O Homem Que Sabia Javanês

O Homem Que Sabia Javanês Lima Barreto
Antônio Olinto




Resenhas - O Homem Que Falava Javanês


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Caio 24/01/2021

Livro Curto mas muito interessante e importante análise de um ponto corriqueiro da nossa realidade!
Um livro ilustrado, curto e simples demais, porém com erros de diagramação, de dados incorretos na parte da biografia do autor Lima Barreto.
Passou despercebido uma coisa tão importante que é os dados biográficos incorretos, enfim, a edição com belas ilustrações é bem básica, simples, mas que dá para entendermos o conceito geral da obra (mas foi um resumo, que imagino que mutilou ou cortou muito para tornar a obra mais curta possível), a genialidade do Lima Barreto. Aqui ele detalha como tem pessoas aproveitadoras, que usam a sua suposta 'popularidade', 'influencia' e claro uma mentira para construir cargos, construir uma carreira profissional. Tudo isso através do convencimento, fingimento, da indicação para conseguir um cargo e ultrapassar os outros com critério algum, sendo amigo, ou conhecido já era algo possível de acontecer com uma facilidade incrível em mudar de cargo ou ter influência naquilo que nas aparências exerce. Outro ponto é que a crítica bem construída aponta para os 'profissonais' do Brasil tidos como referencia na área: a maioria é tudo aparência. Muitos conseguiram cargo por favores, isso acontece muito na política, aí o cidadão através disso, se torna popular, obtém sucesso através da falsidade, jogatina do favorecimento, tem uma carreira consolidada. Brasil e em suas diversas áreas está cheia desses tipos de pessoas. Pessoas que no fundo nada sabem, nada contribuem para a sociedade. São sanguessugas de todos. Aqui interpreto como um desabafo do Lima Barreto, afinal, nunca teve reconhecimento em vida do seu esforço, do seu trabalho por receber como resultado um profundo silêncio, por ser ignorado pela crítica e pelo público. Foi lhe negado a academia brasileira de letras e uma vida de misérias, privações como muita gente passa sem merecer. Difícil. Uma escrita pessoal, crítica do grande pré modernista brasileiro. Livro objetivo, conciso, um conto ótimo. Só a edição desse livro, sua produção gráfica e os dados históricos deixaram a desejar. Sugiro procurar outra editora, pois, vale a pena ler o livro. Nota: 3/5.
para conseguir um cargo de importância,
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR