Filho Dourado

Filho Dourado Pierce Brown

Resenhas - Filho Dourado

LARISSAFAMBRI 20/01/2021

Perfeição!!!
Isso não é um livro, é uma obra de arte, é um evento é a preciosidade em forma de palavras. Eu nunca li nenhuma série tão boa na minha vida! Só isso que eu tenho a dizer a vocês.

Tem estratégia, luta, guerras, muitas e muitas mortes, é um livro que emociona, que te faz ficar louca com todos os acontecimentos.
O que foi o final desse livro???????? Sério, nem sei o que dizer.

Baldo 13/06/2022

"Aquele mundo no qual somos irmãos acabou"
Uma continuação tão boa quanto a primeira, mais focada em desenvolvimento dos personagens e com muitas pitadas de Star Wars, o que deixou ainda mais agradável.

Cheio de reviravoltas, algumas previsíveis e outras com certeza não. Personagens memoráveis e mortes tristes.

Sem dúvida uma sequência digna do primeiro!

vanessacrx 10/09/2022

Excelente sequência
2/3 lido e ainda completamente envolvida pela história.
A narrativa deste segundo volume é um pouco mais "lenta", se pudermos chamar de lenta uma história cheia de lutas e intrigas.
O ritmo não é tão frenético, emergencial e uma luta pela sobrevivência igual ao primeiro.
Aquela vibe "Jogos Vorazes" não existe mais.
A narrativa se torna mais política e nos deixa conhecer os bastidores do funcionamento dos mundos. Demorei um pouco mais a finalizar, visto que lá pelo meio a narrativa perde o ritmo.
Mas isso ocorre para pegar um fôlego.
A parte final é a melhor...
Temos, finalmente, a revelação de quem é Ares e o traidor é revelado ( embora tenha sido meio óbvio, já que ele estava insatisfeito o livro inteiro).
Esse segundo livro, ainda que emocionante, funciona mais como a preparação para o desfecho.
Já estou sentindo saudades dessa história, e esses livros já entraram para minha lista de preferidos da vida.

Julia 26/11/2022

Denso de conteúdo, mas vale muuuito a pena. Aqui temos uma continuação direta do primeiro livro que não deixa a desejar dos aspectos positivos do primeiro livro da trilogia. É mais profundo e reflexivo sobre questões que o primeiro livro deixou a desejar. Deu pra sentir melhor, por exemplo, as motivações do protagonista fazer o que estava fazendo. Esse livro termina com uma gacho muito bom e eu espero que o último livro seja muito bom e supere minhas expectativas como aconteceu com esse e com o primeiro volume da trilogia.

Nathalia 06/11/2020

Não tenho nem palavras pra dizer quão bom é esse livro, de longe uma das melhores sagas que já li. Esse livro me deixou num mar de emoções simplesmente porque não parava de surpreender.
meus sentimentos aos leitores que não tinham a continuação!

joanna.tell 21/03/2024

Filho Dourado
Que livro espetacular! esse livro mexeu com minha cabeça, agora tudo pra mim vai ser uma traição ou uma armadilha, muitos surtos!
tem muito tapa na cara e nem um momento de paz, tem muita luta e poucos sentimentos, é uma jornada árdua, mas estou adorando acompanhar Darrow.

ingrid.guedes.1 26/01/2023

Fazia tempo que um livro não me prendia tanto assim, as reviravoltas da história são de tirar o fôlego, são emocionantes, o livro te surpreende do começo ao fim.

Priscila Nonato 06/11/2015

O começo do livro foi bem chatinho ,a historia só começou a ficar interessante a partir da página 287 ,Darrow cometeu mais erros do que acertos nesse livro .Foi muito ansioso e pouco estrategista .O autor fez o inimigo parece bobo muitas vezes só para que Darrow se sobressaísse ,o que achei desnecessário ,já que no livro anterior ele conseguia se sair pela sua inteligência e não por que seus inimigos se faziam de burros .O autor descrevia longamente cenas desnecessárias e as cenas importantes aconteceram rápidas de mais ,além dos dia diálogos sentimentaloides .Esperava mais desse livro , esperava que os personagens tivessem sido melhores desenvolvidos, .O final foi bem chocante pra mim ,e bem desesperador para Darow,ainda não sei se gostei desse final .Espero que o autor se saia melhor no 3° livro .

Claudia - @segunda.opiniao 05/12/2022

“Mas é para isso que fui feito. Para mergulhar no inferno”.

Filho Dourado é o segundo livro da trilogia Red Rising.

Pois bem, nós que lemos muitas trilogias sabemos que a tendência é que haja um declínio de qualidade do primeiro para o último livro. Não raro o autor se perde e a história fica morna. Muitas vezes o segundo livro só serve como uma conexão fraca da introdução para a conclusão, mas felizmente, não foi isso que encontrei em Filho Dourado, pelo contrário, o autor conseguiu superar Fúria Vermelha sem fazer esforço. A história já começou bem diferente do que eu esperava.

Darrow está dois anos mais velho e soterrado em problemas. Conseguir uma posição de prestígio para destruir o sistema opressor de cores é mais complicado do que ele esperava. O rapaz está enfrentando dificuldades até para manter a reputação que conquistou no Instituto. Os Filhos de Ares (os revolucionários que colocaram Darrow entre os Ouros) desapareceram do mapa, deixando o moço por sua própria conta; e para piorar, ele perde a admiração e proteção do ArquiGovernador Augustus, ficando vulnerável e a mercê de inimigos poderosos.

Bem, mas apesar de tantos problemas, minha confiança na capacidade de superação, liderança e estratégia de Darrow não ficou abalada. Quem viu como o rapaz conseguiu vencer os obstáculos (intransponíveis) no Instituto, sabia que ele daria a volta por cima. A única coisa que faltava para nosso herói era motivação, mas ela veio em forma de uma revelação.

Quando os revolucionários (enfim) o procuram para que ele execute uma tarefa, o jovem questiona as ordens e acaba encontrando uma maneira própria de fragilizar a liderança Áurica. Darrow coloca Ouro contra Ouro, numa guerra civil insana por poder.

“Todas as cortes de leis Douradas permitem que um homem defenda sua honra contra qualquer força que o profane injustamente. Das antigas civilizações da Terra aos intestinos gelados de Plutão. O direito de desafiar existe para qualquer homem e qualquer mulher. Meu nome, gentis senhores e senhoras é Darrow au Andromedus. Mijaram em cima da minha honra. E eu exijo satisfação”.

Embora Darrow sempre tenha sido maduro para a idade (o que é totalmente justificável), não tem como negar a evolução do personagem nesse livro. As reflexões são mais densas, mais recheadas de significados.

O universo da história também foi vastamente expandido. No livro anterior, as batalhas eram testes dentro de uma escola, uma pálida preparação para conflitos reais, agora existe guerra política interplanetária, com direito a naves e tecnologia de ponta, bem no estilo Star Wars. Outra diferença, além da ampliação de ambiente, é a interação das cores. Enquanto fomos apresentados apenas a Vermelhos, Cinzas e Dourados em Fúria Vermelha, agora teremos, Azuis, Rosas, Laranjas, Amarelos, Obsidianos e Manchados.

Além de todo o combate e carnificina, o livro nos mostra a importância das relações interpessoais. Darrow vive na corda bamba por causa da fragilidade de relações construídas sobre mentiras. Traições é quase uma constante durante a trama.

Sevro se tornou meu queridinho em Filho Dourado, e olha que eu já gostava do garoto no primeiro livro…

“Sevro ficou mais inteligente desde nosso primeiro encontro. Não tenho dúvida quanto a isso. Mas temo que ele me superestime. Apolo pensava que era um deus. Augustus pensa que é. Um deus não é o que eu deveria ser. Um deus é uma coisa a que se serve, uma coisa que se adora. Eu nunca quis isso. Eo nunca quis isso. Sevro terá de aprender. Isso aqui tem a ver com liberdade. Contudo, parece que todo mundo apenas quer seguir alguém.”

A imprevisibilidade dos acontecimentos é empolgante. Não consigo pensar em uma única cena chata ou maçante. Fui surpreendida muitas vezes durante a história, muitas delas pelo próprio Darrow. Não sei como o autor consegue fazer com que o narrador da história seja tão enigmático! É um dom.

E o final desse livro? Tô em choque. Não faço ideia do que esperar do próximo… Ainda bem que já tenho ele aqui, e adivinha? Sim. É minha próxima leitura. Rá!

Recomendo muito esse livro, mesmo que não faça seu gênero, dê uma chance, pois não tem como não se envolver com a história, se derreter pelos personagens, questionar a alienação das massas por meio da mídia, ensinos e crenças.

Tenho que confessar que Darrow au Andromedus e Pierce Brown (autor) são meus crushes mais recentes na vida.

Beijos Dourados

Câmbio. Desligo.
~ Cau

site: @segunda.opiniao

Vínia 23/11/2022

Espetacular, incrível, mexeu com minha cabeça
Descobri essa trilogia por acaso e me apaixonei ainda mais pelo acaso, pela forma como o Pierce coloca os plot twists certos nas horas certas.
Confesso que esperava a Mustang grávida do Darrow, mas depois que ele revelou que veio das minas de Lykos, sendo menor ainda do que Sevro... Uau!
A mãe dele o reconheceu, apesar dos sinetes, ela reconheceu, apesar dos 4 anos depois, foi a coisa mais linda que já vi.
Li os 2 primeros volumes na biblioteca de minha escola, mas lá não tem o terceiro ( Estrela da Manhã ) e eu PRECISO ler esse último, porque ainda estou quebrada, devastada, destruída e confusa com o final.
Nunca tinha me apegado à nenhuma saga de livros, e agora sei bem como funciona, sei como é ser uma Howler ?!!!
OBS: Demorei para terminar porque simplesmente não queria que terminasse kkkkkkkkkk

Gustavo 01/01/2023

com toda certeza não é um gênero literário que simpatizo.. todos os termos e referências me deixam meio perdido kkkk. Porém, estou me esforçando para sair dessa zona de conforto

Francisco 07/01/2016

Te dou 5 motivos para não ler esse livro, e (...) para ler, veja
Antes de começar essa resenha, vou dar alguns motivos para você não lê este livro.

• Se você não gosta de livros de ficção cientifica, onde o poder é uma discussão em voga....
• Se você não gosta de livros com reviravoltas extraordinárias...
• Se você não gosta de livros que tem plots twits sensacionais que te fazem perder o folêgo...
• Se você não gosta de livros que fazem um cliffhanger fdp, que faz você praticamente implorar para o autor lançar o próximo livro...
• E se você simplesmente não gosta de um protagonista, que te inspira a fazer diferença no mundo...
Pare de ler essa resenha, esse livro não é pra você. Mas, se mesmo assim, você sentiu que esse vai ser o livro da sua vida, então vamo continuar juntos nessa viagem interplanetária de Filho Dourado.
É minha gente, não tá fácil não, o Brasil ta em crise e eu aqui dizendo que li um dos livros mais perfeitos ever, só pra arranjar mais leitores para discutir o quão sensacional é esse livro. Me desculpem a babação de ovo, mas isso tudo é porque Pierce Brown (que além de lindo, hahahah) está construindo uma das melhores distopias da atualidade. Afinal se utopia é um mundo perfeito que nunca vamos alcançar, distopia é o oposto, onde o mundo é totalmente desprezível, e sinceramente, Pierce Brown alcançou com a sua história tão próxima desse conceito, onde poucos livros realmente conseguiram chegar. Sei, vocês vão dizer que é uma opinião de um blogueiro, que ta começando a vida e tal, mas façam um seguinte, leiam e me digam, o que acha, desafio lançado?
Para quem ainda não conhece, Filho Dourado é a continuação do livro Fúria Vermelha, fazendo parte da trilogia “Red Rising, composta por esses dois livros, e “Morning Star” que será lançado, de acordo com a Globo Livros, provavelmente, no mês de junho de 2016. A série conta a história de Darrow, que vive numa sociedade dividida por cores, onde os Ouros são os dominadores, nessa hierarquia, e existem outras cores que estão abaixo, como Rosas, Azuis, Prata, entre outros e a cor mais baixa nessa hierarquia são os vermelhos, do qual Darrow fazia parte. Mas depois de alguns acontecimentos, Darrow é transformado em um Ouro, para chega ao topo dessa sociedade e tentar muda-la.
No primeiro livro é contada a saga de Darrow em um instituto, do qual os Ouros competem entre si para serem os melhores e assim conquistar espaço, no topo (do topo, porque não basta ser Ouro, tem que ser Deus, ou quase isso, Rá), porém a vida nesse instituto não é fácil, e chegar no mais alto posto, poderá custar a vida de muitos Ouros (pensa que a vida deles é fácil? Rá, fácil é a minha vida, que vou no meu trabalho, passo 8 horas por dia e depois sigo meu rumo, a deles é e sempre será um inferno). Se vocês ainda não leram o primeiro livro, que tal se aventurar em nossa resenha de Fúria Vermelha, Clique Aqui e saiba mais sobre essa história.
CUIDADO, se você não leu ao primeiro livro, pode ser pego por alguma situação importante, nesse segundo que influenciará na sua experiência de leitura. Vamos tentar ao máximo evitar Spoiler, mas para evitar, vocês quererem me matar, estamos avisando, passando isso, continuemos (...)
“Não. Você não está certo (...) Deixei a sociedade não porque ela está doente, mas porque ela está morta. A sociedade foi criada pra instilar a ordem. Homens foram obrigados a se sacrificar para que a humanidade pudesse perdurar (...)” (p. 316)
Bom, nesse segundo livro Darrow não está mais no instituto, e alguns anos se passaram. Agora ele é lanceiro da Casa Augustus (casa do Arquigovernador), e ao invés de haver somente Marte como pano de fundo, agora toda a Galáxia se faz presente nesse enredo. Ele se tornou uma das pessoas mais brilhantes de Marte, até que em uma disputa com seu mais novo arquinimigo (não posso falar quem é) ele acaba caindo no fundo do poço. E assim prestes a ser leiloado em um baile de gala, Darrow consegue se reerguer, na frente da Soberana (vocês pensavam que o Arquigovernador estava no topo, miraram longe, existe uma pessoa acima dele que é responsável por todo o império dos Ouros na galáxia) começando-se assim as reviravoltas, intrigas, disputas de poder, e guerras, aí fica a pergunta, será que Darrow e seus amigos sobreviverão a tudo isso?
Se em Fúria Vermelha as batalhas se assemelhavam, as grandes guerras gregas e romanas, agora, apesar de haver vários combates extraordinários que lembram esse período épico, inclusive o clímax desse livro, a história fica ma-ra-vi-lho-sa, com os conflitos no espaço, você disse espaço? Sim, eu disse. Nesse segundo livro, várias das melhores batalhas acontecem além dos territórios terrestres, lembrando histórias como o emblemático Star Wars, porém com muito mais sangue, porque Pierce Brown não tem pena de contabilizar os mortos. Isso é importante, para contar como a nossa sociedade se transformou nesse inferno criado por ele.
Claro, em Filho Dourado o pano de fundo se expandiu, os personagens aumentaram, inclusive os inimigos, que deixaram de ser simplesmente, os estudantes do Instituto, para ser os maiores Ouros desse Universo e muitas vezes para sobreviver nesse local, Darrow precisou fazer acordos com ex-inimigos, que um dia pode custar caro.
“(...) Grande parte do poder de um soberano é a fantasia criada pela imaginação das pessoas. Meu poder não são as naves. Não são os pretorianos. Meu poder é o medo deles. Mas eles precisam ter lembranças frescas do medo (...) (p. 189)”
Cara, eu pirei na frase acima, sério. Nesse livro, o autor Pierce Brown é menos estrategista, e mais filosófico, principalmente no que se refere a discussão de Poder. E pensem comigo, nos dias de hoje, existem duas formas de poder majoritárias que conhecemos. A autoritária, relativamente mais fácil, onde um manda e os outros obedecem (ditaduras são exemplo máximo disso) e a Democracia, onde todos através de diálogos, e discussões tomam decisões em conjunto. Se a democracia entra em crise (como estamos vendo no Brasil), parece que a solução é o autoritarismo (por isso os movimentos pela volta da Ditadura), porém isso é perigoso, não que vamos nos tornar a sociedade que Pierce Brown criou, mas é um caso a se pensar e refletir.
Voltando a história, o autor usa um enredo carregado em discussões inerentes a essas disputas de poder e que na verdade, todos podem sair perdendo (todos mesmo), como ele afirma:
“Não deveria ser assim. Os Ouros têm tudo, no entanto exigem sacrifícios até mesmo deles próprios. Esse lugar é doente. Esse império ruiu. Ele come seus reis e suas rainhas, com a mesma voracidade que come os miseráveis que trabalham na sua terra.” (p. 281)
Tá vendo? Então afinal de contas? O Ouros são mesmo os vilões dessa sociedade? Ou a forma como isso está instalado é que é o problema? Como Darrow deve agir?
Isso e outros questionamentos, são chave para entender o mundo criado por Pierce Brown. E por falar nisso, O que é o Darrow? Uau, esse personagem é sensacional. Ele, hoje é o meu personagem favorito ever. Não só porque ele consegue conduzir essa revolução brilhantemente, mas porque é um ser humano, que sofre, confia, e preza por algo, que poderia ser a solução de muitos problemas. A confiança na amizade, pois ele acredita mesmo nas pessoas, mesmo elas fazendo o mal, ele confia, ele acha que com esse sentimento, elas poderão mudar, poderão sair daquele mundo maléfico. Agora é interessante, pois ao mesmo tempo que ele confia fielmente nos seus amigos, ele é “uma farsa”, que se descoberta, pode ser a maior das traições.
Ah um detalhe da história, as vezes achei algumas situações parecidas com Senhor dos Anéis, principalmente no que diz respeito a jornada do Frodo, do tipo, quando parecer que tudo vai dar certo, algo aparece pra acabar com essa sensação. Isso é recorrente no livro e depois que li os agradecimentos e vi o autor falando de Senhor dos Anéis, eu entendi porque.
Em relação a edição brasileira, eu gostei muito, do tamanho do livro, da fonte, espaçamento, são mais de 500 páginas que quando você percebe, já terminou. O efeito brilhoso na capa é lindo, porém não é funcional, pois em meio a luminosidade e contraste com a cor do fundo, você não consegue ver muito “Filho” do título, sem contar que esse efeito desgasta logo. Isso talvez aconteça, pois, a Editora, faz essa coisa linda, em uma edição de capa comum, talvez se fosse edição de capa dura, esse probleminha seria sanado, aliás, uma proposta para editora, seria de lançar esse livro em Capa Dura.
Por fim, quero ressaltar que o Plot Twist do final desse livro é sem dúvida, um dos melhores que eu já vi, pois, uma das maiores qualidades de Darrow, pode ser o responsável por algo, que é muito difícil de digerir, mesmo sendo compreensível. E olha gente, só uma dica, tomem cuidado com os personagens que vocês se apegam, pois depois desse final, eu não espero mais nada, nem de Game Of Thrones gente, sério mesmo.
Então é isso gente, “Filho Dourado é a Curvilâmina no coração da nossa sociedade, para nos levar a reflexão sobre essa disputa de poder, como estamos formados, e onde queremos chegar” No mais, não to me aguentando, estou doido para a leitura de “Morning Star”, o livro encerramento dessa maravilhosa trilogia. Ah, nem preciso dizer que esse livro é 5 estrelas favoritado, né?
“ (...) Darrow. Os Ouros não ascenderam do mero acaso. Nós ascendemos da necessidade. Do caos, nascidos de uma espécie que devorou o seu planeta em vez de investir no futuro (...) Então, quando conquistamos a humanidade. Não foi por ganância. Não foi por glória. Foi para salvar nossa raça (...)” (P. 527-528)

site: www.sobreosolhosdaalma.blogspot.com.br

Anny F5 02/09/2022

Gostei bastante desse livro, um ótimo ritmo, várias coisas acontecendo, sem tédio, e um plot que eu realmente não esperava. Já estou ansiosa pela leitura do livro final.

Estersinha 16/01/2023

Pra que você vive?
Ok, esse foi um livro mais necessário do que divertido. Era preciso que tudo acontecesse para que a história tivesse uma continuidade, mas o primeiro livro é BEM melhor, não tem como, enquanto o primeiro é um livro de guerra esse é um livro de estratégia, e a diferença é bem marcada. De todo jeito, também tem umas cenas de luta boa, mas o primeiro é bem melhor.
Agora, em matéria de plot twist?. Cara que livro! Simplesmente as melhores reviravoltas, tudo acontece nas últimas 100 páginas, isso é simplesmente incrível. Não vejo outra forma de que o próximo livro seja bom se não for desse jeito.