A estrela dos mortos

A estrela dos mortos

Resenhas - Supernova - A estrela dos mortos

Maria1691 14/11/2016

Supernova #2 - A Estrela dos Mortos, por Renan Carvalho
Neste segundo volume da serie Supernova, vamos conhecer mais a fundo não só Acigan ou Leran, vamos expandir a experiência obtida no primeiro livro, O Encantador de Flechas. Aqui vamos passar a acompanhar duas historias paralelas: A do nosso velho conhecido Leran Yandel e a de Tlavi Hur.

Tlavi é uma jovem que foi tirada de seu pai muito cedo ao descobrirem que ela possuía habilidades fora do comum, e passou a ser treinada, ate que se tornou general do exército de paladinos da Cidade Dourada.

Um dia ela foi mandada em uma missão muito importante e perigosa, descobrir quem ou o que está por trás da energia maligna que destruiu a cidade de Cimérium. Sozinha, já que as autoridades locais parecem não se importar com o ocorrido, ela decide ir atrás de resolver esse mistério; mas acaba descobrindo que esse mal é muito maior do que ela poderia imaginar.

Na segunda parte do livro, passamos a acompanhar Leran que saiu de Asigan com sua irmã Luana, e estão tentando chegar a Mabra, uma cidade livre, onde estão a procura um homem que poderá ajudar a garota no controle de seus poderes recém-descobertos.

Mas essa viagem promete muitos perigos, já que o governo de Acigan botou muitos caçadores no seu encalço. Enquanto estão tentando fugir dos caçadores, eles conhecem Gueth Hur, conhecido como Nairatiano, um famoso lutador da cidade de Mabra que promete ajudá-los.

Muitas coisas acontecem a partir de então, e as vidas de Leran e Tlavi se cruzam em meio a ameaça de Shaz, ou a Estrela dos Mortos, com o plano de formar um exército poderoso e tomar conta de todo aquele mundo, fazendo uso da necromancia, a arte de ressuscitar mortos, para tornar-se assim, a mais poderosa Estrela de que já se teve conhecimento.

site: http://palavrasradioativas.com/supernova-2-a-estrela-dos-mortos-por-renan-carvalho/

Nathy 13/09/2016

SuperNova: A Estrela dos Mortos – Renan Carvalho – #Resenha
Eu fiquei muito empolgada com o primeiro livro. Então estava muito ansiosa pelo segundo volume. Isso até eu começar a ler. Não consegui ficar tão encantada assim com esse volume. Eu tive a sensação de que toda a luta na primeira parte foi deixada de lado. Como se mais nada daquilo importasse. Agora uma nova jornada com um novo vilão estava sendo formado. Então não me agradou muito porque queria ter visto um encerramento melhor. Tanto que em alguns momentos eu achei a leitura cansativa.

Nesse volume tem duas histórias paralelas. Com Leran tentando encontrar um modo de proteger a sua irmã. Do momento em que saíram de Acigam. Uma busca implacável pela a verdade. Enquanto, Tlavi está lutando contra um inimigo cada vez mais poderoso. A vida de todos está em perigo. Não importando a cidade que se encontra A Estrela dos Mortos está formando um exército para acabar com todo mundo. Para conseguir todo o poder que precisa. Quando as duas histórias se tornam uma o caos toma conta. Onde tudo o que importa é sobreviver mais um dia.

A narrativa é em primeira pessoa e mudando entre três personagens. Como as histórias tem seus momentos diferentes foi legal ter a visão desses personagens. Assim nada ficava perdido no meio. Apesar de que teve uma parte que não foi explicada, mas consegui relevar. Porque estava mais envolvida na história. A escrita do autor melhorou muito do primeiro livro para esse. A forma como ele escrevia por mais que tivesse partes cansativas, também instigava para saber o que iria ocorrer no final.

Um inimigo poderoso colocou as mãos no reino.

Desde o primeiro livro eu tinha gostado muito do Leran e de seu amadurecimento. Mas, nesse livro ele se superou. Mostrou que tem um amor incondicional por sua irmã. Inclusive colocando sua vida em risco para salvá-la. Ele é um personagem que me cativava em cada uma das suas falas. Tudo bem que ele fica muito protetor com a sua irmã. Mas, por tudo o que passou e a missão que lhe foi dada não era tão fora do comum. Quando precisa chamar a atenção de sua irmã ou acabar com a vida de alguém não pensa duas vezes. Fica focado no que importa. Tudo bem que poderia ter essa bondade com outras pessoas e não guardar rancor. Mas, ainda assim não consigo sentir raiva dele.

Continue lendo a resenha no link abaixo:

site: http://www.oblogdamari.com/2015/11/supernova-a-estrela-dos-mortos-renan-carvalho-resenha.html

Ana Paula 26/08/2016

Eu quero começar essa resenha externando uma antítese que me assola: Tô triste, sofrida que só por saber que vai levar DOIS longos anos para eu poder ler o desfecho dessa história, mas ao mesmo tempo preciso reconhecer que isso me deixa feliz porque o tempo faz muito bem ao amadurecimento do Renan.

A Estrela dos Mortos é, de fato, uma continuação da história que se iniciou em Acigam, mas você vai ver que ela já começa completamente diferente. Logo de cara você entra na cabeça de uma personagem diferente, Tlavi Hur, a Estrela da Cura, você vai acompanhar medos diferentes em um pedaço do mapa que sequer foi citado na história anterior e por alguns capítulos nem vai se lembrar que Leran e Luana existem.

Depois de acompanhar a investida dos Paladinos contra a energia das trevas que destruiu tudo que era vivo em Cimerium, uma cidade ao norte de Nuanto, você vai descobrir que existem muito mais estrelas do que Nagisa e Luana. Vai entender melhor qual é o papel delas no mundo e que elas têm um modo muito particular de se comunicar.

Vai conhecer mais da organização administrativa da Cidade Dourada e também de Tênus, uma cidade bastante populosa e com características muito peculiares. Vai perceber que as Estrelas as vezes fazem escolhas que não tem volta, mas vai ver também que as vezes elas se valorizam demais e são imprudentes ao achar que devem resolver tudo sozinhas.

Quando a história volta para Leran e Luana, novos personagens continuarão sendo apresentados e você vai ver que todos eles são importantes dentro da trama montada pelo autor. E essa é uma melhoria em relação ao primeiro livro, que tem uma quantidade considerável de personagens, mas nem todos tem algo a contribuir com a história.

O legal dessa segunda história é que você conhece o mundo fora dos muros de Acigam e, principalmente, como as energias são praticadas nas ruas como se não fosse nada demais. Vai ver que Leran e Luana não sabem nada sobre a realidade, mas talvez isso a mantenha protegida da própria prepotência típica das estrelas. As vezes ser capaz de produzir e controlar grandes quantidades de energia pode subir a cabeça, principalmente quando você descobre que tem a missão de manter o equilíbrio do mundo.

A profundidade dos personagens nesse livro é maior, a trama tem a mesma elaboração do livro anterior, mas ele consegue trabalhar melhor os elementos e isso faz com que o leitor entenda melhor cada trecho da história. Só lá pelo meio do livro é que você entende como a história de Tlavi e a de Leran vão se cruzar lá na frente e a forma como o autor conduz isso é muito interessante.

O final da história é dúbio, você não sabe se o mal foi destruído e nem tem certeza de quem está aliado a quem, mas de uma coisa eu tenho certeza, o tempo fez muito bem ao Renan. A evolução da escrita é perceptível sem muito esforço, alguns pontos do texto poderiam ter sido mais bem explorados, mas isso não tira a qualidade da história.

Agora só me resta arrastar corrente até 2017 para poder saber como vai terminar a história. O último livro se chama: O Satélite de Ferro e ainda não tem muitas informações além do ano de lançamento. E eu gostaria de deixar aqui um pedido: Renan, coloca um capítulo só da Luana, a gente precisa entrar na cabeça dela e entender um pouco mais do que se passa no íntimo dessa estrela tão incomum. Sinto falta disso desde o primeiro livro.

site: http://www.leitorasempre.com/2015/11/resenha-nacional-estrela-dos-mortos.html#more

Kenia 23/07/2016

"As estrelas, além de possuirem uma fonte quase inesgotável de energia dentro de si, são consideradas mais inteligentes, mais ágeis e até mais afortunadas do que seres humanos comuns. Pelo menos, é isso o que apontam muitos estudiosos. No fundo, porém, somos vítimas dos mesmos males que afetam a mente humana: prepotência, ganância, medo."

O início da trama se dá com a narrativa de uma nova personagem: Tlavi Hur, a estrela da cura. Ao descobrirem que a jovem possuía certas habilidades, foi muito cedo afastada da família para obter um treinamento adequado. Com sua extrema dedicação, ela se torna general do exército de paladinos (que são defensores do mundo através do controle da Luz) da Cidade Dourada.
Em uma nova missão, ela precisa descobrir o que está acontecendo com a cidade de Cimérium, onde há uma fonte de energia maligna que aniquilou toda a cidade. Não se sabe quem conjurou tal energia, somente que seu poder é grande o bastante para destruir cidades inteiras. O problema é que os Parlamentares da Cidade Dourada decidiram ignorar o ocorrido em Cimérium, irritando profundamente a paladina. Ela decide procurar pelo conjurador sozinha, e acaba descobrindo que esse mal é muito maior do que ela previa.

Na segunda parte do livro, acompanhamos a narrativa de Leran que juntamente com sua irmã Luana, estão tentando chegar em Mabra, uma cidade livre, onde eles precisam encontrar um homem que irá ajudar Luana no desenvolvimento de seus poderes como estrela. O problema é que há três caçadores os perseguindo, já que o preço na cabeça dos dois é bem alto. Tentando fugir dos caçadores, eles se deparam com alguém disposto a ajudá-los. É nesse momento que conhecemos Gueth Hur, conhecido como Nairatiano, um lutador famoso de Mabra e com seu charme desperta vários sentimentos na nossa estrela, Luana e muitos ciúmes por parte de Leran.

"O ser humano é abominável por definição. Apenas trouxe nossos instintos à tona. Quantos não querem passar por cima dos outros por benefício próprio. Quantos não desejam o mal de seus semelhantes? A raça humana já se devora faz tempo. Somos falsos, vis, cruéis. Você não odeia esse tipo de gente?"

Porém, os caçadores que foram colocados atrás dos dois, não será o maior problema enfrentado por eles nessa aventura. Shaz, ou a Estrela dos Mortos, será um problema maior na vida dos paladinos assim como dos conjuradores que vamos encontrar no decorrer da história. Com o intuito de formar um exército poderoso e tomar para si todas as cidades, Shaz começa a utilizar a necromancia, a arte de trazer os mortos de volta à vida, tornando-se assim, a mais poderosa Estrela que já se viu.

Será que nossos guerreiros estão prontos para essa guerra?

Se você gosta de fantasia e aventura, A Estrela dos Mortos não vai te decepcionar. Com suas 479 páginas de leitura tranquila e instigante, somos envolvidos nesse mundo de magia, lutas, um clima obscuro e por que não um pouco de romance, né? Amor, amizade e lealdade são retratados de forma super bacana, mesmo em meio ao caos que os personagens enfrentam.

Não deixem de conferir esse incrível mundo de Supernova e da escrita bela e envolvente de Renan Carvalho. Com certeza, uma das minhas sagas preferidas e estou mais do que ansiosa pelo terceiro volume, que infelizmente só estará disponível em meados de 2017. Seu título é "O Satélite de Ferro".
Renan 31/08/2022minha estante
Olá, eu sei que demorou bastante, mas estou passando para avisar que o terceiro livro da série finalmente saiu. Ele já está disponível na Amazon. Caso queira mais informações, eu estou agora com um zap apenas para os leitores, para que eles não fiquem por fora das novidades. Caso queira, é só me mandar um alô: https://api.whatsapp.com/send?phone=5511912242368

vinicius.fagundes.93 16/06/2016

As partes narradas por Leran são muito legais. Dá pra ver que ele amadureceu desde o final do primeiro livro e que agora é um combatente confiante e habilidoso. O único problema que eu tive foram as interações dele com Luana. Parecia que toda conversa que eles tinham era sobre o fato de Luana querer ser mais independente. Os diálogos entre os dois me pareceram um pouco juvenis, e francamente um pouco irritantes.

As partes narradas por Tlavi, por outro lado, são ótimas! Acho que por ela ser um pouco mais velha e mais madura, as cenas em que ela passa por situações perigosas parecem mais assustadoras do que as de Leran. Os capítulos dela foram os meu favoritos, com certeza.

site: http://laoliphant.com.br/resenhas/resenha-a-estrela-dos-mortos
Renan 31/08/2022minha estante

Vanessa Sueroz 27/05/2016

Neste livro vamos ter a continuação da série e a vida de Leran. Ele ainda esta tentando cuidar da irmã e a cada página vemos ele mais maduro em suas decisões.

Agora Leran sabe que onde esta a Rainha e parte com Luana para protegê-la, ao mesmo tempo ele quer descobrir tudo sobre seu pai. A jornada não será fácil, já que sua irmã não é uma pessoa muito fácil de lidar, muito menos de controlar seus poderes.

Vamos ter novos personagens como Tlavi, o chefe dos Paladinos, líder de um exercito poderoso que serve o governo. Ao levar uma informação para o conselho que é ignorada ele tem que achar uma forma de parar Sharpz, mas pode ser tarde demais.

“As Trevas corrompem tudo por onde passam. Fora assim desde a criação, quando Sharpz tocou o mundo com suas mãos imundas. Ela conseguiu infectar todos os elementos, exceto a Luz.”
Tlavi tem que combater todo o mal e claro, com isso tem que buscar Leran e Luana, um personagem que vai mudar bastante a história.

Resenha completa:

site: http://blog.vanessasueroz.com.br/supernova-a-estrela-dos-mortos/

@APassional 21/03/2016

* Resenha por: Samantha Culceag * Arquivo Passional
Gostei bem mais de “A Estrela dos Mortos” do que “O Encantador de Flechas”, algumas coisinhas que me incomodaram no primeiro volume persistiram, mas a série teve uma boa evolução, a história me pareceu mais limpa, sem tantas informações sufocando o leitor (o que é compreensível para um primeiro volume cheio de explicações), com mais aventura e perigo. Se continuar assim, o terceiro livro pode ganhar meu coração.

Confira a resenha completa no blog Arquivo Passional, no link abaixo:

site: http://www.arquivopassional.com/2016/02/resenha-supernova-estrela-dos-mortos.html

Sil 01/02/2016

Continua agradando.
Mais uma vez me vejo encantada pelo mundo que o autor Renan Carvalho criou. Se ele já me conquistou com O Encantador de Flechas agora eu estou tomada de vez. Por mais que algumas coisas tenham me incomodado nesse segundo volume é muito difícil não considerar este um ótimo livro que sera relido em algum momento no futuro. Mas enfim, aqui vai a resenha completinha para vocês com todas as minhas impressões.

Eu havia comentado na resenha anterior que Leran foi um personagem que amadureceu de uma forma correta durante a história, e de fato sim. Mas mesmo assim parece que eu não tinha me dado conta de verdade do quanto ele amadureceu até sentir a necessidade dessa maturidade neste volume. Ele passou por tanta coisa e ainda não acabou, agora ele precisa cuidar da sua irmã mais do que nunca e justamente por isso fica evidente que agora ele é um homem e não apenas um garoto vivendo na ignorância que sua cidade impôs. A forma como ele cuida de sua irmã e das pessoas que acaba conhecendo no caminho e tendo um certo apego me faz gostar muito desse garoto. Ele não é desses personagens super protetores que me deixam irritada, com vontade de jogar o livro longe. Incomoda em alguns pontos a forma como ele quer proteger a sua irmã, mas acaba sendo algo que eu compreendi ao longo do livro. Ele já perdeu tanto e não deseja perder sua unica irmã também. Aliás, Lua é uma menina muuuito difícil de lidar. Não sei como Leran consegue. Sinceramente eu fiquei, pelo menos, mais da metade do livro sentindo raiva dessa menina. Entendo a sua necessidade de se provar capaz de cuidar de si mesma, de querer fazer as coisas por si mesma e não ser mais tratada como uma criança e sim com o respeito que ela merece, de igual para igual, mas a forma como ela demonstrou essas necessidades fez com que eu a achasse bastante infantil.

Neste volume fomos introduzidos a novos personagens, como Tlavi (A Estrela da Cura). Ela tem um papel fundamental na história e provavelmente a personagem que mais pode trazer reflexões ao leitor. Tlavi é uma Estrala que muito cedo foi separada de sua família para receber um treinamento apropriado para controlar suas habilidades e poder ajudar sua nação e por isso ela tem um senso de lealdade enorme, cem por cento focada em suas missões não deixando nada lhe atrapalhar. E quando digo nada é realmente nada. Neste caso achei um pouco de… egoismo da parte dela. Sabe, ela luta tanto para salvar as outras pessoas mas não fez nenhum esforço para salvar alguém que deveria ter um pouco mais de importância para ela. Eu senti muita raiva dessa personagem e não teve nenhum momento do livro que eu acabei torcendo por ela (bom, eu torci pela missão dela, mas por ela em si não uiahouhauauiauhai). Além de Tlavi temos Gueth, irmão dela. Ele não é uma Estrela mas domina a magia e ganhava a vida como um lutador por motivos que não irei citar aqui. Dos novos personagens esse com certeza se tornou meu favorito. Ele é engraçado, fiel ao que acredita e principalmente as pessoas com quem tem afinidade. O que eu mais gostei ainda é que Renan inseriu uma parte da história sendo narrada por ele. Como não amar? *-*
A Estrela dos Mortos é um livro que tem a sua história, ali estampada para divertir o leitor. E é uma excelente história, mesmo eu tendo que admitir que no inicio eu não estava gostando taaanto assim principalmente pela narração de Tlavi e as brigas entre Leran e Lua, mas aos poucos, conforme a ação foi aumentando, eu fui ignorando esses aspectos e me deixei envolver somente por toda a batalha que os personagens começaram a enfrentar, suas aventuras, viagens e tudo mais. Isso que eu nem estou citando as criaturas criadas pelo autor nesta obra, que dão uma agonia danada. Tudo eles atrapalhavam, tudo eles matavam, tudo de mal eles fazia. Claro que nenhum personagem bonzinho é bonzinho simplesmente sem ter o seu oposto, e bom essas criaturas e a Estrela da Morte estão ali para provar isso. O livro prende o leitor do começo ao fim pela curiosidade de saber o que irá acontecer a seguir. Lembro-me que no dia que peguei o livro e iniciei a leitura me surpreendi que quando fui dar uma pausa eu já estava na página 150, já que geralmente eu não leio tão rápido assim. De todo o mais a edição está linda, como é de se esperar. A editora manteve os padrões do primeiro livro e ainda somos prestigiados com belas ilustrações.

Enfim, uma leitura mais do que obrigatória para quem adora fantasia, magia, personagens fortes e marcantes. Além de literatura nacional. Renan Carvalho tem uma mão leve para escrita e a quando você menos esperar já devorou os dois livros. Enquanto isso eu fico aguardando o terceiro ansiosa.

site: http://cantaremverso.com

GeL 12/01/2016

Resenha do blog Garotas entre Livros

“O LAR DO SACRIFÍCIO:
NÃO EXISTE SUCESSO SEM DOR. NÃO EXISTE VITÓRIA SEM PERDAS.
PARA VENCER, O QUE ESTÁ DISPOSTA A SACRIFICAR?”

Sinceramente, o livro foi tão bom, mas tão bom mesmo, que eu não sei nem por onde começar. Se O Encantador de Flechas já foi bom, pense no nível de grandiosidade deste segundo livro. A narrativa está muito melhor que a do primeiro, o que fez com que a história amadurecesse de tal forma, que tudo ficou ainda mais interessante.

Mas vamos à história (Se você ainda não leu o primeiro livro pode pegar SPOILER)...

Após suas aventuras em Acigam, Leran precisa fugir para proteger sua irmã, que descobriu ser uma Estrela, e escapar da morte. Agora, no segundo livro, conhecemos outros personagens, que também narram a história, fazendo com que tenhamos uma visão bem ampla de tudo.

Aqui conhecemos Tlavi, a Estrela da Cura. Ela e seus protegidos são enviados para uma cidade vizinha para investigar a causa da morte de todos os cidadãos. Mas ao chegar lá, Tlavi percebe que aquilo não foi acidente, nem mesmo um vírus qualquer, mas sim uma chacina. Alguém estava invocando a deusa das Trevas novamente, e fazendo coisas maléficas e horrendas. É assim que ela encontra Shaz, senhor da Morte, o responsável por uma ameaça que pode acabar com o mundo.

Paralelamente ao que ocorre com Tlavi, vemos Leran ir em busca de uma pessoa que pode ajudar Luana a controlar seu poder, mas tudo que ele tem é um nome, em uma metrópole onde é impossível achar qualquer um com apenas isso. Logo ele conhece Gueth, que pode ser a resposta que ele tanto procurava.

O destino de todos está entrelaçado. E eu irei me abster de continuar falando para não estragar o desfecho de tudo.

Renan é, atualmente, na minha humilde opnião, um dos melhores escritores brasileiros da atualidade. Sim, foi isso mesmo que eu disse! Ele conseguiu criar uma história repleta de uma mitologia única e original, mesclando fantasia e distopia. Acredite, você que é fã de animes, games e magia, não pode deixar de conhecer esse mundo fascinante.

Espero que vocês leiam, apreciem e apoiem!

site: http://livrosentregarotas.blogspot.com.br/2015/10/resenha-117-supernova-estrela-dos.html

Tamirez | @resenhandosonhos 12/01/2016

A Estrela dos Mortos
No primeiro livro Leran descobriu que o mundo suprimido pela política de Acigam era mais complexo do que ele podia imaginar e essa descoberta teve um preço alto. Ele se viu envolvido em uma luta entre os magos e silenciadores e perdeu o avô e amigos. Agora, sabendo o que a Rainha escondia, partiu da cidade com Luana, tendo como missão principal protegê-la e descobrir tudo o que puder sobre o farol, indo em busca do homem que o deu para seu pai. Porém, o caminho vai ser tortuoso, e sua irmã que não tem uma personalidade fácil também vai precisar ajudar e é claro, controlar seus poderes de estrela.

Enquanto isso, na Cidade Dourada, vamos conhecer Tlavi, a Estrela da Cura e chefe dos Paladinos, um exército poderoso que serve ao governo e ao conselho de estrelas. Em uma missão a Cimérium, uma cidade de minas que aparentemente está sofrendo com uma praga, a Paladina descobre que uma força maligna e poderosa está se reerguendo, e é a culpada por causar milhares de mortes.

Ao trazer essa informação ao conselho ela é ignorada e tem de achar uma forma de parar Sharpz. Porém, parece que já pode ser tarde demais e a magnitude do que esse ser está construindo já alcançou grandes proporções.

É na jornada de Tlavi em combater esse mal e na busca de Leram e Luana por desvendar os mistérios do farol e de ser uma estrela, enquanto fogem de Nagisa, que um novo e importante personagem vai entrar na história, fazendo com que o caminho desses dois núcleos colidam e quem sabe juntos, possam fazer algo para salvar o Reino.

Capa e Edição
Gosto muito mais dessa capa do que da de O Encantador de Flechas, o simples fato de que há mais cor faz com que a capa tenha mais vida. Como no primeiro livro, ela representa uma cena importante logo do começo da história, que desencadeia muito do que acontece depois. E, ao contrário do que eu pensei a um primeiro olhar, o personagem da capa não é o Leran, mas sim a Tlavi, em sua armadura de Paladina, ao adentrar o templo em Cimérium.

A edição está muito bonita com várias ilustrações, e tem os capítulos divididos por pontos de vista, variando entre Tlavi, Leran e Gueth, fazendo com que a história possa contemplar todos os ângulos possíveis e também, tornando a narrativa dinâmica.

Minha Opinião
Esse livro é bem mais acelerado do que o primeiro e quem leu O Encantador de Flechas e achou a história lenta ou fraca, recomendo a leitura desse segundo livro para tirar essa impressão da cabeça. A Estrela dos Mortos é muito melhor em vários aspectos: construção da história, personagens, aceleração e ambientação.

Digo isso porque quando mergulhamos em um mundo fantástico queremos descobrir logo tudo sobre ele e, no primeiro livro, como Acigam estava isolada do resto do mundo, tudo foi muito simples e o universo pareceu mal construído. Porém, eu sempre tive a esperança de que assim que colocássemos nossos pés fora dessa cidade, seríamos coroados por um contexto bem mais interessante, e foi justamente isso o que aconteceu.

O artifício de trazer uma nova personagem e centralizar grande parte da história nela é algo que gosto bastante, principalmente quando o protagonista anterior não é assim tão forte, o que é o caso de Leran. Tlavi é complexa e forte e, enquanto pode parecer insensível e seca, tem um senso de dever muito grande com a cidade e suas obrigações, deixando sua família completamente de lado. Toda a história que a rodeia é muito interessante e vê-la caminhar em direção ao perigo vez após vez, deixa o leitor bastante inquieto.

Leran, que reinou quase que absoluto em O Encantador de Flechas, aqui fica em segundo plano, o que como já mencionei, achei um acerto. É importante entender que ao sair de Acigam o mundo se ampliou e que o drama dele com Luana é apenas um grão de areia em um deserto imenso de problemas, que está por vir com a volta do vilão Sharpz.

O mais legal sobre A Estrela dos Mortos é que você se aproxima do fim achando que tudo pode dar certo e teremos um final feliz, porém já sabendo que esse não é o livro que finaliza a série é um tanto quanto ingênuo pensar assim e é, naturalmente, o erro que cometemos. O fim é uma desgraça só e pode enganar muitos leitores desavisados, que achariam que teríamos um fim mais feliz do que no primeiro livro. Aparentemente Renan Carvalho gosta de deixar seus leitores apreensivos e ansiosos com as continuações de seus livros. Continuação essa que ainda não tem data de lançamento.

Enfim, eu gostei muito mais desse segundo livro e pude ver uma grande evolução na história, escrita e até mesmo na construção dos personagens. Apesar de seguirmos com uma Luana birrenta e um Leran que falta amadurecer um bocado ainda, os outros personagens são um sopro de frescor à história e ajudam a trama a permanecer interessante.

site: http://resenhandosonhos.com/supernova-a-estrela-dos-mortos-renan-carvalho/

Khrys Anjos 08/12/2015

Superando os limites da mente podemos nos conhecer e encontrar nosso poder verdadeiro
Neste segundo livro conhecemos Tlavi, a Estrela ou Mestra da Cura. Uma guerreira formidável que não mede esforços para aniquilar o Mal do planeta e que comanda o exército de paladinos da Cidade Dourada.

Ela foi treinada desde jovem pelo Mestre dos Cristais Ioseth, outra Estrela. Abandonou seu pai e seu irmão Gueth para se dedicar integralmente a causa.
Quando o mundo corre o risco de ser destruído por Shazp, a Estrela dos Mortos, suja determinação em encontrar uma maneira de detê-lo a leva a travar uma batalha muito perigosa.

Enquanto isso Leran e Luana estão fora dos muros de Acigam e acabam por descobrir um mundo completamente diferente do que imaginavam. Eles precisam fugir dos caçadores e tentar encontrar um mestre para ajudar a Luana a desenvolver seus poderes.

O destino acaba por uni-los ao irmão da Tlavi, o Gueth e os levando até a Cidade Dourada. Mas a caminhada é permeada por lutas vorazes com as criaturas criadas para serem o exército das Trevas.

Já deu para ter uma noção do que acontece nesta história né?

Estão enganados. Nada do que vocês imaginarem irão encontrar aqui. É muito mais eletrizante, empolgante, envolvente, criativo, viciante e sangrento do que suas mentes possam visualizar.

Tlavi é uma mulher capaz de dar a própria vida para salvar um desconhecido ou um de seus guerreiros mas se tornou um coração de gelo para a sua família. Saiu de casa para ser treinada prometendo voltar e nunca mais os encontrou.

Quando tem a chance de conviver novamente com o irmão Gueth simplesmente a joga fora e foi tão cruel quanto o seu tão odiado inimigo. Sim ela é uma Estrela de Cura, um ser da Luz mas que cultiva o ódio no coração. Adorei mostrar este lado para que as pessoas entendam que não é por estar do lado do Bem que uma pessoa "precisa" manter apenas o amor no coração. Ela pode sim odiar porém a intensidade e o que ela irá fazer com relação a este sentimento é que irá definir o seu caráter, a sua índole. Confesso que fiquei com vontade de dar uns bons tapas nesta mulher pelo que ela foi capaz de fazer, mesmo que indiretamente, com o irmão.

Em contrapartida Leran é super protetor com a irmã Luana. Ele acredita que tem que estar ao seu lado para que esteja bem. Porém os atritos por causa desta proteção acabam acontecendo e os afastando.

Com a guerra iminente eles têm que superar esta desavença e confiarem na capacidade um do outro. Leran tem que deixar a Luana caminhar com as próprias pernas e lidar com os seus poderes sozinha.

Não preciso dizer que me encantei com o Gueth né? Ele se tornou meu guerreiro favorito e conquistou minha paixão com seu jeito especial de ser. Mesmo magoado pela irmã ainda tem a esperança de uma reconciliação. Luta maravilhosamente bem. É ligado à Natureza. Tem uma filosofia de vida interessante. Virei fã.

Leran continua sendo o herói da história e suas lições vão ficando cada vez mais difíceis, tanto as físicas quanto as emocionais. Ele precisa aprender a confiar no discernimento da irmã e deixá-la lutar por si mesma. E ainda sofre pela perda da sua amada Judra. Seu domínio da energia ganha novos elementos e o torna mais forte.

Uma coisa que as meninas têm em comum, além de serem Estrelas, é a arrogância. Elas se consideram grandiosas por serem Estrelas e se tornam prepotentes. A Luana ainda estava no começo desta trilha por isso pode retroceder já a Tlavi se deixou consumir por este ego. Mas acredito que o responsável por levá-las por este caminho seja o Mestre Ioseth (estou com a impressão que teremos surpresas vindas da parte dele no próximo livro).

Quem leu a resenha que fiz para o Encantador de Flechas sabe que fiquei completamente apaixonada pela história e principalmente pela maneira do Renan contá-la. Bem ele conseguiu se superar com A Estrela dos Mortos.

Já na leitura do prólogo temos uma amostra da grandeza da sua escrita. Sei que pode parecer loucura mas a energia que sinto ao tocar o livro é muito forte (somente tive este prazer com 2 autores). Em cada página virada transborda toda a emoção vivida pelos personagens unida a esta energia do Renan. Este é um dom muito raro. Posso dizer que o Renan evoluiu de Encantador de Leitores para Constelação de Emoções (sim ele sozinho representa várias Estrelas). Seu talento é inenarrável.

A expectativa para o final desta história, pelo menos para mim, está lá no céu junto com a Constelação Renan. Segurando a ansiedade.

site: http://minhamontanharussadeemocoes.blogspot.com.br/2015/09/resenha-supernova-estrela-dos-mortos.html

RUDY 30/11/2015

RESUMO SINÓPTICO/ANÁLISE CRÍTICA E DA AUTORA
TLAVI HUR é enviada junto com os paladinos para Cimérium, a cidade Morte. A missão deles e descobrir a causa das mortes no minério de ferro. É obstinada, teimosa, enérgica, fria e até certo ponto, bem autoritária. Ela é a Estrela da Cura e se acha imbatível.

GUETH HUR é irmão de Tlavi e mora em Mabra com o pai doente. Para comprar a medicação necessária para o pai, acaba se envolvendo com lutas, mesmo contra vontade. É um rapaz tranqüilo que gosta de plantas e tem o dom de fazê-las crescer com rapidez. Manda correspondências para Tlavi vir curar o pai, entretanto, nunca obtêm resposta e fica revoltado com a irmã, já que ela poderia curá-lo...

LERAN YANDEL é o arqueiro de Acigam. Continua em fuga pelo deserto, em busca de alguém que possa orientar sua irmã a desenvolver seus poderes recém descobertos.

LUANA YANDEL é irmã de Leran e descobriu ser a Estrela da Luz. Precisa controlar seus poderes que ficam descontrolados quando entra em transe.

Leran e Luana fogem por serem perseguidos por caçadores contratados. Acabam no deserto causticante e são salvos pelo povo da areia, onde está o Polo Terra. Percebem que querem se aproveitar dos poderes de Luana e acabam saindo de lá para a cidade de Mabra, em busca de uma pessoa que poderá dar a origem do talismã que Luana usa.

Ao chegarem a Mabra percebem que a cidade é grande demais e não sabem por onde começar as buscas. Acabam morando e trabalhando em uma pensão. A maior vantagem é que lá passam seis meses de tranqüilidade, sem a perseguição dos caçadores e acabam conhecendo Gueth de maneira inusitada... E juntos, vão atrás de Tlavi que poderá ajudar Luana com seus poderes, já que também é uma Estrela.

O que não esperavam é ter de se envolver com uma luta contra a Estrela da Morte e suas criaturas abomináveis e quase imortais...

INICIO
BLOGLOVIN
INSTAGRAM

segunda-feira, 30 de novembro de 2015
RESENHA #63 - "A ESTRELA DOS MORTOS - 2”(LITERATURA NACIONAL) - RENAN CARVALHO

LIVRO:’A ESTRELA DOS MORTOS - 2”(LITERATURA NACIONAL)

SÉRIE:SUPERNOVA

CATEGORIA: FICÇÃO

ASSUNTO: FANTASIA LITERATURA NACIONAL

ISBN: - 978-85-8163-791-4

Supernova 2

CITAÇÃO:[...]” – O ser humano é abominável por definição. Apenas trouxe nossos instintos à tona. Quantos não querem passar por cima dos outros por benefício próprio. Quantos não desejam o mal de seus semelhantes? A raça humana já se devora faz tempo. Somos falsos, vis, cruéis. Você não odeia esse tipo de gente?” (pág. 147)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Arqueiro com sua armadura completa e arma, sentado em frente a uma energia roxa.

Feita por Licínio Souza.

Tem haver com o conteúdo e dá a impressão que seja o próprio protagonista.

(nota: 5,00 de 5,00)

-DIAGRAMAÇÃO:

Impressão e acabamento: Intergraf 240715.

Símbolos e mapas: Renan Carvalho.

Produção editorial: Equipe Novo Conceito

As folhas são amareladas e letras pretas medianas.

Bem lúdico com ilustrações e mapas.

Conteúdo: sumário; prólogo; dividido em oito partes com 40 capítulos numerados e com diagrama; epílogo; e, três apêndices.

Bem completo!

(nota: 5,00 de 5,00 )

- ESCRITA:

A narrativa é feita em 1ª pessoa pelos protagonistas: Leran, Tlavi e Gueth. Capítulos separados para cada um, mostrando a opinião e visão pessoal.

Diálogos concisos e claros, de fácil entendimento e envolvimento pelo leitor.

Raríssimos erros de ortografia e concordância.

(nota:4,80 de 5,00)

CITAÇÃO:[...] “Nada me alegrava mais do que um jardim bem cuidado. Quando transmitia meu carinho e atenção para as mudas, elas cresciam mais belas e isso me deixava feliz. Para mim, as pessoas são iguais às plantas. Se você as rega com carinho, olhe felicidade. E eu sempre tive certeza de que, para ser feliz, era necessário ter pessoas felizes ao meu redor.” (pág. 229)

RESUMO SINÓPTICO:

CITAÇÃO: “-A verdade é que tudo é relativo, Leran. Assim como a fonte que te impulsiona e te motiva. Não podemos julgar aqueles que tiram forças de lugares que não conhecemos. O controle é uma dádiva deste mundo. Alguns acham que ele vem da ciência, outros acreditam que ele vem da fé. [...]”. (pág. 407)

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:

Aguardava ansiosa pela continuação do livro anterior que considerei uma das melhores distopias lida no início do ano. E sabe o que é o melhor? A continuação é ainda melhor do que o livro anterior, por que? Porque tem mais ação, mais personagens atuando, mais ação e lutas, e, uma trama totalmente envolvente.

Somos apresentados a uma nova realidade onde há Estrelas que dominam cada tipo de energia, tanto do bem, como do mal; uma luta para manter o equilíbrio entre os poderes e pólos que são divididos; aos paladinos que tem seu próprios dominós de poderes e a várias outras pequenas histórias paralelas que se unem ao todo do enredo.

Duas coisas me incomodaram: primeiro, Leran que foi o protagonista principal do primeiro livro, neste me deu a impressão de ter se tornado um personagem secundário, já que a maioria do enredo gira em torno de Tlavi... e, o fato de Leran e Gueth, os únicos que não tem poderes, digamos: elevados, são justamente quem ‘salvam’ a população dos poderes maléficos da Estrela da Morte...fiquei bem intrigada com esse fato.

Claro que nada do que me incomodou, tira o brilho do livro bem escrito, onde todos os fatos são amarrados bem direitinho, a aventura bem desenvolvida e a fantasia bem delineada que nos transporta a um mundo cheio de dúvidas, onde algumas pessoas não são quem realmente aparentam e tem toda uma liderança por trás do ‘equilíbrio’...

O que digo é que a distopia é fascinante e indico para todos que gostam de um livro nem escrito e elaborado no estilo proposto. Leia que vale a pena!

Dá orgulho em ver nossos autores nacionais com tanto talento!

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2015/11/resenha-63-estrela-dos-mortos.html
Michelle 28/05/2022minha estante
muito orgulho mesmo

Ricardo Brandes 29/11/2015

Supernova: A estrela dos mortos
Olá pessoal ligado na fantasia! Hoje trago um livro que entrou no meu top 10 2015: Supernova, a Estrela dos Mortos, de Renan Carvalho.
Sequência de Supernova, o encantador de flechas (Já resenhado aqui no Blog), este segundo livro da trilogia Supernova segue o padrão de qualidade do autor, com um excelente trabalho editorial da Novo Conceito e o selo Novas páginas.
São 479 páginas de uma aventura indescritível por mundos, cidades e personagens do universo mágico criado por Renan Carvalho, que escreve com a propriedade e segurança de um grande autor. (Eu particularmente me senti dentro da história, como um espectador presente nas aventuras, lutas e batalhas épicas entre o bem e o mal, em uma disputa poder quase sem fim.)
Neste segundo livro, o controle das energias está mais forte e presente, e as estrelas que lidam com esta força lutarão em batalhas épicas para controlar suas forças e enfrentar o mal que tenta dominar o universo. (Adorei a profundidade dos personagens, tanto os irmãos Leram e Luana quanto os demais, muito bem construídos. Um dos que mais chamaram minha atenção (Spoiler básico!) foi Gueth Hur, o lutador Nairatiano, que tem um papel muito interessante em Supernova. E o livro tem vários momentos incríveis, de um ineditismo ímpar na literatura de fantasia. Muitas lutas, guerras, aventuras, mortes terríveis, e também amor e romance, claro...Porquê ninguém é de ferro)
Os capítulos não são muito extensos e tem narradores alternados, o que dá um efeito interessante na história e sempre convidam o leitor a ir além. E como no primeiro livro, nos capítulos finais do livro descobri um fenômeno interessante: Eu não conseguia parar de ler, e sempre queria ir um pouco adiante, para saber o que viria depois, e depois... Culpa do autor, que escreve tão bem que nos prende na história e nas aventuras de seus personagens!
Bom, o livro conta com as belas ilustrações de Licínio Souza, que dão um toque a mais nessa obra de grande qualidade na literatura fantástica nacional. (Ficou curioso com a capa do livro? Clique aqui e saiba mais!) E a julgar pelas excelentes críticas e o grande número de fãs da série, Supernova certamente merecia ultrapassar a literatura e virar filme. Quem sabe?
E para quem ficou com gostinho de quero mais (Eu fiquei!), o terceiro e último livro da série Supernova já está em produção: Supernova: O satélite de ferro.
Desejo muito sucesso para o Renan Carvalho, e recomendo esta leitura para todos que amam fantasia, batalhas e muita aventura!
Por Ricardo Brandes

site: http://www.amoreselivros.com.br/2015/11/supernova-estrela-dos-mortos-renan.html

Saleitura 23/11/2015

Não sei se se lembram da minha última resenha, quando eu falava sobre o livro O Encantador de Flechas, o primeiro da série Supernova, do qual este livro que irei resenhar hoje faz parte. Se não se lembra: Eu lhe dei 3,5 estrelas por diversos motivos. A questão é que, agora que preciso falar de A Estrela dos Mortos, eu tenho toda a alegria em dizer que este livro merece completas e brilhantes cinco estrelas! Um livro brasileiro de fantasia, que inclui em seu enredo certas doses de mistério, aventura, drama, e algumas questões sobre família, lar, Luz X Trevas, e todas essas coisas que sempre me atraem em uma história.
Não sei se toda essa admiração vem de uma empolgação pós leitura, ou se ela se deve ao fato de ter me encaminhado à leitura com vontade de ler, sim, mas sem grandes expectativas. A única coisa que sei é que a minha visão sobre a série, e mesmo sobre o autor mudou drasticamente depois dessa leitura.
Possui sim alguns defeitos, inclusive dois ou três erros de revisão na edição, mas nada que tenha me incomodado, ou que possam vir a incomodar alguém. São coisas tão simples, que não conseguem tirar nem mesmo meia estrela da minha experiência com A Estrela dos Mortos.

Este livro é visivelmente mais sombrio que o anterior, e inclusive me deixou um tanto quanto impressionada em diversos momentos. Aquele mesmo sentimento bom que tive no primeiro livro de que o autor realmente estudou e procurou saber mais para escrever a história e para dar suas explicações, prevaleceu nessa leitura, e isso sempre me empolga em um livro: Saber que o criador se preocupou em pensar.
A narrativa tornou-se mais detalhada, sem ficar lenta. Os personagens tornaram-se melhor desenvolvidos - Os antigos, e os novos. Consegui me apegar mais, mesmo sentindo que um terceiro livro será necessário para que eu realmente chore com a morte de algum deles.

A edição está ainda mais linda que a primeira, a capa é incrível, e as imagens na parte interna do livro são uma ótima adição à experiência de leitura. Resumindo: A Novo Conceito (Selo Novas Páginas) arrasou aqui!
Depois da leitura do primeiro livro, meu pensamento foi: "Legal, quero muito saber o que acontece em seguida", e agora, é algo como "QUANDO SAI O PRÓXIMO LIVRO, PELO AMOR DE DEUS?!"

Resenhado por Ana Carolina da Silva

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2015/11/resenha-supernova-estrela-dos-mortos.html

Mari Scotti 16/11/2015

Resenha do Blog Coração de Papel
A primeira parte do livro nos apresenta uma nova personagem: Tlavi Hur. Ela é a Estrela da Cura, Mestra e general da Ordem dos Paladinos. Uma mulher forte emocionalmente e fisicamente, guerreira e que coloca seus deveres à frente dos seus propósitos pessoais.

Ela deixou sua casa aos 14 anos para ser treinada como a Estrela da Cura e, após muitos anos, já aprendeu muito, tornando-se Mestre, responsável por compartilhar seus conhecimentos com outras pessoas.

Através dela, conhecemos algumas verdades que não nos foram apresentadas em Acigam devido a cidade ser fechada para a magia. Há tanto mais, que absorvemos as informações como se estivéssemos lendo uma nova série de fantasia.

Sua atual missão é descobrir o que aconteceu em Cimérium e porque os trabalhadores se recusam a voltar para as minas. Tlavi e seus guerreiros encontram a cidade abandonada e mergulhada em pavor. Descobrem também um orbe de vidro envolto em poder das trevas, esse orbe é responsável pela doença estranha que matou muitos. Na intenção de destruí-lo, um dos paladinos ataca o objeto com sua espada o que libera uma energia tão forte, que ultrapassa sua armadura especial , matando-o.

Ao retornar para Nuanto, a paladina informa todo o ocorrido e que desconfiam que há muito mais por trás da força poderosa que sentiram no orbe. Percebemos que Zarius, o líder do parlamento, e Tlavi não se dão muito bem. Ela quer resolver o problema e ele quer fingir que está tudo bem, sem alardes para o povo. Ele precisa retomar as atividades comerciais o quanto antes e por causa de dinheiro, ele decide ignorar o alerta de Tlavi.

A Tlavi é destemida e, mesmo sendo proibida de investigar, vai até a cidade usando uma técnica de deslocamento (uma espécie de tele transporte), chegando em poucos segundos em Cimérium.

A cidade está praticamente abandonada e, conversando com um dos sobreviventes das minas, descobre que havia cultos em adoração ao deus Shazp na região. Esse deus é responsável pelas trevas, por magia negra e tudo o que de ruim existe no lado inverso ao da luz.

Tlavi representa a luz, cultua Phelgor o criador do Sol. Shaz, é filho de Shazp deus da Morte e das trevas e o cultua juntamente com uma legião de seguidores.

Ela encontra com um grupo destes discípulos e precisa vencê-los para fugir e informar aos outros que o Deus Shazp está erguendo um exército de mortos vivos com a intenção de dominar a luz! ZUMBIS GALERA!

O problema é que ela é uma só e eles não podem ser mortos, já estão mortos! Nos resta saber se ela conseguirá fugir ou sobreviver.

"Cada minuto pode ser essencial para salvar Cimérium. Libero energia dentro de mim e desapareço na direção das estrelas. Quando pouso na cidade, corro direto para as valas onde enterramos os corpos e, para confirmar o meu maior temor, elas já foram violadas... de dentro para fora". A Estrela da Cura, Tlavi

Finalmente Leran aparece na segunda parte da história. Ele e Luana estão fugindo de Acigam pelo deserto, à procura de Quiroon que vive em Mabra. Existem caçadores atrás deles, decididos a resgatar Luana e entregá-la à rainha Nagisa de Acigam.

O Leran sofre com pesadelos e, na maioria deles, a Judra está presente.

Eu gosto de livros que exploram a fantasia! Eles encontram uma raça que sobrevive no deserto e descobrem um dos polos da magia neste lugar: o polo Terra.

A minha compreensão limitada desse mundo fantástico é que existem seis polos, cada um representando um deus, um dos irmãos que criaram o mundo.

O povo do deserto passa a imagem de pessoas boas, preocupadas, mas não se enganem, a Estrela não é importante apenas para a rainha. Luana não é uma simples garotinha de dezesseis anos! E aos poucos vamos compreendendo que ela representa uma força inimaginável de poder que pode tanto destruir como trazer esperança.

Já acho que dei informação demais no resuminho acima, e são tantas coisas que o Renan nos apresenta nesse segundo livro, que sinto que ainda falta falar de algo importante. Por isso, vou deixar que leiam e descubram por vocês mesmos.

Eu esperava que “A estrela dos mortos” continuasse na mesma pegada do primeiro, narrado pelo Leran, mostrando suas aventuras e desafios, seu amadurecimento como pessoa e poderes. Queria saber principalmente sobre a Judra, o que aconteceu, se ela estava mesmo morta ou não. A minha ansiedade em ter essa publicação era imensa! Mas quando o livro saiu a primeira coisa que me disseram foi: ele não fala da Judra. Daí eu travei. Demorei algumas semanas para ter coragem de abrir o livro e começar a leitura. Foi só no evento de Campinas que consegui desencanar porque sim, eu forcei o Renan a me dar notícias da Judra! Hahahahaha, é bom ser amigo de autor viu gente!! Só que não vou contar para vocês. O que vou fazer é melhor, vou explicar porque esse livro faz tanto sentido, mesmo sem conhecermos tudo o que aconteceu com os personagens do livro 1:

Acigam é tão, tão insignificante perto de todo o mundo que o Renan criou! Não fazia sentido focar o que aconteceu lá quando ele e a Luana fugiram. O deserto é imenso! Mabra é imensa! Eles conhecem muitas pessoas e a ação está presente em quase todas as páginas! Não houve quase momentos de paz para eles e, estando longe de Acigam fica difícil terem notícias da Judra ou de outros personagens.

Apesar de ter loucura por saber dos meus ships, eu não me senti frustrada por não ter respostas ainda.

Tanto o Leran como a Luana amadureceram muito no segundo livro, não apenas em seus poderes, mas nas atitudes e pensamentos. Gostei particularmente de quando eles conhecem o Gueth, lutador lindo, forte, e irmão da Tlavi. Super quero ele e a Luana juntos, mas né... não sei se devo confiar no Renan a essa altura. Já desisti de shippar o povo! Mentira, não desisti não! Haha.

O Gueth tem afinidades profundas com a terra e é um exímio lutador. Tem um coração lindo e se preocupa com as pessoas, tanto que as vezes esquece do seu próprio bem estar para salvar os outros. É tão destemido quanto a Tlavi e provavelmente essa característica foi herdada de seus pais.

“Para mim, as pessoas são iguais às plantas.
Se você as rega com carinho, colhe felicidade”. Gueth

A narrativa do Renan evoluiu sensivelmente. No primeiro livro senti a história mais lenta, o andamento até um pouco cansativo em alguns momentos e sei que era porque precisávamos ser introduzidos na fantasia que ele criou. O Leran era mais imaturo e se apaixonou com a facilidade que sua idade permite.

Já nesse segundo volume a sensação de imaturidade sumiu. Percebi tanto na narrativa como nas atitudes dos personagens esse crescimento. Os cenários estão incríveis, os poderes e tudo o que podem fazer com esses poderes, me deixaram extasiada! São tantas as possibilidades que ficou difícil escolher um poder que eu tenha gostado mais.

Outro destaque foram as ilustrações. Todas tem alusão a alguma cena e estão perfeitas! Adorei acompanhar a leitura e ter a imagem para comparar se a minha imaginação foi tão detalhista quanto o desenho.

Não encontrei falhas de revisão, nem de continuidade. Amei de verdade a leitura!

Estou ansiosa pelo livro 3 já que talvez eu receba mais informações da minha personagem preferida! E louca para que vocês leiam essa série e venham comentar comigo sobre ela.

site: http://mariscotti.blogspot.com.br/