O Jardim Esquecido

O Jardim Esquecido Kate Morton

Resenhas - O Jardim Secreto de Eliza

Brubs_Ono 04/02/2024

Lindo e triste
Eu li há muitos anos e ainda lembro de cada detalhe desse livro, e ele dói na alma sabe ao mesmo tempo que é tão lindo.

Silvana.Clemente 14/01/2024

Lento
História triste mas, bonita. Interessante mas, cansativa.
A história prende a atenção e aguça a curiosidade, um mistério mas, acima de tudo amor e solidão, a crueldade da era vitoriana porém chega a ser cansativo todo este desenrolar. A história parece longa demais depois que o leitor já desvendou o mistério e a autora continua indo e voltando dentro da história. Seria bom se fosse mais resumido.

Silvana.Clemente 14/01/2024

Lento
História triste mas, bonita. Interessante mas, cansativa.

Clau Verde 08/10/2023

Amo os livros dessa autora... esse foi muito especial. Ele prende e a escrita em tempos diferentes faz viajar em estória diferentes que se conectam.

Sâmya Gelais 10/09/2023

Ainda tentando descobrir como explicar esse livro (?)
Esse tipo de história me ganha demais, tem tudo que eu gosto, linha do tempo passado e futuro se explicando, segredos envolvendo uma família, suspense e mistério.
Impossível descrever como foi incrível ler esse livro é daquelas histórias que você se sente parte, consegue visualizar tudo, que mais parece um filme, que é tão real a ponto de preencher todas as lacunas que ficam em branco.
É simplesmente inspiradora! Já quero ler outros dessa autora.

Larissa 02/09/2023

Surpreendente!!! Fazia tempo que não pega um livro com tantos desdobramentos é que o enredo não se perde no meio de tanto desenvolvimento!!! Adorei!!!

Catarine Heiter 27/08/2023

Uma história que me arrebatou desde as primeiras páginas! A história de Nell, uma garotinha de 4 anos encontrada sozinha em um porto na Austrália, é o ponto de partida para um enredo apresentado em vários planos temporais e com vários segredos e mistérios costurados com maestria pela autora. Não costumo fazer tantas leituras neste estilo e jamais imaginei o quanto me envolveria! A ambientação é linda, as personagens Cassandra, Nell e Eliza são cativantes e o desenrolar de todas as fases é tão envolvente que, mesmo quando eu já tinha desvendado parte da situação, as últimas páginas ainda me reservaram surpresas e eu terminei a leitura em lágrimas.

Esta leitura foi motivada pelo Desafio DLL2023, na categoria ‘História sobre gerações familiares’

Sarah724 05/06/2023

A história é fantástica! A autora nos leva a três datas diferentes, contando a perspectiva de três personagens diferentes. Do início ao final você suspeita de algumas coisas, mas a leitura consegue segurar o segredo até o final, prendendo a atenção do leitor.

Ali Geissler 28/05/2023

Trágico e emocionante
Acredito que não tenha outra palavra pra descrever esse livro sem ser: trágico. sou uma grande fã das histórias da Kate Morton, o tipo de escrita dela é o que mais me encanta e sou apaixonada por histórias assim. o livro me surpreendeu positivamente, ele tem toda uma carga dramática (aquelas que te arrebatam sem você perceber), e já começa da forma mais triste possível, foi impossível não me emocionar diversas vezes ao ler ele. uma menção honrosa as personagens que são muito bem construídos: Eliza, Nell, Cassandra e Rose. é muito interessante o modo como a história delas é interligada e preciso dizer que é impossível não se solidarizar com a dor de cada uma delas, queria destacar também a forte ligação que unia Eliza e Rose, acho que esse é um dos meus pontos favoritos no livro, e que pena que acabou da forma que acabou.... por fim, esse livro tem o meu coração, ele é envolvente e muito bonito.

ps: imediatamente Rose se tornou minha personagem favorita, foi impossível não me envolver e não me solidarizar com aquela personagem cujo o maior desejo era ter sua família e ser feliz, mas que era impedida por um erro terrível da sua mãe sem escrúpulos e cruel. é triste ver como no exato momento em que ela finalmente conseguiu tudo aquilo que sempre sonhou, isso foi tirado dela de uma forma tão tão trágica. :((((

Sandra 02/05/2023

Maravilhoso
O livro nos apresenta três mulheres como protagonistas, Cassandra, Nell e Eliza. E que apesar de todas as diferenças, estão profundamente ligadas. A história tem início com Nell criança, dentro de um navio, sem saber bem o motivo de ter sido colocada lá. Em seguida, somos apresentadas a uma Nell idosa, prestes a morrer, e à sua neta, Cassandra. Após a morte de Nell, Cassandra decide decifrar os mistérios envolvendo o passado da avó. Os três pontos de vistas se passam em épocas diferentes, vemos a infância cruel e dolorosa de Eliza em 1900. A busca de Nell pelo próprio passado em 1975 e Cassandra procurando respostas em 2005. A interação das vidas dessas personagens que sofreram tanto e são tão guerreiras nos passam uma lição de vida surpreendente. E não tenho medo de dizer que esse é um livro maravilhoso.

PatrAcia.Vesperman 02/05/2023

Uma criança abandonada, um antigo livro mágico, um jardim secreto, uma família aristocrática, um amor negado.Em 1903, uma menina é deixada sozinha em um porto da Austrália. O homem que a encontra resolve criá-la como filha, chamando-a de Nell, e esconde sua única ligação com o passado: uma mala com um livro de contos de fadas dentro. Em 2005, a morte da querida avó de Cassandra, Nell, traz a tona segredos de família. Em seus últimos suspiros, Nell delirou sobre uma dama e um navio da qual a neta nunca ouviu falar.
história é recheada de muita emoção e dramas familiares. Eu amei como a autora tornou o cenário principal (o chalé e o jardim secreto na Inglaterra) quase que um personagem, já que é ele que une as três protagonistas do livro a princípio e é palco de grandes acontecimentos de suas vidas. No começo pensei que ia ser massante, estava enganada. Acho que estou descobrindo e gostando de um novo estilo literário.

Leticia.Liesenfeld 18/04/2023

Apenas Frases
E o jardim, um lugar onde seu coração sempre se alegrara, estava mais lindo do que nunca. As flores tinham um perfume mais doce, pareciam mais alegres, cresciam mais depressa. Um dia, quando estava sentada sob a macieira e o ar quente e ensolarado vibrava ao seu redor, ela adormeceu. Enquanto dormia, uma história chegou até ela, como se um estranho tivesse se ajoelhado ao seu lado e cochichado em seu ouvido. Uma história sobre uma jovem que venceu seus temores e viajou para muito longe, para descobrir a verdade para um velho ente querido.

Carol 30/03/2023

Até que fim terminei
Quando vc lê a sinopse no livro vc pensa que vai ser uma história legal e boa de ler
Quando vc começa a ler , minha nossa parece que vc não sai do lugar
Leitura muito lenta
História lenta e com 3 histórias que se intercalam
Só fui gostar do livro já nos 80%

Liliane 11/03/2023

Pra quem gosta de um romance com toque de mistério, drama familiar, segredos e histórias que são contadas num misto de passado e presente.
Nell quer entender sua origem, mas para descobrir de onde veio, caberá a Cassandra decidir ou não sobre as buscas que remontam um emaranhado de informações que envolve Giorgiana, Linus, Eliza, Adeline, Rose, entre outros personagens.
Ao ler o livro parece que estamos lendo mais de uma história, porque para entender o vida de Nell se faz necessário entender muita coisa, inclusive os contos de fadas escritos por Eliza.