Amor Amargo Jennifer Brown

Resenhas - Amor Amargo

Babi1004 24/04/2024

Escrita meio rasa, seila, já que a história trata de um assunto importante. O final foi muito rápido, parecia que tava com pressa pra acabar logo o livro.

Barbara.Andreolli 20/04/2024

PESADO/GATILHOS
Livro com cenas pesadas, que podem gerar gatilhos. Mas retrata toda a dor, confusão e sofrimento da protagonista, na teia do relacionamento conturbado.
Gostei, não me prendeu tanto e me gerou angústia em muitas partes, mas não a angustia do suspense normal, o querer mais... uma angustia ruim, que doeu como se fosse em mim.

Littlefox 06/04/2024

Um alerta muito necessário.
Livro bom, bem doloroso e tenso, aqui nos deparamos com a história da Alex e do Cole que estão namorando, a princípio ele mostra ser um garoto maravilhoso, compreensível e carinhoso, mas aos poucos ele vai se mostrando não ser o que aparenta. É triste ver como a Alex cai em um relacionamento abusivo e as tentativas dela de negar o que acontece, entendo o porque ela tenta o perdoar toda vez, pois quando você ama muito alguém você quer de verdade acreditar na mudança dessa pessoa, mas você vai perceber que nesses casos a pessoa nunca vai mudar e que você pode acabar se machucando tanto, ou mais do que a Alex foi. Foi um livro triste de se ler pelo tema, porém muito necessário.
Ah, e eu julgo que no futuro a Alex ficou com o Zach.?

Clauclau/Eu leio sim e daí 13/02/2024

Amor Amargo
Um enredo doloroso que te fará observar um relacionamento extremamente abusivo, com altos índices de humilhação, perversidade, covardia e dissimulação. Prepare-se pois aqui não será tratado por um relacionamento entre pessoas maduras, mas por jovens. Uma história dolorosa e muito triste. Algo que pode realmente estar acontecendo ou já ter acontecido com alguém que você conhece, ou talvez, já tenha ouvido ou visto em algum noticiário. Temos aqui um tema a ser discutido e mais uma vez o ato de posse e alienação se faz presente e outra vez a vítima é a mulher. Um livro duro, mas muito necessário.

Eu recomendo!

Clara.gianna 14/01/2024

Necessária e de alerta
No início eu achei meio chato e demorado, estive tentando entender toda a situação e a situação pesada da Alex! Bem intenso!!!

Alex carrega uma bagagem emocional pesada: filha do meio, perdeu a mãe em um acidente de carro quando ainda era criança, e nunca soube entender e superar essa perda. Diferentemente de suas irmãs, que seguiram em frente...o pai dela é bem negligente em saber do que se passa com as filhas. O relacionamento abusivo, as agressões, os sinais....

Dessa forma, a autora sabia muito bem de que forma poderia alertar as jovens ao escrever esta história, não por acaso, ainda acrescenta informações sobre relacionamento abusivo, com perguntas e respostas sobre o assunto como seus depoimentos nas formações de pscicologia que ela desenvolveu. Por fim, posso dizer que esta obra é de extrema relevância, por abordar uma temática tão necessária nos dias atuais.

milena 19/12/2023

O tema é tratado com responsabilidade, mas mesmo assim achei o livro raso. O final poderia ser melhor trabalhado, faltou desenvolvimento, muitas coisas acontecem do nada e do nada terminam.

Kelliany.Gomes 14/12/2023

Último ano do colégio: a formatura da estudiosa Alex se aproxima, assim como a promessa feita com seus dois melhores amigos, Bethany e Zach, de viajarem até o Colorado, local para onde sua mãe estava indo quando morreu em um acidente. O Dia da Viagem se torna cada vez mais próximo, e tudo corre conforme o planejado. Até Cole aparecer. Encantador, divertido, sensível, um astro dos esportes. Alex parece não acreditar que o garoto está ali, querendo se aproximar dela. Quando os dois iniciam um relacionamento, tudo parece caminhar às mil maravilhas, até que ela começa a conhecê-lo de verdade? Em um retrato realista de um relacionamento conturbado, a autora Jennifer Brown ? do sucesso A Lista Negra ? nos leva até o limite de nossos sentimentos.

Beatriz 13/12/2023

Intenso e amargo
Essa leitura traz tantas reflexões que é difícil processa-las de uma única vez. Mas por diversos momentos, me peguei tento raiva da Alex, não compreendendo como ela se submetia a tudo o que se submetia, e para a surpresa de 0 pessoas, esse é justamente o julgamento que acontece com mulheres que sofrem algum tipo de violência. A autora faz com que você se coloque na perspectiva da pessoa agredida, e isso traz uma intensidade, tristeza e medo. Mas ao mesmo tempo, um pouquinho mais de compreensão.

Mia Fernandes 02/11/2023

Isso não é amor
Alex se sente solitária, sozinha. Incompreendida por suas irmãs, por se sentir a única afetada pelo luto da mãe. Com um pai ausente. E mesmo tendo dois melhores amigos, Alex se sente incompleta e sem respostas as suas perguntas. Porque a sua mãe estava querendo ir pra o Colorado ? Para as montanhas? Porque seu pai não fala dela? Como suas irmãs superaram tão rápido a morte da mãe?

E seu último ano na escola, ela e seu trio, Bethany e Zack, vão finalmente fazer a viagem (planejada desde que tinham 8 anos de idade) para o Colorado, em busca de respostas e de fechar esse capítulo doloroso da sua vida.

Entretanto, Cole entra na sua vida. Uma luz, um amor, uma compreensão da mesma dor que ela sente. Ele possui uma família ainda pior que a dela. Sua atenção e seus abraços são tão confortáveis e seguros. Mas, se não fosse pelo outro lado de Cole, seria perfeito.

Os sinais e alertas foram dados logo de início. Mas, apaixonada, não quis dar ouvido. Achava que era ciúmes dos amigos. Porém, com o passar do tempo, o ciúme, se resultou num empurrão, num beliscão, num soco.

Relacionamentos tóxicos, começam com o amor, mas um amor que se torna rapidamente tóxico, amargo e doloroso. A vítima acredita que aquele lado feio vai sumir. Que se ela fizer tudo certo, ele não vai levantar mais a mão. Só que quando a ficha cai, que não importa o quanto siga passivamente, ele não vai mudar.

Mas, aí Alex, se sente realmente sozinha. Pois afastou todo mundo, fez todos os sacrifícios por esse amor. E agora ela vai ficar sozinha.

Para ficar com ele, eu já tinha aberto mão de muita coisa. Perdê-lo agora significaria que todos os meus sacrifícios tinham sido em vão."

"Pela primeira vez desde que toda essa loucura tinha começado, me dei conta de que ele jamais pararia de me agredir. Não havia como evitar que ele perdesse a cabeça. Não havia como fazê-lo parar."

Amor amargo é um retrato do quanto a pessoa fica vulnerável e presa num relacionamento, que pode até ter começado por amor, mas no final ela se sente impotente e envergonhada por ter deixado as coisas chegarem nesse ponto.

Peça ajuda, fale com alguém, caso você se encontre nesse situação. Você não está sozinha.

Xoxo
Mia Fernandes

Joyce 31/10/2023

É difícil ler um livro e pensar o tempo todo: "Existem mesmo pessoas que vivem assim, que se sujeitam a tais atos".
A vontade de ajudar a personagem caminha com a gente, ao menos poder falar "você não tem culpa".
Um livro que serve de alerta!
Só senti falta de ver um final em que Alex tivesse a chance de viver um grande amor.

Annalisa 03/10/2023

Certo... Vamos lá:

A temática do livro é extremamente séria e complicada na nossa atual sociedade. Relacionamentos abusivos existem, estão em todos os lugares, são inicialmente silenciosos, manipulados e geralmente, não terminam de forma positiva. Na grande maioria das vezes é a mulher o alvo da violência e das agressões físicas e verbais.

Faz algum tempo que em algum lugar eu li ou ouvi alguém falar que "os homens têm medo que as mulheres riam deles, as mulheres têm medo que os homens as matem". E é a mais pura realidade, essa frase ficou marcada na minha cabeça, e passa dia e vem dia, sempre estamos vendo casos de feminicídio nos noticiários.

Porém, contudo, entretanto e todavia. Achei o livro ruim e mal escrito, aquela sensação de estar lendo um fanfic da internet. Diálogos que não convencem, relações superficiais, falta de aprofundamento e envolvimento do leitor. Alex é uma protagonista insuportável. Com certeza passar por aquilo que ela passou dentro do relacionamento com Cole não é normal ou fácil. Mas carambolas, que menininha chata, mimada e malcriada.

A falta de resolução nos outros pontos também são ruins: a amizade entre Bethany e Zach, seu relacionamento com as irmãs, sua falta de comunicação com o pai, a situação não finalizada da mãe, tudo é jogada de forma rasa e pouca coisa é realmente feita ao redor de tudo isso.

O livro é pequeno, mas a leitura se arrasta sem fim. Terminei pela teimosia de não deixar pela metade, como é o segundo livro que leio da autora, e como tive as mesmas impressões nos dois, não seguirei com nenhuma outra leitura dela e também não recomendo.

Dento dessa temática, para quem realmente gostaria de ler algo e se aprofundar no tema de relacionamentos abusivos, não conheço e/ou li, mas tenho certeza que deve existir algo melhor.

Bruna 02/10/2023

Gatilhos: relacionamento abusivo, violência doméstica
Essa leitura foi bem intensa! Pode ser lido em um dia mas quis ler com mais calma por conta do conteúdo. É meu primeiro contato com a autora e gostei da escrita dela. Sobre os personagens gostei deles apesar de não sentir tanta profundidade neles. Gostei da amizade entre os 3, era divertido ver eles juntos, mas confesso que algumas piadas do Zach em relação a mulheres me incomodou.

Agora sobre o tema central do livro, que é o relacionamento abusivo, acho que foi bem abordado. Apesar de sentir que podia ter sido um pouco mais profundo é um livro para jovens então acho que foi na medida certa. Eu gostei como mostra que o agressor não é violento o tempo todo, principalmente depois de ser perdoado pela vitima após uma agressão, a chamada "fase lua de mel". Isso contribuiu pra mostrar como pode ser complicado para a vitima entender o que está acontecendo, já que existem momentos bons dentro daquela relação.

Vivemos em uma sociedade que ainda julga muito a vitima, porque em tese deveria ser fácil terminar e sair desse ciclo de violência. Eu mesma me peguei sentindo raiva da Alex e me lembrando de ter mais empatia pois não é uma situação tão simples onde só precisa terminar. É muito fácil julgar quando estamos olhando de fora, quando a dor não é nossa e quando não estamos vivendo aquilo na pele, e apesar de ser frustrante ver como a Alex pensava, sentia e justificava a situação, nos mostra como é dentro da cabeça de uma vitima.

Existe todo um contexto e construção do agressor para prender a pessoa naquele relacionamento. Ainda mais quando a vitima tem seus pontos fracos, como a protagonista por exemplo que não recebia atenção ou amor da família. É um livro que todos os adolescentes deveriam ler, pois a conversa e difusão do assunto nos vários meio de entretenimento é o melhor jeito de evitar que mais vitimas sejam feitas e que os agressores sejam devidamente punidos.

ATENÇÃO PRO SPOILER, SE NÃO QUISER LER PULE PRO ULTIMO PARAGRAFO!!!
Só não dei 5 estrelas porque apesar do Cole ser preso no final eu esperava ver melhor uma punição pra ele, queria ver ele se ferrando muito mais.

Se você está passando por isso saiba que você não merece, independente do que o agressor te faça pensar. Não é culpa sua, é um problema DELE e apenas dele. Quem ama não machuca com as mãos nem com as palavras. Você não está sozinha como pensa, peça ajuda! Em muitos momentos do livro vemos a protagonista com medo de denunciar por medo do que pensariam dela. Parem de julgar e comecem a ajudar, comecem a conversar sobre, a acolher, a entender. Só assim podemos criar um mundo mais seguro!