Surpreendente!

Surpreendente! Maurício Gomyde

Resenhas - Surpreendente

Cíntia 02/01/2021

Surpreendente como o título do livro
O livro é narrado em terceira pessoa, conta a história de Pedro, recém formado em cinema, que sofre de uma doença degenerativa nos olhos, trabalha no último cineclube de São Paulo, em uma videolocadora na periferia, e está trabalhando em produzir um filme.

A história é envolvente, é vida comum, que enfrenta dificuldades comuns (talvez nem tanto devido a doença de Pedro) que tem um objetivo em vida, mas pelas ironias do destino, acaba saindo em uma jornada, de descobrimento dos mistérios em relação a sua vida e de descobrimento pessoal. Com seus amigos Fit, Mayla e Cristal, Pedro sai em uma viagem, com intenção de resolver esses mistérios e fazer seu filme.

Gostei bastante do livro, é uma história que eu leria em 2 dias no máximo, mas devido as dificuldades da vida (ou ironia do destino também) demorei 1 semana. Mas não prejudicou o entendimento do enredo, acho que pelo contrário, o livro me ajudou a também enfrentar os meus problemas.

Sou grata ao autor Maurício Gomyde pela surpreendente história!

Ellen - @anotacoesliterarias 15/12/2020

Sabe aqueles livros que ficam encalhados na estante e quando você começa a ler se pergunta porque não leu antes? Então, foi o meu caso com esse livro, que mexeu muito comigo.

Aqui vamos conhecer a história do Pedro que sofre de perda degenerativa da visão e que é apaixonado pelo cinema. Recém formado, ele sonha em ganhar o prêmio Cacau de ouro, mas após ficar em quinto lugar na última premiação, ele desiste do seu último roteiro e decide recomeçar um do zero, só não sabe como.

Pedro acredita que a música, a literatura e o cinema podem transformar uma pessoa, então, enquanto ele não se consolida na profissão, ele vai semeando arte trabalhando numa locadora da periferia e num cine clube do centro, onde indica grandes clássicos do cinema (o livro é cheio de referências e indicações de filmes).

Pedro é um otimista, mas um incidente faz ele deixar de acreditar de si mesmo e o leva a desistir do seu sonho, mas Fit seu melhor amigo o lembra de como aquele sonho era importante para ele, e assim, Pedro, Fit, Mayla e Cristal partem numa viagem para gravar o curta que vai levar Pedro a concorrer o Cacau de ouro.

Mas, enquanto seus amigos acreditavam que essa viagem tinha o único objetivo de gravar um filme, pro Pedro ela significava muito mais, era uma busca por respostas e por um milagre, que terminou com muito mais perguntas, angústias e conflitos.

Surpreendente é uma leitura fluída, envolvente, com muitas referências cinematográficas. Uma história que fala sobre a amizade, cumplicidade, sonhos e de como é importante ter alguém que acredita e apoia nossos sonhos.

Todo mundo merece ter um amigo como Fit, um amigo que acredita e apoia seus sonhos, mesmo quando você deixa de acreditar neles.

Esse livro mexeu muito comigo e me emocionei com a história do Pedro, o final pode ser clichê, mas o desenvolvimento da história é surpreendente.

Carol 12/11/2020

SURPREENDENTE!
O livro é exatamente o que seu título diz.
Acredito que não tenha outra palavra que defina melhor.
Tive muito receio de ler e agora me arrependo por não ter lido antes.
Toda a história me surpreendeu, estou extasiada até o momento.
A construção dos personagens, suas vidas e seus valores, a amizade entre a melhor equipe de todos os tempos. As frases marcantes sobre a vida. A exaltação das belezas do nosso país. E o Amor, de Pedro pelo cinema, por Cristal, por sua família.
Mais do que recomendado.

CrisIngrid 04/11/2020

Minha opinião
"- Acho que o cinema, a música boa e a literatura são instrumentos da Santíssima Trindade para salvar o ser humano da derrota como espécie."

Ingredientes desta trama:
Uma generosa dose de amor pelo cinema;
1 coração desejoso de acreditar no melhor que a vida tem a oferecer;
1 jarro cheio do desejo insano de ganhar o fruto dourado;
1 par olhos duvidosos;
4 amigos dispostos a fazer tudo uns pelos outros;
Uma colher de sopa de aventura;
Uma pitada de romance e segredos do passado.

Modo de preparo:
Junte todos os ingredientes acima citados dentro do grande recipiente chamado vida, adicione colheradas de esperança, de raros momentos inesquecíveis rodeado por momentos esquecíveis e milhares de gotas de segundas chances. Misture tudo com a força de um futuro incerto.

Resultado:
Uma trama de escrita dinâmica, capítulos curtos e permeada com inúmeras referências e menções aos grandes clássicos cinematográficos e musicais. Surpreendente é um livro que tem por objetivo mostrar o poder da amizade, do amor, a necessidade de ter fé em si mesmo, na vida e principalmente a importância de acreditar que sempre existe uma segunda chance escondida na próxima curva e que os olhos são apenas um, dos inúmeros, meios para enxergar as belezas da vida.

Emily 26/10/2020

Surpreendente
Leitura leve, história emocionante. Fiquei empolgada quando descobri que era um livro nacional, e o autor não desapontou.

Weltri 25/10/2020

Não gostei muito que demorou 100 páginas pra eu gostar do livro, no começo a história é muito lenta e os diálogos são meio estranhos. masss depois o livro muda completamente e fica muito bom, valeu a pena ler pelo final

Fernanda Sherly 24/10/2020

me surpreendi KKKKKKKK
Pensei que a história fosse ser levinha, para passar o tempo, e me surpreendi com o quão envolvida fiquei com os personagens. Cheguei até a chorar!!!! Não esperei que fosse me tocar tanto, mas chorei que solucei.
De fato, é uma aventura leve, divertida e muito curiosa. Além de tratar sobre deficiência física de forma muito singular, uma nova visão sobre o assunto.
Leitura rápida e escrita fluida.
Um nacional que vai ter um cantinho especial no meu coração.
Recomendo a leitura :)
viviansv 25/10/2020minha estante
É realmente surpreendente kkkkkkk

Nat 25/09/2020

Que livro, meus amigos... Que livro!
Foi o primeiro livro que eu li desse autor e eu amei. A história de Pedro e a forma como o autor abordou alguns de seus conflitos, o apoio dos amigos e a ideia em torno da qual a história se desenrola, tudo me inventou a ler o livro de forma contínua. Eu sorri, eu chorei, houve um momento em que eu pensei: pronto, acabou tudo. E no fim, uma surpresa que me emocionou.
O título faz jus ao livro: Surpreendente!

Gi 25/09/2020

Um livro contagiante
O livro retrata muito bem a importância das verdadeiras amizades e dos sonhos em nossas vidas.
A escrita do autor é muito boa e tranquila daquela que te faz ler rapidamente.
Ótima história e personagens. Recomendo a leitura.

Lila Martins 22/09/2020

Realmente surpreendente
No início achei o livro bem parado, não estava conseguindo me conectar com a historia, nem com o protagonista. Mas depois dos 60% o livro cresce e ganha um certo valor pela forma como o autor conduz tudo. No fim das contas eu realmente me surpreendi e muito, com o quanto a história me cativou.

Lillian 15/08/2020

Bom, não foi um livro que me prendeu desde o início e em diversas partes ficava agoniada com os diálogos. No entanto, eu amei acompanhar a trajetória desses 4 amigos, principalmente a do Pedro que tem uma forma linda de enxergar a vida, independente das suas limitações. O final foi realmente surpreendente, acho que nunca mais vou esquecer a famosa frase "quem tem um porquê, enfrenta qualquer como".

Jules 12/08/2020

Surpreendente!
Como o próprio título diz, Surpreendente, é um livro que te faz analisar a vida de outro ângulo e torcer pelo melhor para o personagem! Vale a pena ler e questionar se realmente fazemos algo que gostamos e se lutamos por isso, não desistindo no primeiro obstáculo. Temos que persistir nos nossos sonhos e acreditar no nosso pontecial! O livro te mostra e convence a ser o que você quer e além!

analu 09/08/2020

Bom, por onde começar. Na minha tentativa de ler mais autores brasileiros contemporâneos, me deparei com esse livro, que tinha uma nota relativamente alta e somente boas resenhas, o que me fez sentir meio mal quando terminei o livro com um gosto amargo. O problema principal para mim é que toda a narrativa me pareceu ter saído de uma forma pré pronta de como escrever livros jovem-adulto. A premissa é muito legal, mas em vários momentos, principalmente durante a viagem de carro, os momentos vividos pelos personagens parecem forçados, criados minuciosamente pelo autor para destacar uma característica de pedro, ou levá-lo a alguma realização. Todo o mundo do livro parece construído em volta do Pedro, o que torna tudo muito inverossímil, por mais que muitas daquelas situações sejam até comuns, como o menino que vende frutas no sinal. Mas não só as cenas são convenientes ao desenrolar da história, como os próprios diálogos entre os personagens parecem ser construídos somente para explicitar uma reflexão e dar um falso sentido de profundidade, o autor parece não confiar em seu leitor para tirar do livro suas próprias reflexões. No final, é uma história rápida e divertida, mas tudo acontece de uma forma muito pouco sutil e extremamente forçada, até mesmo a construção de personagens como a mãe, cuja única função parece ser bater de frente com o filho e agir de forma preconceituosa, para mostrar como o Pedro era desconstruído e realmente acreditava nas pessoas da periferia, o que me fez ficar tipo "ai tá bom, já entendemos, o Pedro é um jovem que quer espalhar o bem e acredita nas pessoas". A construção do personagem principal, o único com algum tipo de aprofundamento, é jogada na nossa cara pela ação de um entorno construído para sustentar sua "jornada-do-herói", e não por ações cotidianas ou pensamentos que vão lentamente revelando o íntimo de Pedro.

analu 09/08/2020