A Filha dos Rios

A Filha dos Rios Ilko Minev

Resenhas - A Filha dos Rios

Alcir1 01/05/2024

Leitura recomendada!
Primeiro falar da capa de Adriana Melo, pintura de Téo Braga, coisa de artistas! O olhar da moça de olhos verdes é incrível! Também de qualidade as ilustrações de Matheus Frey e a foto do autor de Ilana Minev. Desta forma, o livro em si, atrai o leitor e convida à leitura. Aceito o convite, vai encontrar um texto de primeira, ensinando um pouco da história ignorada dos habitantes do interior da Amazônia.
A história decorre no período entre a decadência da economia da borracha e o início do agronegócio, sem deixar de lado a exploração do ouro dos fundos dos rios, com suas dragas, suas histórias, suas misérias e suas rIiquezas. Não escapou do autor questões como o tráfico de judias para a Argentina e também para Belém e Manaus onde, por seus descendentes, acabaram por influenciar a cultura e os negócios. Presentes também aqueles crimes que ninguém vê, tais como a pedofilia, o estupro, a escravização, o roubo e os homicídios, acobertados pelo medo e pelo abandono daqueles que ali viviam.
Destaque para a habilidade do autor, costurando um sem número de questões, num texto ágil, atraente e bom de se ler. Gostei e recomendo!

Crisssique 26/09/2023

Boa leitura!
Um livro nacional bom e que me fez imaginar bastante coisa. Eu adoro ler livros que são movidos a natureza, à ações em meio a momentos difíceis e a forma como conseguem enfrentar as dificuldades, se tratando de um livro brasileiro e tão verdadeiro, me faz viajar ainda mais. O único defeito pra mim, é começar contando a história da protagonista e se perder no meio, e no fim voltar. Durante o meio do livro foi dada muita ênfase à personagens desconhecidos e que só mais pra frente, alguns foram criando laços como um todo. Um livro que adquiri nessas feiras de shopping, mas que pra mim, foi um acerto.
Henryss 04/02/2024minha estante
Os personagens que você cita como ?desconhecidos? têm ligação com um livro que antecede esse, entitulado ?Onde Estão as Flores??. O autor faz uma certa ligação entre esses dois livros, no qual a história abordada no meio do livro faz continuação e encerra o ciclo do livro anterior. Mas eu concordo com você na parte dessa mudança de história e personagens ser algo bem chato, mas para quem leu o livro anterior, deve ter sido interessante ver essa ligação.

Ronelson 29/08/2022

A obra apresenta como cenário a região amazônia. Os personagens estão inseridos em ciclos econômicos importantes da região como o da borracha e o da mineração. O diálogo com a história se faz presente conforme acompanhamos as aventuras/desventuras da cabocla Maria. É uma leitura rápida, fácil e fluída.

Marcele 22/03/2022

Amazônia
A filha do rio - Ilko Minev

Escritor nascido em Sófia capital da Bulgária, judeu, chegou ao Brasil em 1972 fugindo da ditadura comunista em seu país. Se adaptou a região amazônica e ali estabeleceu sua vida profissional! Apaixonado pelo local e como tinha cursado literatura começou a escrever e publicar alguns livros. ?A filha do rio? conta sobre o ciclo da borracha na segunda metade do século passado e também passa pelos garimpos da região. Maria a protagonista morava com sua mãe e padrasto em
Uma casa flutuante, aos 16 anos por medo de um possível abuso do padrasto a mãe envia a jovem em uma canoa com Adriano, que acabam de conhecer.
Uma cabocla de olhos verdes, que ao conviver com Adriano, se apaixona pelo jeito do moço. Assim, como um rio, a narrativa vai ganhando personagens e histórias curiosas.
Uma leitura leve e interessante do ponto de vista histórico de uma região que faz parte do meu país, mas conheço pouco.

kelly 20/01/2021

Foi uma ótima descrição da época, da vida no Amazonas. Gostei também da interação da família judaica.
O final ficou um pouco chato..

z..... 12/08/2015

Romance ambientado na Amazônia, marcado pela história de mulheres resolutas e fortes diante de adversidades rotineiras na segunda metade do século XX. Filhas do rio, apesar do título referir-se, primordialmente, a Maria.
Aborda pontos históricos como o garimpo e seringais, despertando um encanto ou curiosidade na descrição da natureza e da vida social.
A obra inicia com a história de Maria, em uma sucessão de eventos fortemente arraigados na cultura ribeirinha, principalmente de décadas passadas. É a parte que mais gostei, mostrando a protagonista da adolescência à maturidade de mulher calejada e pilar em sua família. O ambiente é retratado de forma rústica, isolada e decadente, principalmente em relação ao resgate seringalista.
Na segunda parte o autor apresenta Sandra, que tem uma história ligada a antepassados judaicos e com muitas revelações quanto a trajetória pessoal e de seu povo. O autor fala de eventos ocorridos na Europa que são desconhecidos do grande público, como a organização Zwi Migdal (máfia que atuou no tráfico de mulheres para a América do Sul). Nessa parte os eventos giram em torno do garimpo e sua efervescência comum ligada a bordéis e pirataria.
O livro encerra de forma nostálgica, em uma revisitação dos cenários, deixando em paralelo histórias amazônidas, reais ou fictícias, como tantas que ocorreram ou se passam por aqui.
O aspecto que não recebi de forma interessante foi a interrupção abrupta e descontinuada na história de Maria, que retorna apagada na segunda parte, sem o carisma cativante e admirável em sua primeira passagem.
É o segundo romance de Ilko Minev, recém publicado em 2015, com personagens ligados a "Onde estão as flores?", obra de 2013.
z..... 14/08/2015minha estante