Surpreendente! Maurício Gomyde

Resenhas - Surpreendente

Ana 24/01/2022

Surpreendente!
Faz jus ao nome! Leitura fluida, nos faz refletir e emociona. Gostei bastante, recomendo para quem esteja em uma ressaca literária e queira sair.

20/01/2022

Surpreendente!
É um livro sobre amizade. Sobre confiança.
Aprendizado. É simplesmente um livro incrível. Preste atenção nos significados das coisas, não tenha medo de viver, embora você tenha medo que vai ser sua vida daqui pra frente.
Reaprenda a amar e se dê uma CHANCE de viver e aprender.

Day 20/01/2022

ótima história, com um porém
Esse foi o segundo livro que li do Maurício e posso dizer que a escrita dele é super fluida e instigante, você simplesmente não quer largar o livro. A história (com o perdão do trocadilho) foi uma completa surpresa pra mim, porque não sabia que teríamos aqui um protagonista com deficiência visual.

Apesar de gostar da representatividade, confesso que fiquei com medo de como isso seria abordado, se seria apelativo e se o único traço de personalidade do Pedro seria ter uma deficiência. Não foi... em partes.

Pedro é cineasta, um cara alegre que ama filmes clássicos, ama as maiores músicas de amor de todos os tempos, tem ótimos amigos, trabalha em uma videolocadora e em um cineclube, tá sempre com óculos amarelos e é deficiente visual. Tem tanta coisa pra definir o Pedro antes de falar da deficiência dele, e esse é um ponto ótimo no livro, porque você conhece O PROTAGONISTA, não a deficiência dele.

Mas... eu senti que algumas frases poderiam simplesmente não ter existido, por exemplo "ter olhos normais", ou "eu nasci com defeito", ou "a vida percebeu que eu não merecia ficar cego", como se ficar ou não cego fosse uma questão de merecimento por você ser bom ou mal nas suas atitudes, quando na verdade é apenas uma diferença sem juízo de valor.

Por causa dessas questões eu não dei 5 estrelas. Mas a história em si é muito boa, essa coisa de roadtrip entre amigos sempre me faz querer viver uma aventura e o romance acontece bem em banho maria, o que acho legal também. Me emocionei no final e quero com certeza ler mais livros do autor.

ccaroll 19/01/2022

Se um bom filme de sessão da tarde fosse um livro seria esse, daqueles com uma trilha sonora clichê que te faz repensar a vida e com direito a todas as emoções do cinema felicidade que o protagonista tanto admira, ao lindo do livro você vibra junto com os personagens é se indentifica com os sentimentos vividos por eles, o livro te faz imaginar cada imagem descrita pelo autor, criando lindos painéis que deixam a narrativa mais interessante, com bastante emoção, romance é amizade é reviravoltas dignas de cinema, "surpreendente" me prendeu até o final e com certeza se tornou um dos meus livro favorito que eu recomendo a qualquer um.

Lelê 02/01/2022

Surpreendente!
Sinceramente, gostei do livro. Confesso que não é um dos meus favoritos, muito menos um 5 estrelas, mas me prendeu desde o início e foi um ótimo passatempo. Amei ver a história do Pedro e dos seus amigos e a cena do cinema que a Cristal organizou pra ele me fez chorar demaissss. Foi uma fofura e amei cada página desse livro.

Maíra Marques | @literamai 16/12/2021

Me siga no instagram: @literamai
? ?Compreender o mundo é tarefa complicada para qualquer pessoa, enxergue ela ou não. Então você não está melhor nem pior do que ninguém. E lembre-se: muita gente vê tudo, mas não enxerga nada.?
?? "Surpreendente!" foi- de fato- uma leitura surpreendente! ? badumtss ~ O exemplar foi cedido pela livraria @bestbooks_oficial para o primeiro encontro do clube de leitura. :)
@mauriciogomyde foi sensacional em sua criação, criando uma narrativa pelo ponto de vista do protagonista! Dá pra sentir que pensou nos mínimos detalhes para construir essa história. Pedro, o protagonista, tem 25 anos e o sonho de ser diretor de cinema. Ele nasceu com um problema genético- talvez por seus pais serem primos- e com o passar dos anos perderá 100% da sua visão. Porém- por um milagre talvez?- essa degeneração pausa e Pedro permanece com 70% da visão.
Pedro acredita que a arte é capaz de salvar as pessoas, por isso trabalha na periferia de São Paulo, dividindo seu tempo entre um cineclub flopado e uma videolocadora. No entanto, após um assalto a videolocadora, sua vida mudará para sempre. Em dois meses, Pedro provavelmente estará cego.
Fit, Mayla e Cristal- personagens muito amáveis e minha meta de amizade e companheirismo- tentam de todas as formas trazer Pedro de volta para a realidade, até mesmo embarcando em uma viagem maluca com destino a Pirenópolis-GO, com câmeras em mãos e um filme a ser produzido.
Não existe personagens não explorados nesta narrativa, todo personagem apresentado pelo autor tem um objetivo dentro da história. As descrições de Mauricio me fizeram mergulhar na história, me sentindo de fato num filme (as vezes uma aventura, outrora um romance, outros em um bem trash). E O QUE DIZER DA CENA FINAL? Ele nos prepara tão bem para esse momento. ? Todas as peças se unem num quebra-cabeça perfeito, e ainda te rende muitas lágrimas.
Amizade, amor, recomeço, não perder a fé naquilo que te faz feliz, não deixar de acreditar nos seus princípios... Esse livro é sobre isso e muito mais! Uma surpresa muito boa e muito além do que eu esperava encontrar em cada página. Mais do que recomendado, se tornou um dos favoritos!

Karen 04/12/2021

Um dos meus livros favoritos
"Falta uma variável nessa sua equação."

Um dos meus livros favoritos. A leitura é fluída, não cansativa, a história te prende tendo um pouco de tudo, desde aventura de amigos até um romance jovem e a busca por realizar um sonho

Candido Neto 02/12/2021

O melhor livro do ano
Esse livro parecia por atenção havia meses em minha estante, meses? Anos...
Surpreendente.
Simples, bobo, mágico, a promessa de acabar com o otimismo (onde tudo vai dar certo) e te devolver a esperança (vai ficar tudo bem) é cumprida com louvor.
Ao final chorei de alegria com Pedro? Sim, uma alegria imperfeita, mas a vida nos dá tantas e tantas alegrias imperfeitas.
Recomendo para todo mundo que aprendeu a ler. Quem não sabe ler, deveria ler, para poder considerar esse um livraço, livraço escondido na estante.

Letras.Libras 26/11/2021

Livro brasileiro que merece reconhecimento
A história é tocante, e ao mesmo tempo que emociona, também diverte e tem suas curiosidades. Aprendi até palavras novas! E o final foi lindo, digno de um filme.

Fran 21/11/2021

O nome já diz tudo!!! Um dos livros mais lindos que já li, terminei em lágrimas e me trouxe muitos ensinamentos de superação, amor e amizade. Lindo!!!

Reb 16/11/2021

Estava sem expectativas
Por ser um livro que nunca tinha nem ouvido falar, me SUPREENDEndeu bastante (mil perdões, mas é tipo falar do filme Os Incríveis, ou seja, é impossível não fazer trocadilhos).

Este livro me fez refletir, me apaixonar, chorar e rir. Foi com certeza uma das melhores leituras que tive, dentro desses 2 meses.

Confesso que no início não me apeguei tanto, mas depois eu comecei a ficar cada fez mais com gostinho de quero mais. Eu só comecei a ler o livro por causa de que o protagonista faz faculdade de cinema, e se não fosse por isso eu teria deixado passar esse livro incrível.

Eu não consigo apontar muitos pontos contras de um livro, ao menos que o livro tenha contras totalmente explícitos, mas não foi esse o caso. Logo, dei a nota em questão de apego. Como não consegui me apegar tanto aos personagens, apenas sentir a dor e etc... Dou as 4 estrelinhas, mas com certeza vou sair panfletando esse livro.

Obs: Não consegui achar a faixa etária do livro, mas acho que está como +14, no máximo, +16.

Amanda Cabral 29/10/2021

Quem tem um porque, enfrenta qualquer como
O livro é emocionante, a forma como as coisas acontecem, onde tudo tem um porque e um significado. O autor sabe escrever uma boa história, que poderia facilmente ser real, e servir de auto-ajuda.

A montanha russa que a história se torna, uma subida com coisas boas acontecendo e algumas leves descidas, depois só desce mesmo... para então subir.

Ps: salvando aqui as 3 cores para não esquecer: carmesin, azure e chartreuse.

Mari 20/10/2021

você já fez algo excepcional para um amigo?
terminando mais uma leitura dos livros baratinhos que comprei na bienal do livro de 2018 e nunca li...

gostei muito da leitura, mas confesso que me prendi mais a partir da metade para o final, a partir do momento que eles saem para a viagem.

o final do livro traz umas revelações surpreendentes e muito bonitas, fala sobre amizade e família e principalmente sobre segundas chances.
Heliton 20/10/2021minha estante
N li esse, mas pretendo. O autor eu gosto bastante e tenho um dos livros dele como favorito. Vale a pena ler outros do msm.

Ketilin - @amornapagina 09/10/2021

Fui surpreendida pelo final
Resenha “Surpreendente!”

Imagine você, nascer com um prazo de validade para sua visão, seria desesperador, né? Você passaria a viver de outra forma? Seria uma pessoa amarga ou viveria intensamente?

Em Surpreendente!, conhecemos Pedro, um jovem que nasceu com uma doença degenerativa na visão e em poucos anos, ele poderia perder a visão completa dos dois olhos, mas por obra do destino, a doença se estabilizou, deixando-o com a visão periférica um pouco prejudicada, mas ainda assim sendo possível enxergar.

Pedro é sonhador, e tem o desejo de se tornar um cineasta, as como seria exercer sua profissão dos sonhos sem a visão? Como um bom amante da vida e da arte, ele imagina que agora tudo vai ficar bem, que tudo vai se encaixar.

Como um bom amante da vida e das artes no geral, Pedro tenta sempre encontrar o lado bom das coisas e das pessoas, em seu trabalho, uma videolocadora, localizada em uma periferia de São Paulo, ele sempre indica filmes clássicos para os clientes, as vezes paga o empréstimo do próprio bolso, apenas para dar uma chance de alguém ver aqueles filmes, que muitas vezes deixamos passar batido.

Seu maior sonho é ganhar um prêmio super importante do cinema nacional, e para isso, ele precisa gravar o filme de sua vida, mas como nem tudo são flores, as coisas começam a piorar para ele, e sua visão começou a piorar.

No inicio, o livro foi bem lento, e por vários motivos, acabei pausando a leitura para um momento mais oportuno, mas quando retomei, fluiu muito bem. Esse livro me fez sentir coisas inimagináveis,

Em uma cena especifica, eu senti tanto medo, que parecia que eu estava vivendo aquele momento. Foi desesperador, e ao mesmo tempo bonito ver a força que encontramos naqueles momentos em que simplesmente podíamos desistir.

Esse livro é sobre crescimento, aprendizado, amizade e esperança. Leia Surpreendente! e encante-se pelo Pedro

site: https://www.instagram.com/p/CUxaa3ILHb8/

Diego Lima 06/10/2021

Vamos embarcar na história de Pedro, um jovem adulto de 25 anos, recém-formado e amante de cinema; um ser humano iluminado, carregando consigo um grande desejo de mudar o mundo através da sétima arte.

Mas como dito na peça de Joseph Climber "a vida é uma caixinha de surpresa", e nosso protagonista possui uma doença rara degenerativa aos olhos, onde, por pouco, não perdeu completamente a visão, ocorrendo uma melhora no quadro e somente foi perdido 30% da capacidade de enxergar.

O enredo se passa em meio a um bloqueio criativo de Pedro Diniz, o impedindo de finalizar seu próximo filme, com o qual tentaria disputar a premiação do Cacau de Ouro, um dos maiores prêmios brasileiros da cinematografia. Muitas idas e vindas acontecem e nosso jovem diretor resolve viajar para o interior de São Paulo para visitar a sua vó e gravar todo o percurso junto com sua equipe com a intenção de fazer o melhor filme de todos com a melhor equipe de todas.

Esse livro me prendeu do começo ao final. Os personagens são muitos bons. As tramas são muito bem elaboradas. O personagem principal é muito carismático, te faz acreditar em um mundo melhor. E você acaba torcendo pelo Pedro se dar bem e sofre quando ele está passando por momento delicados. Realmente fui surpreendido. Daria um bom filme brasileiro.