Pequenas Atitudes, Grandes Mudanças: Microrresoluções para Transformar a sua Vida

Pequenas Atitudes, Grandes Mudanças: Microrresoluções para Transformar a sua Vida Caroline L. Arnold




Resenhas - PEQUENAS ATITUDES, GRANDES MUDANÇAS


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Mary 14/03/2021

Não desvalorize as pequenas atitudes
Um livro com a preocupação de não ser maçante e de não romantizar a jornada, como se tu fosse fácil e desse certo sempre, mas que a adaptação e o fato de começar são importantes e extremamente relevante. Fala sobre pequenas resoluções, e como ela pode te ajudar a atingir seus objetivos sem a pressão da meta final.  Como tira o peso e cobranças de grandes projetos e dão a devida importância para os pequenos projetos.
Muitas vezes os problemas são causados por "hábitos impensados" então um passo importante para criar uma microresolução é "analisar seu próprio comportamento e descobrir oportunidades" de mudanças. 
Demorei mais para terminar esse livro pois resolvi colocar em pratica os ensinamentos e ver se realmente faz sentido na pratica, apesar que durante o livro já é contado historias e experiências de outras pessoas, mas nada melhor que a nossa experiência. Então coloquei algumas microresoluções e a primeira dela, foi criar o habito de planejar diariamente o meu dia, pois entendi que vendo diariamente o meu dia conseguia entender qual era a energia do dia e o que eu conseguia fazer com ela, e com isso minha adaptações foram encontrar o melhor momento para fazer isso e com que frequência no dia e principalmente na onde iria fazer. No final virou um hábito e mesmo que estava completamente exausta, eu abro o planner , vejo que amanhã terei um novo dia e respeito o meu tempo.
Então amigas (os) se eu recomendo esse livro? Com certeza. E ainda dou uma dica, por mais que seu ritmo seja lento não desista dele, tem ótimos ensinamentos.
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Bruno Mancini 13/11/2020

Uh, não é lá estas coisas.
Se tornou um livro sobre dietas. Mas também tem cariocas exemplos sobre possibilidades de ganhar tempo na vida cotidiana. Um exemplo servirá para você.
Juliana.Leite 05/01/2023minha estante
Achei o mesmo hehehe... Focou muito tempo na alimentação.




Julyana. 30/10/2017

É um livro de auto ajuda que prega que pequenos ajustes hoje trarão grandes resultados no futuro. Não desgostei do livro, mas me incomodou muito a parte em que ela fala da relação com a comida. Absolutamente todas as sugestões nesse quesito passam por DESPERDIÇAR comida. Ela sugere que você peça seu bolinho preferido num café mas deixe a metade dele no prato. Relatórios recentes apontam que 815 milhões de pessoas passam fome no mundo. E não por falta de comida, uma vez que metade de todos os alimentos produzidos tem como destino o lixo. Então como alguém pode incentivar as pessoas a jogar comida fora?
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Fernanda3335 23/08/2020

É um livro muito bom, tem dicas bem práticas e simples. Um dos mais úteis que já li.
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Ray 29/11/2022

Eu deveria ter lido antes...
É um dos livros mais sensacionais que li sobre produtividade, organização e mudanças de habitos. Principalmente sobre mudanças de hábitos, é uma leitura rica em exemplos e contextos para que possamos enxergar que a metodologia pode ser aplicada em qualquer contexto.

Nao tenho palavras em como esse livro veio tranformando minha vida, eu usei a propria metodologia do livro para terminar a leitura, separei 5 minutos obrigatorios de leituras ao acordar e com essa velocidade terminei a leitura em 2 meses e honestamente, mesmo com tanto tempo lendo eu obtive muito mais absorção do que eu teria se eu tivesse lido em um único dia.
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Su 10/11/2018

Esse livro entrou na minha lista de futuras leituras graças a essa capa simples e linda. Acho o minimalismo, no fundo, muito charmoso! O título também é bem sugestivo, o que despertou o meu interesse.
No prefácio, Caroline nos conta uma pequena história, que ilustra como os hábitos ficam arraigados em nossos cérebros durante, praticamente, toda a vida. Ao tirar sua carteira de motorista, ainda na adolescência, seus pais lhe ensinaram a pendurar as chaves em um chaveiro próximo a porta, assim todos a encontrariam facilmente. Vinte cinco anos depois, ao visitá-los vindo de um voo desgastante Nova York-Califórnia, ela repete a mesma ação, embora não precise mais utilizar o carro de seus pais.
Já na introdução, a autora questiona o motivo que ocasiona o fracasso da maioria das resoluções. O objetivo do livro é nos mostrar que reduzindo a magnitude das resoluções se torna muito mais fácil administrá-las e cumpri-las. Essa abordagem serve para qualquer área da vida: alimentação, prática de exercícios, relacionamentos interpessoais, dentre outros.
Após uma vida inteira administrando sua família, emprego e relação com a comunidade local, Caroline nunca compreendeu porquê conseguia se organizar em determinados setores, porém quando estabelecia metas pessoais (como ir a academia) fracassava. Depois do fiasco de mais uma meta, ela decidiu reduzi-la, o que, milagrosamente, deu certo. Tentou implementar o método em outras resoluções, culminando no cumprimento de mais metas. Até que começou a divulgar a fórmula para pessoas próximas.
Esse livro é encantador. A escrita da autora é fluída, trazendo exemplos do cotidiano. Ela, praticamente, nos pega pela mão ao nos ensinar o passo a passo de sua técnica. Seriamente, fiquei maravilhada com a simplicidade do texto. Ao terminar a leitura, criei minhas próprias microrresoluções e posso dizer que o método funciona.

“A resolução movida a força de vontade é uma abordagem para o autoaperfeiçoamento que vai do aspecto mais complexo para o mais simples: nós nos obrigamos a ser diferentes, forçando nosso comportamento e nossas atitudes a mudar. O sistema das microrresoluções, por sua vez, é uma abordagem que parte do mais simples até atingir o mais complexo, concentrando-se em uma ou duas mudanças comportamentais significativas até que elas sejam absorvidas pelo piloto automático e não exijam mais nenhum esforço deliberado – ou força de vontade – para se sustentar.”

“Uma microrresolução é algo que você se compromete a fazer, e não a ser. Não se trata de um desejo, uma filosofia ou um resultado; seu objetivo é criar, modificar ou eliminar um comportamento ou uma atitude específicos. Você pode decidir realizar ou não a sua resolução ou resolver passar a si mesmo uma mensagem em determinada circunstância.”
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Thais.Classe 11/06/2020

Criei novos gatilhos
Esse foi um dos livros que me enriqueceu neste ano! Durante a leitura pude identificar diversas coisinhas que eu fazia e que minavam minha produtividade como um todo. Me tornei mais consciente e tbm aprendi ferramentas pra reverter esses comportamentos. É uma luta diária mas o livro ensinou como identificar e alterar esses hábitos de forma positiva e sustentável.
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Mari 13/07/2021

Poderia se chamar O poder do hábito, parte 2
Este livro e ?O poder do hábito? se complementam de uma forma muito harmoniosa.
A autora, de maneira muito didática, mostra como é possível rever comportamentos e modificar padrões/rotinas que estabelecemos ao longo dos anos, de modo a conseguir mudar hábitos e, aos poucos, mudar vários aspectos da vida.
Em cada capítulo, ela aborda um assunto distinto (dieta, exercício, relacionamentos, chegar atrasado, sono), e, com MUITOS exemplos, orienta o leitor a estabelecer suas próprias microrresoluções.
Um livro levinho, fácil de ler. A parte mais difícil vai ser colocar na prática, mas vou dar meu jeito ?
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Cami Nogueira 02/02/2022

Incrível!
Eu amei esse livro! Ele vai ser aquele tipo de livro de cabeceira, quero sempre ter comigo e reler. A autora descreve tudo de um jeito muito fácil de entender, não é aquele livro sobre hábitos que você quase morre pra ler..
Me senti motivada a mudar um pouquinho de cada vez, e realmente acredito que a mudança está nos detalhes ?
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Dri F. @viagenscomlivros 07/07/2018

Livros de desenvolvimento pessoal é algo que eu tenho adoração em ler. E quando resolvi fazer esse canal, sabia que ia incluir muitos nas minhas resenhas, e esse é mais um deles que gostei muito.

A ideia principal aqui é que tendemos a fazer resoluções o tempo todo. Mas quantas dessas resoluções nós realizamos?
A autora nos fala sobre como micro resoluções são a maneira de atingirmos nossos objetivos sem tanto sofrimento e frustração. As micro resoluções são mais fáceis de serem inseridas no nosso dia a dia, e partem do mais simples até o mais complexo. Concentram-se em um ou duas pequenas mudanças significativas até que elas sejam absorvidas pelo piloto automático.

A chave para uma transformação duradoura não está na velocidade ou na força mas no cultivo dessa mudança.
Se coloque pequenas metas, dê prazos para repetir essas metas até que ela se torne um hábito e depois vá fazendo novas micro resoluções.

Como todo livro de desenvolvimento pessoal, vão ter coisas que você vai concordar e outras que não. Mas de um modo geral, achei esse ponto de transformar big resoluções em micro, muito boa. Quem nunca prometeu perder muito peso no primeiro dia do ano, e não deu certo? Com as micro resoluções você vai fazer pequenas mudanças na sua dieta que depois de se tornarem hábitos farão mais diferença.
E o que vocês acham desse tipo de leitura??

site: Instagram: @viajecomlivros
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Simone Pagliari 24/04/2021

Pequenas atitudes, grandes mudanças
Um bom livro, tomara que eu consiga aplicar algumas microrresoluções, parecem fáceis mas aplicar no dia a dia pode ser difícil.
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Elizandra 23/12/2016

Como não pensei nisso antes!!!
De todos os livros que já li sobre mudanças de hábito este foi o melhor. Com o que a autora chama de micro resoluções, são na verdade pequenas mudanças de hábitos no dia a dia e que devemos usá-las muito para que se torne um hábito e caia no piloto automático, somente depois disto é que podemos ir para outra micro resolução. Achei essa ideia fantástica, nunca havia me ocorrido agir da forma proposta no livro. Essas pequenas mudanças podem englobar todas as áreas como família, profissão, pessoal, saúde, organização, diálogos ...etc.
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Raquel Comunale 27/04/2017

O livro é bem curtinho e contém dicas MUITO legais e práticas.
Abaixo descrevo os pontos que mais chamaram minha atenção.

Resoluções de Ano Novo
Todo final de ano a história se repete. Promessas e mais promessas jogadas ao vento.
Chega dia 02/01 e a grande maioria das pessoas já está frustrada e ignorando completamente o que prometeu.
A grande pergunta é: qual o motivo dessas promessas serem feitas sem qualquer tipo de planejamento para serem cumpridas?

Prometer "quero emagrecer" é tão utópico quanto prometer "quero ir até a lua", ou seja, a probabilidade de desistir da ideia e se frustrar é muito grande.

Hábitos criados não filtram o que é benéfico ou prejudicial
Quando criança você provavelmente foi condicionado a escovar os dentes antes de dormir e ao acordar.
Provavelmente seus pais te forçaram a repetir essa ação durante algum tempo até se tornar um hábito que você provavelmente levou pelo resto da vida.
Esse mecanismo automático quando exercitado da maneira certa e com a mesma religiosidade nas repetições pode ser usado para a criação de qualquer outro hábito.
Por exemplo:
- comer doces depois do almoço
- ver TV até a madrugada mesmo com compromissos de manhã
- ir de carro até mesmo para locais extremamente próximos mesmo quando existe a possibilidade de ir a pé

Nenhum hábito criado passa pelo filtro de "ISSO É BOM" ou "ISSO É PÉSSIMO".

Uma vez estabelecido a sua mente vai seguir aquele hábito com a mesma mecânica inconsciente que te faz escovar os dentes antes de dormir e ao acordar.

Microrresolução
Ao invés de trabalhar com metas tão abrangentes e pouco práticas a autora apresenta o conceito de "microrresolução". Basicamente é uma tarefa tão rápida e simples que não te dá outra desculpa além de executá-la. A ideia principal disso é utilizar a microrresolução para criar um padrão de comportamento que servirá de base para dezenas de outros bons hábitos que virão a seguir. A autora ainda afirma que o ideal é trabalhar apenas com 2 microrresoluções por vez. A grande sacada é tentar usar esse mecanismo para te ajudar a criar qualquer novo hábito.
Exemplos de microrresoluções:
- não comer carboidratos depois das 15h
- fazer uma caminhada de 10 minutos toda terça
- não usar aparelhos eletrônicos de qualquer tipo depois das 21h
- separar a roupa do trabalho na noite anterior

Gatilhos
Conectar o gatilho e a ação da microrresolução é essencial para automatizar o novo padrão de comportamento. Os gatilhos são descobertos, não inventados – o gatilho para sua resolução já existe, você só precisa identificá-lo. Ele pode ser interno (fome, tontura, repreensão) ou ambiental (aroma de comida, críticas de um colega). O gatilho pode ser um dia da semana ou uma determinada hora do dia, ou seja, um momento especialmente definido para disparar a ação.
Exemplos de gatilhos:
SE objetivo = beber mais água ao longo do dia
ENTÃO um gatilho pode ser sempre beber um copo de água após lavar as mãos

SE objetivo = se exercitar mais
ENTÃO um gatilho pode ser toda terça subir e descer os 5 andares do seu prédio pela escada

SE objetivo = não ficar com o celular descarregado na manhã seguinte
ENTÃO o gatilho pode ser recarregar o celular à noite antes de escovar os dentes

A importância do sono
Dormir mal e achar que isso está OK é de longe um dos piores hábitos que muita gente desenvolveu e eu me incluo nesse bolo. Costumamos adiar a hora de dormir para ter mais tempo para o lazer ou terminar atividades que não foram concluídas ao longo do dia. O grande problema é: se você dorme tarde, vai acordar cedo, passar o dia cansado e vai fazer coisas mais tarde para conseguir dar conta de tudo. É um loop extremamente prejudicial. Muita gente perde o fim de semana inteiro lutando para recuperar o sono e na segunda-feira à noite o drama se reinicia. Se você conseguir se regularizar por meio das microrresoluções, terá energia e humor todos os dias.

Use as escadas!
De acordo com os pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia subir escadas queima muito mais calorias por minuto do que jogar tênis, nadar, andar de bicicleta, correr ou caminhar. Se feita regularmente, essa atividade pode ter um profundo efeito no condicionamento físico e na saúde cardiovascular. Se o seu local de trabalho ou casa tiver escadas, considere alavancar esse recurso em sua próxima resolução de boa forma.

Não adianta cobrar a mudança de outra pessoa
Infelizmente gritar e brigar não vai mudar o comportamento de outras pessoas. Inicialmente elas podem tentar mudar uma atitude para agradar mas, logo em seguida, voltarão ao comportamento antigo. O motivo? Se você está incomodado com uma coisa cabe a você tomar uma atitude. Centenas de relacionamentos chegam ao fim pelo mesmo motivo. Quebrar uma única dinâmica negativa pode trazer melhoras imediatas, seja no relacionamento com os pais, os amigos, os colegas de trabalho ou o cônjuge. Se você prestar atenção a como sua comunicação, seu investimento e até seus pensamentos sobre a outra pessoa afetam a ambos, será capaz de identificar padrões de comportamento e melhorá-los.

site: http://desencontre.blogspot.com.br/
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Elias73 21/04/2022

Surpreso até dms!!!
Achei que esse livro fosse uma porcaria, sem brincadeira!

Quando comecei a ler eu não parei mais!

A mensagem que a autora insere nele e passa pra gente é muito forte. Como eu sei disso ?

Eu simplesmente testei em mim tudo que condiz com minha realidade e tive mudanças na minha vida, nos meus comportamentos de forma absurda.

Hoje sou um cara bem melhor na minha concepção por causa da leitura desse livro!
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Kelly_domings 16/05/2024

10° Livro de 2024
Após finalizar a leitura de um livro de 144 páginas e me deparar com um total de 187 marcações, acho justo colocá-lo entre os meus favoritos do ano.
Não apenas por esse motivo, pois o processo da leitura foi extremamente prazeroso. Escrita fácil, exemplos plausíveis, capítulos curtos, concisos e coerentes.
Virou uma chave na minha mentalidade em relação a projetos de ?ano novo?.
Recomendo esse livro para todo mundo!

?????????? de 5.
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