Surpreendente!

Surpreendente! Maurício Gomyde

Resenhas - Surpreendente

Mislenee 18/02/2024

É bom
O Pedro é um personagem bem gente como a gente, acho que o desenrolar da história não foi como eu imaginava mesmo assim eu gostei

Flávia Gancia 07/02/2024

Amei tanto essa história que nem sei por onde começar. Ela tem tantas cenas lindas, tantas referências interessantes (para alguém que, como eu, adora cinema, é um prato cheio), e tem uma trama tão bem trabalhada que é difícil não considerar que o título está totalmente de acordo com o que li. Pedro, Cristal, Fit e Mayla estarão sempre num lugar onde eu adoraria estar. Surpreendente!

Ana Vasconcelos 06/02/2024

Não surpreende...
Personagens fofinhos, um problema real e emocionante, porém, achei um bocado fraco o desenvolvimento. Fiquei esperando a parte surpreendente que não existiu. É uma historinha fofa.

O que mais de decepcionou foi o final com uma revelação muito mais impactante que poderia ter sido muito explorada durante o livro todo, mas só foi falada lá pra penúltima página, sem explicação, sem profundidade...

paulo_ranger1 28/01/2024

Surpreendente... Ou nem tanto assim.
Pedro Diniz enfrenta o desafio de filmar um roteiro magnífico para conquistar o prêmio mais importante do cinema brasileiro, mas ele se depara com um problema: não tem ideia de como fazê-lo. Diagnosticado com uma doença degenerativa que o levaria à cegueira na adolescência, Pedro desafia a lógica médica ao ver a perda de visão estacionar inexplicavelmente. Em uma jornada até Pirenópolis, Goiás, com amigos a bordo de um Opala envenenado, a equipe improvisada utiliza sua criatividade na filmagem, vivenciando encontros inesperados e sentimentos imprevisíveis. Nesse cenário, Pedro descobre que, quando o destino foge do script, o apoio de grandes amigos é insubstituível.
"Surpreendente" foi a minha primeira leitura do autor Maurício Gomyde e se os demais livros desse autor forem tão viciantes quanto esse eu quero ler todos!
O livro não entrega um enorme plot twist como se espera, mas em compensação os personagens cativam e a narrativa torna a leitura muito fluida. Surpreendente é um mix que deu muito certo de romance, amizade e superação.

Sabrina 25/01/2024

O livro é bom, personagens legais, a leitura não é cansativa mas de fato não é algo "surpreendente".

Armele 03/01/2024

?Muita gente vê tudo, mas não enxerga nada?
O livro me deixou horas acordada lendo até o desfecho, como não acontecia a muito tempo. A trama vai se desenrolando aos poucos, você demora para compreender os personagens mas depois se apega. Vou passar dias pensando na história do Pedro e seus amigos!

Cristiane 26/12/2023

Surpreendente
Pedro é um jovem cineasta. Amante dos clássicos do cinema. Trabalha na VIP, última vídeo locadora da região, insiste para as pessoas levarem filmes que facilmente veriam nos streaming ou pirateariam pela internet. Ele também comanda um cineclube, organiza semanalmente sessões de cinema e promove discussões sobre as películas. Acontece que ninguém comparece e a dona do espaço pretende transformá-lo em uma boate.
Seu pai, Carlo, trocou a estabilidade do emprego para investir em uma nova carreira, chef de cozinha e proprietário de restaurante.
Um dia , Pedro foi ajudar o pai como garçom e no final da noite eles se envolvem em uma briga.
Pedro sofre de um problema de visão que poderia deixá-lo completamente cego, mas como num milagre, o problema simplesmente estacionou. Ele deseja produzir um documentário e concorrer ao Prêmio Cacau de Ouro, o tempo e o orçamento estão apertadíssimos, e ele atravessa um bloqueio criativo.
Seus pais estão atravessando uma crise no casamento, resolveram dar um tempo.
Um dia, em seu trabalho ele é vítima de uma tentativa de assalto, quase morre, e este episódio muda completamente sua vida.
Ele decide levar adiante seu projeto de gravar um curta metragem, convence Mayla e Cristal, garçonetes do Café Cultural que fica em cima do Cine Clube, e seu amigo Fit a partirem numa aventura até Pirinópolis, na fazenda de sua avó Judith.
Nesta viagem ele conhecerá sua história, o poder da verdadeira amizade e significado de vencer obstáculos.

Camila.Carvalho 21/12/2023

Bom porém não surpreende
Diria que é uma leitura para fazer entre outras leituras mais ricas, densas e interessantes! Não é um livro ruim, não mesmo? mas é fraquinho! Gostaria de entender mais de literatura para dizer o que achei da escrita, mas como não entendo fiquem com a ideia de que foi ?caricata?, bem adolescente.

Dani Landim 01/12/2023

Surpreendente é uma história sobre reconquistas, superação, amizade e amor. Tudo misturado e batido num liquidificador mesmo surpreendente.
Quando eu vi uma página preta em determinado momento, meus olhos encheram-se de lágrimas pela sensibilidade. O livro poderia até ter terminado ali. Quero um filme dessa história pra ontem.
Muito bem construído, cheio de referências ao cinema. Um dos melhores livros brasileiros que li em muito tempo.

Amanda 01/12/2023

Bem fraquinho
Antes de mais nada, devo dizer que eu pensei que eu ia adorar esse livro. Um livro falando sobre cinema? Pensei que não teria como não gostar, mas não foi isso o que aconteceu.
A escrita é até que boa e o começo instiga bastante, mas conforme os capítulos vão passando vai tudo ficando muito exagerado e inverossímil, diálogos tão clichês que me fizeram revirar os olhos. Teve cenas que parecia que eu tava assistindo uma novela mexicana. E ainda tem o fato de ser uma cambada de gente com +25 tendo atitudes de adolescentes inconsequentes, o Pedro mesmo me irritou diversos momentos.
O final foi tão corrido que fiquei com raiva até da vó dele que nem bem aparece, mas abriu a boca pra mexer num assunto que não era nem dela kkkk
Acho que faltou mais desenvolvimento dos personagens e ser uma história mais pé no chão, algo que a gente lê e que seja fácil de imaginar acontecendo na vida real. Acredito que situações e diálogos mais palpáveis fariam toda a diferença.
Enfim, não deu pra mim!

Wanessa_Gabriela 13/11/2023

Todos os meus medos reunidos em um livro só, e uma pergunta:
Por que temê-los?
O livro veio como uma bomba pra mim. Passei quase todo ele angustiada. Nem mesmo a possibilidade de um romance fofinho me fez desapegar da questão. Mas se tem uma coisa que sei que funciona é não desistir de um livro para realmente ter certeza de que foi negativo ou positivo.
Com Surpreendente! eu aprendi que as nossas angústias só nos faz viver um pouco menos. Chorei a última parte do livro do começo ao fim. Foi triste, feliz, revoltante, lindo, ideal, surreal? surpreendente.
A road trip foi insana e maravilhosa, mas também bem ?bom mocismo sessão da tarde?, que as vezes peca pra o inacreditável.
Me apeguei fortemente a S Carlo, e depois do plot? aí diga que lascou. As personagens foram construídas muito sob a visão e em prol do Pedro, ainda assim ficaram muito boas!
O amigo que me emprestou esse livro me perguntou se a indicação foi boa. Sim, amigo! Foi a melhor que poderia ter sido pois me fez perceber que se eu continuar com medo, como vou viver independente deles? Como farei algo que não seja sempre pautado nessas questões?? Se meus medos tiverem de ser concretizados, não será minha recusa interna que irá afastá-los. Então, sim, foi uma ótima indicação a partir do momento que resolvi abrir minhas asas e soltar minhas feras.

Zé Vinicius 09/11/2023

Legal
É um livro bem legal de se ler, mas o personagens como um todo são um pouco rasos kkk, eu gostei bastante do personagem principal e toda sua trajetória. Trás uma sensibilidade grande por conta da condição genética do protagonista fico feliz por isso não tornar o livro chato ou penoso!

Caroline990 03/10/2023

"Surpreendente" me surpreendeu em vários aspectos
Durante 5 anos eu tentei ler "Surpreendente" como minha primeira leitura do ano, eu lia 10 páginas e desistia. Agora em setembro, coloquei como lei que não iria iniciar outro livro enquanto não terminasse este.
"Surpreendente" conta a história de Pedro, formado em cinema que está ficando cego. Ele então, tem uma jornada com os amigos para fazer o futuro filme ganhador do prêmio Cacau de Ouro. Os capítulos são curtos e depois de um tempinho a leitura se torna bem fluida.
Durante o livro, conhecemos Fit (melhor amigo), Mayla (melhor amiga) e Cristal (nova paixão de Pedro), ambos entram na aventura de Pedro sem questionar, ajudando o amigo a realizar seu sonho.
Enquanto lemos, o livro nos revela alguns plot twist *ALERTA SPOILER*, como Pedro descobrindo ser adotado, a visão dele durando apenas dois meses e ele conhecendo o pai biológico. Agora vamos as considerações.
O início não me pegou muito, mas depois da briga no restaurante do pai de Pedro, o livro me prendeu. Achei a relação de Pedro com seu pai muito bem explorada, mas faltou interação entre Pedro e a própria mãe. O relacionamento de Pedro e Cristal é acelerado, o início é muito fofo, mas depois de dois encontros (e uma experiência de quase morte), Cristal já diz "eu te amo", acho que poderiam ter aprofundado um pouco mais os sentimentos de Cristal por Pedro.
As revelações finais sobre ele ser adotado e conhecer o pai biológico achei que foi pouco explorada e de uma resolução muito rápida, entendo que o autor provavelmente estava tentando terminar logo o livro, mas faltou tempero (embora eu imaginei que se demorasse mais de dois capítulos para se resolverem eu também iria cansar).
"Surpreendente" é muito bom para ter uma leitura leve, calma e que queira focar em situações do cotidiano e na amizade. Recomendo o livro para os que querem este tipo de leitura ou desejam experimentar algo diferente. Gostei mais do que esperava do livro, mesmo tendo demorado tantos anos para iniciar e pegar o caminho do livro com ele

Maurilo.Borges 18/09/2023

Choreeei!
Um livro ótimo onde podemos entender o verdadeiro significado da palavra amizade, e o melhor de tudo, um livro nacional! 10/10

Milla Cinemaniac 17/09/2023

Um rapaz apaixonado por filmes e cinema, mas que descobre que está gradualmente perdendo a visão.

Em breve ele ficará cego, mas não sem antes descobrir um importante segredo de família.