Notas De Um Tempo Silenciado

Notas De Um Tempo Silenciado Robson Vilalba

Resenhas - Notas De Um Tempo Silenciado

Felipe1503 24/11/2020

Notas de Um Tempo Silenciado
Uma Obra sensacional de Robson Vilalba.
O livro em sua primeira parte trás várias histórias em quadrinhos de figuras, personalidades e grupos de resistência à Ditadura civil-Militar brasileira de 1964 a 1985. São várias histórias: de estudantes, de políticos, de guerrilheiros, dos índios e dos negros. Todos eles lutaram e se mostraram resistentes ao autoritarismo, censura, prisões e torturas do governo Militar.
Na segunda parte do livro o autor trás as explicações para determinados desenhos e o motivo de escolher as histórias contadas em HQ.
Muito bom para quem é professor de História - usarei em minhas aulas com certeza! Excelente material em HQ para prender a atenção e interesse dos alunos.
Esse livro consegui através do programa "eu faço cultura", de início fiquei frustrado ao saber que era história em quadrinhos, mas isso superou todas expectativas.

Cecis 19/10/2021

Reúne histórias de pessoas que viveram ativamente a ditadura brasileira. Doloroso mesmo contado por história em quadrinho, o que aconteceu é imprescindível ao presente e futuro. Leitura que veio para agregar.

Guilherme.Eisfeld 27/01/2023

Excelente HQ sobre a ditadura militar no Brasil
Relatos e histórias que ocorreram durante a ditadura e que devem ser mais discutidos e aprendidos, como o genocídio indígena e o movimento Black. As histórias são muito bem contadas e os quadrinhos são envolventes. Uma das melhores HQs que li, no estilo do Joe Sacco, de quadrinho jornalístico.

Nazrat 07/12/2020

Reconstrução de fatos
A obra retrata o período do golpe e ditadura militar, dando foco ao ponto de vista mais regional, assim como dos indígenas e da população negra. Importante para mostrar a extensão dos danos causados na época do regime e seus desdobramentos até hoje. São utilizados documentos, entrevistas, depoimentos para reconstrução das situações. O que mais choca é ver o negacionismo histórico que ainda é apregoado sobre aquele período, frente a tantas evidências.

DaniM 27/12/2018

Uma HQ com relatos de vidas atingidas pela ditadura, que foram esquecidas pelos livros oficiais de história. Uma leitura bem perturbadora, do jeito que eu gosto