Paraíso selvagem

Resenhas - Paraíso selvagem

Conchego das Letras 17/02/2016

Resenha Completa
Olá pessoal,

Quando comecei a leitura fiquei encantada da forma como a autora escreve e nos mostra esse universo de florestas, bichos e fazendas que é tão distante da minha realidade. A autora mostra com detalhes e nos apresenta a história de Santiago Xavier, um fazendeiro que migrou do Rio Grande do Sul para tentar a vida em Mato Grosso, acompanhado dos três amigos: Iara, Gregório e a professora.

O livro é separado em três partes e na primeira começa com Mariana, uma veterinária recém formada que viu em um anúncio de uma vaga de estágio em uma fazenda no Pantanal a sua grande chance de ter uma experiência na sua área. Ela iria catalogar a fauna e a flora da região para a divulgação da fazenda no meio turístico. A fazenda seria um local para as pessoas se hospedarem e conhecerem a região, mostrando a riqueza do local. Ela estava indo para um estágio temporário, mas tinha a esperança de conseguir ficar e ser um emprego definitivo. Mas, chegando lá, Mariana viu que nem tudo era o que imaginava e situações vão acontecer que a deixarão desestabilizada, sem saber o que fazer.

Na segunda parte somos apresentados à verdadeira história de Santiago, revelando todas as dúvidas que Mariana tinha em relação ao fazendeiro e mostrando para nós, o leitor. Conhecemos Santiago desde pequeno até quando ele chegou nas terras do Pantanal. Com essa parte, pude entender os mistérios que envolviam a vida do fazendeiro, explicando todas as suas famas que assustavam ao leitor e a própria Mariana.

Já na terceira parte, a autora faz um encaixe perfeito, fazendo um final ainda mais surpreendente. Gostei bastante da divisão que a autora fez, tapando todos os buracos que poderiam ter e tirando todas as minhas dúvidas.

O livro é escrito em terceira pessoa, com poucos diálogos e nem por isso foi uma leitura cansativa. A autora fez algo bem novo para mim, mesmo com poucos diálogos, ficamos sabendo o que o personagem pensava ou falava porque a autora faz a descrição detalhada nos parágrafos e, assim, ficamos mais próximos deles, como se estivéssemos em suas mentes.

Não posso deixar de falar que gostei bastante de como a autora apresentou os personagens secundários, não deixando alguns tão secundários assim. Eles foram peças importantes para a história. Logo quando comecei e vi a capa, pensei que seria uma linguagem mais clássica e fui surpreendida por uma linguagem simples, que flui com muita naturalidade.

site: http://conchegodasletras.blogspot.com.br/2016/02/resenha-paraiso-selvagem.html#more