Surpreendente!

Surpreendente! Maurício Gomyde

Resenhas - Surpreendente

Gabriela.Theis 04/01/2017

Maravilhoso
Esse livro conta a história de Pedro, que sonha em mudar a vida das pessoas através do cinema, sua grande paixão, quando seu problema de visão se agrava e ele acaba repensando todos os seus objetivos de vida. É um livro com lindas lições de amizade e superação. Me emocionei muito com o final e indico muito esse livro. Escrita muito gostosa, fácil de acompanhar e uma história que realmente nos prende.

Carol 12/11/2020

SURPREENDENTE!
O livro é exatamente o que seu título diz.
Acredito que não tenha outra palavra que defina melhor.
Tive muito receio de ler e agora me arrependo por não ter lido antes.
Toda a história me surpreendeu, estou extasiada até o momento.
A construção dos personagens, suas vidas e seus valores, a amizade entre a melhor equipe de todos os tempos. As frases marcantes sobre a vida. A exaltação das belezas do nosso país. E o Amor, de Pedro pelo cinema, por Cristal, por sua família.
Mais do que recomendado.

Lila Martins 22/09/2020

Realmente surpreendente
No início achei o livro bem parado, não estava conseguindo me conectar com a historia, nem com o protagonista. Mas depois dos 60% o livro cresce e ganha um certo valor pela forma como o autor conduz tudo. No fim das contas eu realmente me surpreendi e muito, com o quanto a história me cativou.

Gi 25/09/2020

Um livro contagiante
O livro retrata muito bem a importância das verdadeiras amizades e dos sonhos em nossas vidas.
A escrita do autor é muito boa e tranquila daquela que te faz ler rapidamente.
Ótima história e personagens. Recomendo a leitura.

alinetiemi 10/09/2021

Um livro que todos os jovens deveriam ler. Uma história sobre otimismo, amizade, amor e fé.

Emocionante acompanhar a história do Pedro, jovem que nasceu com um problema de visão, mas que sempre lidou com muito bom humor.
Fanático por cinema, sonha em ser um grande diretor de filmes, e para isso, junto de seus fiéis amigos parte para uma jornada de gravações do filme mais surpreendente de todos.

Amei as referências a cultura pop e os locais do Brasil e também adorei como o livro aborda problemas reais.
Escrita muito gostosa e fluída, o autor escreve tão bem que te prende do início ao fim.

Fabi.Filippo 04/04/2020

Surpreendente
Surpreendente
Ganhei de presente da amiga Angelina ano passado, adoro ganhar livros de presente, saber que a pessoa escolheu algo bom pensando em mim me deixa muito feliz.
É um livro que já te conquista pela capa, que é de um azul hipnotizante. Além disso o autor é muito simpático e atencioso com seus leitores ( adoro isso).
O livro é sobre Pedro Diniz, um jovem cineasta muito otimista , idealista e apaixonado pelo que faz. Sente que tem uma missão a cumprir por meio da sétima arte. Quer levar felicidade para as pessoas e ganhar um prêmio de cinema por um filme incrível que ele nem sabe por onde começar.
Pedro acredita em milagres, e no fundo acredita que ele é o próprio milagre ao contrariar todas as estatísticas e ter sua doença que o levaria a cegueira estacionar.
Conhece Cristal, uma estudante de física nuclear, e se apaixona de cara. Os dois são muito diferentes mas a sintonia é praticamente imediata.
Algumas coisas não saem como esperado , sofre alguns baques ( separação dos pais, o fechamento do cineclube que trabalhava , um assalto) mas mesmo assim se mantém de pé. Mas chegou a hora da grande provação, sua doença voltou a progredir. Seus alicerces antes firmes começam a ruir. Parte em busca de respostas , algo que consiga recolocar sua vida nos eixos. Com um casal de amigos e Cristal, segue para a fazenda da avó filmando tudo pelo caminho, numa espécie de road trip, tentando conseguir o roteiro perfeito para seu filme.
Essa é uma parte bem interessante do livro com ótimas referências de filmes e músicas.
Durante a viagem sua avó revela um segredo que desaba tudo.
O otimismo é tomado pelo desespero. O que descobriu não era a resposta que desejava mas seria necessária para recomeçar sua nova vida dali em diante.
O livro mostra que as vezes não conseguimos aquilo que desejamos , muitas vezes temos nossa fé colocadas à prova mas podemos tirar sempre o melhor proveito daquilo que a vida nos dá com apoio de nossos pais, família e amigos

Lillian 15/08/2020

Bom, não foi um livro que me prendeu desde o início e em diversas partes ficava agoniada com os diálogos. No entanto, eu amei acompanhar a trajetória desses 4 amigos, principalmente a do Pedro que tem uma forma linda de enxergar a vida, independente das suas limitações. O final foi realmente surpreendente, acho que nunca mais vou esquecer a famosa frase "quem tem um porquê, enfrenta qualquer como".

Matheus Lapa 21/02/2021

A literatura nacional merece ser mais valorizada! Sob a perspectiva do jovem cineastra Pedro Diniz, o livro retrata a dificuldade de muitos brasileiros que convivem com doenças visuais. Dessa forma, a ficção retrata do medo do diretor de cinema e mostra que a superação vai além do preconceito.

Cíntia 02/01/2021

Surpreendente como o título do livro
O livro é narrado em terceira pessoa, conta a história de Pedro, recém formado em cinema, que sofre de uma doença degenerativa nos olhos, trabalha no último cineclube de São Paulo, em uma videolocadora na periferia, e está trabalhando em produzir um filme.

A história é envolvente, é vida comum, que enfrenta dificuldades comuns (talvez nem tanto devido a doença de Pedro) que tem um objetivo em vida, mas pelas ironias do destino, acaba saindo em uma jornada, de descobrimento dos mistérios em relação a sua vida e de descobrimento pessoal. Com seus amigos Fit, Mayla e Cristal, Pedro sai em uma viagem, com intenção de resolver esses mistérios e fazer seu filme.

Gostei bastante do livro, é uma história que eu leria em 2 dias no máximo, mas devido as dificuldades da vida (ou ironia do destino também) demorei 1 semana. Mas não prejudicou o entendimento do enredo, acho que pelo contrário, o livro me ajudou a também enfrentar os meus problemas.

Sou grata ao autor Maurício Gomyde pela surpreendente história!

Nat 25/09/2020

Que livro, meus amigos... Que livro!
Foi o primeiro livro que eu li desse autor e eu amei. A história de Pedro e a forma como o autor abordou alguns de seus conflitos, o apoio dos amigos e a ideia em torno da qual a história se desenrola, tudo me inventou a ler o livro de forma contínua. Eu sorri, eu chorei, houve um momento em que eu pensei: pronto, acabou tudo. E no fim, uma surpresa que me emocionou.
O título faz jus ao livro: Surpreendente!

Carlô 09/09/2015

Eu tava angustiada porque comprei na prévenda e o livro já tinha chegado na loja e nada de eu receber. Como tinha lido os outros livros do Mauricio eu estava com altas expectativas sobre o novo. Ainda mais porque a Intrinseca costuma apostar só em coisas boas e eu sabia que não seria diferente com esse livro dele.
A escrita leve e cheia de personagens e diálogos consistentes permaneceu e acho que até de forma mais madura. Amei cada linha, sofri com o Pedro e fiquei apaixonada pelo Fit e pela Mayla.
O livro narra o drama de um jovem cineasta que tem um problema na visão. O mistério no olho turco que ele tem pendurado no pescoço nem é o ponto alto do livro como pode sugerir a capa (liiiiiiiiiiiinda). O ponto alto é a amizade entre os amigos e o poder que isso tem para salvar qualquer situação.
Literatura brasileira de qualidade.

Rita.Oliveira 19/01/2021

Segunda Chance.
Esse livro fala sobre ter uma segunda chance e também de valores morais e amizade.
Livro que indico a todos.

Nanda 03/07/2020

Sim gente eu levei um mês para ler esse livro, Ô livrinho difícil viiiu, com todo respeito achei a história meio Fanfic sab? A narrativa bem lenta, achei o personagem principal um pé no saco, mas pelo menos o final foi razoável.

Mari Tavares 02/09/2015

Maravilhoso.
Sou fã do Maurício desde quando li "Ainda não te disse nada". Me encantei pelo jeito simples e ao mesmo tempo cheio de lições que ele consegue colocar em tão poucas palavras. No dia do lançamento do Surpreendente corri e comprei (coisa de fã meio maluca eu sei... hahaha).
Comecei a ler o livro às 18h e só parei quando acabei, cinco horas depois. Mais uma vez o Maurício consegue se superar. Eu achava que depois do "A Máquina de contar histórias" seria difícil ele vir com um livro que me tocasse mais.
A história da turma que sai na estrada para fazer o filme perfeito, e todas as reviravoltas que acontecem, com um final digno dos melhores livros, é mesmo surpreendente.