Surpreendente! Maurício Gomyde

Resenhas - Surpreendente

Lays.Ordani 19/02/2018

Um bom livro não acaba, apenas se esconde dentro de nós.
Ainda me sinto envolta de toda energia que a leitura desse livro surpreendente me proporcionou. A história de Pedro não se resume apenas a um drama ou romance, temos aqui um livro recheado de citações de respirar fundo, reflexões sobre vida, amizade, coragem, respeito e amor. É bom terminar uma leitura e sentir que não é a mesma pessoa que foi no início, e é assim que me sinto: Surpreendida, e cheia de saudades e vontade de espalhar ao mundo tudo que esse livro me trouxe de bom.

JL Marcal 01/02/2023

Surpreendente!
Trocadilhos à parte, esse livro é realmente surpreendente. A escrita leve do autor te prende do início ao fim, só não li o livro em um dia só porque, ultimamente, estou com pouco tempo pra ler. Recomendo demais!!!!!

Gabriela.Theis 04/01/2017

Maravilhoso
Esse livro conta a história de Pedro, que sonha em mudar a vida das pessoas através do cinema, sua grande paixão, quando seu problema de visão se agrava e ele acaba repensando todos os seus objetivos de vida. É um livro com lindas lições de amizade e superação. Me emocionei muito com o final e indico muito esse livro. Escrita muito gostosa, fácil de acompanhar e uma história que realmente nos prende.

Amanda Cabral 29/10/2021

Quem tem um porque, enfrenta qualquer como
O livro é emocionante, a forma como as coisas acontecem, onde tudo tem um porque e um significado. O autor sabe escrever uma boa história, que poderia facilmente ser real, e servir de auto-ajuda.

A montanha russa que a história se torna, uma subida com coisas boas acontecendo e algumas leves descidas, depois só desce mesmo... para então subir.

Ps: salvando aqui as 3 cores para não esquecer: carmesin, azure e chartreuse.

Magda Ramos 15/05/2020

Muito gostoso de ler. Adorei a história e o jeito leve que foi contada. Recomendo!

Gi 25/09/2020

Um livro contagiante
O livro retrata muito bem a importância das verdadeiras amizades e dos sonhos em nossas vidas.
A escrita do autor é muito boa e tranquila daquela que te faz ler rapidamente.
Ótima história e personagens. Recomendo a leitura.

Fabi.Filippo 04/04/2020

Surpreendente
Surpreendente
Ganhei de presente da amiga Angelina ano passado, adoro ganhar livros de presente, saber que a pessoa escolheu algo bom pensando em mim me deixa muito feliz.
É um livro que já te conquista pela capa, que é de um azul hipnotizante. Além disso o autor é muito simpático e atencioso com seus leitores ( adoro isso).
O livro é sobre Pedro Diniz, um jovem cineasta muito otimista , idealista e apaixonado pelo que faz. Sente que tem uma missão a cumprir por meio da sétima arte. Quer levar felicidade para as pessoas e ganhar um prêmio de cinema por um filme incrível que ele nem sabe por onde começar.
Pedro acredita em milagres, e no fundo acredita que ele é o próprio milagre ao contrariar todas as estatísticas e ter sua doença que o levaria a cegueira estacionar.
Conhece Cristal, uma estudante de física nuclear, e se apaixona de cara. Os dois são muito diferentes mas a sintonia é praticamente imediata.
Algumas coisas não saem como esperado , sofre alguns baques ( separação dos pais, o fechamento do cineclube que trabalhava , um assalto) mas mesmo assim se mantém de pé. Mas chegou a hora da grande provação, sua doença voltou a progredir. Seus alicerces antes firmes começam a ruir. Parte em busca de respostas , algo que consiga recolocar sua vida nos eixos. Com um casal de amigos e Cristal, segue para a fazenda da avó filmando tudo pelo caminho, numa espécie de road trip, tentando conseguir o roteiro perfeito para seu filme.
Essa é uma parte bem interessante do livro com ótimas referências de filmes e músicas.
Durante a viagem sua avó revela um segredo que desaba tudo.
O otimismo é tomado pelo desespero. O que descobriu não era a resposta que desejava mas seria necessária para recomeçar sua nova vida dali em diante.
O livro mostra que as vezes não conseguimos aquilo que desejamos , muitas vezes temos nossa fé colocadas à prova mas podemos tirar sempre o melhor proveito daquilo que a vida nos dá com apoio de nossos pais, família e amigos

Nessa 21/09/2015

Surpreendente!
Preciso começar esta resenha falando que sou muito fã do autor Maurício Gomyde, foi um dos primeiros autores a fechar parceria com o blog. Já li todos os seus livros, e cada vez que leio um novo livro seu é uma surpresa. São sempre histórias com lindas mensagens e carregadas de emoção.

Aqui conhecemos o Pedro Diniz, 25 anos, recém formado em audiovisual, trabalha em uma locadora como gerente, apaixonado pelo cinema e seu maior sonho é ganhar o prêmio Cacau de Ouro.

Pedro é diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa nos olhos, por sorte a doença estagnou. Mesmo com a visão meio ruim (bem ruim na verdade), ele segue a vida e quer passar mensagens positivas as pessoas ao seu redor, através dos filmes que indica na locadora e a isso ele chama de Cine Felicidade.

O que ele não esperava é que do nada sua visão fosse piorar, e após um diagnóstico um pouco deprimente, ele se vê sem chão, desanimado, é como se tudo perdesse a graça, tudo mesmo! Ainda sim ele queria ter uma chance, e dessa palavra surge algumas ideias. Mas o desânimo era tanto, que ele não queria mais nada. :(

Diante dos fatos seu melhor amigo Fit não o deixará desistir do seu sonho. E para isso ele conta com a ajuda de Mayla uma amiga deles, e Cristal, uma moça linda que roubou o seu coração. Com a equipe pronta eles vão embarcar numa aventura inesquecível.

Muitos segredos estão por vir, e um deles ele precisará ir até a casa de sua avó para descobrir. Ele embarca numa viagem para Pirenópolis em Goiás, junto com seus amigos, para produzirem um filme, fazerem grandes descobertas e quem sabe ganhar o prêmio que tanto sonha. (Essa parte é emocionante, leiam para saber o que está por vir, curiosos?)

Gente!! Esse livro é lindo, o Maurício Gomyde, me arrancou lágrimas no final da história, me emocionei mesmo. Estou encantada com tudo que eu li. Posso dizer que aprendi muito com essa leitura, não é um livro só sobre o cinema, arte, música e literatura, mas também sobre a importância da amizade, família, amor e é uma lição de vida.

Sou suspeita em falar (risos), mas eu amo a forma que o autor escreve, a história foi bem construída, os capítulos são bem amarrados e nos deixa curiosos pelo desvendar da história. Quando cheguei na metade do livro, eu não conseguia parar de ler, queria muito saber o que iria acontecer com o Pedro. Fiquei muito emocionada com o desfecho. Preciso dizer que eu recomendo a leitura? srsrsr.

"No cinema tudo é possível, e o improvável, como os milagres que as pessoas passam a vida pedindo e quase nunca alcançam, depende apenas das decisões tomadas pelo roteirista. Mas a vida das pessoas reais não é cinema, e tampouco teria de ser diferente com a vida de alguém que dedicou cada um de seus melhores momentos a transformá-los em um belo filme." (pag. 234)

Impossível eu relatar tudo que eu senti com essa leitura, me basta dizer: LEIAM!!

Leitura Recomendada

site: http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

Luiza2527 04/06/2020

Realmente surpreendente
Um livro muito gostoso de ler. Diferente em muitos aspectos. Super vale a pena dar uma chance.

Giovanna 05/03/2020

Um livro surpreendente, com o perdão do trocadilho! Vale a pena cada página, que vem recheada de indicações musicais, cinematográficas e até mesmo literárias. Dê uma chance a essa obra linda!!!

Reb 16/11/2021

Estava sem expectativas
Por ser um livro que nunca tinha nem ouvido falar, me SUPREENDEndeu bastante (mil perdões, mas é tipo falar do filme Os Incríveis, ou seja, é impossível não fazer trocadilhos).

Este livro me fez refletir, me apaixonar, chorar e rir. Foi com certeza uma das melhores leituras que tive, dentro desses 2 meses.

Confesso que no início não me apeguei tanto, mas depois eu comecei a ficar cada fez mais com gostinho de quero mais. Eu só comecei a ler o livro por causa de que o protagonista faz faculdade de cinema, e se não fosse por isso eu teria deixado passar esse livro incrível.

Eu não consigo apontar muitos pontos contras de um livro, ao menos que o livro tenha contras totalmente explícitos, mas não foi esse o caso. Logo, dei a nota em questão de apego. Como não consegui me apegar tanto aos personagens, apenas sentir a dor e etc... Dou as 4 estrelinhas, mas com certeza vou sair panfletando esse livro.

Obs: Não consegui achar a faixa etária do livro, mas acho que está como +14, no máximo, +16.

Marcinha 16/09/2015

Pedro Diniz é um aficionado por cinema. Daqueles chatos mesmo, que sabem de tudo. E vê sua vida ser revirada pelo avesso quando conhece Cristal. Passa a desejar por tudo no mundo fazer um filme sobre ela. Mas uma série de reviravoltas vai colocar em xeque seu plano. Para isso, deve contar com a ajuda maravilhosa de seus três grandes amigos.
Um livro sobre amizade, sobre amor, sobre cinema, sobre estrada, sobre superação e uma enormidade de sentimentos entrelaçados pelas coisas do cinema.
Cheio de referências lindas, de cenas tocantes e de lições inesquecíveis.
Amo os livros do Maurício e o Surpreendente não decepcionou.

Glória Thayannes 23/04/2021

?Busco uma chance, apenas uma. Se o nome disso for milagre, é assim que vou chamar.?
Lela 30/04/2021minha estante
nossa nem lembrava q já tinha lido esse

Lela 30/04/2021minha estante
lembro q li assim q lançou achei bom

Lila Martins 22/09/2020

Realmente surpreendente
No início achei o livro bem parado, não estava conseguindo me conectar com a historia, nem com o protagonista. Mas depois dos 60% o livro cresce e ganha um certo valor pela forma como o autor conduz tudo. No fim das contas eu realmente me surpreendi e muito, com o quanto a história me cativou.