The Turn of the Screw

The Turn of the Screw Henry James




Resenhas - The Turn of the Screw


20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


juliana 17/04/2021

Amém que existe a adaptação
Essa foi uma leitura extremamente difícil.

A protagonista e também narradora da história, infelizmente tem um discurso ambíguo, deixando muito espaço pra imaginação do leitor, o que deve ser ótimo pra muita gente, mas pra mim foi horrível haha

É um livro que tem a intenção de dar medo, mas não dá e a escrita é tão parada que você tem que insistir muito até chegar no final...

Tirando as pontas soltas, acredito que até valha a pena se aventurar, mas sinceramente, não rolou pra mim
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bianca 07/02/2023

Bom, eu me interessei por esse livro por causa da adaptação de Bly e a história é interessante e rapidinha, apesar das minhas percepções modernas de literatura preferirem explicações e fechamentos mais explícitos.
bia | @biatalendo 15/03/2023minha estante
oie!!! tu leu em inglês? achou tranquilo a leitura com relação a língua e etc? :))


Bianca 17/10/2023minha estante
Nossa, mil perdões, nem sei se você vai chegar a ver essa resposta, mas sim, eu na realidade ouvi em inglês. Teve algumas coisas de vocabulário que me deixaram na dúvida (especialmente com relações a objetos específicos, por exemplo), mas nada que prejudique a leitura, então dá pra acompanhar bem tranquilo.




Fabiana 30/10/2020

Leitura um tanto cansativa... a história poderia ter sido melhor desenvolvida.
comentários(0)comente



Gabriela 23/07/2021

História de fantasmas (?)
Um livro com tantas dúvidas quanto você pode ter. Começando pela escolha do narrador, que no total são três, sendo que dois deles quase não fazem parte da história. Uma escolha bacana, tendo em vista o estilo gótico da época romântica (imagino que foi a inspiração). Mas talvez desnecessário aquele primeiro narrador. Quem sou eu pra julgar Henry James, pelo amor de deus... Alguém me coloca no meu lugar, por favor.

A história é chamativa por si só. O enredo é interessante, uma ghost story clássica. Tem todos os elementos que um bom leitor de terror/suspense gosta. O livro carrega um tom misterioso e assustador do início ao fim. Mas a verdadeira questão é: essa é uma história de fantasmas, ou uma história sobre problemas psicológicos? Quanto mais eu tento sustentar uma teoria, mais a outra faz sentido. Estou nessa briga desde a metade do livro, e depois desse final, fiquei mais inquieta ainda.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Alê Xenite 18/12/2009

Eu AINDA lerei esse livro do início ao fim. Um dia, tá?
comentários(0)comente



Andrew 28/08/2020

Uma incógnita
Esse é um livro que prende facilmente o leitor. Há duas possibilidades principais de interpretação da história que precisam ser sempre levadas em consideração durante a leitura, e ao final do livro o autor não deixa claro qual das duas é realmente a interpretação correta.
Em se tratando de um livro de terror, a história não me deixou inquieto em momento algum, o que me parece um problema para uma história de terror, mas definitivamente me aguçou a vontade de saber o que aconteceria no próximo capitulo.
Pra mim, o final do livro não foi satisfatório independente de qual interpretação quisermos dar para os fatos. Além disso, há perguntas importantes que ficam sem resposta, e o fato do autor tentar ativamente provocar duas possibilidades de leitura faz com que a escrita seja excessivamente confusa em alguns momentos.
comentários(0)comente



Concha Literária 24/10/2021

A construção do medo
Gosto demais da construção do medo nesse livro. Ele não te dá sustos, ele vai te colocando discretamente nas situações que parecem normais e, depois, te mostra o risco que tu correu.

Gostei da leitura em inglês, e já comecei em português também, para fazer o comparativo. A linguagem é mais rebuscada, então é melhor ler apenas se tiver uma certa autonomia no idioma!
comentários(0)comente



Lara 11/07/2022

Clássica história de fantasmas, faz jus à fama. Todos os elementos contribuem pra uma ambientação estranha e o mistério, a busca de repostas se faz presente durante toda a narrativa. A adaptação da Netflix é maravilhosa também.
comentários(0)comente



Filipe 17/05/2013

Impressões: A Outra volta do Parafuso - Henry James
Sutileza é uma arte do passado. A proeza de aterrorizar as pessoas, de colocar emoções a flor da pele e de mante-las querendo mais disso apenas com o poder de sua proza é um feito para poucos. É verdade que uma obra como A outra volta do parafuso causa medo real na época em que foi publicada, mas depois dessa leitura posso afirmar que o livro ainda tem o poder provocar o suspense no leitor, em algum ponto sua imaginação toma conta do seu lado mais racional, é ai que Henry James se instala para contar uma boa história de fantasmas.

(...)

resenha comopleta no blog Mafagafolândia : http://tinyurl.com/dxdbqrt
comentários(0)comente



Becky 18/07/2020

?The Turn of The Screw? ou ?A Volta do Parafuso? é um terror gótico publicado em 1898. Narra a história de uma governanta que tem a seguinte tarefa: cuidar de duas crianças, Miles e Flora, em uma propriedade afastada, e não incomodar de forma alguma seu empregador ? o tio das crianças.
Desde o início, sabemos ser uma história de fantasmas, pois é exatamente assim que se apresenta no primeiro capítulo, mas conforme o romance avança, questões vão aparecendo. Os fantasmas são reais ou é tudo imaginação da Governanta? Ela está protegendo as crianças ou as maltratando? As crianças são tão adoráveis e inocentes como se mostram, estão fingindo ou é um exagero da mulher? Se estão fingindo, por quê? São simples vítimas (dos fantasmas ou da governanta?) ou são manipuladoras? O que Miles fez para ser expulso da escola? Qual era a relação dos antigos empregados com as crianças?
Para quem gosta de narrador não confiável, é um deleite e tanto, pois Henry James usa a medida certa de insinuações, emoções e fatos para conduzir a história e ao mesmo tempo não afirmar nada. É muito mais um exercício de interpretação, uma provocação a um olhar analítico e de seus próprios preconceitos: afinal, as insinuações podem significar das coisas mais inocentes às mais perigosas, e seu próprio pensamento é o único a atribuir certeza a isso, já que o autor não o faz. O terror aqui se estabelece muito mais pela dúvida ? e o que há de mais desesperador do que apenas não saber?
comentários(0)comente



Livros.da.Sofia 30/10/2023

Gostei muito da ambiguidade do texto e estou mais inclinada para acreditar na teoria que a protagonista está maluca mesmo! Lutei um pouco com a escrita infelizmente, o inglês pareceu me pouco fluido e confuso para mim o que tirou um pouco o meu aproveitamento da história. Talvez tivesse sido melhor ler a versão em português
comentários(0)comente



Dear_poirot 22/11/2022

Livro absurdo
Livro: The turn of the screw (A volta do parafuso) 

Autor: Henry James

Nota: 5 de 5 

Leitura: 22 de 51 em 2022 

 

História:

Uma governanta é contratada para cuidar de uma mansão no interior da Inglaterra e de duas crianças órfãs que moram lá. Quem a contrata é o tio delas que assumiu a paternidade das crianças quando seus pais morreram. A governanta (seu nome nunca é contado) conhece Flora e logo se apaixona pela menina, depois conhece Miles que retorna do internato com uma carta de expulsão.

Após certo tempo a preceptora (sim, usei um dicionário de sinônimos), avista na torre da mansão um homem desconhecido e o descreve para uma das empregadas que o reconhece como o ex-zelador da casa que havia morrido há pouco tempo. Ele era conhecido por ser uma pessoa ruim e que mantinha relações nefastas à luz do dia com a governanta anterior, que também havia morrido. E, bom, advinha só quem também apareceu um tempo depois do outro lado do lago encarando nossa atual governanta?

Então temos aqui 2 crianças indefesas, uma governanta intrépida e 2 fantasmas pervertidos. Onde a preceptora defenderá as crianças a todo o custo a fim de conquistar o tio delas, basicamente uma história de fantasma e horror com uma pitada de romance?

Sim, se você parar na primeira camada.

Mas daí você pensa: Só a governanta vê fantasmas, será que ela enlouqueceu e os criou?

Aí você desce mais uma camada.

Mas essas crianças também têm comportamentos dúbios, elas manipulam pessoas, Miles foi expulso da escola e não revela o motivo, o que poderá ter sido? Será que as crianças tentam enlouquecer a preceptora? Mas Henry James não faria isso em plena era Vitoriana Inglesa onde as crianças eram sinônimo de pureza e candura.

Aí você desce outra camada.

E começa a ver que a governanta, abraça e beija demais essas crianças, chega a dormir no mesmo quarto, tem conversas com Miles que parecem flerte. E nesse momento sua cabeça explode aí você lembra de novo quando esse livro foi escrito e que tudo isso que eu citei acima é interpretação, pois o autor nada confirma nem revela e com isso, já se passaram mais de 100 anos que o livro foi escrito e ainda é amplamente discutido sem consenso, ou seja, Henry James é um gênio.
comentários(0)comente



Alexis.Sodre 06/02/2023

Estava com esse livro na lista há um bom tempo, e já tinha lido algumas resenhas então já sabia que a leitura seria mais complexa por não ser um narrador confiável. Mas no fim, gostei bastante.
comentários(0)comente



20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR