedro, um garoto que tem o sonho de se tornar cineastra e tentar, de alguma maneira, mudar a vida e a perspectiva das pessoas com a arte. Desde novo, descobriu que logo ficaria cego, e isso foi mais uma de suas motivações para continuar e não desistir desse sonho. No tempo que passa a trama, aos 25 anos Pedro trabalha para uma videolocadora e também em um cineclube simples. Toda semana, apesar de não atrair muitas pessoas, Pedro escolhe um filme com uma mensagem importante para demonstrar aos seus 4 telespectadores semanais e algo muda quando ele percebe uma nova figura feminina na sala, uma mulher misteriosa que sai e retorna algumas vezes durante o filme. Cristal, a menina misteriosa de cabelos de fogo seria aquela que reacenderia a chama em seu coração?

Com uma escrita rápida, envolvente e com vários ensinamentos, Surpreendente! é aquele tipo de livro que te prende com os curtos capítulos e personagens apaixonantes. Não tem como não se apaixonar com a fofura de Mayla, a lealdade de Fit e a felicidade de Cristal, além desses diálogos divertidos e carismáticos.

"Nossa vida é feita de um monte de momentos esquecíveis, entremeados por pouquíssimos inesquecíveis. Por que não darmos a nós mesmos o presente de tentar viver um inesquecível?"

- Página 49

Além de uma capa linda e intrigante, ao longo do livro somos postos à reflexão e músicas para acompanhar tudinho, então prepara - se para marcar e ouvir as músicas citadas, pois é um livro 100% envolvente.

Surpreendente! é com toda a certeza um livro completo sobre a importância da amizade, fé e tolerância. Além disso, o final é realmente (preparem - se) surpreendente! A capacidade do autor de juntar tudo de uma forma explicativa e bela, sem deixar nenhuma ponta solta me deixou sem reação!

Hoje eu posso dizer que o exemplar de Mauricio Gomyde é um dos melhores livros da literatura nacional que foram lançados no último ano e estou ansiosa para ler outras obras.

site: livroseriados.com.br

Cláudia - @diariodeduasleitoras 14/06/2018

Surpreendente
"Acho que todo mundo na vida deve ter uma segunda chance. De amar, de perdoar, de crescer, de aprender. Sei lá. Preciso preciso refletir com mais calma sobre isso."

Sabe aquele livro que nos deixa sem palavras, que nos faz repensar diversos pontos da vida e nos envolve num turbilhão de sentimentos, aquele livro que nos surpreende? Pois é. @mauriciogoy não poderia ter escolhido título melhor para essa obra, que, de fato é Surpreendente! Ah, se vc for do tipo de leitor que gosta de destacar frases favorita do livro pode preparar os post-it, e se for dos que gostam de conhecer as músicas citadas nas obras, pode preparar o Spotify, pois indicação não falta.

Nosso protagonista da vez é Pedro Diniz, um jovem paulistano cineasta que almeja ganhar o mais importante prêmio de cinema do país. Quando mais novo, foi diagnosticado com uma doença degenerativa que o deixaria cego, mas contrariando a medicina, a perda gradativa de sua visão é interrompida. Desde então, ele dedica-se a tentar melhorar o mundo com o que chama de Cinema Felicidade, organizando um cineclube e trabalhando na locadora de uma periferia. Pedro é um jovem apaixonado pela arte do cinema, para ele o cinema, a música e a literatura fazem parte da Santíssima Trindade que irá salvar o ser humano. O que ele não sabia, era que a vida tinha muita coisa preparada para o surpreender. Em uma viagem inesquecível, com um carro (Opala) envenenado e apelidado de Diabo Loiro, juntamente de seus amigos Fit, Mayla e uma linda ruiva chamada Cristal, é que ele terá a maior de suas surpresas. A ideia do protagonista de fazer um filme ao longo da viagem, baseado na palavra chance e seus significados é o grande diferencial da obra Utilizando-se de paisagens brasileiras, o autor trata de situações de miséria, exploração e abuso para o filme do personagem. Somado a isso, inúmeras referências musicais e cinematográficas, de filmes a atores. É incrível a identificação que há entre a história e a realidade brasileira. Surpreendente é uma história que mostra o lado bom das coisas, acrescido de aventura, romance e um milhão de filmes.
Olá, Cláudia.

Blog Stalker Literária 08/06/2018

Não deu
Surpreendente! é um livro que sempre me chamou atenção, eu amo capas em tons azuis e já havia lido outro livro do autor e gostado bastante, então quando surgiu a oportunidade de parceria com o Maurício para ler Surpreendente! eu não pensei duas vezes. Porém, não foi uma leitura tão proveitosa pra mim, o que me deixou bem triste porque eu realmente queria gostar do livro, mas antes vamos conhecer um pouquinho da história.

Sabe aqueles filmes de sessão da tarde de viagens onde um grupo de amigos parte rumo ao desconhecido e acaba se descobrindo no caminho? Pois é, Surpreendente! é assim. Incluindo todas as situações inusitadas e meio 'forçadas' para passar uma mensagem bonita sobre o poder da amizade.

Eu tive vários problemas com essa leitura, começando pelo início do livro: Pedro com seus ideias de mudar o mundo através do cinema começa a irritar em um certo ponto, porque são ideias meio pretensiosos demais, incluindo o fato de onde é o trabalho dele, como se as pessoas que moram na periferia não fossem 'cultas' o suficiente e ele precisasse salvar elas indicando clássicos pomposos cheio de cultura. Além de que ele é bem egoísta durante a história, não consegui simpatizar com ele nem em seus momentos de luta, nem nos de glória.

Quando a segunda parte do livro começa eu achei que tudo ia melhorar (apesar de não ter gostado de que a tal cena aconteceu na periferia, reforçando o esteriótipo de pobre criminoso e sem jeito) mas a viagem se perdeu nas cenas 'impossíveis', como o fato de jogar um carro do penhasco por um simples problema que poderia ser resolvido no mecânico mais próximo ou então a briga de Pedro com o pai de uma criança que estava vendendo mexericas na estrada, o fato dele aprender a dirigir tão rápido...

A revelação da avó, o confronto na volta da viagem... tudo pra mim não ficou natural, porém eu imagino que seja essa a ideia do livro, parecer com um filme de viagem onde coisas inusitadas acontecem para culminar em um final épico e cheio de mensagens de superação.

Mas apesar de eu ter encontrado várias coisas que me incomodaram na leitura não posso negar que ela é uma leitura rápida, bem fluida e quando você vê já está terminando o livro. Este também possui uma mensagem incrível sobre a força da amizade, de longe isso foi o que mais gostei em toda a trama, em como Fit, Maya e Cristal estavam dispostos a ajudar Pedro cegamente mesmo sem saber do que motivou ela a isto.
Então é isso, mesmo não sendo um livro que me agradou 100% eu ainda recomendo, pois as mensagens que ele trás sobre segundas chances, amizades e felicidade no final compensam a leitura. É um livro leve e de escrita fluida, e que está sempre em promoção por aí, por isso vale a pena vocês dedicarem um tempinho a essa leitura e tirarem suas próprias conclusões.

site: http://www.stalker-literaria.com/2018/05/resenha-surpreendente-mauricio-gomyde.html

Adriana Tavares 06/06/2018

Surpreendente mesmo!
Que surpresa boa! É uma história encantadora! Amei!!!
Olá, Adriana.

Gy de Paula 28/05/2018

Uma história de superação
Pedro é um jovem de 25 anos, recém formado, ama cinema e a história começa justamente com a definição de um roteiro para que ele participe de um festival de cinema.
Depois de jogar seu roteiro no lixo, munido de um doloroso segredo, de câmeras e do desejo de produzir um filme, Pedro, juntamente com seus amigos Fit, Cristal e Mayla, pega a estrada saindo de São Paulo indo em direção à linda Pirenópolis, cidade histórica localizada em Goiás, reconhecida por suas belezas naturais e culinária deliciosa.
A viagem do grupo é algo que ainda tenho como meta: pegar a estrada com a galera sem horário definido, vivendo ao máximo cada momento. É inspirador!!!
No geral, o livro parece ser bem adolescente. É uma leitura muito fácil, flui tranquilamente, mas o final... Ahhhhhhhh o final é arrebatador.
Em algumas partes senti minhas emoções à flor da pele.
Esse sick-lit nos faz refletir sobre o amor, a amizade, a família... Sobre a nossa própria existência.
Pedro, apesar de tudo, é um cara abençoado!
Olá, Giselly.
Bacana demais saber que você curtiu o Surpreendente!

Lídia Maria - @depoisdaleitura.lm 14/05/2018

[RESENHA]: Surpreendente! - Maurício Gomyde
Olá pessoas, tudo bem com vocês? Já entrando no clima de segunda-feira bate aquela tristeza né? Mas, trouxe a resenha do livro Surpreendente! que, irá trazer uma lição de vida muito bonita para refletimos.
Juro que não tinha intenção de ler esse livro, porque eu ganhei ele e sempre que ia ler eu passava outro livro na frente. Porém, um dia eu peguei ele para ler e não consegui parar mais. Com um enredo super rico, consegui tirar muitas coisas boas dessa história.
Pedro Diniz é um jovem sonhador que trabalha em uma videolocadora em aglomerado na cidade de São Paulo. Na adolescência, ele foi diagnosticado com uma doença degenerativa de cegueira, entretanto, em um momento houve um retrocesso, e ele consegue enxergar novamente, logo ele irá fazer tudo que ele ama e irá dirigir seu próprio filme. Nas horas vagas ele tenta manter o último cineclube da cidade, alugado no segundo andar de um bar. E, para romantizar essa história, temos a querida Cristal, uma mulher linda que acrescenta muito no enredo.
O que ocorre e que, as coisas não estão indo no seu trabalho (quem aluga filmes em 2018, rsrsrs). O cineclube não está dando retorno para a dona do bar. Um ocorrido muito importante acontece e Pedro se vê em uma situação que ele esperava, mas não agora. Dessa forma, ele juntou seus melhores amigos e Cristal e partiu para o último filme...
Nem sei o que dizer sobre essa história, mas eu sei que compartilhando já é o começo. A paixão pelo cinema, cores e principalmente pela vida, abalou algo dentro de mim. Com certeza que quero reler essa história, porque já faz um tempo que eu li.
É isso gente.

site: https://www.instagram.com/depoisdaleitura.lm/
Lí­lian 01/06/2018minha estante
undefined

Olá, Lídia.

MARCELINHO 14/04/2018

Surpreendente!
SURPREENDENTE! - Maurício Gomyde. .
SURPREENDENTE! É aquele tipo de livro que você lê de uma forma... Leve, leve é a palavra que consegue descrever esse livro! Com grandes pitadas de emoção e superação, conheceremos o Pedro, que vive assim como o Gordo de "Quem é você Alasca?" Em busca de um grande talvez. Ps: os dois livros não tem nada a ver, apenas os personagens que são maravilhosos! Porque ao contrário do gordo que vive em busca do Grande Talvez, o cineasta Pedro, vive em busca do grande filme. Em breve sairá o novo livro do autor, e assim como todos os já escritos, tenho certeza que este será, igualmente surpreendente! .
. "Nossa vida é feita de um monte de momentos esquecíveis, entremeados por pouquíssimos inesquecíveis. Porque não darmos a nós mesmos o presente de tentar viver um inesquecível? "
. " - Bonito é ver a cidade aqui de cima. - Ela apontou para as luzes.- Se a gente ficasse de ponta-cabeça, poderia dizer que as estrelas são a cidade, e a cidade as estrelas. -Verdade. O homem criou suas próprias estrelas. -O homem é um imitador da natureza, isso sim. Quando a noite cai, as estrelas do homem também se acendem. E quando clareia, também se apagam. (...)"
. "Se uma pessoa passar toda a existência sem fazer algo realmente excepcional por um amigo, a vida não terá valido a pena..."
Olá, Marcelo.

Entrelivros_e_filho 13/04/2018

Pedro tem 25 anos, sofre de uma doença degenerativa nos olhos, é formado em audiovisual e é fã do cinema clássico e também acredita que o cinema pode mudar o mundo. Seu sonho é ganhar o Cacau de Ouro, grande prêmio do cinema Brasileiro, mas para isso ele precisa criar e filmar um roteiro que surpreenda as pessoas. Durante o dia trabalha em uma locadora de filmes na periferia e a noite com todo seu otimismo tenta atrair o público para o último Cineclube da cidade, o seu Cinema Felicidade. O Cineclube funciona no subsolo de uma lanchonete e toda sessão conta com um espectador fiel que entra, assiste aos filmes e sai sem dizer nada, e conta com mais duas ou três pessoas por dia. Em uma dessas sessões Pedro conhece Cristal, garçonete da lanchonete e acaba se sentindo atraído por ela.

Pedro é feliz, otimista, sonhador, mas vê a tristeza tomar conta quando é informado que pode ficar cego em pouco tempo, por conta de a doença degenerativa estar esta avançando com rapidez. Ele tenta fugir dos amigos, e de Cristal, mas os amigos estão determinados a não deixar Pedro se isolar e para isso, os quatros amigos partem para uma viagem sem planejar nada, dispostos a filmar o maior filme de todos os tempos.

Começo dizendo que a historia faz jus ao título, é Surpreendente. A leitura é dinâmica e prazerosa, os personagens cativantes, Pedro me encantou com sua alegria e prazer de viver e em ajudar as pessoas que cruzam seu caminho. É um livro que aborda temas fortes, mas narrados com leveza e que te leva a um turbilhão de sentimentos e reflexões, que em um momento te deixa sem palavras com lágrimas nos olhos e em outro lhe arranca sorrisos.

Com uma escrita leve e fluída e capítulos curtos, o autor mescla filmes e trilhas sonoras e cita clássicos do cinema de uma forma gostosa de acompanhar e relembrar.

É um livro marcante recheado de frases inspiradoras e encorajadoras que vão ficar guardadas no coração para sempre.

Termino com esse quote que adorei

📖❝Nem toda dificuldade é insuperável, desde que tenhamos pessoas ao nosso lado para nos ajudar a enfrentá-la. ❞

site: https://www.instagram.com/entrelivros_e_filho/?hl=pt-br https://www.facebook.com/Entrelivros_e_filho-1710703565630784/
Cris 14/04/2018minha estante
Amei esse livro.