Surpreendente!

Surpreendente! Maurício Gomyde

Resenhas - Surpreendente

px_vini_ 27/09/2021

Uma ótima opção
O livro em si é bastante interessante, o desenrolar da história e os personagens cativantes atraem o leitor. Algumas partes chegam a ser bem previsíveis, mas a perspectiva de que algo posso mudar mantém o leitor vidrado. Por ser um livro nacional é realmente bom. A história não é uma das mais profundas e complexas. Mas vale a pena ler sim! Principalmente para quem está tentando sair de uma ressaca literária, ou gosta de uma pegada mais para o clichê. O autor aborda assuntos muito interessante e leva isso com uma pegada de humor. Recomendo.

Thaty 21/09/2021

Literalmente surpreendente
Ótimo livro, super cativante um leitura que te prende do início ao fim.
Eu amei o Pedro deu vontade de ser amiga dele e de seus amigos e viver uma aventura como a deles.
Criei várias teorias sobre o tal colar e no final eu passei longe da verdade KKKK
Eu amei com todo meu coração esse livro, super recomendo.

Marlonbsan 14/09/2021

Surpreendente!
Pedro está com 25 anos, trabalha com o que gosta, cinema, comandando o último cineclube de São Paulo. Tem suas ambições profissionais em filmar um roteiro e conquistar um prêmio importante, mas tem alguns percalços para enfrentar. Junto com Fit, Mayla e Cristal vai em busca de respostas e inspiração.

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos o que acontece com Pedro, a linguagem é simples e muito fluída, os capítulos curtos ajudam também.

Toda a dinâmica da história é muito bem-feita, a condução dos caminhos que Pedro percorre, suas motivações e sonhos são deixados para que possamos embarcar junto com ele. Os personagens possuem características próprias que demarcam suas personalidades e são carismáticos. Cada um com seu papel e importância na história.

A temática do livro é bastante do meu interesse, já que fala muito sobre cinema, então toda a ambientação e as referências me aproximaram muito do que era narrado. Muitos filmes e bandas/músicas citadas eu conhecia, além de se passar no Brasil o que faz a conexão ser ainda maior.

A aventura e as nuances que nos são apresentadas durante a leitura tem uma condução muito leve, mas mesmo assim marcante, com cenas memoráveis, diálogos divertidos e reflexivos, claro que em alguns momentos pode parecer piegas, mas que se encaixa muito bem no contexto e nos relacionamentos dos personagens.

Além dos momentos de diversão que o livro proporciona, ocorre algumas reflexões, principalmente ao nos colocar no lugar dos personagens, talvez em alguns momentos não concordemos com suas atitudes, mas é compreensível devido ao contexto. De resto, uma história muito bem montada e uma aventura que vale a pena acompanhar.
Rosy 14/09/2021minha estante
Ahhhhhhhhh

Marlonbsan 15/09/2021minha estante
??

Mila Araujo 15/02/2022minha estante
Oi!! Adoro suas resenhas!! Sigo no insta! Comprei esse livro, e mais alguns (rsrs) por causa das suas resenhas! Adoro!! Muito grata por sua disponibilidade!!

Marlonbsan 18/02/2022minha estante
Ahh fico feliz que goste, e sim, sempre disposto pra falar de livros e indicar os que gostei haha

alinetiemi 10/09/2021

Um livro que todos os jovens deveriam ler. Uma história sobre otimismo, amizade, amor e fé.

Emocionante acompanhar a história do Pedro, jovem que nasceu com um problema de visão, mas que sempre lidou com muito bom humor.
Fanático por cinema, sonha em ser um grande diretor de filmes, e para isso, junto de seus fiéis amigos parte para uma jornada de gravações do filme mais surpreendente de todos.

Amei as referências a cultura pop e os locais do Brasil e também adorei como o livro aborda problemas reais.
Escrita muito gostosa e fluída, o autor escreve tão bem que te prende do início ao fim.

Fanny 02/09/2021

Livro
Escrita impecável, história muto bem contada a cada página eu me prendia mais ao livro tanto que eu o terminei em um dia mesmo não tendo o hábito de leitura, um dos meus favoritos.

Luana 30/08/2021

MARAVILHOSO!
“Aqui começa o maior filme de todos os tempos sobre as chances que o mundo coloca na vida das pessoas. Que as lições sejam aprendidas e voltemos milhões de vezes melhores do que quando partimos. Apenas os fortes sobrevivem, porque, mesmo a estrada sendo longa, já dizia o velho poeta: Quem tem um porquê, enfrenta qualquer como.”

Surpreendente! é um dos livros que eu mais indico para os meus amigos. A experiência que eu tive com essa leitura foi maravilhosa, e foi esse livro que abriu as portas para que eu começasse a ler mais nacionais.

Aos 25 anos, Pedro tem certeza que possui algo especial e deve usar o seu amor por cinema como uma ferramenta para alcançar essa coisa especial. Porém, Pedro tem que conviver com uma doença degenerativa que no final o deixará totalmente cego. Coordenando o último cineclube de São Paulo, trabalhando em uma videolocadora, Pedro imagina qual será seu próximo filme, algo épico que vai consagrá-lo. Mas para torna isso realidade ele vai contar com a ajuda de seus amigos, incluindo com a ajuda de Cristal, uma garota maravilhosa e inteligente que mexe demais com ele.

Como a vida é cheia de surpresas, as coisas parecem mudar a perspectiva de Pedro com o mundo, e ele embarca em uma viagem para a cidade de sua avó atrás do segredo para a vida que ela sempre jurou lhe contar quando fosse mais velho. Diante de sua jornada, Pedro também tem outro objetivo ver todas as cores do mundo.

O espírito de aventura que vive nas páginas desse livro é inspirador. Surpreendente está na lista dos meus livros favoritos e ocupa o top 10! Não consigo nem descrever como o final me emocionou, a reta final do livro me deixou aos prantos.

site: https://www.instagram.com/leiturasdelua/
Maurício Gomyde 01/09/2021minha estante
Muito feliz por ler suas palavras. :)

Elaine 26/06/2021

Very perfetto
Esse livro, com certeza, entrou para a lista de favoritos da vida!
Maravilhoso, emocionante e, claro, surpreendente!

"Se tudo é imperfeito neste mundo imperfeito, então o amor é perfeito em sua imperfeição."
- Ingmar Bergman

Rose 30/05/2021

Pedro é um jovem cineasta brasileiro que acredita poder mudar o mundo através do cinema.

Com um grupo de amigos, ele cae na estrada rumo a Pirenópolis. Na bagagem de um Opala envenenado, além da parafernália técnica, o sonho de produzir o filme que ganhe o maior prêmio do cinema nacional a necessidade de conseguir respostas para um problema que estava lhe tirando o sono.

Pedro tem um problema de saúde degenerativa que está tirando sua visão, algo tão importante para sua profissão.

Nesta viagem, mais do que um enredo de cinema, Pedro descobre sua própria história, e tem pela frente seu maior desafio: um resgate de si mesmo.

Um enredo que me emocionou e conquistou, mais um belo livro do Gomyde que tive o prazer de ler.

site: https://www.instagram.com/fabdosconvites/

Larissa Benevides 27/05/2021

Surpreendente - Maurício Gomyde
"Já nasci perdendo, então qualquer pequena Vitória em meio as derrotas é lucro."

O livro conta a história de Pedro que sofreu uma doença degenerativa que o levaria a cegueira mas por motivos desconhecidos parou de progredir deixando com visão parcial.

"Compreender o mundo é tarefa complicada para qualquer pessoa, enxergue ela ou não. Então você não está melhor nem pior do que ninguém. E lembre-se: muita gente ver tudo, mas não enxerga nada."

Pedro um cineasta recém formado que busca conquistar o prêmio cacau de ouro, mas não tem ideia do roteiro que levará ao seu objetivo. Ele ama os filmes, inclusive coordena um cineclube, onde conhece Mayla e Cristal. Além disso trabalha em uma locadora e ama incentivar o consumo dos filmes.

"Que as lições sejam aprendidas e voltemos milhões de vezes melhores do que quando partimos. Apenas os fortes sobrevivem, porque, mesmo a estrada sendo longa, já dizia o velho poeta: "quem tem um porquê, enfrenta qualquer como"."

Após uma situação de forte abalo emocional e físico, Pedro tem uma notícia que abala seu mundo e decide assim sair em uma viagem com seu amigo Fit, Mayla e Cristal para gravar um filme espontâneo.

As filmagens seria da viagem e durante o caminho várias coisas acontecem e muitas lições são aprendidas. O personagem principal é bondoso, amigo e apaixonado pela Cristal, mas tinham algumas atitudes que não gostei tanto e não me conectei tanto com ele, infelizmente.

"Se uma pessoa passar toda a existência sem fazer algo realmente excepcional por um amigo, a vida não terá valido a pena"

O livro passa uma bela mensagem sobre amizade e família que dá um ponto emotivo para a história. Em alguns pontos achei que a história ficou um pouco corrida ou confusa. Foi uma leitura rápida e senti como um livro sessão da tarde com uma história gostosa para passar o seu dia.

"A esperança é uma coisa boa, talvez a melhor delas. E as coisas realmente boas jamais morrem."

Luh - Wishing a Book 20/05/2021

??Surpreendente
Autor: Mauricio Gomyde
Editora: Intrínseca

Pedro é um garoto de 25 anos que tem um diagnóstico de doença degenerativa que o levaria a cegueira total, mas mesmo assim ainda sonha em mudar o mundo com o cinema.
Como a doença estagnou, ele ainda tinha muitos planos pela frente, mas recebeu um diagnóstico um pouco pior, na última vez.
Participa de um cineclube em São Paulo e trabalha numa locadora na periferia, e descobre um festival onde o melhor filme feito ganharia um prêmio.
Resolve então partir para Goiás com seus amigos, para gravarem algo surpreendente, e mal ele percebe que as melhores coisas fogem do script e dos nossos planos.

Gostei muito deste livro, mais um desses que nos pede para aproveitarmos a vida no hoje, pois o amanhã a Deus pertence, e não sabemos o que o destino nos reserva.
Ame hoje. Faça a viagem que tanto quer hoje. Leia mais hoje. Diga eu te amo, ligue para quem você sente saudades, pois o futuro é uma caixinha de surpresas.
Não conhecia o Mauricio Gomyde, mas já estou pesquisando seus outros livros. Adorei!

#surpreendente #mauriciogomyde #editoraintrinseca #intrinseca #drama #aventura #resenha #instabooks #booksgram #instalivros #loucosporlivros #apaixonadosporlivros #leitoresanonimos #leitorescompulsivos #lerémais #leituradiária #booksbooksbooks #livros #livrosemaislivros #wishingabook

Elandlie 18/05/2021

Me pegou de surpresa! Jurava que seria uma história qualquer, tanto que nem tava com tantas expectativas, mas ele é SURPREENDENTE!
Tem um plot maravilhoso, me sentia numa sala de cinema a cada página que lia de umas certas partes, era uma leitura gostosa
O final é tão incrível, chorei feito uma porca KKKKKKJ amo demais
Maurício Gomyde 18/05/2021minha estante
Muito obrigado por ler e comentar. Feliz por saber que você gostou e se surpreendeu.

Glória Thayannes 23/04/2021

?Busco uma chance, apenas uma. Se o nome disso for milagre, é assim que vou chamar.?
Lela 30/04/2021minha estante
nossa nem lembrava q já tinha lido esse

Lela 30/04/2021minha estante
lembro q li assim q lançou achei bom

Bru Souza 19/04/2021

Surpreendente, um livro que me deixou em duvidas
?--Porque somos seus amigos. E se uma pessoa passar toda a existência sem fazer algo realmente excepcional por um amigo, a vida não terá valido a pena??

(Atenção, essa resenha não possui gatilho, mas o livro possui! Se tiver interesse em ler, esteja ciente que ele expõe não apenas uma situação de gatilho, mas sim três).

Em Surpreendente! conhecemos a história de Pedro, um jovem de 25 anos, de classe alta, apaixonado por tudo relacionado à cinema, em que determina sua vida por se dedicar integralmente a execução de filmes que sejam perfeitos. O livro começa com o Pedro contando sobre um passeio em que ele e mais 3 amigos estão fazendo em uma cachoeira, partindo então para o passado, 50 dias antes deste ?passeio?. Pedro é generoso, prestativo, querendo mudar o mundo para melhor, tentando fazer o máximo para transformar a vida das pessoas para melhor.

Narrado por Pedro, a história se torna envolvente e cheia de emoções, com muitos perrengues e vida real, mas também com sentimentos que todo mundo é capaz de um dia sentir. Apesar de todo o senso de sensibilidade e humanidade do livro, a construção da história, fica um pouco a desejar, onde certas partes você necessita reler para que possa entender o que está acontecendo na vida de Pedro. Mas também tem pontos da história que você não vê a hora de descobrir o que realmente vai acontecer. Como quando acontece um assalto na loja em que Pedro trabalha e toda sua vida vira de ponta cabeça. E assim o livro, Pedro precisa se encontrar, até que ele se lembra de uma promessa que sua avó, que mora em Goiás, fez. E assim, ele e seus 3 amigos, entram na aventura de viajar até lá para descobrir o que ela quer contar. E assim uma viagem inesquecível acontece.

Sinceramente eu gostei muito do livro e da história e ao mesmo tempo, não gostei, achei confusa com partes que ficam abertas sem explicação. Fora que o livro tem gatilhos fortes e não indico a ninguém por este motivo, apenas para as pessoas que não se importam. Eu dei 3 estrelas porque o livro passa uma mensagem de amizade linda e cheia de amor.

Você, leitor, já teve alguma história que te deixou duvidoso em relação a gostar ou não do livro ? No meu caso, foi a primeira vez!

1° Livro lido do Projeto Zerando a Estante 2021.
PORTUGAL 19/04/2021minha estante
Juuu.ambiel

Andy Santana 17/04/2021

Um surpreendente revelação com a literatura nacional
Na Bienal do Livro de 2016, fiz algumas aquisições, dentre elas Surpreendente! foi um livro que julguei pela capa e pelo valor, e claro fui surpreendido com uma maravilhosa, tocante e comovente história. Ainda mais se tratando de um autor brasileiro, e que a história se inicia em São Paulo.

Pedro está com 25 anos, recém-formado em cinema e na juventude foi diagnosticado com uma doença degenerativa que o levaria à cegueira. Desta forma, ele pensou em mostrar o mundo através do cinema como poderia mudar certas coisas, conceitos e paradigmas.

Trabalhando em um cineclube que quase não é frequentado e em uma locadora na periferia da cidade, o jovem se vê em conflitos com violência, abandono, descaso, e até crise familiar, mas nada disso desmotiva seu sonho, fazer um grande filme.

Nesta jornada, Pedro não está só, Fit, Mayla e Cristal embarcam na maior jornada da vida deles, ir até Pirinópolis, Goiás desvendar segredos do passado para entender e aceitar seu futuro. Nesta história que tem tantas reviravoltas te faz pensar, e até em certos momentos tentar julgar, e o melhor aceitar e acreditar que tudo na vida tem um porquê e a sua hora de acontecer. Se surpreenda com a escrita jovem, fácil e gostosa de Maurício Gomyde.

site: http://www.sodapop.com.br/livro-surpreendente/