Carnívora

Telma 08/09/2015

Suspense Policial Contempoaneo

08 SETEMBRO, 2015
Resenha: Carnívora

“E quando o sangue, a morte e o terror são espalhados por uma força muito superior a dos traficantes ou policiais?”

Carnívora é um álbum de terror que conta a história de Carlos, um policial civil à procura de sua noiva desaparecida após um sequestro. Como única pista, um endereço: Morro da Caveira. O maior complexo de comunidades do Rio de Janeiro. Mas não apenas isso. Intrigantes relatos dos moradores chamam a atenção. Todos contam a mesma história: o topo do morro é assombrado por pequenas criaturas carnívoras, parecidas com crianças, que levam terror e morte às redondezas. É lá que a procura de Carlos começa e ele vai encontrar o que menos espera. Mas não só sustos e sanguinolência que compõe Carnívora. A história faz refletir sobre o preço de nossas escolhas, o que pode trazer a tona os verdadeiros monstros.

Surtados, queridos:
Como estão vocês?

Antes que me perguntem, já digo que vou muito bem! Melhor agora após ler essa HQ e ter minhas dúvidas tiradas pelo próprio autor.

É isso mesmo! Não sou profunda conhecedora de HQs e seus traços e diálogos e tive algumas dúvidas. A Avec me colocou em contato com o autor que tirou minhas dúvidas e me fez ver ainda mais beleza onde a grata surpresa já havia sido presente!

Vou começar com a história em si e depois conto minhas dúvidas e as respostas do autor, ok?

A HQ já começa em plena ação no Complexo da Caveira, com perseguição policial.

O que seria pior? Ter a polícia em seu encalço e ficar às margens do morro ou ir até o topo e verificar se a lenda que ronda o local é verdadeira? Todos dizem que o topo do morro é assombrado e quem vai, não volta.

É claro que fiquei curiosa demais em saber o que rolava ali e Pericles Junior, segurou muito bem esse suspense.

O policial Carlos teve sua noiva sequestrada e vai até o topo do morro, se precisar, para encontrá-la.

Carlos tem uma presença fortíssima! Em todos os sentidos. (do tipo que pegaríamos! Não... melhor eu não escrever isso!)

Forte também é a presença de Jéssica, a delegada adjunta, recém chegada no local e já se deparando com uma missão dessa que deve liderar e, talvez por ser mulher ou novata, não é muito levada a sério... A construção do personagem dela é linda. Começa levando uma "comida" da chefe por não ter se imposto como devia e depois mostra a que veio.
Impossível não gostar de Jéssica!

Outra presença marcante, é a do ser religioso que perdeu os filhos num confronto de bandido e polícia. Eles morreram de bala perdida! É ele que explica todo o mistério que ronda o local para minha policial favorita: Jéssica.

Pericles também intercala passado e presente: Passado, quando Carlos conheceu e se apaixonou por sua noiva, na praia e presente, com a realidade de que ela foi sequestrada (por vingança?) e que talvez jamais volte a revê-la.

Tudo não é exatamente como parece. Há muitas surpresas e mistérios desvendados ao longo da HQ.

A outra maneira de ler a história é através das ilustrações de Pericles. Cara.... isso ele faz bem demais! As expressões faciais e corporais são de tirar o fôlego. O sombreamento, a perspectiva e a noção de movimento são lindos de ver. Tem toque de mestre ali.

Os diálogos são verossímeis. é a linguagem do morro, a linguagem policial. É cru! É denso!

Ainda falando dos diálogos, o que me chamou demais a atenção foi a inteligência da criação. A rapidez de raciocínio. A Sociologia ali contida, explícita em palavras e comportamentos, mas "escondida" através do entretenimento.

Ilustrando o que disse:

As dúvidas que tive e as respostas de Pericles, a quem agradeço mais uma vez e reitero: tornei-me fã!

Telma: O primeiro assassinato que acontece no livro, no topo do morro da caveira, acontece de noite, mas quando viramos a página e vemos o grito do cara que foi atacado, há nuvens brancas no céu e não parece ser noite, como mostrado anteriormente. Mesmo a luz da lua não deixaria o céu tão claro. Estou errada?

Péricles: A primeira parte seria pra dar um clima mesmo... as "nuvens" funcionam ali como neblina... tipo os bgs das primeiras versões do Scooby Doo... adoro esse clima e como é preto e branco tenho que ter cuidados pra mostrar o que quero, como o que aconteceu na cena seguinte.. já dei a informação que é noite e agora quero mostrar a cena.

Telma: Quando a sub delegada está tendo uma conversa com sua amiga e diz que está sozinha, que chegou em casa mas já já tem que sair de novo para trabalhar. No último quadrinho ela diz:"É lindinho, por que pegam tanto no meu pé?" Há uma mão no braço dela. É uma sugestão de que ela não está sozinha? Quem está com ela (não encontrei isso mais a frente).

Pericles: Ali seria ela segurando a própria perna. É porque ambos, braço e perna, estão na mesma direção... por isso deve ter confundido.

Telma: Amei a expressividade dos seus traços. Amei sua capacidade de colocar em evidência o que deseja. Amei sua noção de sombramento e proporções, amei a "sujeita" em alguns dos quadros...mas achei tudo um pouco claro para uma HQ de terror. A claridade foi intencional?

Pericles: A claridade foi intencional. Gosto de contar histórias frisando expressões corporais e faciais. Como disse anteriormente, dou a informação de que a cena é de dia ou noite e depois mostro a cena pro leitor "ler" os desenhos também... fora que acho algumas HQs de terror escuras demais. E no caso de Carnívora, temos mais elementos do que o terror propriamente dito.

Telma: É isso, vou fazer a resenha e queria tirar essas dúvidas antes. Queria saber o que se passou na sua cabecinha (além daquele maravilhoso trabalho de passo a passo da produção no final do livro.

Pericles: Novamente obrigado mesmo e qualquer coisa é só chamar.

Ao final, temos um maravilhoso passo-a-passo da produção das páginas e design dos personagens?

É pouco ou quer mais?

A capa é um show a parte!

A AVEC realmente capricha em toda a edição!

Se recomendo? Cara, corre e pega o seu! (se for maior de 16, tá?)

PS.: Possíveis erros gramaticais e/ou ortográficos serão corrigidos por mim posteriormente, a resenha tá fresquinha, fresquinha!...rs*

SE QUISER VER AS IMAGENS, DIRIJA-SE AO LINK ABAIXO. ;)

site: http://surtosliterarios.blogspot.com.br/2015/09/resenha-carnivora.html
GiselleC 09/09/2015minha estante
Que saudades das suas resenhas! Nem sei se ainda lembra de mim, mas voltei a ser mais ativa agora e já estou doida pra ler essa HQ.

Telma 09/09/2015minha estante
ai Giselle!
Como você anda, menina?
que bom que voltou a ser mais ativa! \õ/
Montes de beijos em você!
Ah... se quiser, dá uma olhada nas promos e outras resenhas do blog!

Ricardo Santos 14/11/2017

Mandou muito bem
Pericles Junior é um ilustrador carioca que trabalha para o mercado de quadrinhos americano. Em sua graphic novel Carnívora, também com roteiro seu, ele entrega uma ótima mistura de terror e trama policial. A história se passa no Rio de Janeiro, no fictício Morro da Caveira. É um cenário bem conhecido dos brasileiros e gringos. Tráfico, comunidade, policiais. Mas o autor tenta evitar clichês com um roteiro mais complexo. Faz crítica social sem prejudicar o prazer da leitura. O traço em preto e branco é marcante, com enquadramentos dinâmicos e bonitos. O clima de terror é eficiente, mas fica um pouco de lado para dar mais espaço aos dilemas éticos dos personagens policiais. No final, o saldo é muito positivo. Prova de mais um talento dos quadrinhos nacionais.

Papeando Livros 05/07/2019

Carnívora.
Carnívora é uma HQ bem empolgante que nos envolve a história desde o início ao fim. Toda a trama é situada na Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro mas temos como plano de fundo, as problemáticas da cidade, os diferentes pontos de vista sobre as batidas policiais, seus danos e benefícios, o crime e a visão da população que convive com todo esse drama.

Logo de cara, nos é apresentado um enredo sobre os mistérios que o Morro da Caveira esconde, acontecimentos sem explicação que vão sendo elucidados no decorrer da história ao mesmo tempo em que novas temáticas são naturalmente inseridas. Enquanto devorámos as páginas, ficamos instigados a tentar descobrir a origem das diversas histórias que compõe toda essa trama.

O HQ cumpre perfeitamente bem ao que se propõe, a de sempre nos deixar curiosos! Suas ilustrações pitorescas reforçam isso e a qualidade delas praticamente nos forçam a apreciar e dar atenção a cada detalhe. A história conseguiu se manter bem atual devido a inclusão do tema em debate (as batidas policiais e a criminalização) além de compatibilizar de forma natural a inclusão do sobrenatural aos enredos e no fim, ter uma conclusão empolgante.

A narrativa visual do livro está sempre fluindo regada a ação. O autor definiu bem as suas propostas e foi fiel ao que queria expressar para o leitor. A obra também nos mostra um conteúdo extra sobre o processo de produção, a ideia sobre o roteiro, lápis, tintas, preenchimentos cinzas e balões, que ao ser compartilhado conosco, humaniza a obra, além é claro, de saciar a curiosidade dos apaixonados pelo gênero.

site: http://papeandolivros.blogspot.com/

Dany 21/02/2020

Carnívora de Péricles Júnior
A história se passa no Rio de Janeiro no morro da Caveira.

Retrata alguns policiais, em especial Carlos que está a procura da namorada que foi sequestrada.

Porém, coisas estranhas começam a acontecer e acaba saindo diversas histórias sobre o morro.
Em meio a perseguições, tiroteios, investigações vamos desvendado o que esse morro esconde de mais assombroso.

Tive o prazer de ler essa HQ nacional que trás referências, uma trama bem escrita e envolver através do Kindle Unlimited. E olha que eu nem imaginava que também dava para ler HQ.

Tenho a convicção de que ter assinado esse aplicativo foi uma excelente aquisição. Estou conseguindo ler bastante coisas boas.
Deixo aqui uma excelente indicação.

jonathanrausch 22/02/2020

Sucinto, mas não no desenvolvimento
É mostrado diversos pontos de vista sobre a realidade no Rio de Janeiro, que acaba sendo estendido p/ os outros territórios também. A história em si fala de escolhas, mas pela própria construção da história há uma clara diferença e contradição em certos arcos. É uma história necessária, mas que deveria ser bem fechada... Há diálogos que são cortados bruscamente a todo o momento, e não é por conta da ação, mas por falta de desenvolvimento.

arifrossi 12/04/2020

Deus nos proteja
Eu não acredito que levei um soco de realidade e também de terror num mesmo quadrinho.
Adorável, assustador, realista e fictício ao mesmo tempo parabéns

esthwr 14/04/2020

A história foi muito mal desenvolvida, talvez se fosse mais longo teria um melhor desenvolvimento do enredo. O livro terminou e eu fiquei tipo (???), fiquei com a impressão de não ter entendido nada (acho que não entendi mesmo K).
O único ponto positivo foi a ilustração que é excelente.

Jesca 14/04/2020

Uma história completamente original. Ela consegue trazer críticas sociais, como a relação dos policias e traficantes de favelas. A história é muito bem desenvolvida e tem várias reviravoltas surpreendentes.

Ãngelo 18/04/2020

Mal desenvolvido
A ideia da HQ é muito boa, porém ela é muito mal desenvolvida. A arte é boa, porém em alguns quadros chega a confundir o leitor, tem ótimas críticas sociais ao decorrer da leitura, mas a história se torna confusa e as coisas acontecem muito rapidamente, contendo cortes, troca de quadros bruscamente e as cenas de ação são um tanto quanto confusas no começo.

Nara 18/04/2020

Com um traço bem interessante e profissional, Péricles Júnior, apoiado numa campanha pelo Catarse, conseguiu contar essa história de violência e terror, ambientado num morro fictício do Rio de Janeiro junto a já muito conhecida tríade 'tráfico de drogas/pobreza/polícia'. Acho bacana dar valor aos artistas de HQs brasileiros.

Mikael_13 19/04/2020

Essa hq nacional mostra a realidade dentro de muitas comunidades e favelas brasileiras com um toque sobrenatural.

Jhonathan Boff 24/04/2020

Legal
É uma hq bem interessante hahah você é pego de surpresa em alguns momentos. em legalzinho

Mari 24/04/2020

Uma boa história de terror
O livro se trata de uma HQ de terror bem original. Onde a história vai se passar a partir do desaparecimento da noiva de um policial, chamado Carlos. Ele passa boa parte do livro a procura dela no morro da caveira, nesse morro acontecem várias coisas macabras e que, só depois o leitor começa a entender o que realmente tá se passando.

Lolli 26/04/2020

uma forma sutil de mostrar como a violência urbana pode criar monstros, não apenas dos tipos humanos, mas dos tipos carnívoros também.

Lilo.soares 04/05/2020

Ficção+realidade
Gostei bastante do enredo e como a estória é retratada é direcionada, me surpreendeu no final, descreve a realidade da vida de muitas pessoas do Rio e de outros estados do país, misturando com um pouco de ficção.