Filho Dourado

Filho Dourado Pierce Brown

Resenhas - Filho Dourado

Kaio.Rodrigues 28/03/2021

Esse é o tipo de livro que você não quer largar nem para comer ou dormir. Com um ritmo alucinante “O Filho Dourado” dá continuidade na jornada de Darrow após os acontecimentos no Instituto.

Nesse sentido, a evolução do enredo do primeiro livro para o segundo é fantástica. Lembro que na parte II de “Fúria Vermelha” o ritmo da leitura estava muito maçante, entretanto nesse segundo volume não teve uma capitulo que não fosse interessante - até mesmo os que eram um pouco mais parados.

Somado a isso, nas capas dessa trilogia sempre há comparação com “Jogos Vorazes” e “A Guerra dos Tronos”, mas nesse livro podemos ver também um pouco de “Star Wars”, tanto na parte bem inicial quando Darrow está na Academia como nos acontecimentos posteriores. Outro fator que deixa o leitor excitado são os plot twists que ocorrem gradativamente. Até pensei que o final iria ser um pouco mais calmo, mas parece que eu estava enganado.

Por fim, esse livro é fenomenal e estou ansioso para ver como essa trilogia será finalizada.
Francisco.Martins 14/01/2022minha estante
Quero muito ler esse livro

Kaio.Rodrigues 23/01/2022minha estante
Ritmo alucinante do início ao fim.

HAXI 26/02/2022

Hic sunt leones...
Sabem o significado?

QUE VOCÊS PRECISAM LER A PORR* DA TRILOGIA RED RISING MEUS NOBRES

Que livro meus camaradas que livro, eu já tinha as expectativas em alta mas eu fui brutalmente surpreendido com o decorrer da história que superar em muito o primeiro livro. Não há um momento seque que o livro fique entediante, a ação aqui é direta, escrita é muito fluida, a cada momento vc quer saber o que acontecerá na próxima página, uma obra de 6 estrelas.

Queria muito que mais pessoas conhecem os livros do Pierce Brown, queria ter com quem conversa sobre está obra que por mais seja incrível é muito pouco conhecida ? com toda a certeza que Filho dourado vai entra para o top melhores livros que li este ano.
skuser02844 27/02/2022minha estante
Já qria ler antes, agr me motivou ainda mais

HAXI 28/02/2022minha estante
Isso ae Gi ?? livraço esse vai por mim

Lu @gentequeamalivros 28/06/2022minha estante
Essa trilogia foi minha favorita do ano passado e eu realmente acho triste não ter tanta hype pois realmente merece .

HAXI 28/06/2022minha estante
Calma que eu souber que terá uma reempremidos em breve. Espero que assim tenha o Hyper que tanto merece e traga os outros livros do Piece Brown para cá

Jessica 26/04/2022

Poder é a coroa que come a cabeça
Eu havia escrito uma pu*a resenha gigantesca e o Skoob bugou e apagou tudo. Como estou com um pouco de ódio, deixo aqui meus votos de que você, que ama Distopias, conheça essa e se apaixone como eu, por Red Rising.

Aqui você vai encontrar: Guerra, traição, amizade, lealdade, dor, euforia, angústia e um pouco de amor. E tudo isso acontece no espaço, sim, em Marte.
Vai encontrar muitas outras coisas que também te farão odiar metade desses personagens, enquanto é completamente apaixonada pela outra. Acredite, vale a pena.

É muito semelhante a Duna. Mas gosto mais dessa escrita, sendo sincera.

É isso, de uma chance ao Vermelho Darrow, ele tem uma boa história pra te contar.

"Se você é uma raposa, faça o papel de lebre.
Se você é uma lebre, faça o papel de raposa."

(Esse trecho exprime bem o que é essa história. Não confie nem mesmo na sua sombra.)
lysmpotter 26/04/2022minha estante
Eu simplesmente AMO essa trilogia!!

Juliana1655 26/04/2022minha estante
Uma das melhores distopias, histórias em geral, da minha vida! Quero que fique mais conhecido

Jessica 26/04/2022minha estante
Eu tô completamente louca com esses livros, e simmm, como eu queria que ela fosse mais popular. É absurdamente PERFEITA!

Juliana1655 26/04/2022minha estante
Tem uma continuação que eu só encontro em inglês e não consegui ler por causa disso. :(

Jessica 26/04/2022minha estante
Não sabia dessa continuação. Tô indo pro terceiro agora

Juliana1655 26/04/2022minha estante
A história se completa na trilogia. Acho que a continuação é de um tempo depois, chama "Iron Gold"

lysmpotter 26/04/2022minha estante
Meu sonho que ela tenha o reconhecimento que merece

Rodrigo Silvestre 30/06/2020

Quase morri de emoção no final desse livro
(Quase morri no começo, mas foi de tédio, mas esqueci já desse detalhe porque depois ele compensa)

Tamirez | @resenhandosonhos 04/03/2016

Filho Dourado - Pierce Brown
Acostumada a pegar trilogias onde o segundo livro serve apenas como uma ponte entre o início e o fim da história, sem grandes acontecimentos, Filho Dourado veio como uma maravilhosa surpresa. Que livro, senhoras e senhores.

Ao contrário de Fúria Vermelha que tem uma narrativa mais “sangrento”, Filho Dourado foca na estratégia e no pensamento rápido para resolver problemas, e eles parecem nunca acabar. Não há trégua na história, as reviravoltas são constantes e o leitor não faz ideia pra onde as coisas estão indo. Algo muito interessante é que, apesar de estarmos vendo a história pelos olhos do Darrow, ele parece ter medo até de pensar alto, pois nem o passos do nosso protagonista somos capazes de prever.

Aliás, nesse livro, mais do que no primeiro, todos estão cercados de surpresas e mudanças de comportamento. Tirando raras exceções, quase todo o personagem no livro tem um objetivo oculto ou vai causar alguma das reviravoltas da trama. Ninguém é confiável, ninguém é o que parece ser. Os amigos podem ser inimigos e o oposto também pode se mostrar.

“Minhas mãos tremem como costumavam tremer na mina. Agora, como naquela época, serpentes me cercam.”

Filho Dourado é um quebra cabeça que brilha aos olhos do leitor atento, é impossível prever e você não consegue parar de ler até que alcance o fim do livro. E ai, mais uma vez você vai ser surpreendido. Aqui algumas revelações vem a toma e vamos ver grandes aliados sendo revelados, inclusive a verdadeira identidade de Ares, e digo pra vocês, jamais sequer cogitei que seria quem foi.

Mustang segue muito bem na história, e tem papel bem importante nesse livro, assim como em Fúria Vermelha. Outro personagem que é imprescindível é Sevro – meu preferido -, ele tem uma personalidade sarcástica e perversa e dá o tom a narrativa nos momentos certos. Por mais entranho que possa parecer, esse garoto sombrio pode ser o personagem mais coerente e fiel que teremos nessa história, mas não se engane, ele também tem seus segredos e eles também vão chocar você.

Foi muito bacana acompanhar o crescimento da história em Filho Dourado. Mesmo tendo ouvido coisas boas eu não estava esperando que a trama fosse se complicar mais e que o livro fosse ainda mais denso do que o primeiro.

Em Fúria Vermelha Pierce Brown escreve com sangue, em Filho Dourado ele escreve com inteligência e estratégia, é quase mágico de se ler. Quando o fim chegou foi um ok, estamos indo bem, não será uma tragédia. E ai novamente fui enganada e me peguei pensando em como eu sequer cogitei que aquilo pudesse acontecer, mas mais do que isso, como Darrow não previu. Temos um bom final e a necessidade urgente de ler o terceiro e último livro da trilogia.

Morning Star chegará ao Brasil em junho e vem carregado de expectativa. Conheci Pierce Brown esse ano e ele já está na minha lista de autores preferidos, pois fazia bastante tempo que não me encantava tanto com a genialidade de um autor. Ele já anunciou que está escrevendo algo novo e não vejo a hora de concluir essa história e já embarcar em outra.

Sobre o que eu espero do terceiro livro? Não faço ideia. Tenho zero teorias e sequer consigo arriscar um palpite, mas o que posso dizer é que provavelmente terá sangue e muitas reviravoltas novamente. Espero por um livro inteligente e que realmente coroe essa trilogia como ela merece.

site: http://resenhandosonhos.com/filho-dourado-pierce-brown/

Rodrigo Digão 15/02/2021

Muitoooo bom, livro alucinante, cheio de reviravoltas e descobertas inusitadas. Segundo livro da trilogia e quebrando os paradigmas, melhor e o primeiro. Louco para ver o desfecho dessa mirabolante história.

Karen Gonçalves 18/10/2020

Um livro pra te pegar desprevenido a todo momento
Toda hora acontecia alguma reviravolta que me fazia duvidar se ALGUMA COISA IA REALMENTE DAR CERTO A FAVOR DOS MEUS PERSONAGENS PREFERIDOS. E gente, só tenho isso a dizer: p*ta m*rda Pierce Brown, meu coração não aguenta com você brincando com ele desse jeito. Enfim, se você ai ainda não leu essa série, por favor, esta esperando O QUÊ?

Janyne 13/09/2015

Incrível
Eu comecei a ler Filho dourado com as maiores expectativas possíveis, depois de ter lido e amado Fúria Vermelha; ainda assim, Pierce Brown conseguiu superar todas.

Filho Dourado se passa dois anos depois do fim de Fúria Vermelha - o que foi um choque pra mim, dois anos da vida do Darrow se passaram sem que eu tivesse conhecimento, que dor - e, devo dizer, o início é agonizante. Darrow perde muita coisa, incluindo a fama poderosa que ele tinha conquistado desde que saiu do Instituto; a família de Cassius (segunda mais poderosa de Marte) quer a cabeça de Darrow por ter matado Julian, os Filhos de Ares perderam seu curso, dores do passado voltam pra assolar sua mente e Darrow já não é mais um dos favoritos do ArquiGovernador, mas é claro que ele dá um jeito de virar o jogo. É a partir daí que Filho Dourado começa a superar Fúria Vermelha (algo que achei que não fosse possível), Darrow desafia pessoas acima do seu poder, forma alianças inesperadas, planos inimagináveis e sempre surpreende.

Filho Dourado tem um ritmo mais rápido do que Fúria Vermelha e não se passa só em Marte, as guerras são mais "descontroladas" e numerosas do que as que aconteceram no Instituto e é mais difícil pra Darrow controlar todas as variáveis. As mortes, as traições e as surpresas são algo constante nos capítulos, e muitos segredos e pontas soltas mantidos no primeiro livro são revelados no segundo.

Não consigo lembrar de uma parte sequer desse livro que tenha me entediado. A única coisa que tenho pra "reclamar" é a numerosa quantidade de personagens, são muitos nomes e títulos pra minha mente dar conta e as vezes eu ficava confusa, mas nada muito alarmante.

Confesso que, antes de começar a ler, fiquei temerosa de como Pierce ia organizar as coisas no "mundo real" de Fúria Vermelha, depois que Darrow completa os "estudos" no Instituto, mas ele faz isso com maestria, e o final de Filho Dourado me deixou completamente ansiosa pro próximo, não vejo saída pra encrenca que o Darrow se meteu, mas sei que, do jeito que ele é, vai encontrar uma maneira que eu não imaginava ser possível, como sempre faz.

Se você leu e amou Fúria Vermelha assim como eu, saiba que Filho Dourado não vai decepcionar nem um pouco. Se você não gostou do primeiro livro (POR QUE?!?!), acredito que vale a pena dar uma chance pro segundo.

Valena.Monteiro 04/07/2022

Terminei o primeiro livro e fui com muito vontade de ler o segundo. Mas esse segundo livro pisou em mim, levando os personagens que tanto gostava. Mas esse não foi tão bom quanto o primeiro.
Filho dourado foi uma leitura lenta. Toda hora tinha briga, confusão, facada de lá facada de cá, que ser tornou cansativo. A maior parte do livro só é isso, mas continuei, percebendo assim que só o último capítulo vale a pena desse livro.

CITAÇÃO
"? É melhor entrar naquele outro mundo na glória total de alguma paixão do que evanescer e definhar com a idade. Viver com rapidez. Morrer jovem, meu amigo instável"

Alessandra 10/10/2021

Primeira leitura: 2016 Releitura: 2021
De longe, esse livro (essa saga) continua sendo A minha favorita. Reler esse livro tantos anos depois, quando eu tinha esquecido muita (muita mesmo) coisa, pareceu como a primeira. Não me surpreendi porque ja sabia os plots, mas me emocionei igual, chorei igual e voltei a amar os personagens como a primeira vez.
Esse livro não tem um segundo de descanso e acontece tanta coisa, que você se esquece de muita coisa em pouca tempo. O mundo aqui se expande e abre todas as portas necessárias para o ultimo livro.
Cada página dessa saga vale muito.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 18/08/2020

Originalmente postada em https://www.balaiodebabados.com.br/
"Num mundo de matadores, é mais difícil ser gentil do que ser cruel."

Filho Dourado se passa depois de alguns anos após os acontecimentos de Fúria Vermelha. Darrow continua infiltrado entre os Ouros, plantando sua semente para uma futura revolução (que um dia vem). Confesso que não sabia muito o que esperar e ver nesse livro, e com certeza fui surpreendida mais uma vez.

Assim como em Fúria Vermelha, o foco de Darrow aqui ainda é a sobrevivência, mas agora ele vai ter que aprender a jogar a política dos Ouros e manipulá-la a seu favor. Entretanto, uma derrota e humilhação logo no início do livro faz o ex-Vermelho ligar o botão do foda-se. Essa atitude dá início ao uma guerra civil e (nem preciso dizer mas já dizendo) sangrenta entre os Ouros.

Desde o livro anterior, sempre achei Darrow um personagem inteligente, perspicaz e esperto. E realmente ele é. Aqui, ele só elevou esses traços a outro nível, com seus jogos e manipulações. Em certos momentos eu realmente me questionei porquê ele se colocava na linha de fogo por essa classe que ele tanto odeia, mas tudo são meios para o fim: fim da tirania dos Ouros em relação às outras cores.

"Dor é a maneira pela qual eles nos controlam."

Em Filho Dourado temos um foco maior na política entre os Ouros. Não muito diferente de pessoas que estão no poder, as alianças são frágeis, o poder sobe à cabeça e não se pode confiar em ninguém. Darrow utiliza essa situação a seu favor, quase sempre prevendo os passos adiantes, o que faz com que ele se destaque e consiga alguns inimigos no caminho.

"Todo mundo é honesto até ser pego numa mentira."

Gostei do destaque dado aos personagens secundários. Por mais que Darrow saiba que não se pode confiar em Ouros, ele também se veria perdido sem as amizades conquistadas. Sevro continua sendo um dos meus personagens favoritos, com sua boca suja e sua leal para com o Ceifero. Mustang também tem seu destaque. Desde o livro anterior, a filha do ArquiGovernador de Marte se mostra, além de inteligente e sagaz, uma mulher justa e sensata. Inclusive, se não fosse por sua ajuda, com certeza Darrow estaria em apuros. Desde o Instituto, os dois formam um ótimo time, visto que praticamente conseguem ler a mente um do outro.

"O tempo não prova a lealdade de ninguém [...] Cicatrizes sim."

Já em relação ao romance entre Darrow e Mustang, bem... foi tudo um tanto atropelado no final de Fúria Vermelha e aqui sabemos que muita coisa aconteceu entre eles nesse meio tempo entre o livro anterior e esse. Gostei muito da dinâmica dos dois e a química presente, mas nem tudo são flores. Além de esconder a verdadeira identidade, Darrow ainda é bastante preso na memória da ex-esposa. Já Mustang sabe e respeita a lembrança dessa pessoa do passado dele, assim como sabe que ele esconde algo que pode mudar toda a relação e amizade entre eles.

O livro tem um ritmo acelerado e constante do início ao fim. Nessa continuação, Pierce deu uma diminuída nas cenas gráficas de violência nas lutas. Apesar das cenas de ação, o livro é praticamente todo voltado a jogos políticos e traições. Chegou em um ponto que eu realmente não me espantava com mais nada que o Darrow pudesse fazer. A única ressalva que tenho é sobre uma certa sequência na reta final, que se prolongou mais do que necessário.

E quando se pensa que tudo está bem, a reta final é cheia de revelações e reviravoltas. Inclusive uma dessas revelações me deixou de queixo caído, já que era um personagem que nunca dei muita atenção. Se o livro passado era Hunger Games Mars Edition, o último capítulo aqui só pode ser definido como Red Wedding Mars Edition. Cabeças (literalmente) rolam, alianças e amizades são desfeitas, pessoas são expostas, tudo isso faz com que o final chocante te deixe super ansioso para Estrela da Manhã.

"Daqui a dez anos. Daqui a cinquenta. Daqui a mil. Nós arrebentaremos as correntes, não importa o quanto isso custe. Vocês não podem nos deter. Somos a onda."

site: https://www.balaiodebabados.com.br/2020/08/resenha-566-filho-dourado.html

Li Petersen 19/07/2022

Perfeito
O primeiro é muito bom, mas essa sequência, é maravilhosa.

Muitas mortes, traições, revelações, perdas, amizades, guerra, política e muita emoção.
Darrow está tentando encontrar o seu caminho para poder ajudar a todas as baixaCores, quebrar a maneira como a sua sociedade oprime e limita o que cada um faz.

Muito bem escrito e empolgante. Quero muito ver uma adaptação e bem feita, por favor. Que essa história merece.
Ansiosa para ler o terceiro....
Pena que poucas pessoas leram essa história.
Para os amantes de ficção científica e distopia. Ela é maravilhosa.

Stefany 22/01/2023

que incrível, eu estou perplexa, em choque, com raiva e sem esperança eu não acredito que acabou assim que ódio sério. o livro é muito bom, realmente conseguiu transmitir tudo, perfeito, história incrível

Dave.Christian 18/07/2021

Uma continuação arrebatadora
Sem sombra de dúvidas uma das melhores continuações de trilogia que já li? apoiando o universo, aumentando a tensão, as intrigas, as reviravoltas e um fim de chocar os neurônios? e agora?. Bora pro terceiro com a expectativa nas alturas!
Campos 18/07/2021minha estante
Essa trilogia não é tão aclamada mas para mim é perfeita

Dave.Christian 18/07/2021minha estante
Lá fora até é? já tem os outros 2 só que em inglês sem tradução? e existia até um boato de virar série? mas até agora nada?

Campos 18/07/2021minha estante
Eu soube, eu tinha no Kindle fazia anos, resolvi ler, viciei