Filho Dourado

Filho Dourado Pierce Brown

Resenhas - Filho Dourado

Kaio.Rodrigues 28/03/2021

Esse é o tipo de livro que você não quer largar nem para comer ou dormir. Com um ritmo alucinante “O Filho Dourado” dá continuidade na jornada de Darrow após os acontecimentos no Instituto.

Nesse sentido, a evolução do enredo do primeiro livro para o segundo é fantástica. Lembro que na parte II de “Fúria Vermelha” o ritmo da leitura estava muito maçante, entretanto nesse segundo volume não teve uma capitulo que não fosse interessante - até mesmo os que eram um pouco mais parados.

Somado a isso, nas capas dessa trilogia sempre há comparação com “Jogos Vorazes” e “A Guerra dos Tronos”, mas nesse livro podemos ver também um pouco de “Star Wars”, tanto na parte bem inicial quando Darrow está na Academia como nos acontecimentos posteriores. Outro fator que deixa o leitor excitado são os plot twists que ocorrem gradativamente. Até pensei que o final iria ser um pouco mais calmo, mas parece que eu estava enganado.

Por fim, esse livro é fenomenal e estou ansioso para ver como essa trilogia será finalizada.

Rodrigo Silvestre 30/06/2020

Quase morri de emoção no final desse livro
(Quase morri no começo, mas foi de tédio, mas esqueci já desse detalhe porque depois ele compensa)

Rodrigo Digão 15/02/2021

Muitoooo bom, livro alucinante, cheio de reviravoltas e descobertas inusitadas. Segundo livro da trilogia e quebrando os paradigmas, melhor e o primeiro. Louco para ver o desfecho dessa mirabolante história.

Karen Gonçalves 18/10/2020

Um livro pra te pegar desprevenido a todo momento
Toda hora acontecia alguma reviravolta que me fazia duvidar se ALGUMA COISA IA REALMENTE DAR CERTO A FAVOR DOS MEUS PERSONAGENS PREFERIDOS. E gente, só tenho isso a dizer: p*ta m*rda Pierce Brown, meu coração não aguenta com você brincando com ele desse jeito. Enfim, se você ai ainda não leu essa série, por favor, esta esperando O QUÊ?

Jan 13/09/2015

Incrível
Eu comecei a ler Filho dourado com as maiores expectativas possíveis, depois de ter lido e amado Fúria Vermelha; ainda assim, Pierce Brown conseguiu superar todas.

Filho Dourado se passa dois anos depois do fim de Fúria Vermelha - o que foi um choque pra mim, dois anos da vida do Darrow se passaram sem que eu tivesse conhecimento, que dor - e, devo dizer, o início é agonizante. Darrow perde muita coisa, incluindo a fama poderosa que ele tinha conquistado desde que saiu do Instituto; a família de Cassius (segunda mais poderosa de Marte) quer a cabeça de Darrow por ter matado Julian, os Filhos de Ares perderam seu curso, dores do passado voltam pra assolar sua mente e Darrow já não é mais um dos favoritos do ArquiGovernador, mas é claro que ele dá um jeito de virar o jogo. É a partir daí que Filho Dourado começa a superar Fúria Vermelha (algo que achei que não fosse possível), Darrow desafia pessoas acima do seu poder, forma alianças inesperadas, planos inimagináveis e sempre surpreende.

Filho Dourado tem um ritmo mais rápido do que Fúria Vermelha e não se passa só em Marte, as guerras são mais "descontroladas" e numerosas do que as que aconteceram no Instituto e é mais difícil pra Darrow controlar todas as variáveis. As mortes, as traições e as surpresas são algo constante nos capítulos, e muitos segredos e pontas soltas mantidos no primeiro livro são revelados no segundo.

Não consigo lembrar de uma parte sequer desse livro que tenha me entediado. A única coisa que tenho pra "reclamar" é a numerosa quantidade de personagens, são muitos nomes e títulos pra minha mente dar conta e as vezes eu ficava confusa, mas nada muito alarmante.

Confesso que, antes de começar a ler, fiquei temerosa de como Pierce ia organizar as coisas no "mundo real" de Fúria Vermelha, depois que Darrow completa os "estudos" no Instituto, mas ele faz isso com maestria, e o final de Filho Dourado me deixou completamente ansiosa pro próximo, não vejo saída pra encrenca que o Darrow se meteu, mas sei que, do jeito que ele é, vai encontrar uma maneira que eu não imaginava ser possível, como sempre faz.

Se você leu e amou Fúria Vermelha assim como eu, saiba que Filho Dourado não vai decepcionar nem um pouco. Se você não gostou do primeiro livro (POR QUE?!?!), acredito que vale a pena dar uma chance pro segundo.

Alessandra 10/10/2021

Primeira leitura: 2016 Releitura: 2021
De longe, esse livro (essa saga) continua sendo A minha favorita. Reler esse livro tantos anos depois, quando eu tinha esquecido muita (muita mesmo) coisa, pareceu como a primeira. Não me surpreendi porque ja sabia os plots, mas me emocionei igual, chorei igual e voltei a amar os personagens como a primeira vez.
Esse livro não tem um segundo de descanso e acontece tanta coisa, que você se esquece de muita coisa em pouca tempo. O mundo aqui se expande e abre todas as portas necessárias para o ultimo livro.
Cada página dessa saga vale muito.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 18/08/2020

Originalmente postada em https://www.balaiodebabados.com.br/
"Num mundo de matadores, é mais difícil ser gentil do que ser cruel."

Filho Dourado se passa depois de alguns anos após os acontecimentos de Fúria Vermelha. Darrow continua infiltrado entre os Ouros, plantando sua semente para uma futura revolução (que um dia vem). Confesso que não sabia muito o que esperar e ver nesse livro, e com certeza fui surpreendida mais uma vez.

Assim como em Fúria Vermelha, o foco de Darrow aqui ainda é a sobrevivência, mas agora ele vai ter que aprender a jogar a política dos Ouros e manipulá-la a seu favor. Entretanto, uma derrota e humilhação logo no início do livro faz o ex-Vermelho ligar o botão do foda-se. Essa atitude dá início ao uma guerra civil e (nem preciso dizer mas já dizendo) sangrenta entre os Ouros.

Desde o livro anterior, sempre achei Darrow um personagem inteligente, perspicaz e esperto. E realmente ele é. Aqui, ele só elevou esses traços a outro nível, com seus jogos e manipulações. Em certos momentos eu realmente me questionei porquê ele se colocava na linha de fogo por essa classe que ele tanto odeia, mas tudo são meios para o fim: fim da tirania dos Ouros em relação às outras cores.

"Dor é a maneira pela qual eles nos controlam."

Em Filho Dourado temos um foco maior na política entre os Ouros. Não muito diferente de pessoas que estão no poder, as alianças são frágeis, o poder sobe à cabeça e não se pode confiar em ninguém. Darrow utiliza essa situação a seu favor, quase sempre prevendo os passos adiantes, o que faz com que ele se destaque e consiga alguns inimigos no caminho.

"Todo mundo é honesto até ser pego numa mentira."

Gostei do destaque dado aos personagens secundários. Por mais que Darrow saiba que não se pode confiar em Ouros, ele também se veria perdido sem as amizades conquistadas. Sevro continua sendo um dos meus personagens favoritos, com sua boca suja e sua leal para com o Ceifero. Mustang também tem seu destaque. Desde o livro anterior, a filha do ArquiGovernador de Marte se mostra, além de inteligente e sagaz, uma mulher justa e sensata. Inclusive, se não fosse por sua ajuda, com certeza Darrow estaria em apuros. Desde o Instituto, os dois formam um ótimo time, visto que praticamente conseguem ler a mente um do outro.

"O tempo não prova a lealdade de ninguém [...] Cicatrizes sim."

Já em relação ao romance entre Darrow e Mustang, bem... foi tudo um tanto atropelado no final de Fúria Vermelha e aqui sabemos que muita coisa aconteceu entre eles nesse meio tempo entre o livro anterior e esse. Gostei muito da dinâmica dos dois e a química presente, mas nem tudo são flores. Além de esconder a verdadeira identidade, Darrow ainda é bastante preso na memória da ex-esposa. Já Mustang sabe e respeita a lembrança dessa pessoa do passado dele, assim como sabe que ele esconde algo que pode mudar toda a relação e amizade entre eles.

O livro tem um ritmo acelerado e constante do início ao fim. Nessa continuação, Pierce deu uma diminuída nas cenas gráficas de violência nas lutas. Apesar das cenas de ação, o livro é praticamente todo voltado a jogos políticos e traições. Chegou em um ponto que eu realmente não me espantava com mais nada que o Darrow pudesse fazer. A única ressalva que tenho é sobre uma certa sequência na reta final, que se prolongou mais do que necessário.

E quando se pensa que tudo está bem, a reta final é cheia de revelações e reviravoltas. Inclusive uma dessas revelações me deixou de queixo caído, já que era um personagem que nunca dei muita atenção. Se o livro passado era Hunger Games Mars Edition, o último capítulo aqui só pode ser definido como Red Wedding Mars Edition. Cabeças (literalmente) rolam, alianças e amizades são desfeitas, pessoas são expostas, tudo isso faz com que o final chocante te deixe super ansioso para Estrela da Manhã.

"Daqui a dez anos. Daqui a cinquenta. Daqui a mil. Nós arrebentaremos as correntes, não importa o quanto isso custe. Vocês não podem nos deter. Somos a onda."

site: https://www.balaiodebabados.com.br/2020/08/resenha-566-filho-dourado.html

HelioAuBarca 20/07/2020

Um livro alucinante
É o que Filho Dourado é. Um livro alucinante. Você começa em meio a uma cena com vibe de Star Wars, vem a reviravolta, tempo pra respirar, outra reviravolta e... Boom. O livro explode.

Diferente de Fúria Vermelha, aqui, a escrita de Pierce Brown está mais imersiva. A narração ainda é mecânica (e faz sentido, se passa dentro da cabeça do Darrow), mas você se sente de fato na história.

O que torna esse livro tão especial é... O quão real ele é. As traições, as mortes, os horrores que os personagens enfrentam, o choque de realidade do Sevro... Eles não sabem no que estão se metendo. E descobrem. E é aterrorizante. Porque é cruel.

De novo, diferente de Fúria Vermelha, nesse livro Pierce Brown soube dosar ação/pausa pra respirar. Em Fúria Vermelha tivemos muitos capítulos monótonos e do nada veio ação, ação, ação.

Aqui, você saí de um assalto intergaláctico para uma conversa incrível entre Darrow e Ragnar. Depois boom, boom e boom de novo.

O capítulo 34 é meu preferido. Você sente a emoção nas palavras. A dor dos personagens.

O livro é conduzido com maestria. Objetivamente falando, é difícil apontar defeitos. Eu só gostaria que fosse em 3° pessoa acompanhando vários personagens.

Agora, particularmente falando, o excesso de heroísmo suicida do Darrow é irritante. Porque coloca tudo a perder, de novo e de novo. Foi um tanto clichê ele ter feito o que fez no final do livro, se arriscando atoa. Foi infantil.

Finalmente, Pierce Brown nos brinda com um final caótico. Veja, se prestar atenção no livro, perceberá detalhes que apontam o final. Mas é sutil. Você vê, mas não espera que vai acontecer.

E acontece.

É um livro difícil de largar. O autor não permite isso. Você vai querer devorar cada página e entender o que está acontecendo. E vai valer a pena.

Dave.Christian 18/07/2021

Uma continuação arrebatadora
Sem sombra de dúvidas uma das melhores continuações de trilogia que já li? apoiando o universo, aumentando a tensão, as intrigas, as reviravoltas e um fim de chocar os neurônios? e agora?. Bora pro terceiro com a expectativa nas alturas!
Campos 18/07/2021minha estante
Essa trilogia não é tão aclamada mas para mim é perfeita

Dave.Christian 18/07/2021minha estante
Lá fora até é? já tem os outros 2 só que em inglês sem tradução? e existia até um boato de virar série? mas até agora nada?

Campos 18/07/2021minha estante
Eu soube, eu tinha no Kindle fazia anos, resolvi ler, viciei

Tamirez | @resenhandosonhos 04/03/2016

Filho Dourado - Pierce Brown
Acostumada a pegar trilogias onde o segundo livro serve apenas como uma ponte entre o início e o fim da história, sem grandes acontecimentos, Filho Dourado veio como uma maravilhosa surpresa. Que livro, senhoras e senhores.

Ao contrário de Fúria Vermelha que tem uma narrativa mais “sangrento”, Filho Dourado foca na estratégia e no pensamento rápido para resolver problemas, e eles parecem nunca acabar. Não há trégua na história, as reviravoltas são constantes e o leitor não faz ideia pra onde as coisas estão indo. Algo muito interessante é que, apesar de estarmos vendo a história pelos olhos do Darrow, ele parece ter medo até de pensar alto, pois nem o passos do nosso protagonista somos capazes de prever.

Aliás, nesse livro, mais do que no primeiro, todos estão cercados de surpresas e mudanças de comportamento. Tirando raras exceções, quase todo o personagem no livro tem um objetivo oculto ou vai causar alguma das reviravoltas da trama. Ninguém é confiável, ninguém é o que parece ser. Os amigos podem ser inimigos e o oposto também pode se mostrar.

“Minhas mãos tremem como costumavam tremer na mina. Agora, como naquela época, serpentes me cercam.”

Filho Dourado é um quebra cabeça que brilha aos olhos do leitor atento, é impossível prever e você não consegue parar de ler até que alcance o fim do livro. E ai, mais uma vez você vai ser surpreendido. Aqui algumas revelações vem a toma e vamos ver grandes aliados sendo revelados, inclusive a verdadeira identidade de Ares, e digo pra vocês, jamais sequer cogitei que seria quem foi.

Mustang segue muito bem na história, e tem papel bem importante nesse livro, assim como em Fúria Vermelha. Outro personagem que é imprescindível é Sevro – meu preferido -, ele tem uma personalidade sarcástica e perversa e dá o tom a narrativa nos momentos certos. Por mais entranho que possa parecer, esse garoto sombrio pode ser o personagem mais coerente e fiel que teremos nessa história, mas não se engane, ele também tem seus segredos e eles também vão chocar você.

Foi muito bacana acompanhar o crescimento da história em Filho Dourado. Mesmo tendo ouvido coisas boas eu não estava esperando que a trama fosse se complicar mais e que o livro fosse ainda mais denso do que o primeiro.

Em Fúria Vermelha Pierce Brown escreve com sangue, em Filho Dourado ele escreve com inteligência e estratégia, é quase mágico de se ler. Quando o fim chegou foi um ok, estamos indo bem, não será uma tragédia. E ai novamente fui enganada e me peguei pensando em como eu sequer cogitei que aquilo pudesse acontecer, mas mais do que isso, como Darrow não previu. Temos um bom final e a necessidade urgente de ler o terceiro e último livro da trilogia.

Morning Star chegará ao Brasil em junho e vem carregado de expectativa. Conheci Pierce Brown esse ano e ele já está na minha lista de autores preferidos, pois fazia bastante tempo que não me encantava tanto com a genialidade de um autor. Ele já anunciou que está escrevendo algo novo e não vejo a hora de concluir essa história e já embarcar em outra.

Sobre o que eu espero do terceiro livro? Não faço ideia. Tenho zero teorias e sequer consigo arriscar um palpite, mas o que posso dizer é que provavelmente terá sangue e muitas reviravoltas novamente. Espero por um livro inteligente e que realmente coroe essa trilogia como ela merece.

site: http://resenhandosonhos.com/filho-dourado-pierce-brown/

Ste 03/08/2020

A Melhor continuação de todas!
Seguimos firme na panfletagem de Filho Dourado, sequência de Fúria Vermelha siiiimmm!!!

É difícil expressar em palavras o impacto que o final desse livro causou em mim sem sentir vontade de chorar! É simplesmente desesperador!

Aqui nosso protagonista, está lidando o tempo todo com seus conflitos e sua missão dupla, acompanhamos seus erros e acertos, incluindo seu coração ingênuo, que nem sempre acerta; a intenção é boa tadinho, mas nosso protagonista está lidando com víboras, onde um coração bom não tem vez!

Estratégia é o que rege o livro inteiro. Uma verdadeira guerra de estratégias e detenção de poder, com resultados de dimensões gigantescas! E um acordo com o próprio diabo em forma de Chacal.

Ação do início ao fim! Guerras espaciais de tirar o fôlego!
As cenas de ação em solo marciano são do car*@lho!
A chuva de ferro não sai da minha cabeça! Pirei o cabeção!!!

Muitas revelações nesse livro, muitas viradas de tomada de poder, muitas traições.

Assim, sem tempo pra descanso com esse livro irmão!

Pierce Brown não entregou uma simples continuação, ele entregou A Continuação! Personagens repletos de camadas e complexos, explorando a natureza humana ambiciosa como ninguém!

É 5 estrelas e favoritadissímo!

A leitura de Filho Dourado está sendo feita no meu clube de leitura, nossa próxima leitura será Estrela da Manhã terceiro e último livro.

Aline 25/10/2020

Agora no espaço
O clima desse livro muda tanto, são muitas surpresas e maquinações tantas reviravoltas que já não sabia mais o que esperar da história.
Achei o primeiro mais eletrizante com o rumo dos acontecimentos esse livro é um pouco mais sentimental as emoções em conflito do personagem sempre expostas.
Aqui mais uma vez temos os planos mirabolantes e soluções que o personagem central esconde de todos inclusive do leitor mas a traição sempre acaba com tudo, não confio mais em ninguém.
Minha maior dificuldade são as batalhas espaciais não consegui imaginar metade do que estava acontecendo porque não entendo nada de naves e afins.

astheryin 17/07/2020

O segundo livro da trilogia talvez tenha sido inferior ao primeiro em vários aspectos.
A escrita do Pierce Brown obviamente não deixa de ser incrível, mas o excesso de narração técnica foi o que me fez arrastar mais a leitura. Senti falta da dinâmica que havia no livro anterior e (sim) da sensação contínua de perigo iminente. Mas de certa forma, o clímax do final compensou todo o lado negativo

Campos 19/10/2020

Saga Perfeita
Esse livro basicamente desconstrói o cenário do livro anterior, e acho isso brilhante, ele te tira da zona de conforto e bota você na tensão novamente, de uma maneira bem crível e sem ser algo forçado, o protagonista como sempre é muito carismático, e o final é um dos melhores momentos do livro digno de GOT

Guilherme.Belmonte 26/03/2021

A obra se supera
A narrativa continua sendo perfeitamente conduzida atingido apice no final, livro soberbo
Aguardo ansiosamente ler o desfecho