Sobre Ética e Imprensa

Sobre Ética e Imprensa Eugênio Bucci




Resenhas - Sobre Ética e Imprensa


1 encontrados | exibindo 1 a 1


JP 26/11/2011

A ética de imprensa sob a ótica neoliberal
Eugênio Bucci é conhecido pela acepção de jornalismo associado ao livre mercado. Nada mais coerente quando se propõe a redigir um livro que aborde ética de imprensa a ser publicado nos idos dos anos 2000. Inicialmente, o que se apresenta são fundamentos e teorias filosóficas que auxiliem o profissional de imprensa a lidar com os dilemas que se impõem durante o exercício da profissão. No entanto, mais que um livro composto de pensamentos e teorias a respeito da função social do jornalismo, "Sobre Ética e Imprensa" é um livro escrito para comunicadores e o público em geral.

Os capítulos iniciais apresentam proposições a respeito da qualidade da imprensa, a preocupação com temas de natureza relevante para a opinião pública e a postura adotada pelas redações durante a interpretação dos fatos.

No entanto, a grande questão trabalhada no texto diz respeito ao papel do jornalismo em um mundo controlado pelos grandes conglomerados da mídia e as armadilhas relacionadas às tentativas do jornalismo de fazer frente à indústria do espetáculo. Segundo Bucci, elas acabariam produzindo estereótipos em um mundo norteado pela fabricação de falsas imagens.

Além de refletir a respeito das ideias de pensadores clássicos como Theodor W. Adorno (e também das teorias desenvolvidas pela Escola de Frankfurt) e outros mais conservadores como o jornalista e historiador Paul Johnson (vale a pena ler o capítulo 4 e a lista dos "sete pecados capitais" do jornalismo - e os comentários críticos entabulados após sua apresentação), o livro traz trechos selecionados dos códigos de ética de importantes associações de imprensa bem como dicas de leitura.

Reforçando o papel fundamental do jornalismo na formação dos regimes democráticos e repensando as ações técnicas aliadas a preceitos éticos, "Sobre Ética e Imprensa" é leitura obrigatória para o cidadão que prima pela informação de qualidade.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR