Surpreendente!

Surpreendente! Maurício Gomyde

Resenhas - Surpreendente

Marlonbsan 14/09/2021

Surpreendente!
Pedro está com 25 anos, trabalha com o que gosta, cinema, comandando o último cineclube de São Paulo. Tem suas ambições profissionais em filmar um roteiro e conquistar um prêmio importante, mas tem alguns percalços para enfrentar. Junto com Fit, Mayla e Cristal vai em busca de respostas e inspiração.

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos o que acontece com Pedro, a linguagem é simples e muito fluída, os capítulos curtos ajudam também.

Toda a dinâmica da história é muito bem-feita, a condução dos caminhos que Pedro percorre, suas motivações e sonhos são deixados para que possamos embarcar junto com ele. Os personagens possuem características próprias que demarcam suas personalidades e são carismáticos. Cada um com seu papel e importância na história.

A temática do livro é bastante do meu interesse, já que fala muito sobre cinema, então toda a ambientação e as referências me aproximaram muito do que era narrado. Muitos filmes e bandas/músicas citadas eu conhecia, além de se passar no Brasil o que faz a conexão ser ainda maior.

A aventura e as nuances que nos são apresentadas durante a leitura tem uma condução muito leve, mas mesmo assim marcante, com cenas memoráveis, diálogos divertidos e reflexivos, claro que em alguns momentos pode parecer piegas, mas que se encaixa muito bem no contexto e nos relacionamentos dos personagens.

Além dos momentos de diversão que o livro proporciona, ocorre algumas reflexões, principalmente ao nos colocar no lugar dos personagens, talvez em alguns momentos não concordemos com suas atitudes, mas é compreensível devido ao contexto. De resto, uma história muito bem montada e uma aventura que vale a pena acompanhar.
Rosy 14/09/2021minha estante
Ahhhhhhhhh

Marlonbsan 15/09/2021minha estante
??

Mila Araujo 15/02/2022minha estante
Oi!! Adoro suas resenhas!! Sigo no insta! Comprei esse livro, e mais alguns (rsrs) por causa das suas resenhas! Adoro!! Muito grata por sua disponibilidade!!

Marlonbsan 18/02/2022minha estante
Ahh fico feliz que goste, e sim, sempre disposto pra falar de livros e indicar os que gostei haha

Diego Lima 06/10/2021

Vamos embarcar na história de Pedro, um jovem adulto de 25 anos, recém-formado e amante de cinema; um ser humano iluminado, carregando consigo um grande desejo de mudar o mundo através da sétima arte.

Mas como dito na peça de Joseph Climber "a vida é uma caixinha de surpresa", e nosso protagonista possui uma doença rara degenerativa aos olhos, onde, por pouco, não perdeu completamente a visão, ocorrendo uma melhora no quadro e somente foi perdido 30% da capacidade de enxergar.

O enredo se passa em meio a um bloqueio criativo de Pedro Diniz, o impedindo de finalizar seu próximo filme, com o qual tentaria disputar a premiação do Cacau de Ouro, um dos maiores prêmios brasileiros da cinematografia. Muitas idas e vindas acontecem e nosso jovem diretor resolve viajar para o interior de São Paulo para visitar a sua vó e gravar todo o percurso junto com sua equipe com a intenção de fazer o melhor filme de todos com a melhor equipe de todas.

Esse livro me prendeu do começo ao final. Os personagens são muitos bons. As tramas são muito bem elaboradas. O personagem principal é muito carismático, te faz acreditar em um mundo melhor. E você acaba torcendo pelo Pedro se dar bem e sofre quando ele está passando por momento delicados. Realmente fui surpreendido. Daria um bom filme brasileiro.

Gabi 23/07/2020

De fato surpreendente.
O livro traz a história de Pedro Diniz, um personagem apaixonado pelo cinema cujo grande objetivo de vida é ganhar o prêmio "Cacau de Ouro" por um filme produzido pelo mesmo. No entanto, ele enfrenta um grande desafio: possui uma doença degenerativa que limita sua visão e pode um dia levá-lo a cegueira.
Entretanto, os limites físicos não o impossibilitam de correr atrás de seus sonhos, de tentar melhorar a vida de outras pessoas com o "Cinema Felicidade", viver altas aventuras e fazer grandes amigos e amores.
Este livro traz a jornada de Pedro de uma forma emocionante, mostrando não só suas descobertas mas também aprendizados.
É um livro que não é perfeito mas vale a pena ser lido, no qual o leitor pode não só se identificar com o protagonista, mas também aprender com ele.

Lud 11/04/2022

Faz jus ao título!!!
Realmente, o título já diz tudo! É realmente surpreendente!!!
Peguei esse livro numa ressaca literária, por isso acabei demorando mais do que essa obra realmente merecia. Toda a trama é construída pra trazer o leitor pra perto do personagens, conhecer seus sentimentos, suas angústias, seus amores.
Quando eu achei que já tava maravilhada, o final veio e conquistou meu coração.
Ri, chorei, me apaixonei, e o melhor de tudo: senti o quão bom é ter uma amizade verdadeira.
Merece todo o reconhecimento do mundo, vou panfletar muitoooo

Renata 13/09/2015

Segundas chances
Confesso que a primeira coisa que me chamou atenção foi a capa: quando abri o Skoob me deparei com aquele banner de cores vibrantes, com um olho grego/turco (adoooooro!)... aí fui procurar saber sobre o que era o livro. A história me pareceu interessante, mas aí fiquei um pouco receosa de comprar e ler, visto que minha última experiência com um livro nacional foi péssima (história arrastada, que prometia e não cumpria, não via a hora de acabar aquele maldito livro!). Coloquei muita expectativa em um livro ruim e, claro, a decepção foi enorme. Ainda mais depois de ter lido um "Conde de Monte Cristo" logo antes, que me deixou de "ressaca literária" de tão maravilhoso que foi. Desanimei total: todo livro que pegava para ler ficava encalhado. Não conseguia terminar.
Então resolvi dar uma segunda chance à literatura nacional, porque a gente não pode tirar um por todos, não é mesmo?
E não posso escapar do clichê: foi, de fato, SURPREENDENTE!
A história funciona, os personagens são cativantes e li o livro em horas. É daqueles que a gente não consegue largar até acabar! O livro realmente me mostrou que sim, existem autores nacionais muito bons, que merecem ser lidos e divulgados.
Além dos méritos da história, os méritos da edição: a Intrínseca e a equipe se superaram.
O livro fala: isso ficou muito claro quando passei da página 234 para a 235. Nenhuma palavra foi necessária para me embargar nesse momento, apenas uma troca de página. Fiquei uns 3 minutos parada olhando pra ela. Rsrsrsrsrs!
Em uma frase: surpreendente em todos os sentidos, vocês vão se surpreender com "Surpreendente!".
Recomendo, divulgarei para amigos e alunos e procurarei mais livros do Gomyde para ler!
JulianaQdrs 13/09/2015minha estante
Acabei de ler sua resenha. Maurício Gomyde é muito bom mesmo! Adoro Máquina de Contar Histórias, recomendo.
Participo de um blog (@mundosublinhado no insta), fiz resenha desse livro que lhe falei, se puder, dá uma passada lá!

Renata 14/09/2015minha estante
Obrigada, Juliana! Vou ler sim! =)

Mari Tavares 21/09/2015minha estante
Realmente dizer que o livro é surpreendente é redundante. Não tem outra palavra para definir.

skuser02844 27/03/2018minha estante
Também me surpreendi com o livro, principalmente por que tenho a mesma doença degenerativa que o protagonista. A diferença é que a minha deu em um olho só.
O livro passa coragem, esperança, alegria e companheirismo sem igual. Também escrevi uma resenha sobre o que achei da leitura, pois creio que o autor Mauricio Gomyde, foi surpreendentemente feliz ao criar uma tão bela, comovente e porque não dizer, feliz história.
Se puder, dê uma olhada.

Mari 20/10/2021

você já fez algo excepcional para um amigo?
terminando mais uma leitura dos livros baratinhos que comprei na bienal do livro de 2018 e nunca li...

gostei muito da leitura, mas confesso que me prendi mais a partir da metade para o final, a partir do momento que eles saem para a viagem.

o final do livro traz umas revelações surpreendentes e muito bonitas, fala sobre amizade e família e principalmente sobre segundas chances.
Heliton 20/10/2021minha estante
N li esse, mas pretendo. O autor eu gosto bastante e tenho um dos livros dele como favorito. Vale a pena ler outros do msm.

Bru Souza 19/04/2021

Surpreendente, um livro que me deixou em duvidas
?--Porque somos seus amigos. E se uma pessoa passar toda a existência sem fazer algo realmente excepcional por um amigo, a vida não terá valido a pena??

(Atenção, essa resenha não possui gatilho, mas o livro possui! Se tiver interesse em ler, esteja ciente que ele expõe não apenas uma situação de gatilho, mas sim três).

Em Surpreendente! conhecemos a história de Pedro, um jovem de 25 anos, de classe alta, apaixonado por tudo relacionado à cinema, em que determina sua vida por se dedicar integralmente a execução de filmes que sejam perfeitos. O livro começa com o Pedro contando sobre um passeio em que ele e mais 3 amigos estão fazendo em uma cachoeira, partindo então para o passado, 50 dias antes deste ?passeio?. Pedro é generoso, prestativo, querendo mudar o mundo para melhor, tentando fazer o máximo para transformar a vida das pessoas para melhor.

Narrado por Pedro, a história se torna envolvente e cheia de emoções, com muitos perrengues e vida real, mas também com sentimentos que todo mundo é capaz de um dia sentir. Apesar de todo o senso de sensibilidade e humanidade do livro, a construção da história, fica um pouco a desejar, onde certas partes você necessita reler para que possa entender o que está acontecendo na vida de Pedro. Mas também tem pontos da história que você não vê a hora de descobrir o que realmente vai acontecer. Como quando acontece um assalto na loja em que Pedro trabalha e toda sua vida vira de ponta cabeça. E assim o livro, Pedro precisa se encontrar, até que ele se lembra de uma promessa que sua avó, que mora em Goiás, fez. E assim, ele e seus 3 amigos, entram na aventura de viajar até lá para descobrir o que ela quer contar. E assim uma viagem inesquecível acontece.

Sinceramente eu gostei muito do livro e da história e ao mesmo tempo, não gostei, achei confusa com partes que ficam abertas sem explicação. Fora que o livro tem gatilhos fortes e não indico a ninguém por este motivo, apenas para as pessoas que não se importam. Eu dei 3 estrelas porque o livro passa uma mensagem de amizade linda e cheia de amor.

Você, leitor, já teve alguma história que te deixou duvidoso em relação a gostar ou não do livro ? No meu caso, foi a primeira vez!

1° Livro lido do Projeto Zerando a Estante 2021.
PORTUGAL 19/04/2021minha estante
Juuu.ambiel

Isa 10/06/2020

O livro conta a história de Pedro Diniz, um jovem apaixonado pela sétima arte que acredita que o cinema, a música boa e a literatura são instrumentos da Santíssima Trindade para salvar o ser humano.
Pedro assume como missão tocar as pessoas com a arte, por isso se dedica a realizar sessões de clássicos do cinema no ultimo cineclube de São Paulo, o SubCultural, e trabalha na videolocadora VIP, situada na periferia da cidade. Sua maior ambição é ganhar o Cacau de Ouro, o maior prêmio do cinema brasileiro. .
Nosso protagonista sempre busca enxergar o mundo de forma positiva, afinal ele é uma aberração positiva da natureza.
Na adolescência foi diagnosticado com uma doença degenerativa na visão, deveria ficar cego aos 20, mas, contrariando as expectativas da medicina sua perda de visão estaciona inexplicavelmente, lhe deixando com cerca de 70% da visão central.
Mas, diferente do cinema, nem tudo na vida real é perfeito e as coisas do nada começam a dar errado na vida de Pedro, o que o leva a parar de ver o lado bom das coisas e deixar de correr atrás dos sonhos, resolvendo apenas esperar o seu destino enfiado dentro de casa. Aí vem seu melhor amigo, Fit, também estudante de audiovisual, três semestres atrás de Pedro, e convence o amigo a voltar a trabalhar no filme com o qual pretendia levar o Cacau.
Pedro decide colocar o pé na estrada, com uma ideia na cabeça e câmera na mão, junto com Fit, Mayla (outra grande amiga) e Cristal (a menina por quem se apaixonou). Além de gravar o filme, Pedro tem outro objetivo com a viagem: visitar a avó em Pirenópolis e tentar desvendar o mistério por trás do seu olho turco.

Na estrada, a bordo do Diabo Loiro, a aventura mistura cinema e vida real, acompanhados da incrível trilha sonora de maiores canções de amor de todos os tempos.
Maurício Gomyde mistura romance, aventura e comédia de maneira impecável. Faz sorrir, chorar e facilmente leva o leitor a sentir-se parte da história. Digo sem medo: "Surpreendente!" é uma história 100% fascinante.

site: https://www.instagram.com/isabelivros/

Edison.Eduarddo 30/05/2016minha estante
Ainda não teminei mas concordo com a sua resenha... O livro é bem adolescente... A não ser que aconteça algo MUITO surpreendente até o final.... SUPREENDENTE! é decepcionante...

Suzy Coutinho 04/09/2015

Não me surpreendi...
Comprei ontem na bienal do livro aqui no Rio e devorei madrugada adentro. Só consegui parar quando acabou.
Não me surpreendi porque não me surpreendo mais em saber que o gomyde é o melhor autor nacional da atualidade. Cada uma das tantas estorias dele são tão gostosas que vc fica doida pra fazer parte. Sei la´, não consigo explicar direito. Tudo que eu queria era ser parte de uma estória dele.
A intrinseca, que não é besta nem nada, pegou o melhor.
Leiam pra ontem.
Mil corações
Danylo.Fideles 08/09/2015minha estante
Ganhei ele no sorteio de ontem aqui do Skoob, to super ansioso para ler!!

Suzy Coutinho 09/09/2015minha estante
Que sorte! Você vai adorar. Ainda mais se for fã de cinema e de livros tipo road trip. É um tributo ao cinema e à amizade.

Paola66 29/05/2020

Feliz! Incrível! Surpreendente!
"Compreender o mundo é tarefa complicada para qualquer pessoa, enxergue ela ou não. Então você não está melhor nem pior do que ninguém. E lembre-se: muita gente vê tudo, mas não enxerga nada."

Que livro, meus amigos! Além de ser nacional, a escrita é maravilhosa e a história é ótima, vale muito a pena.

"Vai entregar os pontos, é isso? Só porque teve a iluminação de que a vida é uma bosta? A vida é uma bosta pra muita gente, meu caro. E nem todo mundo resolve se trancar em casa por conta disso. Aliás, a maioria das pessoas tenta reverter a coisa e tornar sua existência um pouco mais digna."

Pedro é um cineasta recém-formado que sonha em ganhar o Cacau de Ouro - que equivale a um Óscar brasileiro. Mas ele não faz ideia de como fazer o filme de sua vida, que vai emocionar os jurados e encantar o público.
Então, depois de alguns "pontapés" da vida, ele decide embarcar numa viagem com seus dois melhores amigos e Cristal, a garota por quem ele está apaixonado. Com apenas câmeras nas mãos e ideias na cabeça, os quatro embarcam no Diabo Loiro - carro "emprestado" do tio de um dos amigos -, e caem na estrada em busca de uma CHANCE.

Minha opinião:

Angústia se torna Aventura
Negação se torna Novidade
Covardia se torna Confiança e
Egosímo se torna Exaltação

Tudo pode acontecer. Ou não.

???

Minha playlist pra esse livro:
Filme de Cinema - Jovem Dionísio
Fim - Arthur Diniz
Sambinha - O Grilo
Juventude Solitude - Selvagens à Procura de Lei
O Amor Existe, Mas Não Querem que Você Acredite - Selvagens à Procura de Lei
Déjà-Vu - Selvagens à Procura de Lei
Imagination - Foster The People

haylla.with.an.h 01/04/2023

"E lembre-se: muita gente vê tudo, mas não enxerga nada".
Sinceramente não esperava muito do livro e me surpreendi imensamente. Tenho certeza que a história de Pedro e seus amigos vão permanecer na minha mente por um tempo.

"Surpreendente" conta a história de um jovem cineasta que tem uma doença degenerativa que um dia o deixará cego. Porém, não se enganem o protagonista é parte de um milagre...

A degeneração estabilizou e ele usufrui de uma boa visão, para os seus termos. Por isso ele é uma pessoa alegre e otimista, que corre atrás dos seus sonhos e busca fazer a diferença no mundo.

No entanto, nem tudo são flores e ele passa por grandes provações, que obviamente abalam a sua usual felicidade. Entretanto, felizmente ele conta com grandes amigos que o auxiliam nessa jornada.

Repito, não esperava nada da história. Li sem grandes pretensões, mas o que recebi foi um surpreendente tudo. O livro fala sobre a vida em si e mais um pouco, nos mostra o que realmente importa.

O enredo é lindo e a trajetória dos personagens é incrível e inspiradora. Poucas vezes me conectei tanto com um personagem literário. Queria ser amiga dos protagonistas e do autor que foi capaz de escrever essa obra prima.

Cristiane 26/12/2023

Surpreendente
Pedro é um jovem cineasta. Amante dos clássicos do cinema. Trabalha na VIP, última vídeo locadora da região, insiste para as pessoas levarem filmes que facilmente veriam nos streaming ou pirateariam pela internet. Ele também comanda um cineclube, organiza semanalmente sessões de cinema e promove discussões sobre as películas. Acontece que ninguém comparece e a dona do espaço pretende transformá-lo em uma boate.
Seu pai, Carlo, trocou a estabilidade do emprego para investir em uma nova carreira, chef de cozinha e proprietário de restaurante.
Um dia , Pedro foi ajudar o pai como garçom e no final da noite eles se envolvem em uma briga.
Pedro sofre de um problema de visão que poderia deixá-lo completamente cego, mas como num milagre, o problema simplesmente estacionou. Ele deseja produzir um documentário e concorrer ao Prêmio Cacau de Ouro, o tempo e o orçamento estão apertadíssimos, e ele atravessa um bloqueio criativo.
Seus pais estão atravessando uma crise no casamento, resolveram dar um tempo.
Um dia, em seu trabalho ele é vítima de uma tentativa de assalto, quase morre, e este episódio muda completamente sua vida.
Ele decide levar adiante seu projeto de gravar um curta metragem, convence Mayla e Cristal, garçonetes do Café Cultural que fica em cima do Cine Clube, e seu amigo Fit a partirem numa aventura até Pirinópolis, na fazenda de sua avó Judith.
Nesta viagem ele conhecerá sua história, o poder da verdadeira amizade e significado de vencer obstáculos.

Gabi 03/11/2015

"Quem tem um por quê, enfrenta qualquer como."
Eu poderia começar esta resenha de diversas maneiras, mas a melhor delas é a mais redundante possível: Surpreendente! surpreende. Surpreende de um jeito simples e profundo. Surpreende não pela história em si, e sim pelas reflexões que o livro nos trás. Maurício Gomyde escreveu um livro sobre a vida e as chances que ela nos dá; sobre como às vezes preferimos nos apegar às poucas coisas ruins em vez de prestar atenção nas boas; e também sobre a humaninidade - afinal, ela tem conserto ou não? Como podemos mudar o mundo? Que instrumentos devemos usar para isso? Quais riscos vamos correr?

" - A gente precisa correr certos riscos na vida. E lembre-se de que ela é feita de um monte de momentos esquecíveis, alternados por pouquíssimos inesquecíveis."

Surpreendente! vai acompanhar a trajetória de Pedro, um garoto de 25 anos que acredita no potencial da arte - cinema e música - para tornar o mundo um lugar melhor. Após ter ido contra a lógica da medicina ao vencer uma doença que o tornaria cego ele passou a se considerar a personificação do milagre. No entanto, tudo toma um novo rumo quando Pedro descobre que esse seu milagre chegou ao fim - e pior, tem praticamente uma data marcada.

Para conseguir conviver com a ideia de que ficará cego, o jovem cineasta passará a contar com a ajuda de seus melhores amigos Fit e Mayla e com a encantadora Cristal, seu novo amor. Sedentos por aventura, os quatro partem em uma viagem para Pirenópolis - onde está a casa da avó de Pedro. Nela produzirão um filme completamente maluco e sem roteiro.

" - Compreender o mundo é tarefa complicada para qualquer pessoa, enxergue ela ou não. Então você não está melhor nem pior que ninguém. E lembre-se: Muita gente vê tudo, mas não enxerga nada."

Abalado por uma série de reviravoltas e descobertas de segredos estonteantes, Pedro vai passar a entender que a vida lhe deu diversas chances e que nem todas ele soube aproveitar. Decido a mudar sua realidade ele então vai passar a agardecer pelo que tem em vez que maldizer o que não tem.

"CHANCE: uma palavra... Seis letras... Um milhão de signigicados em suas entranhas. Crueldade, Humilhação, Angústia, Negação, Covardia, Egoísmo? Algumas vezes sim, consequências duras e injustas que fazem parte da condição humana. Mas para quem acredita no amor, tem fé no ser humano e sabe que para existir um sentimento negativo, deve, necessariamente, haver um sentimento positivo em contraposição, a transformação sempre ocorrerá. [...] Po que não outros seis significados? Por que a chance não pode ser feita de... Caridade... Humildade... Aventura... Novidade... Confiança... e Exaltação?"

Posso dizer, e o digo com o maior prazer que Maurício Gomyde é um dos melhores autores brasileiros. No entanto, ainda tem muito potencial para crescer mais -tenho a vaga impressão de que o autor não usou toda a vocação que possui, nesse livro. A meu ver, ele poderia ter explorado melhor o interior dos personagens assim como o fez com um personagem de A máquina de contar histórias: Vinícius Becker. Se do jeito que é Surpreendente! já surpreende muito, fico me perguntando o que seria desse livro caso os monólogos interiores fossem mais explorados... Com certeza, Maurício Gomyde já seria o melhor escritor nacional!

Day 25/02/2022

Nunca julgue um livro pela capa...
Surpreendente, é um livro que trás uma história envolvente, por ter uma narrativa bem desenvolvida e de fácil entendimento pode atrair principalmente o público jovem.

A história nos conta sobre, Pedro, um cineasta recém formado que tem como objetivo, ganhar o prêmio "CACAU DE OURO". Porém, Pedro não tem idéia de como fazer isso e está sempre em busca de inspiração e com um roteiro mau acabado.

Com baixa visão devido uma doença degenerativa ele tem a "missão" de levar às pessoas felicidade através dos grandes clássicos do cinema, intitulado por ele de; CINEMA FELICIDADE.

Nessa jornada acontece uma grande fatalidade, que irá abalar a vida de Pedro e fará com que ele e seus melhores amigos partam em uma viagem INCRÍVEL em busca de respostas sobre si e sobre a vida.

Para saber o que acontecerá e como ele vai encarar a verdade, leia, SURPREENDENTE e se surpreenda com esta história.