Filho Dourado

Filho Dourado Pierce Brown

Resenhas - Filho Dourado

Nicole Gasparoto 25/06/2021

Chocada
Nesse livro eu vi mais o lado humano inclusive cruel dos personagens
Pra mim acostumada a ler livros onde a amizade prevalece independente de tudo foi um choque de realidade , em muitas partes do livro questionei como o personagem principal queria que o seguissem sem revelar seus propósitos e seus verdadeiros pensamentos , mas muitas pessoas são preconceituosas então faz sentido o seguirem só por o acharem um igual , muitas vezes o preconceito e a criação consegue superar a amizade e a lealdade
Enfim terminei o livro com um sabor agridoce , precisando da parte final pois ficou muita coisa a ser resolvida , sinto que a história ainda vai me surpreender muito

Fran 01/07/2022

"Poder é a coroa que come a cabeça."
Sinceramente, existe uma vida antes dessa trilogia e não estou ansiosa pra saber a vida que existirá depois, porque não estarei lendo tudo isso pela primeira vez.
Todas as reviravoltas, as reflexões, os mistérios, tudo absolutamente perfeito!
Só leiam.

Cleise Bee 16/02/2021

Uauuuuu, que final foi esse. Realmente me surpreendeu. Não esperava por tamanha reviravolta. As vezes confiamos demais nas pessoas erradas. Uma lição a ser aprendida Darrow.

Cleiton 23/09/2021

Uma jornada
Confesso que quase abandonei esse livro apesar de ser bem escrito teve muitas partes que me deixaram desanimado as batalhas mesmo foram só leitura dinâmica , mas tirando isso o livro fluiu muito com o decorrer da leitura.

Ludmilanog 03/11/2023

Sou um filho do inferno, e passei tempo demais no céu deles.
?? Digam a todos que possam escutar que o Ceifeiro navega pra Marte. E ele conclama uma Chuva de Ferro.?

?O homem não nasceu para ser de Cor alguma. Nossos governantes decidiram nos relegar a Cores. E eles estavam errados.?

Carol 08/03/2016

Fantástico!
A maioria dos leitores quando vai começar a ler o segundo livro de uma série espera que ele tenha uma certa queda na qualidade em relação ao primeiro. Estamos tão acostumados com autores forçando situações para ter mais páginas escritas, que se torna incomum quando achamos um livro do meio que vale a pena. Normalmente quando isso acontece ficamos extremamente felizes. Já no caso de livros tão absurdamente fantásticos como Filho Dourado, ficamos em completo extase.

Vocês bem sabem que não sou de ficar falando sobre o enredo de livros do meio. Não tem muita lógica se vocês não leram o primeiro, não é? Então se não entendem bem do que se trata essa série, passem lá na resenha de FÚRIA VERMELHA e confiram o que achei do primeiro volume.

Para quem leu o primeiro e ainda não teve como pegar o segundo, sugiro que faça isso nesse momento. Feche essa página, leia Filho Dourado e volte para ler a resenha e conversar comigo sobre o que acharam. Certamente que vão achar algo extremo, para o lado bom ou ruim. O fato é que não tem como se manter alheio lendo essa série. Ou você ama, ou odeia. Eu sou do primeiro time, com direito a carteirinha de fã.

Esse segundo livro é muito mais político do que o primeiro. Se em Fúria Vermelha temos Darrow se descobrindo nesse novo mundo de Ouros, em Filho Dourado temos ele admitindo que é um Vermelho, mas que também tem muito de Ouro nele, por mais que deteste a ideia. Acredito que em Filho Dourado nosso protagonista entende que um Rosa pode ser um Ouro, ou um Vermelho, ou um azul. É nesse volume que Darrow percebe que a cor não determina atitudes de maneira geral, e a cena em que ele se indaga isso é sublime. Aliás, esse livro todo é sublime.

Red Rising (Nome da série em inglês) é certamente uma das distopias modernas mais completas que já li, e de distopias eu entendo. Ela tem todo esse lado político que te deixa preso na leitura, mesmo que você não curta política, justamente porque até isso nesse livro é sarcástico e sangrento. Basta que os personagens aqui abram a boca para que o leitor sinta que está levando uma surra deles. E o sentimento é tão forte, ao meu ver, que ultrapassa qualquer cena sangranta que eu já tenha lido em outros livros do mesmo estilo. Ler essa série é sorrir para as ironias e extremos de Darrow ou de Sevro, que é DE LONGE, meu personagem predileto aqui.

E as cenas de ação não ficam atrás, heim! Na verdade eu estou coçando para ver cada uma delas no cinema. Não há como morrer de tédio lendo ou vendo um filme no estilo de Fúria Vermelha e Filho Dourado. Quando uma cena absurdamente irreal de batalha acontece, logo em seguida vem outra e você pensa onde car** o autor esteve para tirar aquelas ideias.

Eu li os dois livros batendo palmas para Pierce Brown. Pela ideia de modo geral, e pela construção de cada pedaço da trama. Os momentos lentos e os agitados. Sempre disse que sou uma leitora de distopia que gosto de ver o circo pegar fogo, e isso acontece cada vez menos nas distopias que ando lendo. O pessoal parece mais interessado nos romances fajutos dos personagens do que no acontece no mundo envolta. Fala sério, gente! O mundo envolta é tudo o que interessa, e dou graças a Deus que Pierce Brown trabalhou o sentimentalismo dos personagens inseridos em conceitos de guerra. Até onde uma guerra te permite sentir, e o que é o certo a fazer quando os seus sentimentos são colocados a prova numa balança com os sentimentos do resto do mundo. Até onde sua moralidade te permite ir. Isso é fantástico!

Se você passar muito tempo entre a leitura do primeiro e do segundo livro, como foi o meu caso, pode sentir certa dificuldade em lembrar os nomes dos personagens e quem eles são dentro da trama. Não são nomes comuns, e tem bastante gente para lembrar. Para nos salvar o livro traz um pequeno glossário de personagens logo no início. Garanto que ajuda pra caramba. Fica a dica,

Eu poderia passar o dia aqui escrevendo e elogiando Filho Dourado, mas daí iria tirar a incrível sensação de ler e descobrir o que acontece que você teriam se lessem. Nem preciso dizer que indico essa série de olhos fechados, não é? Se vocês, como eu, gostam de distopias espaciais e vorazes, tratem de correr para ler essa aqui. Simplesmente perfeita!

Já estou coçando pela lançamento de Morning Star, o último da série. E agradecendo de coração que a editora Globo está trazendo os livros sem demora. Morreria se tivesse que esperar muito para saber como será o desfecho. Quem mais vou perder (Espero que não o Sevro), o por que mais vou rir ou chorar.

Enfim... Filho Dourado, mantendo a linha de livro favorito da vida que foi Fúria Vermelha.

site: http://terradecarol.blogspot.com.br/2016/03/resenha-de-filho-dourado-pierce-brown.html

MatheusSilvaa 09/01/2024

Lá vem o ceifeiro e sua chuva de ferro!
(Review antiga, apenas atualizando)

"Eu vou morrer. Você vai morrer. Nós todos vamos morrer e o universo vai continuar no seu curso sem se importar com nada disso.
Tudo o que temos é esse grito ao vento, a maneira como vivemos. Como vamos. E como nos postamos antes de cair."

Uma continuação incrível da saga. Uma grande ópera espacial, falando sobre temas como escravidão, racismo, a luta contra a opressão de séculos dos Ouros - a classe mais elavada e poderosa da sociedade, os conquistadores de mundos.
Cheio de reviravoltas e tramas. O final é de jogar o livro na parede e gritar.

Quando pensamos que está tudo bem o autor vai lá e nos surpreende, deixando a gente na ponta do pé e olhando os cantos a espera de alguma "armadilha"

Um livro que não nos oferece a história de um HERÓI sábio, experiente e infalível com planos infalíveis. Darrow é falho, inexperiente e pouco heróico, sendo na verdade um menino e ao mesmo tempo um monstro para muitos

Renata 06/03/2024

Traições e mais Traições
Eu estava esperando o tombo e ele veio, essa série é uma das melhores que já li, um mundo bem construído, personagens incríveis...ansiosa pela conclusão

stberrypie 30/06/2021

nunca mais serei feliz
meu deus esse livro acabou com toda a (pouca) sanidade mental que eu tinha nunca mais serei feliz eu vou processar o pierce por danos morais e psicológicos contra a minha pessoa não sei como reagir

Math Lima 14/09/2021

O poder do protagonismo.
A história se inicia algum tempo após os acontecimentos do primeiro livro. Temos, nesta continuação, uma sequência de acontecimentos que fazem o protagonista decair socialmente, fazendo, deste modo, com que Darrow tente de todas as maneiras se reerguer no meio Ouro. Nada de novo sob o sol, pois é geralmente o que se espera dentro do segundo volume de uma trilogia: decaimento seguido por ascenção. Claro, quando isso é descrito dentro da "fórmula Fúria Vermelha", com diversas reviravoltas, lutas insanas, discussões políticas, discussões sociais, personagens marcantes, traições e pensamentos estratégicos; imaginamos que tudo vai ser tão estrondoso quanto no primeiro volume. Entretanto, não foi o que aconteceu e não porque não houvesse essa "fórmula Fúria Vermelha" no enredo, mas por conta de como essa "fórmula" foi colocada.

Disto, o primeiro livro trazia em si tudo o que esse segundo livro têm, porém melhor e mais bem trabalhado. As relações, as traições, as intrigas, as emboscadas, as trapaças, os plot-twists. Neste segundo volume temos um exarcebo de Deus ex machine, que são "coisas" que não fazem muito sentido de aparecer dentro da história e que só existem para ajudar o protagonista em um objetivo específico, todavia essas "coisas" não foram apresentadas ao leitor anteriormente e quando são apresentadas depois não constroem sentido no enredo; plot-twists extremamente desnecessários, pois claramente só foram criados para FORÇAR um impacto no leitor e dizer que teve uma reviravolta surpreendente naquele momento em específico, algo que essas forcações de barra não conseguem transmitir, justamente por deixarem este teor caricato da reviravolta no enredo; e relações pouco explicadas e pouco construídas, algumas que só existem para justificar o poder do protagonismo.

Enfim, não se trata de um livro ruim, mas se comparado ao primeiro e as expectativas que foram plantadas nos leitores, é um volume que não entrega tudo o que o anterior entregou. Na verdade muito menos. A priori, pondo de lado os pensamento crítico e as expectativas, é um bom volume para se ler e embarcar nas grandes cinematicas construídas, pois as cenas são muito boas, as batalhas são incríveis e os diálogos são bem trabalhados. Existem muitos pontos positivos na leitura, contudo não parar aqueles, como eu, que leram com expectativas críticas, buscando pontos específicos e observando "no senses" pontuais.

Nicole 16/03/2024

Guerra e desespero
Muita gente diz que esse é melhor que o primeiro e eu acredito que seja por causa do ritmo, esse é frenético do início ao fim, briga, drama, violência, guerra, batalha de nave espacial, pouquíssimos momentos sem ação e isso é muito bom pra prender mesmo.

Questões práticas sobre o livro não tenho quase nenhuma observação, ótima escrita que nem o primeiro, o autor narrando pela visão do Darrow consegue dar muita vida e humanidade pra ele, nesse quesito é um dos melhores livros que eu já li (junto com o primeiro), porque às vezes é até difícil imaginar o Darrow só como um personagem.

Sobre o enredo, posso dizer que não teve 1 minuto em que eu não estava com a sensação angustiante de que alguma coisa muito ruim ia acontecer. Eu gosto de livro assim e a sensação se confirmou correta em diversos momentos (o título que eu dei pra resenha é um ótimo resumo do livro). Pra mim o pior ponto foi o fato da insegurança gigantesca em relação a quem confiar, porque se tem uma coisa que eu aprendi nesse livro é que ouro é uma raça ruim dos infernos.

O final simplesmente pega seu coração torce tritura cospe e pisa então esteja psicologicamente preparado pra sentir raiva e tristeza, tem um personagem específico que eu gostaria muito de xingar nessa resenha até perder meu ticket pro céu porque ele ferra tudo por uma razão completamente estúpida e egoísta, mas não quero dar spoiler. Só vou dizer que, obviamente, é ouro.

Enfim, vale continuar depois do primeiro, não perde nem um pingo de qualidade, espero que o terceiro também seja assim.

Jonatas 23/09/2021

Pressão aumentando
Livro devorado com sucesso.

Como todo filho do meio sabe, o segundo livro de uma trilogia precisa provar seu valor (estou olhando pra você Sol e Tormenta) e o Filho Dourado passou no teste.

Tivemos mais desenvolvimento das personagens, mais complicações na trama, mais desafios e tudo que pode elevar a pressão para o terceiro livro.

O que mais gostei foi o crescimento do protagonista que continua carregando seus traumas e aprendendo com eles, personagens secundários ganharam mais força na trama e não foram abandonados e uma revelação que me pegou de surpresa de verdade. Não esperava por aquilo.

Então porque dei 4 estrelas ao invés de 5? Oras... Porque achei que Victra teria um impacto melhor e maior na trajetória do protagonista, mas senti que ela foi meio que banalizada. Eu realmente não gostei disso.

E o livro poderia ter terminado jogando os últimos 3 ou 4 capítulos como os primeiros 3 ou 4 capítulos do terceiro livro.

O autor deu tempo demais pra gente esfriar depois da batalha final. Ele não terminou no ápice como no primeiro livro e isso meio que cortou o tesão.

Isso é tão verdade que não tive o mesmo impulso de já mergulhar no terceiro livro como eu tive do primeiro para o segundo.

Ninguém é perfeito, exceto Victor Hugo com seu Trabalhadores do Mar ou Saramago com o Memorial do Convento, mas divago.

Anny F5 02/09/2022

Gostei bastante desse livro, um ótimo ritmo, várias coisas acontecendo, sem tédio, e um plot que eu realmente não esperava. Já estou ansiosa pela leitura do livro final.