Surpreendente! Maurício Gomyde

Resenhas - Surpreendente

Karin Cristine 20/07/2019

Simplesmente surpreendente
Olá meus amores tudo bem com vocês??
Esse livro e super SURPREENDENTE!! Faz juz ao nome, embarque nessa história de amor, amizade, companheirismo, e muito mais você também!!!!
Pedro e seus amigos vão para a casa da avó de Pedro para fazer o filme perfeito!!!
E descobri o mistério por trás do seu amuleto de olho turco !!!!
Nessa viajem de descobertas tem bem mas reservado para ele.
Claro que eu super recomendo essa minha primeira e super história de 2019!!
Comecei com chave de ouro!!!
E a históriade amizade mas linda que eu já li.
A única certeza de Pedro era que na vida real os milagres definitivamente não aconteciam.
Li esse livro em um grupo com o autor e eu ameiiii

? Filmes podem nos revelar muitas surpresas se olharmos da maneira correta.

? A vida e uma só e não temos tempo a perder.

? Compreender o mundo é tarefa complicada para qualquer pessoa enxergue ela ou não, então você não está melhor nem pior do que ninguém. E lembre-se: muita gente vê tudo mas não enxerga nada.

? Nossa vida e feita de um monte de momentos esquecíveis, entre meados por pouquíssimos inesquecíveis. Porque não damos a nós mesmos o presente de tanto viver um inesquecível!

? Que cada pessoa deve ser instrumento de alguma missão.

Já leu?? me conte o que achou!!
Ainda não ?? Leia você vai amar e se apaixonar !!!

Espero que tenham gostado super beijão
Kah?
Regiane @agentejaleu 20/07/2019minha estante
? incrível ! Amo!

Karin Cristine 21/07/2019minha estante
????

Karin Cristine 21/07/2019minha estante
Amooo

Fernanda Ribeiro 18/01/2020minha estante
Já li e achei incrível! Amo!

Karin Cristine 19/01/2020minha estante
Quero ler os outros dele

Marlonbsan 14/09/2021

Surpreendente!
Pedro está com 25 anos, trabalha com o que gosta, cinema, comandando o último cineclube de São Paulo. Tem suas ambições profissionais em filmar um roteiro e conquistar um prêmio importante, mas tem alguns percalços para enfrentar. Junto com Fit, Mayla e Cristal vai em busca de respostas e inspiração.

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos o que acontece com Pedro, a linguagem é simples e muito fluída, os capítulos curtos ajudam também.

Toda a dinâmica da história é muito bem-feita, a condução dos caminhos que Pedro percorre, suas motivações e sonhos são deixados para que possamos embarcar junto com ele. Os personagens possuem características próprias que demarcam suas personalidades e são carismáticos. Cada um com seu papel e importância na história.

A temática do livro é bastante do meu interesse, já que fala muito sobre cinema, então toda a ambientação e as referências me aproximaram muito do que era narrado. Muitos filmes e bandas/músicas citadas eu conhecia, além de se passar no Brasil o que faz a conexão ser ainda maior.

A aventura e as nuances que nos são apresentadas durante a leitura tem uma condução muito leve, mas mesmo assim marcante, com cenas memoráveis, diálogos divertidos e reflexivos, claro que em alguns momentos pode parecer piegas, mas que se encaixa muito bem no contexto e nos relacionamentos dos personagens.

Além dos momentos de diversão que o livro proporciona, ocorre algumas reflexões, principalmente ao nos colocar no lugar dos personagens, talvez em alguns momentos não concordemos com suas atitudes, mas é compreensível devido ao contexto. De resto, uma história muito bem montada e uma aventura que vale a pena acompanhar.
Rosy 14/09/2021minha estante
Ahhhhhhhhh

Marlonbsan 15/09/2021minha estante
??

Mila Araujo 15/02/2022minha estante
Oi!! Adoro suas resenhas!! Sigo no insta! Comprei esse livro, e mais alguns (rsrs) por causa das suas resenhas! Adoro!! Muito grata por sua disponibilidade!!

Marlonbsan 18/02/2022minha estante
Ahh fico feliz que goste, e sim, sempre disposto pra falar de livros e indicar os que gostei haha

Renata 13/09/2015

Segundas chances
Confesso que a primeira coisa que me chamou atenção foi a capa: quando abri o Skoob me deparei com aquele banner de cores vibrantes, com um olho grego/turco (adoooooro!)... aí fui procurar saber sobre o que era o livro. A história me pareceu interessante, mas aí fiquei um pouco receosa de comprar e ler, visto que minha última experiência com um livro nacional foi péssima (história arrastada, que prometia e não cumpria, não via a hora de acabar aquele maldito livro!). Coloquei muita expectativa em um livro ruim e, claro, a decepção foi enorme. Ainda mais depois de ter lido um "Conde de Monte Cristo" logo antes, que me deixou de "ressaca literária" de tão maravilhoso que foi. Desanimei total: todo livro que pegava para ler ficava encalhado. Não conseguia terminar.
Então resolvi dar uma segunda chance à literatura nacional, porque a gente não pode tirar um por todos, não é mesmo?
E não posso escapar do clichê: foi, de fato, SURPREENDENTE!
A história funciona, os personagens são cativantes e li o livro em horas. É daqueles que a gente não consegue largar até acabar! O livro realmente me mostrou que sim, existem autores nacionais muito bons, que merecem ser lidos e divulgados.
Além dos méritos da história, os méritos da edição: a Intrínseca e a equipe se superaram.
O livro fala: isso ficou muito claro quando passei da página 234 para a 235. Nenhuma palavra foi necessária para me embargar nesse momento, apenas uma troca de página. Fiquei uns 3 minutos parada olhando pra ela. Rsrsrsrsrs!
Em uma frase: surpreendente em todos os sentidos, vocês vão se surpreender com "Surpreendente!".
Recomendo, divulgarei para amigos e alunos e procurarei mais livros do Gomyde para ler!
JulianaQdrs 13/09/2015minha estante
Acabei de ler sua resenha. Maurício Gomyde é muito bom mesmo! Adoro Máquina de Contar Histórias, recomendo.
Participo de um blog (@mundosublinhado no insta), fiz resenha desse livro que lhe falei, se puder, dá uma passada lá!

Renata 14/09/2015minha estante
Obrigada, Juliana! Vou ler sim! =)

Mari Tavares 21/09/2015minha estante
Realmente dizer que o livro é surpreendente é redundante. Não tem outra palavra para definir.

skuser02844 27/03/2018minha estante
Também me surpreendi com o livro, principalmente por que tenho a mesma doença degenerativa que o protagonista. A diferença é que a minha deu em um olho só.
O livro passa coragem, esperança, alegria e companheirismo sem igual. Também escrevi uma resenha sobre o que achei da leitura, pois creio que o autor Mauricio Gomyde, foi surpreendentemente feliz ao criar uma tão bela, comovente e porque não dizer, feliz história.
Se puder, dê uma olhada.

Mari 16/10/2015

Resenha Completa
Tive o prazer de ir à tarde de autógrafos do lançamento deste livro e assim que consegui parar um minutinho me pus a lê-lo. A partir do momento que comecei simplesmente não consegui mais parar.

O livro é dividido em cindo partes e possui o total de 51 capítulos curtinhos, de forma que quem tem pouco tempo pode separar para ler um capítulo por dia tranquilamente. No meu caso li em oito horas e por várias vezes tive que usar toda a minha força de vontade para não voar até a última página e descobrir logo se o rapaz morre ou não morre. Quanta agonia!

Cada parte da obra é referente a uma etapa da vida do personagem e todas elas ocorrem em um prazo de algumas semanas. Nela conheceremos a história de Pedro. Um rapaz com um problema de visão degenerativo que, na imensa maioria dos casos, leva à cegueira.

Ao descobrir que sua doença havia estabilizado aproveitou ao máximo para fazer a faculdade de cinema e conhecer todos os “melhores filmes já produzidos”. Seu maior sonho era ganhar o Cacau de Ouro. Ao longo do livro sugestões divinas nos são fornecidas, como O poderoso Chefão, o que faz dele ainda mais cultural.

Depois de um assalto no qual foi vítima e levou uma perigosíssima pancada nos olhos resolve “fazer uma loucura”, sair para filmar seu tão desejado filme no estilo “A Bruxa de Blair”, apenas uma câmera na mão e os atores (no caso ele e mais 3 amigos) em uma viagem de carro.

A viagem é cheia de altos e baixos, com lições de vida maravilhosas e, por que não dizer, surpreendentes! Cada cena é retratada com uma vivacidade tão grande que me senti ali, ao lado deles, passando por tudo aquilo. Pedro, Fit, Mayla e Cristal passaram a ser também meus amigos, pois apesar de eu não estar no filme, viajei com eles.

"Apenas os fortes sobrevivem, porque mesmo a estrada sendo longa, já dizia o velho poeta: 'Quem tem um porquê, enfrenta qualquer como'."

Mesmo se eu quisesse escolher, não seria capaz de apontar minha personagem favorita. Os quatro principais (mencionados no parágrafo acima) são igualmente importantes para obra; a avó de Pedro é maravilhosa, o médico essencial e os pais... Com seus erros e acertos são pais com P maiúsculo. Como falar de um só? Não dá!

É uma obra emocionante, que trata dos medos mais profundos dos seres humanos: amor, amizade, companheirismo, egoísmo, prepotência, impotência, hipocrisia, perdão, esperança... Dos vários significados da palavra CHANCE, desde os bons aos ruins.

Tá aí um livro que faz jus ao nome que tem. Recomendo de olhos fechados!

site: http://conchegodasletras.blogspot.com.br/2015/10/resenha-surpreendente.html#more
fernanda.hahne 16/10/2015minha estante
Hum, a capa já tinha me chamado atenção, bem como a sinopse. Agora, com sua resenha, estou ainda mais curiosa pra ler esse livro.

Mari 04/11/2015minha estante
Fernanda.hahne eu amei! Mesmo. Achei bem escrito, fluido, simples e envolvente. Com um ótimo conteúdo. Merece virar filma. Lá no blog você tem como ver também o booktrailer, que está show de bola. Foi feita pela intrínsica em formato de curta metragem.

Gabriel 18/11/2015minha estante
Gostei muito da sua resenha. Realmente, o Gomyde é um dos melhores autores da nova geração.

Fabi Gaspar 09/08/2015

Título óbvio... Surpreendente!
Tive o prazer de receber este livro para leitura beta e confesso que estava um pouco receosa. Porque tinha lido todos os outros livros do Maurício e absolutamente me apaixonado por todas as histórias. Eu sempre achei incrível ter um autor nacional que tivesse tantas histórias boas para contar e quando ele foi para a Intrínseca eu pensei que finalmente tinha chegado a hora de o mundo todo conhecer esse tesouro que temos por aqui.
E, mais uma vez, não me decepcionei.
O livro conta a história de Pedro, um jovem que tem um problema na visão que vai deixá-lo cego. Mas de forma inexplicável a degeneração é interrompida e ele tem apenas 70% de visão. Como era um apaixonado por cinema, ele vira cineasta. Aqui uma habilidade de contador de história, que é a de gerar o conflito: como uma pessoa quase cega vira cineasta? Pois bem, ele então precisa fazer o seu filme e uma série de reviravoltas coloca esse projeto em xeque.
O livro então se torna uma roadie trip (nas próprias palavras do personagem) e Pedro e mais 3 amigos saem pela estrada em busca do filme perfeito.

São tantos detalhes, tantos ensinamentos, tantas cenas boas, que é IMPOSSÍVEL não se apaixonar pela história. O Maurício tem o dom de contar belas histórias em poucas páginas (dessa vez o livro tem 272), e outra vez não me decepcionou.

Vale virar um filme.
Maurício Oliver 06/09/2015minha estante
Assim que vi a capa já gostei do livro e, quando li sua resenha, fiquei com mais vontade ainda de ler. Espero que ele seja realmente SURPREENDENTE.

Fabi Gaspar 08/09/2015minha estante
O surpreendente dos livros do Maurício é que ele consegue colocar muita coisa incrível em poucas páginas. Ele não enrola. Você lê tudo rapidinho. Pode apostar que vai gostar.

RUDY 04/06/2017

Resumo Sinóptico/Análise técnica
RESUMO SINÓPTICO:

Pedro é um jovem de classe média e que acabou de se forma em cinema. É um eterno apaixonado por filmes e suas histórias. Na adolescência foi diagnosticado com uma doença degenerativa na visão que em pouco tempo o deixaria totalmente cego, entretanto, por algum motivo inexplicável, a doença estaciona em 70% da visão, um grande milagre, dito pelos médicos.

Ele dirige o último Cineclube de SP e trabalha em uma vídeo locadora na periferia, local que sua mãe não aceita de forma alguma, diz que lá não é lugar para ele, porém, em seu coração, gosta de incentivar as pessoas a assistirem filmes que poderão mudar de alguma forma suas vidas. Os pais após anos de casamento, resolvem se separar, o que é um grande abalo para ele, assim, passa a trabalhar ainda mais para se afastar da solidão que a casa se tornou.
Fit seu amigo inseparável desde a época da faculdade e roteirista, o auxilia no roteiro do próximo filme que Pedro quer fazer para concorrer a uma premiação que o tornará famoso e consagrado em sua arte.

Mayla é a sobrinha da dona do Cineclube e passou a ser sua amiga durante os anos que trabalhou por lá. E conhece Cristal...uma cientista na área da física que trabalha para ajudar a pagar seus estudos. Logo se interessam um pelo outro.

Pedro leva consigo um olho turco no pescoço, dado pela avó ainda na infância que preconizou que não deveria tirá-lo de forma alguma, pois traria sorte e quando ele fosse maior, e sentisse a necessidade de respostas, procurasse a avó para esclarecer alguns fatos de sua vida.

Após dois incidentes marcantes, Pedro faz novos exames e descobre que a doença voltou de forma rápida e avassaladora, resolve então, antes de ficar totalmente sem visão, fazer o filme que tanto deseja, sem roteiro, filmando toda viagem que faz para ir ao encontro de respostas com a avó que mora em Pirinópolis/GO.

Não queria que os amigos descobrissem sobre sua cegueira e resolve viajar só... Os amigos acabam o surpreendendo e vão juntos empreender essa grande aventura ao lado de Pedro, mostrando que amigos tem de estar presentes em todos os momentos.

Assim, a viagem dá início e trará grande repercussão para vida de todos.
ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:

Acredito que sou uma das maiores fãs do Maurício. Já tive oportunidade de ler todos os livros dele e a cada nova leitura, aprendo sempre novas lições. E com esse livro não foi diferente...

O livro mostra o quanto é importante as decisões que tomamos, mesmo nos momentos mais difíceis e complicados da vida, quando achamos que tudo está perdido, os amigos estão sempre ao nosso lado, apoiando; a família quer sempre o nosso bem, mostrando amor; e, conseguimos concretizar nossos sonhos, sem nos entregarmos.

Com uma linguagem bem atual, inclusive com o uso da tecnologia nas comunicações entre os protagonistas, personagens muito bem construídos e definidos, e, com um enredo bem criativo e inteligente, onde a arte está envolvida de todas as formas: música, filmes, fotografia, etc; Maurício traz um livro espetacular e que todos devem ler em algum momento.

Acabamos nos envolvendo de forma magnífica na história de vida de Pedro e embarcamos com ele e seus amigos em uma aventura com cenários belíssimos, sentimentos aflorados e o desejo que tudo dará certo ao final...
Posso dizer apenas: SURPREENDENTE!

Leiam!

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2017/05/resenha-32-surpreendente-literatura.html
Michelle 20/04/2022minha estante
já li e não ,gostei

Angela Cunha 14/01/2023minha estante
Eu comprei esse livro no final do ano passado, numa feirinha de livros usados. Mas ainda não o li. Ele divide opiniões, eu espero gostar!!!
Beijo

Sam 16/11/2015

Eu nunca tinha chorado de uma forma tão gostosa em um livro como foi com o Surpreendente. O Maurício Gomyde soube dosar direitinho os acontecimentos para que houvesse a explosão final, com os fatos se entrelaçando de um jeito fofo e cativante. Os personagens são muito bons, mesmo os secundários (o pai, a mãe, o amigo que trabalha na locadora, a avó e etc.). E os personagens principais (Pedro, Fit, Cristal e Mayla) são perfeitos.
A literatura nacional vem dando provas de que está cada vez melhor. Gomyde é uma delas.
Renata 16/11/2015minha estante
Muito legal esse livro!

Sam 18/11/2015minha estante
Eu realmente amei a história. Fiquei com aquele gostinho de quero mais, principalmente porque o fima é um pouco aberto. Vontade de saber o que aconteceu depois.

Suzy Coutinho 04/09/2015

Não me surpreendi...
Comprei ontem na bienal do livro aqui no Rio e devorei madrugada adentro. Só consegui parar quando acabou.
Não me surpreendi porque não me surpreendo mais em saber que o gomyde é o melhor autor nacional da atualidade. Cada uma das tantas estorias dele são tão gostosas que vc fica doida pra fazer parte. Sei la´, não consigo explicar direito. Tudo que eu queria era ser parte de uma estória dele.
A intrinseca, que não é besta nem nada, pegou o melhor.
Leiam pra ontem.
Mil corações
Danylo.Fideles 08/09/2015minha estante
Ganhei ele no sorteio de ontem aqui do Skoob, to super ansioso para ler!!

Suzy Coutinho 09/09/2015minha estante
Que sorte! Você vai adorar. Ainda mais se for fã de cinema e de livros tipo road trip. É um tributo ao cinema e à amizade.

Glória Thayannes 23/04/2021

?Busco uma chance, apenas uma. Se o nome disso for milagre, é assim que vou chamar.?
Lela 30/04/2021minha estante
nossa nem lembrava q já tinha lido esse

Lela 30/04/2021minha estante
lembro q li assim q lançou achei bom

Entrelivros_efilho 13/04/2018

Pedro tem 25 anos, sofre de uma doença degenerativa nos olhos, é formado em audiovisual e é fã do cinema clássico e também acredita que o cinema pode mudar o mundo. Seu sonho é ganhar o Cacau de Ouro, grande prêmio do cinema Brasileiro, mas para isso ele precisa criar e filmar um roteiro que surpreenda as pessoas. Durante o dia trabalha em uma locadora de filmes na periferia e a noite com todo seu otimismo tenta atrair o público para o último Cineclube da cidade, o seu Cinema Felicidade. O Cineclube funciona no subsolo de uma lanchonete e toda sessão conta com um espectador fiel que entra, assiste aos filmes e sai sem dizer nada, e conta com mais duas ou três pessoas por dia. Em uma dessas sessões Pedro conhece Cristal, garçonete da lanchonete e acaba se sentindo atraído por ela.

Pedro é feliz, otimista, sonhador, mas vê a tristeza tomar conta quando é informado que pode ficar cego em pouco tempo, por conta de a doença degenerativa estar esta avançando com rapidez. Ele tenta fugir dos amigos, e de Cristal, mas os amigos estão determinados a não deixar Pedro se isolar e para isso, os quatros amigos partem para uma viagem sem planejar nada, dispostos a filmar o maior filme de todos os tempos.

Começo dizendo que a historia faz jus ao título, é Surpreendente. A leitura é dinâmica e prazerosa, os personagens cativantes, Pedro me encantou com sua alegria e prazer de viver e em ajudar as pessoas que cruzam seu caminho. É um livro que aborda temas fortes, mas narrados com leveza e que te leva a um turbilhão de sentimentos e reflexões, que em um momento te deixa sem palavras com lágrimas nos olhos e em outro lhe arranca sorrisos.

Com uma escrita leve e fluída e capítulos curtos, o autor mescla filmes e trilhas sonoras e cita clássicos do cinema de uma forma gostosa de acompanhar e relembrar.

É um livro marcante recheado de frases inspiradoras e encorajadoras que vão ficar guardadas no coração para sempre.

Termino com esse quote que adorei

📖❝Nem toda dificuldade é insuperável, desde que tenhamos pessoas ao nosso lado para nos ajudar a enfrentá-la. ❞

site: https://www.instagram.com/entrelivros_e_filho/?hl=pt-br https://www.facebook.com/Entrelivros_e_filho-1710703565630784/
Cristiane 14/04/2018minha estante
Amei esse livro.

Maurício Gomyde 12/09/2018minha estante
Bacana demais saber que você gostou do Surpreendente!
Não deixe de conhecer meu novo livro (Todo o tempo do Mundo), que saiu mês passado.
Muito obrigado pelo carinho com minhas histórias. :)

suuhguedes 18/05/2017

Realmente surpreendente.
Sabe aquele livro que a gente compra só pq tava baratinho? Minha história com esse livro começou assim, despretenciosa. Peguei pra ler num fds chuvoso e pá! Li o livro todo entre sábado à noite e domingo à tarde. A história é contada às vezes do fim pro início, às vezes na ordem cronológica, e é preciso um pouquinho de atenção à sequencia de eventos. Conta a história de Pedro Diniz, um cineasta de 25 anos, que acredita que o cinema deve ser visto como instrumento para melhorar o mundo. Ele começou a ter essa visão otimista quando uma doença degenerativa na visão estacionou de forma inexplicável na adolescência. No entanto, algo faz com que ele repense toda essa visão otimista do mundo, e acaba viajando com seus amigos para criar o filme que o consagraria de vez. Só que talvez o filme não fosse tão otimista quanto os outros...
Filipe 29/05/2017minha estante
Também comprei porque estava baratinho ahaha, acabei de terminá-lo e ainda posso ouvir o Solo da guitarra em Black in Black enquanto os créditos subiam... Realmente o título faz jus ao nome!

suuhguedes 30/05/2017minha estante
Sim! Muito legal a forma que ele mescla o cinema, música e a história de forma tão complementar. :)

Lídia @relatosdaLih 14/05/2018

[RESENHA]: Surpreendente! - Maurício Gomyde
Olá pessoas, tudo bem com vocês? Já entrando no clima de segunda-feira bate aquela tristeza né? Mas, trouxe a resenha do livro Surpreendente! que, irá trazer uma lição de vida muito bonita para refletimos.
Juro que não tinha intenção de ler esse livro, porque eu ganhei ele e sempre que ia ler eu passava outro livro na frente. Porém, um dia eu peguei ele para ler e não consegui parar mais. Com um enredo super rico, consegui tirar muitas coisas boas dessa história.
Pedro Diniz é um jovem sonhador que trabalha em uma videolocadora em aglomerado na cidade de São Paulo. Na adolescência, ele foi diagnosticado com uma doença degenerativa de cegueira, entretanto, em um momento houve um retrocesso, e ele consegue enxergar novamente, logo ele irá fazer tudo que ele ama e irá dirigir seu próprio filme. Nas horas vagas ele tenta manter o último cineclube da cidade, alugado no segundo andar de um bar. E, para romantizar essa história, temos a querida Cristal, uma mulher linda que acrescenta muito no enredo.
O que ocorre e que, as coisas não estão indo no seu trabalho (quem aluga filmes em 2018, rsrsrs). O cineclube não está dando retorno para a dona do bar. Um ocorrido muito importante acontece e Pedro se vê em uma situação que ele esperava, mas não agora. Dessa forma, ele juntou seus melhores amigos e Cristal e partiu para o último filme...
Nem sei o que dizer sobre essa história, mas eu sei que compartilhando já é o começo. A paixão pelo cinema, cores e principalmente pela vida, abalou algo dentro de mim. Com certeza que quero reler essa história, porque já faz um tempo que eu li.
É isso gente.

site: https://www.instagram.com/depoisdaleitura.lm/
Lí­lian 01/06/2018minha estante
undefined

Maurício Gomyde 12/09/2018minha estante
Olá, Lídia.
Bacana demais saber que você gostou do Surpreendente!
Muito obrigado pelo carinho com minhas histórias. :)

Paula Corrêa 03/11/2015

Surpreendente!
Se eu for descrever esse livro em uma palavra é: SURPREENDENTE! Um livro lindo, emocionante e muito rápido de ler, é envolvente e seus personagens são cativantes. Recomendo a todos essa leitura garanto que não irão se arrepender!! Aproveitem pois esse autor é demais
Gabriel 18/11/2015minha estante
Achei também muito bom. Fiquei impressionado com a riqueza dos detalhes.

Dani.Stfn 16/11/2015

Surpreendente! possui essa capa linda azul e chamativa. Com um cuidado gráfico tão notável, decidi me aventurar nessa história em que o personagem principal é – parcialmente – cego. Queria ter um “ponto de vista” diferente e ver como seria a descrição de um personagem assim.
A história é sobre Pedro Diniz, um rapaz de 25 anos formado em Cinema que sonha em fazer um filme para ganhar o prêmio Cacau de Ouro. Super otimista, ele trabalha no último Cineclube de São Paulo e em uma locadora de vídeos, nos quais sempre tenta apresentar filmes que mudem a vida das pessoas. Pedro possui uma doença genética que o deixou apenas com 70% da sua visão central, um milagre, já que a tendência era que ele ficasse cego. Sua vida muda após uma série de eventos negativos, como: fechamento do Cineclube, violência urbana, brigas familiares e problemas de saúde. Isso faz com que ele embarque em uma viagem com seus amigos com o objetivo de finalmente fazer seu filme e quem sabe ganhar seu tão sonhado prêmio.
A sinopse do livro é muito bonita e ao ler você pensa que a história será daquelas de nos fazer pensar e rever como estamos levando a vida. Porém, achei tudo muito fraco. Tirando Pedro e o pai dele, todos os outros personagens do livro são mal trabalhados e sem personalidade. Tudo que acontece no livro parece forçado. A impressão que eu tenho é que Maurício Gomyde escreveu a história da mesma forma despretensiosa que Pedro fez o roteiro do seu filme. E o livro parece justamente um filme: clichê, previsível e exagerado.
Outro ponto negativo do livro é a personalidade de Pedro. Por mais que tenha sido bem mais trabalhada que a dos outros personagens, eu me esquecia várias vezes que ele tinha 25 anos e já tinha terminado a faculdade. A impressão é que ele tinha uns 17 anos ou ainda estava na escola. A sua “cegueira” também foi utilizada algumas vezes como metáfora – Pedro coleciona coisas de várias cores para não se esquecer delas e usa um colar com olho turco – mas, justamente por ser algo central e decisivo no livro, não foi bem trabalhado. Pedro é cineasta e parcialmente cego, a descrição da história poderia ter sido feita de maneira incrível, muito mais visual. Um exemplo é o livro Estilhaça-me, de Tahereh Mafi, a personagem principal não pode tocar nas pessoas e isso reflete totalmente na forma que ela descreve o mundo ao seu redor. É uma descrição surreal e convincente.
Surpreendente! decididamente não é surpreendente, tem um ar mais de “sessão da tarde”, daqueles livros que você lê mais para passar o tempo – a leitura é bem rápida – e se emocionar um pouquinho.

site: http://www.canalindicex.com/2015/11/livro-surpreendente-de-mauricio-gomyde.html
Ana Luí­za 19/01/2018minha estante
Até que enfim achei alguém que viu o mesmo que eu neste livro rsrsr. Também achei TUDO muito forçado e minha impressão com relação a Pedro é que ele parecia um adolescente de 13 anos kkkk Pra mim também andou longe de surpreender! Como você, achei o livro muito fraco apesar de ter uma boa premissa.

Andre Gama 23/10/2015

Um road book surpreendente!
Quando o Maurício Gomyde veio lançar o livro Surpreendente aqui em Vitória ES, fui prestigiar porque não é sempre que um autor vem ao nosso estado.

Sempre fui reticente com os autores nacionais porque os livros não estão baratos e, como o próprio Gomyde falou, "os livros estrangeiros já chegam aqui no nosso país com o carimbo de 'aprovado' lá de fora". Seja por estar na lista dos Best Sellers ou por críticas favoráveis dos jornais e blogs.

Os nacionais tem que lutar por um lugar ao sol.

Foi durante a conversa com o autor que fiquei mais por dentro da história de Surpreendente: Pedro Diniz é formado em cinema e sonha em ganhar o prêmio maior do cinema nacional - o Cacau de Ouro. Mas Pedro sofre de uma doença degenerativa que faz com que ele perca aos poucos a visão. Ele já perdeu a visão periférica e 30% da visão central, mas, contrariando as previsões médicas, a perda da visão de Pedro estaciona.

Qual o pior problema que um cineasta poderia ter? A cegueira! Grande sacada do Gomyde, mas fiquei na dúvida se o enredo seria bem desenvolvido.

Quando comecei a ler me identifiquei de imediato com o Pedro porque sou fã de cinema, formado em Publicidade e Propaganda, e também já trabalhei em vídeo locadora. O enredo é bem desenvolvido e segue Pedro e seus amigos, FIT, Mayla e Cristal numa viagem para o interior do país. Durante essa viagem, eles se apaixonam, se decepcionam e lutam contra seus demônios pessoais. Sem roteiro e com câmeras nas mãos os quatro amigos registram tudo dessa verdadeira montanha russa de emoções.

Quando terminei de ler a página 234 e olhei para a página seguinte, não precisei de palavras, não precisei de nada. Apenas liberar o nó da garganta e deixar as lágrimas escorrerem. Sim. Eu chorei!!

Os capítulos finais são menores, mas a tensão é grande. Não tem como parar de ler.

Quando trabalhava na locadora, também era encarregado de indicar filmes aos clientes e espero ter semeando um pouco da cultura assim como Pedro e Maurício Gomyde fizeram, afinal, "o cinema, a música boa e a literatura são instrumentos da Santíssima Trindade para salvar o ser humano da derrota como espécie".
efinco 27/05/2017minha estante
Estou lendo esse livro, mais um, por sua indicação. Vim pegar algumas informações e vi sua resenha no skoob. André querido amigo, mais um texto lindo, honesto e que me faz querer ler e com medo da página 234. ?