Surpreendente!

Surpreendente! Maurício Gomyde

Resenhas - Surpreendente

Day 25/02/2022

Nunca julgue um livro pela capa...
Surpreendente, é um livro que trás uma história envolvente, por ter uma narrativa bem desenvolvida e de fácil entendimento pode atrair principalmente o público jovem.

A história nos conta sobre, Pedro, um cineasta recém formado que tem como objetivo, ganhar o prêmio "CACAU DE OURO". Porém, Pedro não tem idéia de como fazer isso e está sempre em busca de inspiração e com um roteiro mau acabado.

Com baixa visão devido uma doença degenerativa ele tem a "missão" de levar às pessoas felicidade através dos grandes clássicos do cinema, intitulado por ele de; CINEMA FELICIDADE.

Nessa jornada acontece uma grande fatalidade, que irá abalar a vida de Pedro e fará com que ele e seus melhores amigos partam em uma viagem INCRÍVEL em busca de respostas sobre si e sobre a vida.

Para saber o que acontecerá e como ele vai encarar a verdade, leia, SURPREENDENTE e se surpreenda com esta história.

Gabi 03/11/2015

"Quem tem um por quê, enfrenta qualquer como."
Eu poderia começar esta resenha de diversas maneiras, mas a melhor delas é a mais redundante possível: Surpreendente! surpreende. Surpreende de um jeito simples e profundo. Surpreende não pela história em si, e sim pelas reflexões que o livro nos trás. Maurício Gomyde escreveu um livro sobre a vida e as chances que ela nos dá; sobre como às vezes preferimos nos apegar às poucas coisas ruins em vez de prestar atenção nas boas; e também sobre a humaninidade - afinal, ela tem conserto ou não? Como podemos mudar o mundo? Que instrumentos devemos usar para isso? Quais riscos vamos correr?

" - A gente precisa correr certos riscos na vida. E lembre-se de que ela é feita de um monte de momentos esquecíveis, alternados por pouquíssimos inesquecíveis."

Surpreendente! vai acompanhar a trajetória de Pedro, um garoto de 25 anos que acredita no potencial da arte - cinema e música - para tornar o mundo um lugar melhor. Após ter ido contra a lógica da medicina ao vencer uma doença que o tornaria cego ele passou a se considerar a personificação do milagre. No entanto, tudo toma um novo rumo quando Pedro descobre que esse seu milagre chegou ao fim - e pior, tem praticamente uma data marcada.

Para conseguir conviver com a ideia de que ficará cego, o jovem cineasta passará a contar com a ajuda de seus melhores amigos Fit e Mayla e com a encantadora Cristal, seu novo amor. Sedentos por aventura, os quatro partem em uma viagem para Pirenópolis - onde está a casa da avó de Pedro. Nela produzirão um filme completamente maluco e sem roteiro.

" - Compreender o mundo é tarefa complicada para qualquer pessoa, enxergue ela ou não. Então você não está melhor nem pior que ninguém. E lembre-se: Muita gente vê tudo, mas não enxerga nada."

Abalado por uma série de reviravoltas e descobertas de segredos estonteantes, Pedro vai passar a entender que a vida lhe deu diversas chances e que nem todas ele soube aproveitar. Decido a mudar sua realidade ele então vai passar a agardecer pelo que tem em vez que maldizer o que não tem.

"CHANCE: uma palavra... Seis letras... Um milhão de signigicados em suas entranhas. Crueldade, Humilhação, Angústia, Negação, Covardia, Egoísmo? Algumas vezes sim, consequências duras e injustas que fazem parte da condição humana. Mas para quem acredita no amor, tem fé no ser humano e sabe que para existir um sentimento negativo, deve, necessariamente, haver um sentimento positivo em contraposição, a transformação sempre ocorrerá. [...] Po que não outros seis significados? Por que a chance não pode ser feita de... Caridade... Humildade... Aventura... Novidade... Confiança... e Exaltação?"

Posso dizer, e o digo com o maior prazer que Maurício Gomyde é um dos melhores autores brasileiros. No entanto, ainda tem muito potencial para crescer mais -tenho a vaga impressão de que o autor não usou toda a vocação que possui, nesse livro. A meu ver, ele poderia ter explorado melhor o interior dos personagens assim como o fez com um personagem de A máquina de contar histórias: Vinícius Becker. Se do jeito que é Surpreendente! já surpreende muito, fico me perguntando o que seria desse livro caso os monólogos interiores fossem mais explorados... Com certeza, Maurício Gomyde já seria o melhor escritor nacional!

Andy Santana 17/04/2021

Um surpreendente revelação com a literatura nacional
Na Bienal do Livro de 2016, fiz algumas aquisições, dentre elas Surpreendente! foi um livro que julguei pela capa e pelo valor, e claro fui surpreendido com uma maravilhosa, tocante e comovente história. Ainda mais se tratando de um autor brasileiro, e que a história se inicia em São Paulo.

Pedro está com 25 anos, recém-formado em cinema e na juventude foi diagnosticado com uma doença degenerativa que o levaria à cegueira. Desta forma, ele pensou em mostrar o mundo através do cinema como poderia mudar certas coisas, conceitos e paradigmas.

Trabalhando em um cineclube que quase não é frequentado e em uma locadora na periferia da cidade, o jovem se vê em conflitos com violência, abandono, descaso, e até crise familiar, mas nada disso desmotiva seu sonho, fazer um grande filme.

Nesta jornada, Pedro não está só, Fit, Mayla e Cristal embarcam na maior jornada da vida deles, ir até Pirinópolis, Goiás desvendar segredos do passado para entender e aceitar seu futuro. Nesta história que tem tantas reviravoltas te faz pensar, e até em certos momentos tentar julgar, e o melhor aceitar e acreditar que tudo na vida tem um porquê e a sua hora de acontecer. Se surpreenda com a escrita jovem, fácil e gostosa de Maurício Gomyde.

site: http://www.sodapop.com.br/livro-surpreendente/

CrisIngrid 04/11/2020

Minha opinião
"- Acho que o cinema, a música boa e a literatura são instrumentos da Santíssima Trindade para salvar o ser humano da derrota como espécie."

Ingredientes desta trama:
Uma generosa dose de amor pelo cinema;
1 coração desejoso de acreditar no melhor que a vida tem a oferecer;
1 jarro cheio do desejo insano de ganhar o fruto dourado;
1 par olhos duvidosos;
4 amigos dispostos a fazer tudo uns pelos outros;
Uma colher de sopa de aventura;
Uma pitada de romance e segredos do passado.

Modo de preparo:
Junte todos os ingredientes acima citados dentro do grande recipiente chamado vida, adicione colheradas de esperança, de raros momentos inesquecíveis rodeado por momentos esquecíveis e milhares de gotas de segundas chances. Misture tudo com a força de um futuro incerto.

Resultado:
Uma trama de escrita dinâmica, capítulos curtos e permeada com inúmeras referências e menções aos grandes clássicos cinematográficos e musicais. Surpreendente é um livro que tem por objetivo mostrar o poder da amizade, do amor, a necessidade de ter fé em si mesmo, na vida e principalmente a importância de acreditar que sempre existe uma segunda chance escondida na próxima curva e que os olhos são apenas um, dos inúmeros, meios para enxergar as belezas da vida.

Guilherme890 29/03/2020

Por favor, leiam, sem medo só se joga e se deixe surpreender por esse autor INCRÍVEL e extremamente Talentoso!!

Daiane.Dantas 05/07/2020

Uma palavra resume este livro: SURPREENDENTE!
Ele mostra como a vida te faz agir/pensar em algumas situações e que só os verdadeiros vão entender e estar ao seu lado independentemente da situação.
Simplesmente leiam.

Maurilo.Borges 18/09/2023

Choreeei!
Um livro ótimo onde podemos entender o verdadeiro significado da palavra amizade, e o melhor de tudo, um livro nacional! 10/10

José Vitor - @zetalendo 22/05/2020

Leitura: 02/10/16
Eu nao esperava quase nada desse livro, pois não sabia nada sobre ele. Quando esse livro foi lançado o povo não deu muita hype e eu também nem dei muita bola.
Estou completamente arrependido, por que eu não li esse livro antes!
Vou ser obrigado a comparar ele com "Extraordinário" da R. J. Palacio, não me pergunte o porque!
Agora eu vou fazer a mesma piadinha sobre "Extraordinário": Esse livro é Surpreendente!
Não tenho palavras para descrever tudo que eu senti enquanto lia, são tantas frases lindas, tantos momentos maravilhosos. A road trip que eles fazem é uma das melhores partes do livro. Ele fala muito de cinema, então para quem curte esse livro é um prato cheio de referências, infelizmente, eu só entendi algumas!
Única coisa que me incomodou no livro foi que o Pedro, personagem principal, faz muito drama por causa do seu problema, isso não atrapalhou a história, mas pelo que vi muita gente ficou incomodado com isso.
5 estrelas e favoritadissimo. ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️

Cecília 02/08/2020

Emocionante
Confesso que não li esse livro com muita expectativa, o que tornou ele muito melhor.
Ao longo do livro, Pedro mostra seu amor incondicional por cinema e como tenta alcançar as pessoas através do Cinema Felicidade.
O autor conseguiu criar cenários nacionais muito bem descritos e um laço de amizade incrível entre os personagens. Foi muito emocionante ver a trajetória do Pedro, as aventuras e os perrengues que ele passou.
Um livro muito lindinho e que cumpre seu papel.

analu 09/08/2020

Divertido, porém forçado
Bom, por onde começar. Na minha tentativa de ler mais autores brasileiros contemporâneos, me deparei com esse livro, que tinha uma nota relativamente alta e somente boas resenhas, o que me fez sentir meio mal quando terminei o livro com um gosto amargo. O problema principal para mim é que toda a narrativa me pareceu ter saído de uma forma pré pronta de como escrever livros jovem-adulto. A premissa é muito legal, mas em vários capítulos, principalmente durante a viagem de carro, os momentos vividos pelos personagens parecem forçados, criados minuciosamente pelo autor para destacar uma característica de pedro, ou levá-lo a alguma realização. Todo o mundo do livro parece construído em volta do personagem, o que torna tudo muito inverossímil, por mais que muitas daquelas situações sejam até comuns, como o menino que vende frutas no sinal. Mas não só as cenas são convenientes ao desenrolar da história, como os próprios diálogos entre os personagens parecem ser construídos somente para explicitar uma reflexão e dar um falso sentido de profundidade. O autor parece não confiar em seu leitor para tirar do livro suas próprias reflexões. No final, é uma história rápida e divertida, mas tudo acontece de uma forma muito pouco sutil e extremamente forçada, até mesmo a construção de personagens como a mãe, cuja única função parece ser bater de frente com o filho e agir de forma preconceituosa, para mostrar como o Pedro era desconstruído e realmente acreditava nas pessoas da periferia, o que me fez ficar tipo "ai tá bom, já entendemos, o Pedro é um jovem que quer espalhar o bem e acredita nas pessoas". A construção do personagem principal, o único com algum tipo de aprofundamento, é jogada na nossa cara pela ação de um entorno construído para sustentar sua "jornada-do-herói", e não por ações cotidianas ou pensamentos que vão lentamente revelando o íntimo de Pedro. Os pensamentos e jornada interior de Pedro são o ponto alto da história, e nisso tenho que dar os méritos que foi muito bem desenvolvido, mas no final isso em si não sustenta o livro

Dani.Stfn 16/11/2015

Surpreendente! possui essa capa linda azul e chamativa. Com um cuidado gráfico tão notável, decidi me aventurar nessa história em que o personagem principal é – parcialmente – cego. Queria ter um “ponto de vista” diferente e ver como seria a descrição de um personagem assim.
A história é sobre Pedro Diniz, um rapaz de 25 anos formado em Cinema que sonha em fazer um filme para ganhar o prêmio Cacau de Ouro. Super otimista, ele trabalha no último Cineclube de São Paulo e em uma locadora de vídeos, nos quais sempre tenta apresentar filmes que mudem a vida das pessoas. Pedro possui uma doença genética que o deixou apenas com 70% da sua visão central, um milagre, já que a tendência era que ele ficasse cego. Sua vida muda após uma série de eventos negativos, como: fechamento do Cineclube, violência urbana, brigas familiares e problemas de saúde. Isso faz com que ele embarque em uma viagem com seus amigos com o objetivo de finalmente fazer seu filme e quem sabe ganhar seu tão sonhado prêmio.
A sinopse do livro é muito bonita e ao ler você pensa que a história será daquelas de nos fazer pensar e rever como estamos levando a vida. Porém, achei tudo muito fraco. Tirando Pedro e o pai dele, todos os outros personagens do livro são mal trabalhados e sem personalidade. Tudo que acontece no livro parece forçado. A impressão que eu tenho é que Maurício Gomyde escreveu a história da mesma forma despretensiosa que Pedro fez o roteiro do seu filme. E o livro parece justamente um filme: clichê, previsível e exagerado.
Outro ponto negativo do livro é a personalidade de Pedro. Por mais que tenha sido bem mais trabalhada que a dos outros personagens, eu me esquecia várias vezes que ele tinha 25 anos e já tinha terminado a faculdade. A impressão é que ele tinha uns 17 anos ou ainda estava na escola. A sua “cegueira” também foi utilizada algumas vezes como metáfora – Pedro coleciona coisas de várias cores para não se esquecer delas e usa um colar com olho turco – mas, justamente por ser algo central e decisivo no livro, não foi bem trabalhado. Pedro é cineasta e parcialmente cego, a descrição da história poderia ter sido feita de maneira incrível, muito mais visual. Um exemplo é o livro Estilhaça-me, de Tahereh Mafi, a personagem principal não pode tocar nas pessoas e isso reflete totalmente na forma que ela descreve o mundo ao seu redor. É uma descrição surreal e convincente.
Surpreendente! decididamente não é surpreendente, tem um ar mais de “sessão da tarde”, daqueles livros que você lê mais para passar o tempo – a leitura é bem rápida – e se emocionar um pouquinho.

site: http://www.canalindicex.com/2015/11/livro-surpreendente-de-mauricio-gomyde.html
Ana Luí­za 19/01/2018minha estante
Até que enfim achei alguém que viu o mesmo que eu neste livro rsrsr. Também achei TUDO muito forçado e minha impressão com relação a Pedro é que ele parecia um adolescente de 13 anos kkkk Pra mim também andou longe de surpreender! Como você, achei o livro muito fraco apesar de ter uma boa premissa.

Fernanda Sherly 24/10/2020

me surpreendi KKKKKKKK
Pensei que a história fosse ser levinha, para passar o tempo, e me surpreendi com o quão envolvida fiquei com os personagens. Cheguei até a chorar!!!! Não esperei que fosse me tocar tanto, mas chorei que solucei.
De fato, é uma aventura leve, divertida e muito curiosa. Além de tratar sobre deficiência física de forma muito singular, uma nova visão sobre o assunto.
Leitura rápida e escrita fluida.
Um nacional que vai ter um cantinho especial no meu coração.
Recomendo a leitura :)
viviansv 25/10/2020minha estante
É realmente surpreendente kkkkkkk

Gus Pontes 24/01/2021

O livro é perfeito!
Cada citação, cada cena, cada sentimento que dá vontade de fazer parte da história.
Favoritíssimo.

Joici.Hoss 23/01/2021

Surpreendente
Apesar de parecer ter um início promissor, confesso que não atingiu as minhas expectativas e nem minhas emoções. As cenas carregas de clichês me fizeram pensar, durante toda a leitura, que já vi isso em outro lugar. Ainda que o título seja esse e que o texto em si não seja ruim, não me surpreendeu e não me conquistou.