Onde o Amor Se Esconde

Onde o Amor Se Esconde Veridiana Maenaka

Resenhas - Onde o amor se esconde

1 | 2 | 3 | 4

Izabela 07/09/2015

Eu estava com um pé atrás quando comecei esse livro, não vou negar. Nunca tinha lido nenhum romance de época (espera, Perdida vale para essa lista? rs) e não tinha ideia do que esperar. Fui surpreendida com uma escrita clara e muito emocionalmente forte. O livro conseguiu me prender do começo ao fim e eu só fiquei quieta quando cheguei ao final da história. Não é a toa que o livrou levou cinco estrelinhas lá no skoob. A escrita da autora é marcante e, em muitos momentos, te deixa até mesmo sem ar. A história é uma grande montanha-russa e, quando você acha que já entendeu tudo, percebe que não entendeu nada e que isso é genial. Cada página me fazia ter mais e mais vontade de ler e de torcer pela personagem principal. O livro é relativamente pesado e, por isso, não é para todas as idades. Além do que, como nunca tinha lido nada assim (além de Perdida, mas vamos falar a verdade, nesse caso temos muitos traços do século em que vivemos) fiquei muito chocada com o papel da mulher e, em muitos momentos, até mesmo revoltada. Só lendo para entender e, por isso, vou contar um pouco dessa história fantástica para vocês.

Glória nunca teve voz nas escolhas de sua vida. Seu pai, um importante e influente advogado em São Paulo, sempre fez todas as escolhas pela filha e, claro que, isso não seria diferente na hora do casamento. Ela acreditava em finais felizes e casais apaixonados, afinal, era isso que ela encontrava nos livros, mas, infelizmente, a vida dela não era nada parecida com a ficção. A escolha do pai é vaga e o novo marido de Glória, Erasmo, não a vê com uma mulher de verdade, para ele, ela é apenas um degrau na escada que ele precisa subir para ser reconhecido na sociedade e tudo só piora quando, mesmo depois de três anos de casamento, ela não consegue dar um herdeiro para o marido. Ele sempre foi distante e frio, mas as coisas sempre podem piorar. Erasmo vê a esposa apenas como um brinquedo quebrado, algo que não vale a pena e que, para piorar, não consegue levar uma família para frente.

A relação deles se baseia em uma via de mão única em que a violência passa a ser a única resposta. Glória perde as esperanças e, por alguns dias, acredita, até mesmo, que a morte seria melhor que a relação que tinha. Tudo piora quando sua melhor amiga, Marisa, entra em um casamento perfeito. Ela nunca tinha sido um bom exemplo, vivia com homens desde cedo, mas seu novo marido parecia perfeito para ela e tudo o que Glória queria era poder sentir um terço que fosse do que era ser realmente feliz. É aí que Marisa surge com a solução para todos os problemas da amiga. Traição. Claro que, de primeira, Glória não aceita a ideia de forma alguma. Seria um pecado sem volta, mas, ao mesmo tempo, nada poderia ser pior do que ela já enfrentava em casa. Aos poucos ela vai se descobrindo e percebe que, em uma relação, o esperado, de verdade, é que ambos sintam prazer. O esperado, e o certo, é que todos sejam felizes na relação. O problema é que em uma relação com três pessoas, e que uma não tem ideia do que está acontece, é difícil acabar tudo bem. Glória precisa escolher entre o certo e o errado, o que já não é simples fica ainda mais complicado, afinal, estamos falando de uma felicidade em jogo. A chance de encontrar o significado real da palavra amor.

Intenso. É uma ótima palavra para definir esse livro. Já comentei ali em cima que passei por uma montanha-russa de emoções enquanto lia e é isso mesmo. A história te prende e a cada parte que passa você quer saber mais e mais. Afinal, o livro é dividido em três partes: A Dor, O Prazer e O Amor. Os personagens são profundos e a história é perfeita em detalhes da época. É claro que em muitos momentos eu tive vontade de socar algumas pessoas, afinal, a realidade do livro é muito diferente da que vivemos (mesmo sabendo que alguns homens ainda pensam assim, fala sério). Glória cresce muito na história e você acompanha e torce a cada momento. Ela sofre muito, mas prova que, para ser feliz, basta querer. Não importa as desculpas que encontramos pela caminho, é algo simples quando sabemos o que queremos e como queremos. Minha personagem favorita do livro foi a Dona Isidora, a dama de companhia da personagem principal. Ela é o lado leve da história e, ao mesmo tempo, consegue passar coisas muito importantes para história e para quem está lendo. Erasmo, argh, só de escrever o nome desse personagem já fico com raiva de novo. E isso é maravilhoso! Afinal, a autora conseguiu transmitir muito bem tudo o que queria para esse personagem (irritante, nojento, besta...).

Marcelo, Fernando, Marisa... São tantos personagens para citar que poderia ficar horas aqui escrevendo. Todos são bem profundos e carregam muita história. O livro é narrado em primeira pessoa, mas, mesmo assim, conseguimos ir muito além na história de todos os personagens e sem perder a lógica, um ponto para a autora! Não posso contar muito mais, porque tudo pode virar spoiler e, sério, cada reviravolta desse livro vale a pena ser lida como surpresa. Agora estou bem animada e curiosa para ler mais romances de época. Não virou meu estilo favorito da vida, porque eu amo coisas tecnológicas (acho que é por isso que gosto tanto de Perdida, porque mistura o melhor dos dois mundos, tipo Hannah Montana, rs), mas definitivamente vou procurar mais livros assim. E aí, tem alguma indicação? Se você gosta de romances de época precisa ler esse livro para ontem, é sério. O livro é intenso, mas ao mesmo tempo muito delicado. A história te prende e você se liga aos personagens, é uma coisa única e poucos autores conseguem fazer isso tão bem. Já quero ler mais livros dessa autora, como faz? rs

site: http://www.brincandodeescritora.com/
waltertierno 08/09/2015minha estante
Que legal que você gostou. Eu fico sempre encantado com a fluidez da escrita da Veridiana. Ela tem outro livro, publicado pela Giz Editorial, chamado "Jardim de Espelhos". Confira.

Marisa 09/09/2015minha estante
Ai meu Deus, que lindo! A amiga dela tem o meu nome. Já gostei por isso, porque é muito difícil, quase impossível, achar um personagem com esse nome.

Izabela 13/09/2015minha estante
O livro é bom demais, você vai adorar, xuxu!!

Gerusa 04/02/2020minha estante
Vou começar a ler ele. Vi que ja faz um tempo que comentou, mas se ainda não leu O amor nos tempos do ouro, ele é maravilhoso. ?

Diego630 17/10/2023minha estante
Comprei esse livro. Só estou esperando ele chegar aqui em casa.

clarismellow 22/02/2021

O GÊNERO PODERIA MUDAR PARA ROMANCE DA ÉPOCA DE HIPOCRISIA.
Esse foi o primeiro livro que me fez parar e refletir durante horas sobre tudo que eu li em 3 dias, falei sozinha mesmo kkk tentando assimilar tudo...

Gosto de ler livros do gênero, mas sempre tenho que medir a paciência, respirar um pouco e voltar ao meu eu normalizada pq gente, se tem um negócio difícil de ler é um homem pnc ditar regras pra uma mulher e vê ela baixar a cabeça igual um cachorrinho e obedecer...

Enfim, o livro em si não é ruim a história que é difícil de ler, não vi em nenhuma parte o alerta de gatilhos de diversas formas e sobre a idade que sem dúvida é para +18, bom pode ter passado despercebido, mas se não tiver por favor querida autora reveja isso, é muito importante.

As vezes penso que o século XX e os anteriores a ele tenham sido época lindas, mas logo revejo isso pq infelizmente não foram, talvez para os homens, mas para as mulheres foram épocas de puro cativeiro, primeiro o do pai, o segundo o do marido e o terceiro o da mente.

Fico chocada cada vez mais quando exploro histórias assim e vejo as jovens lindamente iludidas sobre o casamento, não sabem como uma relação a dois funciona, são criadas nitidamente apenas para o prazer e o cuidado do marido, não podemos esquecer de um ser feito para parir os filhos e se não dê filhos, está defeituosa e o marido nunca pode ser o defeituoso é claro, se a esposa tem uma relação fora do casamento é adúltera e o homem apenas um o homem de necessidades, chega a me da nojo.

Vi nitidamente que a jovem Glória (protagonista) teve uma dolorosa evolução, uma mulher de princípios, odeia ser manipulada e bom, não nego que é uma mulher de uma coragem linda.

Personagens que no início você ama e depois começa a odiar, outros que você já odeia do início ao fim e outros que são neutros mas no fim ganham seu coração. Em alguns momentos a autora tenta justificar atos que pra mim são injustificáveis, não importa se o personagem tem um passado doloroso, acho que isso não é motivo de justificar tais atos feitos por ele (principalmente nessa história)

E é isso, leia consciente de que boa parte do tempo você vai sentir muito ódio kkk

Regina 23/03/2022

Incômodo
Quando peguei este livro para ler, não li a sinopse, e imaginei que seria uma grande história de amor... me decepcionei, pois há mesmo a busca pelo amor verdadeiro, mas de uma forma extremamente dolorosa. Marisa me incomodou do início ao fim, e não consegui me apegar à Glória. Mesmo com todo o sofrimento que passou, achei a personagem fraca e suas atitudes não demonstraram para mim o empoderamento que tanto se busca nos livros... De qualquer forma, foi uma leitura fluida, mas sem me arrebatar, como achei que seria.

kessia18 23/10/2020

Que livro!
Preparem-se porque o título engana. Uma história pesada e de muita determinação ao mesmo tempo. Vemos que os acontecimentos que antes achávamos só ter no passado, onde as mulheres praticamente não existiam, acontecem o tempo todo no século em que vivemos.
Só achei o final corrido demais para uma história tão impactante!!

Maysa 14/07/2021

O que dizer?
Eu confesso que estava com uma expectativa alta quando comecei a ler esse livro, mas ainda assim ele me surpreendeu de tantas maneiras que eu nem sei como fazer essa resenha sem escrever um livro.

O livro conta a história da Maria da Glória, e a sua vida conturbada com o marido, e com os amigos e conhecidos.

É um livro muito sensual, e por favor se você é menor de idade não leia não é o tempo.
Mas se você tem mais de 18 anos e que ela era algum romance, bem desenvolvido, esse é para você.

Nesse livro você pode chorar bastante, e ele tem muitos, muitos, muitos gatilhos então por favor tome cuidado ao ler.

Eu não recomendo esse livro a todos, porque ele aborda temas como: estupro, agressão a mulher, aborto e outros
Sim é um livro pesado, mas ele me ensinou tantas coisas.

A minha vida nunca mais vai ser a mesma, eu não recomendo uma pessoa sensível a ler esse livro, ele realmente é muito pesado, mas ainda assim todos deveriam conhecer a história dessa garota, eu não chorei mas é um livro emocionante demais.

Patty 21/04/2023

Onde O Amor Se Esconde apresenta a jovem Glória, que sonha com o amor, ao contrário de sua amiga, Marisa, cujo desejo é viver tão livremente quanto os homens. E enquanto Glória se casa com o pretendente escolhido por seu pai, e que acaba se mostrando um homem frio e distante, Marisa se casa com o pretendente que escolheu, um notório libertino. A infelicidade de Glória a torna sucetível à sedução de outro homem, com quem ela vive sua descoberta sexual, conhecendo um prazer jamais imaginado, mas será essa a sua chance de viver um grande amor?
Antes de mais nada é importante avisar que esse livro é classificação 18 anos, não apenas por ser hot, mas por apresentar também um relacionamento abusivo e uma boa dose de violência física e estupro.
Confesso que livro hot não é meu gênero favorito, e não lia um desde a época de 50 Tons, mas a escrita da autora acabou me cativando do começo ao fim.
Por ser um livro de época, temos as mulheres em um período em que eram mais submissas, sem as liberdades que temos hoje em dia e com isso em mente foi impossível não sofrer junto com a Glória a cada capítulo e também a compreendê-la. Além disso amei o Marcelo desde o início, ao mesmo tempo que meu ódio por Marisa foi crescendo cada vez mais.
Mesmo sendo um livro hot, é interessante acompanhar a jornada de amadurecimento e evolução do amor-próprio de Glória.
Com a cidade de São Paulo do início do século XX como cenário, o livro acaba sendo gostoso de ler se você não tiver problemas com os gatilhos já mencionados.

Beta Oliveira 07/09/2015

Está mais para romance-pesadelo do que sonho que queremos para a nossa vida. E pelo fato da autora ter uma voz clara e forte, se você estiver em período empático como eu estava, pode sofrer muito com o que é contado aqui.

Confira no Literatura de Mulherzinha, o lançamento da Editora Verus, Onde o amor se esconde, Veridiana Maenaka

site: http://livroaguacomacucar.blogspot.com.br/2015/09/cap-1068-onde-o-amor-se-esconde.html

Livros e Citações 05/11/2015

Eu estava perdida, e você veio me encontrar
Autora: Veridiana Maenaka
Editora: Verus
Páginas: 350
Classificação: 5/5 estrelas

Em todos esses anos como amante de romances de época, poucas vezes encontrei um que me abalasse tanto, e na grande maioria das vezes, quando isso acontecia, era para encontrar uma história um tanto crua, com poucas páginas, onde o autor não se desafiou o suficiente para apresentar uma trama avassaladora, que realmente fosse me deixar sem chão. Onde o amor se esconde não é um desses livros e a escrita de Veridiana Maenaka a todo momento me provocou e fez vivenciar sua história página a página, cada emoção, da traição ao amor, e estou até agora arrebatada.

"Não serei nada além de mim mesma."

O livro é dividido em três partes essenciais e nele conhecemos Glória, uma garota inocente que sonha com amor e filhos, algo singelo para uma mulher do século XX e bem contrário ao que espera sua amiga Marisa, que deseja quebrar paradigmas e viver uma vida tão livre quanto os homens.

E aparentemente cada uma se encaminha para o destino que deseja, Glória está prestes a casar-se com um homem rico e ambicioso, ainda que um tanto distante, mas ela acredita que pode mudar seu jeito de ser e ainda conquistar seu amor. Porém, conforme o tempo passa e longe de dar um herdeiro ao seu marido, ela se encontra em uma vida infeliz, espancada e humilhada pelo homem que devia protegê-la, e para seguir em frente Glória deve deixar sua inocência de lado e começar a lutar por migalhas que podem tornar sua existência um pouco menos dolorosa.

“Não fez nada que possa ter provocado seu marido a ponto de levá-lo a cometer esses atos tão bárbaros?”
“Por que é tão difícil acreditar que o problema estava nele e não em mim?”

Ainda que essa trama seja toda baseada em uma ficção, de certa forma Veridiana Maenaka deu voz as milhares de mulheres agredidas em todo o mundo, porque, infelizmente, apesar de todo o desenrolar ocorrer no passado, essa ainda é a realidade de muitas.

Glória é uma protagonista completamente plausível, uma mulher que ora acerta, ora erra, birrenta, repleta de sonhos e com medo de ousar até que ela é obrigada a perder a inocência quando o mundo encantado bate de frente com uma realidade perversa, onde a agressão é normal e levada com leviandade. Mas os holofotes são muitos e é permitido refletir sobre cada personagem, do que eles poderiam chegar a ser e se realmente algumas coisas estão escritas, se a personalidade pode ser moldada a ferro ou se alguns eventos podem abalar até mesmo o aço, evidenciando fraquezas e abusando de cada uma delas. Percebe? A cada página a autora evocou debates com sua escrita inteligente, e mesmo com temas tão densos ela não deixou de lado toques de humor e sensualidade, então ainda que esse livro seja um tanto crítico e denso, as pinceladas de erotismo e inocência tornam essa uma leitura fácil e rápida.

"Eu estava perdida, e você veio me encontrar. Sozinha, e você veio me acompanhar."

E não se engane, apesar de se aprofundar e discutir o machismo e preconceitos, essa é uma história de amor, os elementos que emocionam são muitos e não foram poucas as vezes que me tornei massinha nas mãos da autora enquanto presenciava o madurecer da protagonista. Antes de mais nada, Onde o amor se esconde é acerca de valorizar e amar a si. Glória começou essa história repleta de expectativas em relação a terceiros, mas terminou dona de si, disposta a atravessar fronteiras pelo que acredita e ama, e isso, meus amores, é o verdadeiro conceito de contos de fadas.

"Não serei aquela que fecha a porta; portanto, deixo-a aberta, mas parto sem olhar para trás."

Resenha por: Gabrielle

site: http://www.livrosecitacoes.com/

Valetina Oliver 25/05/2020

Devorei!
Primeiramente gostaria de falar sobre o ódio que senti do pai da Glória. Que homem embuste, como muitos pais de antigamente, como muitos homens controladores e ridículos.
Mas foi um livro surpreendente para mim cheio de plot twist, eu amei o desfecho final.
É muito legal a história se passar em São Paulo diferentemente do que estamos acostumados com outros livros de romance histórico.
Ah, é um livro muito hot também e contém algumas cenas muito fortes e tensas.
Vale a pena a leitura!

C_R 27/02/2016

O livro é nacional e muito bem escrito e também original, apesar do conteúdo ser um tanto pesado. A história se divide em 3 partes: A Dor, O Prazer e O Amor. A personagem principal do livro é Maria da Glória, filha única de um advogado muito bem sucedido pertencente à elite paulistana. Glória se casa aos 17 anos com um homem muito mais velho que ela, casamento esse arranjado pelo seu pai. O que se passa a partir do casamento é pesado. A história tem muitos episódios de violência física e psicológica. Cenas cruéis e revoltantes.
"O tapa me pegou desprevenida e me jogou longe, uma dor aguda e latejante dominando todo o lado direito do meu rosto."
Na sequencia do livro, as cenas de violência se repetem, mas com requintes de crueldade cada vez maiores. Quando chega a segunda parte do livro, ainda há um pouco de violência, porém é mais branda, e o cenário muda para cenas de luxuria e desejo, coisa que até então Maria da Glória desconhecia, tanto por ser recatada quanto por ser criada na doutrina religiosa católica da época.
"Ele cai sobre mim, a cabeça em meu púbis, respirando fundo, compassadamente. Meu corpo está trêmulo e latejante, mas relaxado."
Depois que Maria da Glória sofre todos os tipos de violência possíveis e imagináveis, ela encontra o que procurava com anseio. Apesar do livro ser muito pesado, o final é emocionante, não digo lindo porque pra mim faltou um epílogo. Parece que a história terminou sem ter um fim propriamente dito.
Apesar de tudo, gostei do livro, mas não leria de novo. Se recomendo? Só para aqueles que tem o espírito forte e não se abalam com o quão longe pode chegar a imaginação de um autor ou a maldade humana.
"De algum modo eu começava a sentir algo... E a cada dia o sentimento crescia. Eu não entendia sua distância, sua insistência em tratar-me como amiga."

site: http://colecionandoromances.blogspot.com.br/
Rubia 09/03/2016minha estante
meu bom to com medo de ler!!

Sabrina.Almeidas 19/11/2020

Leitura fácil e que desperta a vontade em saber o que vai acontecer em seguida.
Porém acho que faltaram momentos de aquecer o coração e por isso não dei 5 estrelas .

Sra Renata 05/11/2020

Glória é de uma família tradicional do século XX, e sonha em viver um grande amor. Ela tem o seu marido escolhido por seu pai e logo após o casamento fica claro que ele não tem a mesma visão sobre a união dos dois.
A cada dia Glória vai desanimando e os abusos de seu marido vão aumentando. Quando ela já não vê motivos para sorrir, algo em sua vida muda.
Um novo homem desperta seu interesse e apresenta uma vida de luxúria e desejo que Glória jamais imaginou existir. Mas, será este homem, o amor que ela sempre esperou em sua vida?

A escrita da autora é bem fluída e gostosa, o que me ganhou fácil.
A vida de glória vai de 8 a 80 e por um momento eu pensei que não iria gostar do seu fim, mas a autora soube me surpreender. Bem realista para um romance de época e ainda assim não perdeu o encanto. Simplesmente perfeito.

Raquel 04/06/2021

Já nas primeiras páginas, vemos que o amor não está presente, mas brutalidade sim.
Começa com nossa protagonista, Maria da Glória, narrando seu dia, em seu cativeiro. Depois de ser espancada e violentada sexualmente, então descobrimos que o carcereiro é o marido dela.

Maria da Glória casou-se aos 17 anos, com um homem mais velho, em um casamento arranjado pelo pai. Tinha esperança de ter um casamento feliz. Mas pouco depois de casada, descobre a verdadeira personalidade do cônjuge.

O livro é dividido em 3 partes. A primeira embora brutal, parece promissor. Na segunda perde o encanto, para mim, tornou-se vulgar. E na terceira, parece que tudo de ruim aconteceu com MG.

Tem uma espécie de romance, que achei desnecessário, não agregou e não deu profundida a trama. O pai da MG é um patife, errou na primeira escolha de marido para a filha, não satisfeito, tenta pela segunda vez. Não assume seus erros, penaliza ainda mais a filha sem necessidade. A coitada que penou, e ele ficou com tudo. Mas entendo que na época, talvez fosse daquele jeito.

Então, não descobri onde o amor estava escondido. Não foi no primeiro casamento, não foi naquele casinho, não havia entre pai e filha, e também não acreditei no amor proposto no final.
Achei que seria bom, mas foi decepcionante.

Simplesmente Nise 13/04/2020

Romance de epoca
Um romance de época que foge do convencional

1 | 2 | 3 | 4