Destinado

Destinado Carina Rissi

Resenhas - Destinado

Wélida 18/10/2015

Ahhh... as expectativas...
Parte o meu coração de fã criticar um livro da Carina... Mas... enfim... preciso desabafar... WTF!?! Quando eu vi que ia ter Perdida, 3, 4 e 5, eu pensei "Pronto, já vai começar a inventar demais" é tipo, tirar leite de pedra ela já tinha terminado maravilhosamente a história dos dois no Encontrada... mas aí, enfim... vamos lá... Pode conter SPOILER, galere. A proposta da história foi super interessante, achei bacana eles verem coisas que não pensavam ser possíveis... o esquema de flashbacks me irritou até a medula... Desnecessário, ao me ver, mas na proposta do livro tinha que ter... enfim... Pelo menos uns cinco dramas, muitas vezes paralelos, no desenvolvimento, chega uma hora que eu só pensei "é sério isso?"... O ritmo da história ficou arrastado e meio enjoado de ler. Acho que a questão das viagens no tempo têm que ser melhor desenvolvidas, não a coisa do celular, mas as consequências em si... Deixou um gancho bacana pro perdida 4 (afff) mas enfim, já dizia o ditado, crie porcos voadores, galinhas com dentes, cavalos alados, pôneis malditos, mas não crie expectativas.
Luana 20/10/2015minha estante
Nossa, você descreveu quase tudo que eu senti lendo esse livro. Eu sou muito fã da Carina, tenho os livros, autógrafos, fotos, marcadores e etc. Esperei demais pra ler Destinado, contava os dias. Dai o livro chegou, logo nas primeiras páginas eu pensei: "Poxa, o Ian tá uma chatura.." Ele é mega obsessivo (ao meu ver) e desesperado, a Sofia escorrega e ele já pensa: "Vou perder o amor da minha vida|!" Ok que em 1820.. nem tudo tinha segurança igual hoje, mas, poxa, que exagero! Outra coisa que me irritou é ver a Sofia, repetindo, A SOFIA, sendo ciumenta a ponto de esquecer que o Ian nem sabe o que é um número de telefone e faz uma ceninha na delegacia. Sei lá, esperei demais, queria rir, sabe? Queria sentir o amor doce dos dois como nos primeiros livros... Até pensei que a viagem da Elisa seria muito engraçado, ou que o Ia iria ficar perdido em 2010 (2011). Caraca, espero que a Carina não veja isso que eu disse, mas eu realmente esperava bem mais :/

Kelly 03/11/2015minha estante
Concordo com vc Wélida. Amo a Carina Rissi, mas esse livro, foi muito chato.
Respeito que gostou do livro, mas um exagero de capítulos sem necessidade.
O livro não criou nenhuma emoção!! O leitor não ri nem chora, sei lá, fiquei esperando para saber o que sentir.
Ao final do livro descobri: ele é chato.
Infelizmente, nesse livro, quero deixar bem claro!! Não sentirei saudades do Ian e da Sofia.
Bjs

Wélida 04/11/2015minha estante
Ahh... gente... é bom como feedback pra autora... rs... não rolou msm... e eu fiquei numa ansiedade pra comprar esse livro... paguei caro pq o frete pra onde moro é um roubo e aí é essa coisa chata... Seria melhor ela ter focado na história elisa/lucas... ter lançado destinado como um conto de 100 páginas e pronto, seria mais que suficiente... aí eu vejo as pessoas escrevendo que choraram de emoção... e eu só pensando "emoção de quê?" minha vontade foi de chorar com tanta chatice e desperdício do meu rico dinheirinho :( Vocês complementaram muito bem... a tara do Ian tb era irritante, superficial e passável... rs

Angela 07/11/2015minha estante
O livro narrado pelo Ian foi chatinho sim. Concordo com você Wélida em quase tudo. Esperava muito mais. Paguei caro nesse livro e no fim poderia ter comprado outro muito melhor. Espero que o próximo seja bom.

Ale Salvia @estantedaale 17/11/2015minha estante
Achei que só eu tinha achado o 'meio para o final' arrastado.
Gosto muito da Carina e da série Perdida, mas o livro ficou enorme para algo que não precisava né?
Dei muita risada no início, mas depois ficou um pouco cansativo sim.

Vanessa 13/12/2015minha estante
Wélida, sua opinião reflete exatamente os meus sentimentos, achei meio cansativo o livro mesmo, fugiu completamente do estilo da Carina, que eu amo!

Ana 23/12/2015minha estante
que livro chato!!! muito raro eu sentir vontade de pular páginas, nesse eu não só senti como pulei, e muuuitas, e sem peso na conciencia! primeira vez que faço isso mas n deu pra aguentar, que livro horrível meu deus. Muita enrolação, Ian tava um chato nesse livro, Sofia tbm, só a Elisa que salvou, e o Lucas que mal aparece e devia ser mais explorado.. enfim, se for pra fazer o 4 que seja sobre esses dois últimos ou melhore e muito a Sofia e o Ian pq sinceramente, nesse livro eles estavam um porre.

Zih 27/12/2015minha estante
Bom saber que não fui a única a ter essas opiniões do livro... Bem mais ou menos! :/

Tálita 02/01/2016minha estante
Nossa eu tb amoo carina tenho todos os livros e tal... mais tive que dar um tempo em Destinado estou no cap. 35 e pela primeira vez na vida nao devorei um livro em 2 dias, (tiive ver qtos capitulos ainda faltavam) kkkkk esse ta se arrastando por semanas, entao estou aqui comentando pq graças a Deus eu nao sou a unica que penso como todas vcs.... concordo com tudo um pouco do que foi escrito aqui.
Ta muito arrastado, enjoativo essa coisa de desmemoriado a cada dia q acorda.... tive muitas muitas poucas risadas que nem se compara com a narrativa da Sofia, onde gargalhava alto...
Sinceramente fiquei decepcionada com esse livro, tanta expectativa pra nada....

Andrea 05/01/2016minha estante
"já dizia o ditado, crie porcos voadores, galinhas com dentes, cavalos alados, pôneis malditos, mas não crie expectativas."

HAHAHA vou levar pra vida.

aurie 06/02/2016minha estante
alguém pode me falar como termina tudo ?

Jana 12/02/2016minha estante
Concordo em tudo! Tenho todos os livros da Carina e sou super fã dela. Leio livros em 2, 3 dias. Esse faz 2 meses e agora estou no cap. 44, não engrena. As partes de flashbacks me irrita ao extremo. Uma pena! Pois Ian sempre foi meu mocinho preferido! Deveria ter parado em Encontrada, ai não ficaria com essa sensação chata q estou sentindo...

Danielle Honorato 16/03/2016minha estante
VIXE, LASCOU!!! O MEU CHEGOU ONTEM. LIVRO CARO, FRETE CARO. FOI EXTRAVIADO, PASSEI UM MÊS PARA RECEBER COM MUITA EXPECTATIVA. E AGORA? COM ESSES COMENTÁRIOS...

Milena Carneiro 28/05/2016minha estante
Será que eu consigo ler Destinado tranquilo sem ter lido encontrada?
Ganhei de presente e ainda não comprei o segundo..

Jackeline.Nunes 25/08/2016minha estante
Nossa falou tudo que eu achei do livro. Não sou de deixar comentários mas esse eu precisava. Confeso que da metade pro fim li por cima. E sinceramente os outros que lançarem não vou ler. Arrependi de ter lido esse na minha opinião ese livro foi desnecessário. Amo o Ian e a Sofia mas infelizmente esse não desceu. Podia ter ficado com os dois primeiros. Enfim tinha de ler pra tirar a prova ne?!

Nayara 31/10/2016minha estante
Milena tem que ler o encontrada e o perdida né? rsrs

Amanda 30/12/2016minha estante
Descreveu o que eu senti. Aliás, o que estou sentindo, já que não consigo ler mais do que cinco ou seis páginas por dia e estou achando um absurdo, pois achei que o problema era comigo. Bom, muito arrastado, e enrolado. Argh. Uma pena ter que comentar isso do livro, mas é um fato. Fazer o que.

yasmin.villasbo 28/03/2017minha estante
Carambaaa, eu estava na reta final do livro e tive que vir aqui ler os comentários a respeito, achei que só eu estava me sentido assim em relação a ele. Tb fiquei um pouco decepcionada :/ eram problemas atrás de problemas e nunca vinha a solução. Tive a sensação que o livro estava se arrastando. Concordo muito que destinado poderia ser apenas um conto.

Emi 09/04/2017minha estante
Exatamente como me senti lendo. Pra mim foi um parto pra terminar. Entediante, excesso de flashbacks desnecessariamente detalhados. Demorei horrores para concluir. É o primeiro da Carina que realmente não me agradou.

Mah corazza 13/12/2018minha estante
Sei que este livro divide opinioes alguns amaram outros nem tanto mais eu particularmente fiquei maravilhada, até hoje é meu livro favorito eu me apaixonei pelo ian desde o primeiro livro e sempre quis saber o ponto de vista dele e quando li esse livro eu me senti como se estivesse com o ian , o conhecendo de verdade,entendendo seu passado, seus, medos suas inseguranças e sentindo esse mesmo amor avassalador que ele sentiu chorei, sorri com ele fui estremamente tocada pela história e sua narrativa, com certeza meu livro favorito

Joelma.Goes 13/10/2020minha estante
Concordo demais, pulei todas os sonhos do Ian e grande parte da narração, a perda de memoria tbm era um saco. Achei o livro bem desnecessário pra história dos dois.

Isa 02/01/2021minha estante
Também me arrastei lendo esse livro...não curti os flashbacks do Ian também..demorei horrores pra finalizar a leitura

Lawolft_ 26/03/2021minha estante
Livro totalmente desnecessário para história. Finalizei ele hoje tão decepcionada que perdi a vontade de ler os próximos...

Maria 07/04/2021minha estante
Comecei a ler com as expectativas lá em cima e acho que nunca me decepcionei tanto com um livro, achei meio bosta... Ficou uma leitura muito cansativa, fica indo e voltando e chegou uma hora que eu acabei começando a ler outro e abandonei ele.. vou ver se consigo terminar mas vai ser empurrando com a barriga mesmo

Wélida 19/04/2021minha estante
dá uma leve melhorada no da Valentina... o livro da Elisa é um porre

Bea 10/06/2021minha estante
Eu achei torturante. Eu amo eles dois, então toda vez que ele perdia a memória parece que acontecia comigo sabe? Odiei odiei. Também me decepcionei um pouco com a descrição capenga que ele fazia nas cenas de love. Aquele cara misterioso ?? Muito aleatório. A cena do protesto nem sei se entendi direito. Enfim, não achei ruim mas foi forçado. Parece que faltou história e ela tava enchendo linguiça. Porém continuo amando a autora, acho que ela só não foi muito feliz com esse livro.

Juju 21/06/2021minha estante
MEU DEUS SIM OS FLASHBACKS... QUE ÓDIO, EU PASSAVA MAL COM a história em círculos durante páginas e páginas

Juh 24/04/2022minha estante
Quando terminei de ler o segundo, achei o final ótimo. Perfeito. Terminou sem deixar pontas soltas. Ficou aquele misto de alegria com luto, por ter terminado um livro tão bom. Fiquei imaginando "e se o Ian fosse para o futuro?" Eu achava que ele precisava conhecer um show de rock ( OneRepublic, seria pedir demais? Kkkk). Quando comecei a ler o livro 3 achei que seria top. Achei bem legal a visão dele das coisas, mas a questão dele perder a memória ia doendo em mim... enfim. Estou chegando perto do fim do livro, mas estou terminando de ler só pq não tenho coragem de abandonar o Ian ahahahaah

Leticia Rodrigues 29/11/2022minha estante
concordo completamente com vc

Gabriela Zurita 22/12/2022minha estante
Nossa, eu acabei encontrada agora e já sofri horrores pra terminar. Depois dessa resenha to pegando minhas coisas e indo manter distância.

Jessica 31/12/2022minha estante
Estou estacionada a tempos nesse livros, terminei perdida e encontra muito rápido?chegou nesse eu simplesmente empaquei

Alessandra 21/01/2023minha estante
Ok , bom , eu preciso me expressar, minha experiência foi incrível como as outras de sua própria maneira , quando eu soube que o terceiro livro era narrado pelo Ian eu surtei internamente, pq em maioria, alguns livros narrados pela personagem principal , terá no máximo um bônus narrado pelo personagem de as vezes um ou dois capítulos, só , esses como : A hipótese do amor ou Uma farsa na Espanha. O negócio é que desde já eu amei os flashbacks do Ian , sobre a infância dele , o primeiro olhar dele sob a Sofia , os sentimentos incógnitos que ele mesmo não sabia de decifrar , e depois , seus momentos , em como a vida dele balançou depois do furacão Sofia , todos esses momentos descritos por ele mesmo , mas quando nisso ele ia perdendo a memória aos poucos doeu muito , e quando já estava por um fiu , eu chorei pra caramba Kkkkkk, mas para min , foi tudo necessário, tanto pra min mesma quanto para os personagens e claro, para o início da história da Elisa, enfim kkkkk apenas minha experiência

Mariana113 16/04/2023minha estante
A história é um pouco cansativa, mas o final é incrível, chorei horrores!

Thais Deniz 29/04/2023minha estante
Estou lendo agora
Tive essa mesma sensação, a leitura está bastante arrastada. Estou tentando seguir firme, porque sou apaixonada no casal, mas tô achando muita coisa desnecessária. Tava com muita expectativa, espero que melhore.

Lara984 17/10/2023minha estante
Verdade, me arrastei muito nesse livro, muito enrolado essas perdas de memórias, mas é um livro bom

Patricia Lima 30/08/2020

Destinado
A série continua muito legal. O livro continua a história da Sophia e do Ian depois do segundo livro, mas agora é pelo ponto de vista do Ian. E não tinha como ser de outra forma, porque o que acontece no livro, tinha que ser contado pelo ponto de vista dele, ficou muito mais divertido assim.

Eu gosto muito do Ian, então eu acabei adorando o livro e ver muitas coisas pelo ponto de vista dele.

Mas o defeito desse livro é que ele é muito comprido, e daí as coisas começaram a ficar repetidas, e sem necessidade, porque dava pra entender o que estava acontecendo, não precisava ter essas cenas em excesso.

E isso cansava uma hora, se o livro tivesse sido mais objetivo, eu teria favoritado ele, porque a história é legal, mas foi muito estendida.
oLola 17/01/2021minha estante
nem me fale de excesso, dei uma parada pq cansei da repetição

Inae 01/10/2021

"Destinado" ?
Como irei casar se sei que nunca irei encontrar um Ian Clarke na minha vida!
Esse assim como os outros me deixou ainda mais apaixonada pela história do Ian e da Sofia.
O plot é simplesmente um plot que eu odeio então fiquei muito aflita durante a leitura do livro.
Achei um pouco dramático e enrolado em alguns momentos o que me dava raiva, toda a busca pela Elisa foi enrolado, parece que não chegava nunca.
Conhecer um pouquinho mais do Ian foi incrível, todas as lembranças na visão dele eu amei já que conhecíamos apenas a parte da Sofia e a amizade dele com o Rafael foi a melhor coisa que aconteceu nessa história.
Espero um dia me apaixonar tanto pela história de um casal igual sou apaixonada pela história do Ian e da Sofia.

triz 03/01/2022

ian é perfeito em todos os séculos
acho que todo mundo que leu perdida e encontrada já imaginou como seria se o ian fosse para o século XXI, certo? imagino que todo mundo também queria saber o que se passava na cabeça dele, como ele processava todas as informações que a sofia passava, não é? bom, finalmente aconteceu e aconteceu os 2 em 1 e eu posso falar que foi simplesmente perfeito

confesso que teve parte que mais passei o olho do que li, pois estava muito nervosa por tudo que tava acontecendo no livro, mas o ian foi perfeito em todos os aspectos e a parte antes deles voltarem para o século IXX me deixou suspirando por semanas a fio
Ellen | @verboelivros 03/01/2022minha estante
concordo super ?

Neuza.Borges 16/11/2015minha estante
Também não gostei e concordo com tudo que você falou.

Taisa 16/11/2015minha estante
hhahahhahahahhaha
Adorei sua resenha JU!
Eu não sabia que esse livro se cruzava com a outra série dela! Que massa!
Mas você sabe minha opinão sobre Perdida, achei legal, mas não essa coca toda então provavelmente não chegarei até Destinado (apesar de lamentar pelo Ian, adorei conhecê-lo...hehehehe!)
Bjus. =**

AC 16/11/2015minha estante
Adorei sua resenha.E não vou ler o livro do Gomes e Madalena hahahahaha
Nem o Pov do Storm

Camila.Almeida 16/11/2015minha estante
Estou aguardando o livro 10 kkkkkk
Também acho que Carina deveria ter enrolando menos nesse livro.

Karen229 17/11/2015minha estante

Mada e Gominho S2 in love kkkkkkkkkkkkkkkkk

Nati 17/11/2015minha estante
Gominhooo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Lili 20/11/2015minha estante
Achei bonitinho Perdida,chatinho Encontrada e desnecessario destinado,ouvi dizer que ainda teremos mais dois livros dessa serie!!!!!!Me pergunto para que?qual necessidade disso??????Essas varias series de hoje em dia,em sua maioria sao uma total perda de tempo,as autoras esticam demais um enredo que se encerra no em um livro.Nem sempre a pedra da para tirar leite em abundancia,e qualidade KKKKKKKKK!!!!!!

Jess 26/11/2015minha estante
Eu amei perdida e encontrada, mas destinafo está me matando de tédio! Parece que o lovro não termina nunca, parece que não encontram a Elisa nunca aff
Adoro os livros da carina, mas ela perdeu a mão nesse. Espero que o próximo seja melhor.

Bruna Karoline 26/06/2016minha estante
Essa série e autora são maravilhosas, então amei o livro. Entretanto, gostei muito mais dos dois anteriores. Em comparação com eles, esse livro me foi angustiante. Coisas ruins aconteciam o tempo todo e o leitor teve uma menor variedade de emoções a sentir.
Costumo sempre ler até uma parte em que vejo a luz no fim do túnel, para poder largar o livro e esperar o próximo momento de leitura sem estar angustiada. Esse não teve muitas "luzes no fim do túnel", então o li super rapidamente.

Aninha 30/09/2016minha estante
Descobri a Carina Rissi em 2012 e desde então venho seguindo e lendo todos os seus livros. Fiquei ansiosíssima com o lançamento de Destinado e aguardei 1 mês para poder comprar por causa do preço que estava bem alto no lançamento, mas voltando ao assunto da resenha, não sei se foi minha ansiedade ou a historia, mas eu me senti decepcionada com este livro, eu esperei bastante e não via a hora de folheá lo, mas quando chegou demorei cerca de 4 semanas para lê-lo e me desanimei muito. Foi uma leitura difícil e participo de um clube do livro e percebi que muitas pessoas -muitas mesmo- ficaram desgostosas com ele. E como vi em comentários anteriores, concordo e vou ser bem clara: Perdida já deu! Depois deste não comprei mais nenhum livro da autora que seja continuação, aguardo por novas histórias, novos mundos e novos personagens. Carina admiro seu trabalho, e estou ansiosa por um livro realmente novo, você é incrível!

lavinia.pontes 05/09/2017minha estante
Gente, ces podem me dizer onde acontece o crossover? Eu nem reparei e agora to tentando lembrar, mas não consigo

Wanessa 11/02/2020minha estante
eu ainda não terminei de ler, estou em 74% e estou com o mesmo pensamento

natalialino 05/10/2021

Meu livro favorito da série até então, eu DEVOREI ele em um dia. UM DIA. U M D I A.
Eu não podia simplesmente esperar o dia seguinte para saber como a história se desenrolaria, qual seria o final dela.
Estou muito ansiosa para ler a sequência.

Daniella 23/02/2021

Apaixonada por um ser fictício
Aqui temos a continuação da história desse casal que tirou nosso fôlego e roubou nossos corações, porém agora a história continua na perspectiva do Ian, o meu personagem masculino favorito, com certeza ??
Gente, que desespero me bateu nesse livro, foram tantas emoções! Carina Rissi nunca decepciona, essa autora é incrível.
Em Destinado temos personagens novos, personagens que já haviam aparecido e que aqui tiveram mais foco (e como eu amei isso) e tivemos personagens com seus finais fechados e felizes, foi lindo!
Eu não posso falar muito a respeito, porque é o terceiro livro de uma série, então como falar algo sem spoiler né, porém, leiam, não vão se arrepender! Essa é com certeza uma das mais lindas histórias de amor que eu li ?

Dani 17/07/2022

A história do Ian e da Sofia continua repleta de confusão, lindeza e amor. Mas achei esse livro beeeemm chato pra terminar. Muita repetição de acontecidos que já tinham sido descritos nos outros livros. Um vai e vem de passado e futuro extremamente cansativo de ler. Parece que em muitos capítulos encheu linguiça com detalhes para bater número de páginas. Lá pro final a história começou a ficar acelerada e a aí a leitura engatou e finalmente consegui terminar. Amo Sofia e Ian, mas já tava meio enjoada de ler sobre eles, confesso. Apesar disso, eu gostei de como tudo terminou

Debs 21/08/2020

Então...
Proposta boa, mas muito drama.

A escrita que no 1° livro era fácil acompanhar, começou a se tornar difícil.

Sem necessidade nenhuma de ter mais de 400 páginas.
Se tirasse a repetição ficaria com 150 páginas, bem de boa!

Me perdi na quantidade de vezes em que o Ian detalhava como ficava seu coração e seu corpo perto da Sofia. Percebi o exagero disso, quando teve duas páginas inteirinhas simplesmente do Ian desabotoando o vestido da esposa e pensando o quando a amava, usando todas as palavras e frases que já haviam aparecido anteriormente. Sem nenhuma novidades!

Como no livro anterior, tinha muita coisa acontecendo ao mesmo tempo e algumas muito muito desnecessárias.

A explicação para todos os dramas foi fraca e muito forçada.

Pontos positivos:
Gostei de ler a visão do Ian.
Gostei do início da história.
Gostei da "viagem" deles.
Gostei da parte do cavalo no início, msm que não tenha sido aproveitado em nenhum momento depois.
Gostei do último casal apresentado S2
Elisa continua maravilhosa :)
E gostei que a Sofia ficou menos mimada e infantil.
Marina é outro amor!
E amei rever a Nina e o Rafa. Queria um livro só deles!

Day 13/08/2021

Estava apaixonada por Ian Clarke desde o primeiro livro que o retrata pela visão de Sofia, fazendo com que todas as qualidades dele sejam exaltadas, Sofia faz com que nos apaixonemos platonicamente por Ian junto com ela ?

Destinado já tem uma proposta diferente, tudo o que eles viveram é retratado pelo Ian. Fica muito bem evidenciado toda a paixão deles e etc mas em algumas parte me chama a atenção uma dependência emocional muuito forte que na vida real, chegaria a ser tóxica, além de claro, um egoísmo e até machismo por parte do Ian.

Enfim, infelizmente nem mesmo ele poderia ser perfeito né meninas ?

Entendo que o livro se passa no século XIX e tem que retratar a sociedade da época, mas se a Carina ocultou algumas coisas bem serias como a escravidão, poderia ter feito algo sobre isso tbm...

Diferente dos 2 primeiros que devorei até ficar sem fôlego, esse em algumas partes parece ficar um pouco repetitivo o que da uma desanimada porém até essa "repeticao" é explicada de uma forma muito boa no final.

Apesar desses problemas retratados ainda é muito lindo ver o amor dos dois e a construção da nova Família Clarke. Continuo amando essa saga ?

Deise 06/05/2022

Poderia ter menos páginas
Como sempre, sou cadelinha da Carina e amo essa série. Mas esse foi um pouco cansativo, por causa da amnésia do Ian ficou bem repetitivo. Fora isso, eu adorei. Já quero a continuação, os personagens são incríveis.

Leticia.Pivetta 04/10/2015

As memórias secretas de uma fã.
Quem me conhece sabe do meu amor pelos livros da Carina, então como fã é complicado ser imparcial e julgar corretamente uma nova obra dela.
Vou começar a escrever que Destinado mudará muito a visão das Rissers em relação ao Ian. O cavalheiro ora agradará ora frustrará. E aí está o porque das quatro e não cinco estrelas:
Um escândalo ameaçou a honra de Elisa e Ian resolveu do único jeito que é aceitável no século dezenove. Porém o celular reaparece e Ian vê sua feliz vida indo por água abaixo. Não está mais em seu século, sua filha não fica junto aos pais e mais um problema faz com que Ian quase perca a cabeça.
Será que Ian e Sofia ainda continuarão vivendo seu felizes para sempre?
Quando terminei Destinado minhas lágrimas ainda escorriam. Adorei esse livro, muito. Não poderia ter final melhor.
Carina naturalmente (quem leu o livro se identificará com essa palavra hahaha) escreveu bem e soube mesclar a comédia com o drama romântico. Mas faltou um fator característico dela: a sensibilidade. Eu admiro-a tanto por saber colocar em palavras tantos sentimentos delicados, como fizera em Perdida e Encontrada, no entanto essa importante características não se encontrava em alguns momentos desse livro.Logo no comecinho ( capítulo cinco para ser mais exata) Carina deixou a desejar ao fazer com que Ian facilmente se esqueça de uma coisa importante por causa de sexo. Outro problema, aliás, foram os momentos "hots". Parecia que todo capítulo os personagens tinham que transar. Era muito exagerado. Não havia descrição das cenas, apenas as menções, então pra quê colocar na maioria dos capítulos?
Voltando a frieza do Ian, logo que chegaram ao século atual os dois amantes pareciam ter se esquecido da própria filha, mencionado-a somente mais tarde.
Então aí que está! O Ian, o cavalheiro, o homen por quem nós "senhoritas" nos apaixonamos não se mostrou tão apaixonante como fora nas outras duas histórias.
Mesmo contendo algumas falhas o livro não pode carecer de elogios. Porque é a diva da Carina que escreveu, então até sua receita de bolo será prazeirosa de ler.
Primeiro: a família de Ian, foi muito especial conhecer um pouco mais dos pais do jovem Clarke, teve uma cena muito comovente envolvendo-os. E muitas lágrimas rolaram nesse momento! Muitas mesmo.
Sofia, ah querida Sofia, você é minha inspiração...posso dizer que Sofia conseguiu me impressionar ainda mais. A personalidade criada para essa personagem é incrível. E ela amadureceu ainda mais nessa história. Você ficará guardada no meu coração pra sempre. Você e Marina, claro, mãe e filha encantadoras.
Rafael, um personagem que foi desenvolvido nesse livro. Uma pessoa comum e ao mesmo tempo tão peculiar. Amei conhecer sua personalidade e sorri cada vez que auxiliou o Ian.
Às APAM's só tenho uma coisa para dizer: que baita confusão vocês fizeram em! Hahaha
E, não posso me esquecer da pequena aparição de Breno, isso mesmo, o Breno de Procura-se um marido. Achei muito fofo a autora ter interligado mesmo que pouco as duas histórias.
Por fim termino recomendado esse livro que me apaixonou, frustou e me fez acreditar ainda mais no "felizes para sempre".
As memórias secretas do Sr. Clarke, sua chance de ficar um pouco mais perto de Ian Clarke ❤️
Amanda 08/10/2015minha estante
Concordo com você. De fato, o livro é maravilhoso, envolvente, me fez rir e chorar demais. Mas senti que faltou algo no Ian que vi nos dos outros dois livros...E senti muita falta das descrições em alguns momentos também.[spoiler] E achei aquelas partes quando Ian não lembra mais nada sobre sofia um tanto forçada, completamente diferente do Ian que vi no primeiro livro. Fora que de todas as vezes que ele teve a amnésia, essa foi a que ele menos pareceu espantado com toda modernidade. Sei la... Achei estranho. [/spoiler] Mas mesmo assim, o livro é muito lindo!

priscila.wenzel 14/10/2015minha estante
Comentário com spoiler:

Desculpa discordar, mas eu amei o livro... e como o Ian ia citar a filha deles, se ela foi uma das primeiras coisas que ele esqueceu? Não achei ele frio em momento algum, inclusive achei lindo quando ele vê a foto / retrato da filha e se apaixona reconhecendo-a imediatamente.

Kennia Santos | @LendoDePijamas 14/10/2015minha estante
O que eu achei estranho foi que, no momento em que ele resolveu seguir a Sofia para o futuro, ele não pensou na Nina, ok, sei que confiam muito na Madalena e no Gomes, mas é UMA FILHA, achei que isso ficou bastante questionável também.

priscila.wenzel 14/10/2015minha estante
Acho que ele agiu no desespero... ele naum sabia se veria Elisa ou Sofia outra vez e como ele sabia que a filha estava em boas mãos e que uma hr eles iam voltar, ele foi!

Jaque 15/10/2015minha estante
COMENTÁRIO COM SPOILER :
Respeito tua opinião mas fiquei me perguntando se lemos o mesmo livro . Não vi essa frieza nele em momento nenhum , nem achei que deixaram Nina de lado , o tempo todo , mesmo sem memoria ele se emocionava ao lembrar dela ou descobrir a sua existência . Amei o livro e Ian continua perfeito pra mim !

Erika 27/10/2015minha estante
(Spoiler- Cuidado) Gostei do livro. A única negativa é que achei as partes das amnésias do Ian meio cansativas cada vez que ele acordava e a Sofia tinha que explicar tudooooo. mas tb achei Genial. Foi a deixa para a Carina conseguir intercalar o presente dele, com os flashes mais importantes do passado. E pelo que interpretei ele foi esquecendo tudo cada vez mais, ou seja, de trás pra frente até não restar nada mais da Sofia nas lembranças dele. Achei legal a idéia, mas confesso que me cansei um pouco. No mais achei lindo. Achei engraçado. Nossa, como eu ri quando ele se questionou o que era google. kkkkk... Estava num consultório lendo e pelo jeito que me olhavam acharam que eu fosse louca, Ri de chorar. Amei!!!!