Til

Til José de Alencar

Resenhas - Til

Maitê 19/02/2017

boa leitura
Um daqueles livros que você não sabe o que esperar. Um pouco difícil se acostumar com a escrita romântica, mas logo conhecemos os personagens e entramos na história. O mais incrível desse livro é ver como o autor utiliza dos nossos pré conceitos para construir e desconstruir os personagens.

Pâmela Nunes 23/01/2018

Nada como um bom clássico!
Não é previsível. Quando chegamos a um certo ponto da leitura e ela começa a se desenrolar, explicações começam a aparecer, temos reviravoltas e com isso descobri que deduzi muita coisa errada.
Não foi o final que eu esperava/ queria, mas o que foi retratado no decorrer do livro, o rumo que tomou, fazem dele um bom livro.
Afinal... nada como um bom clássico.

Vanessa Maia 22/07/2023

Til, a heroína alegre e abnegada.
Tive uma dificuldade enorme para ler o livro. Tendo iniciado por varias vezes a leitura para abandoná-la tempos depois. O enredo é dividido em duas partes. Na primeira parte do livro está a dificuldade em prender o interesse do leitor. São longas passagens empregadas para descrever paisagens e afins. Esse traço do romantismo somado a Língua Portuguesa praticada nos anos 1870 requer do leitor mais esforço na leitura das primeiras páginas, até que se habitue a obra.

O enredo gira em torno de Berta, também chamada de Til e Inhá.
A concepção dessa adorável moça esconde um ato desprezível de seu pai biológico.
A segunda parte do livro perdoa a primeira. Uma emoção atrás da outra.

Sobre o final da história, não gostei do desfecho que Til o escolheu para si.
Vanessa Maia 22/07/2023minha estante
*várias.