Surpreendente!

Surpreendente! Maurício Gomyde

Resenhas - Surpreendente

lucenadann 18/10/2019

Surreal
Que história! Que livro! Que surpreendente! Falar sobre esse livro é algo complicado, porque é tão delicioso de ler, de se envolver, de entrar na história, de ter partes de você ali nas entrelinhas... Sem palavras! A história de Pedro Diniz é contada de uma maneira brusca, cheia de altos e baixos, dificuldades... Mas, carrega sempre a paixão desenfreada pelo cinema. Cinema, música, cultura, arte, literatura. Tudo isso faz com que a dificuldade de Pedro seja superada dia após dia. Os amigos feitos durante a história são peças fundamentais para o crescimento pessoal do personagem ao lidar com surpresas que a vida lhe reserva. Aqui temos um apego imediato com Fit, Mayla e Cristal. Formam um quarteto pra lá de sensacional e desenvolvem-se momentos marcantes que ficarão na memória do leitor. Livro favoritado sem sombra de dúvidas. Surpreendente vai ficar marcado pra sempre!

Roger 17/10/2019

Surpreendente!
Pedro é um jovem de 25 anos que tem uma doença degenerativa na visão, segundo os médicos ele estava fadado à cegueira, no entanto, a doença se estabilizou e ele enxerga um pouco, a visão periférica é bem prejudicada, mas a central o permite enxergar, ainda que não totalmente. Pedro é bem otimista, ele percebe o mundo sempre pelo lado bom e quer ajudar a todas as pessoas.
Amante da boa arte, acredita veementemente no poder da literatura, do cinema e da música. Ele trabalha em uma videolocadora de uma periferia e sempre indica filmes clássicos para os clientes. Pedro mantém aberto o último cineclube de São Paulo, as sessões são sempre pouco movimentas, quase vazias, mas ele segue na esperança de mudar o mundo com cinema, na verdade com a arte.
Pedro sonha em ganhar o prêmio mais importante do cinema brasileiro e, para isso, quer produzir um filme capaz de surpreender o público. Ele não faz ideia de por onde começar, mas a sua positividade está sempre a postos! De repente, as coisas começam a dar errado para ele e vão só piorando. Porém, no meio de tantas notícias ruins, algo de bom acontece nada vida dele... Cristal, uma jovem garçonete e estudante de física nuclear.
"—A maior canção de todos os tempos é o som da sua voz e o silêncio da sua respiração, menina. Toda vez que eu puder sentir sua presença, ou todas as vezes que estiver longe e puder me lembrar de você lá na cachoeira dizendo 'confia em mim', nada vai me deixar triste."
Pedro saiu de uma relação na qual sofreu durante muito tempo após o término e Cristal já chegou arrebatando o seu coração. Surge uma amizade entre eles e Pedro fica cada vez mais convencido de seus sentimentos por ela. Ao mesmo tempo em que redescobre o amor, ele vai começando a se questionar sobre as suas chances na vida e aquele otimismo todo começa a se apagar.
Pedro esconde um segredo que o está corroendo por dentro, ele não pode/quer contar para ninguém, acha que deve carregar seu fardo sozinho. Então resolve fazer uma viagem rumo à descobertas. Nessa viagem, Pedro vai contar com o apoio de seus amigos para fazer o seu tão sonhado filme e juntos eles vão viver momentos inesquecíveis.

Bruna.Silva 12/10/2019

Realmente é surpreendente,a história de Pedro,e como ele leva a vida de uma maneira simples e determinada a seguir seus sonhos e objetivos, mesmo com a vista debilitada, ele consegue como o título diz ser surpreendente. E o melhor é saber que essa história se passa em São Paulo e foi escrita por um escritor brasileiro, isso é tão importante, sabermos que apesar das dificuldades do país ainda temos bons escritores. Parabéns, não queria que essa história maravilhosa e vc surpreendente acabasse. Obrigada Maurício Gomyde

Livros da Julie 11/10/2019

Vendo a vida por novos ângulos
-----
"Se você passar toda a vida sem fazer algo excepcional por alguém, viver não terá valido a pena."
-----
"... o cinema, a música boa e a literatura são instrumentos da Santíssima Trindade para salvar o ser humano da derrota como espécie."
-----
"Vai entregar os pontos, é isso? Só porque teve a iluminação de que a vida é uma bosta? A vida é uma bosta pra muita gente, meu caro. E nem todo mundo resolve se trancar em casa por conta disso."
-----
"A vida real é como o jogo da velha (...). Quando os jogadores aprendem seus segredos, o resultado sempre dá velha."
-----
Pedro é um entusiasta da Sétima Arte. Fã de filmes desde pequeno, sempre participou de concursos de curta-metragens no colégio.
Aos 16 anos seu mundo desabou ao ser diagnosticado com uma degeneração visual. Porém a perda da visão estacionou, o que lhe deu uma nova injeção de ânimo. Formou-se em audiovisual, começou a trabalhar em uma locadora e era responsável pela curadoria de um pequeno cineclube. Tinha o sonho de ganhar o Cacau de Ouro como melhor diretor brasileiro.

Sem aviso, um novo entrevero surge no caminho do sonhado sucesso. Pedro toma uma decisão ousada e resolve partir para Pirenópolis com seus amigos, com o objetivo duplo de rever sua avó e transformar a viagem no filme que mandará para o festival.

O livro fala das peças que o destino prega na gente e da nossa atitude frente a elas. Surpreendente! aborda a negação, o enfrentamento e a aceitação, mostrando como as diversidades podem e devem ser encaradas como oportunidades, quando se tem fé, força de vontade e o apoio de pessoas próximas. A amizade e a família são os elementos essenciais para superar todo e qualquer obstáculo.

O que seria uma história triste é transformada em um conto bonito e sensível pela ingenuidade e doçura das personagens, notadamente dos quatro amigos. São adultos, mas demonstram o encanto e o assombro de crianças em cada cena e diálogo, o que permeia o o livro com pitadas de leveza e esperança.

site: https://www.instagram.com/p/B3eywogDAtj/

Chris Calixto 03/10/2019

Amei a leitura, é leve e reflexiva ao mesmo tempo!
Comecei a ler esse livro no finalzinho do mês passado e concluí ontem. Preciso dizer que estou chocada e apaixonada pela história. Decidi fazer um post diferente hoje e listar (logo abaixo) pontos interessantes do livro e que podem te incentivar tb a lê-lo 😉.
✏ A leitura é super leve e fluida, com diálogos bem joviais (que não o tornou um livro adolescente demais). É literatura nacional minha gente, vamos valorizar 👏
✏ A história de Pedro é sobre superação e ao mesmo tempo mostra a humanidade do ser humano nos momentos bons e nas adversidades. Achei o drama do protagonista bem real e humano.
✏ Muitos valores que precisam muito ser resgatados nos dias de hoje estão permeando a história e isso me deu uma injeção de ânimo e esperança: amizade, lealdade, empatia, amor ao próximo, fé (não necessariamente no aspecto religioso) e humanidade nas pequenas e grandes ações da vida.
✏ É um livro que permite muitas reflexões durante e após a leitura.
Bom...acho que esses são alguns pontos que posso citar e que me tocaram, espero instigar a curiosidade de vcs pra fazer tb essa leitura e me contar o que acharam. 😘 Beijos de luz a todos!

Daiane.Melo 17/08/2019

Leitura leve
Uma história leve e fácil de ler, nem tão surpreendente quanto eu imaginava, porém super válida como leitura. Edição física linda e trilha sonora narrada de tirar o fôlego.

Regi Frota @regifrota_livros 05/08/2019

Surpreendente - família, amor e amizades incríveis!
Pedro Diniz tem 25 anos, é recém - formado e acredita que tem a missão de influenciar as pessoas com o cinema. Ele busca a chance para produzir o filme perfeito mas, enquanto isso não acontece, trabalha em uma locadora na periferia e no último cineclube da cidade de São Paulo.

Quando adolescente, Pedro foi diagnosticado com uma doença degenerativa que causaria cegueira porém, inexplicavelmente estacionou!

A separação de seus pais desestabiliza a família mas, Pedro tem sempre presente seu amigo Fit e ainda conhece Cristal, uma garçonete e estudante de física nuclear que balança seu coração.

Pedro é extremamente perseverante e positivo entretanto, acontecimentos inesperados alteram a sua forma de pensar. Decide partir com os amigos para uma viagem ao interior de Goiás, decidido a descobrir um segredo de família (ligado a seu amuleto de olho grego) e vê, nesta viagem, a oportunidade de usar toda a sua criatividade na produção do filme.

Pedro irá descobrir que a vida não vem com um script e que nada supera a amizade!

Maurício Gomyde nos traz uma história para vida: de altos e baixos, de persistência, de atitude e indiscutivelmente, de família, amigos e amor.

A escrita é fluida e o livro é lindo (os capítulos são divididos em folhas de um azul intenso, com citações incríveis). Recomendo!

Karin Cristine @diariorosaa 20/07/2019

Simplesmente surpreendente
Olá meus amores tudo bem com vocês??
Esse livro e super SURPREENDENTE!! Faz juz ao nome, embarque nessa história de amor, amizade, companheirismo, e muito mais você também!!!!
Pedro e seus amigos vão para a casa da avó de Pedro para fazer o filme perfeito!!!
E descobri o mistério por trás do seu amuleto de olho turco !!!!
Nessa viajem de descobertas tem bem mas reservado para ele.
Claro que eu super recomendo essa minha primeira e super história de 2019!!
Comecei com chave de ouro!!!
E a históriade amizade mas linda que eu já li.
A única certeza de Pedro era que na vida real os milagres definitivamente não aconteciam.
Li esse livro em um grupo com o autor e eu ameiiii

? Filmes podem nos revelar muitas surpresas se olharmos da maneira correta.

? A vida e uma só e não temos tempo a perder.

? Compreender o mundo é tarefa complicada para qualquer pessoa enxergue ela ou não, então você não está melhor nem pior do que ninguém. E lembre-se: muita gente vê tudo mas não enxerga nada.

? Nossa vida e feita de um monte de momentos esquecíveis, entre meados por pouquíssimos inesquecíveis. Porque não damos a nós mesmos o presente de tanto viver um inesquecível!

? Que cada pessoa deve ser instrumento de alguma missão.

Já leu?? me conte o que achou!!
Ainda não ?? Leia você vai amar e se apaixonar !!!

Espero que tenham gostado super beijão
Kah?

Karin Cristine @diariorosaa 21/07/2019minha estante
Amooo

Fael Olimpio 06/06/2019

Muito fofo
Esse livro foi um dos mais "dramáticos" e fofos que li na vida, ótimo livro!

Fábio Lemos 02/06/2019

Realmente SURPREENDENTE
Não tenho nada a dizer além do que o próprio título já diz "SURPREENDENTE"

Juliana.Santos 22/05/2019

Surpreendente
Não conhece o Cinema Felicidade?
Então você precisa ler esse livro!
Conta a historia de Pedro, um rapaz de 25 anos apaixonado por cinema. Seu maior sonho é conquistar um Cacau de Ouro com a filmagem de um de seus curtas.
O protagonista acredita que possui uma missão no mundo. Transmitir para as pessoas o amor que sente pelos filmes clássicos. Para ele, as mensagens desses filmes são tão poderosas que podem transformar vidas e salvar e salvar até aqueles corações mais endurecidos.
Da pior forma possível Pedro descobre que coisas ruins também podem acontecer com pessoas boas e começa a duvidar de tudo em que acredita.
Perdido e procurando respostas resolve partir em uma viagem com seus três melhores amigos.
E aí prepare-se... Porque como nos melhores clássicos, durante a viagem teremos uma linda história de amor, amizade e superação.
Surpreendente é aquele tipo de livro que você sente vontade de presentear os melhores amigos para mostrar o quanto eles são importantes na sua vida.
Entrou para a minha lista de favoritos!

site: https://www.instagram.com/cantinho_da_coruja/

Kayton.books 11/05/2019

autor: Maurício Gomyde
páginas: 265
Editora: intrínseca

O livro conta a história de Pedro que tem 25 anos e acredita no poder da literatura, Filme e música. Ele não encherga totalmente bem mais ainda ver o lado bom da vida.
Ele trabalha em uma vídeo locadora, e mantém o último cineclube de São Paulo aberto.
Nessa caminhada com Pedro você irá ver que ele é um jovem muito esperançoso. E Pedro vai viver uma vida muito complicada, ele também que fazer um dos melhores filmes já visto, aí ele embarca nessa aventura com os seus amigos e Cristal a menina que ele está afim, e sua família carrega um segredo que pode mudar a vida de Pedro.
O livro é muito, só que tem algumas partes que são meio parada, mais mesmo assim o livro é ótimo amei.
?????