Já podeis da pátria filhos

Já podeis da pátria filhos João Ubaldo Ribeiro

Resenhas - Já podeis da pátria filhos

Ricardo1921 26/01/2024

RESENHA: Já podeis da pátria filhos
O livro Já podeis da pátria filhos foi escrito pelo autor João Ubaldo Ribeiro, este livro narra dezessete contos escritos pelo autor. Particularmente esse livro foi uma boa experiencia de leitura e também para ser o primeiro do ano de 2024. Curiosamente eu amei ler esse livro.

O autor João Ubaldo Ribeiro é nativo de Itaparica, Bahia, eu não conhecia ele, mas após a leitura desta obra maravilhada que é ''Já podeis da pátria filhos" foi sensacional conhecer este autor. Mas principalmente amei demais cada conto que foi narrado neste livro.

Li 29/11/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - NOVEMBRO - CONTOS *LIVRO 3*
Sinopse: Livro de contos no qual o autor fala dos costumes e tradições da Ilha de Itaparica, na Bahia. O tradicional estilo de João Ubaldo, com o humor corrosivo e a crítica impiedosa, é comum a todos os contos. A coletânea inclui alguns contos célebres.

Bom, já falei várias vezes da minha paixão por João Ubaldo, então vamos a mais uma das obras dele.

Bem, sempre vai existir um livro péssimo (na sua visão), de um autor que você ama... Este foi um desses casos. Foi um dos livros mais chatos que já li de João Ubaldo... Não gostei de nenhum dos contos, fiquei pensando em como gostei das crônicas e de como os contos foram frustrantes de ler.

Bom, para constar, vou transcrever um trecho de um dos contos “menos piores”, sobre os “diabos” que atentam a ilha de Itaparica, na visão do autor:
“(...) O diabo Beremoalbo era um diabão altamente escroto, dos piores que já apareceram por aqui, inclusive fazia as desgraças dele e dava grandes gaiatadas, espécie de curriúque-curriúque, só que com aquele bafo de diabo, absolutamente diferentíssimo. (...) Para não dizer mais nada, recordo o dia em que seu Beremoalbo se nos aparece por meio do serviço de auto-falantes. O que ele diz é o seguinte:
- Boa noite. Ao microfone, Beremoalbo. Votem no Medebê.
Agora senhor veja que conselho porreta que ele achou de dar. Interessante. Com certeza a mãe dele, se o diabo tivesse mãe, que vai ficar aqui aguardando quatro anos sem nem o secretário da Justiça, que é o mais esculhambado de todos, aparecer por aqui, mordamos aqui para vermos se sairmos leite, ora me deixe. Acredito ser isto suficiente para saber de quem se trata Beremoalbo.”

Li mesmo porque estava na minha lista e começar a deixar os “oficiais” de mão a esta altura do desafio seria bobagem, mas li com dificuldade e sem interesse nenhum, cada conto era uma tortura de ler, não gostei dos enredos, nem da forma como foram escritos, e os erros de concordância e cia, mesmo que propositais, me incomodaram bastante...

Enfim, graças a Deus que acabei os livros de novembro, nunca gostei de ler contos! rs

*http://desafioliterariobyrg.blogspot.com/*

Viquinha 30/11/2011minha estante
Só com esse trechico aí, eu já desanimei...rs