E o céu de Miramar?

E o céu de Miramar? Oliver Fábio

Resenhas - E o céu de Miramar?

@biaentreleituras 08/10/2015

Blog De Bem Com a Leitura
E o Céu de Miramar? é um um livro que nos traz grandes surpresas no final, durante a leitura muitos acontecimentos levam os personagens por longos caminhos e nem sempre as escolhas que eles fazem são as melhores e a cada página uma nova tensão surge. Uma família destruída e seus integrantes (separados uns dos outros) tentam, desesperadamente, continuar com suas vidas e salvarem o que lhes resta. Tudo está entrelaçado desde a primeira página. O desfecho dessa trama instigante é inimáginável! ao olhar para a capa do livro você pode pensar em muitas opções (ao ler essa resenha também) mas afirmo que nada do que for pensado será o que realmente acontece. A capa retrata uma cena angústiante do livro mas dúvido que você consiga imaginar os personagens envolvidos até que momento esteja bem próximo.

Já no prólogo vemos uma despedida muito triste e aparentemente sem ligação com a trama mas no final tudo se esclarece.No primeiro capítulo vemos um drama familiar se desenvolvendo e inevitavelmente o pior acontece, deixando a família desolada. Para se recuperar da tragédia cada integrante dessa família irá seguir por um caminho diferente e tudo indica um final ainda pior. Em E o Céu de Miramar? cada um vai seguir a sua vida e tentar ser feliz mesmo que para isso tenham que passar por cima do bem mais precisoso que poderiam ter, o amor à própria família.

Solano é o chefe dessa família, há algum tempo as coisas em casa não andam tão bem mas depois da tragédia que os assolou, ele enxerga no trabalho seu único escape. Começa dedicar mais do seu tempo para a atividade profissional e chega bem tarde em casa. Com o passar do tempo e o afastamento de sua mulher ele começa a dormir em hotéis e trazer de volta uma rotina de solteiro, passa a dar mais valor a sua beleza e estado físico, frequenta mais baladas e assim vai vivendo.

Amaya esposa de Solano e a mãe da família, uma médica bem sucedida mas que está enfrentando uma crise financeira. Após a tragédia para tentar se levantar, ela decide procurar um emprego e largar seu consultório. Encontra uma proposta bastante atraente e começa sua nova vida como uma magnata dos negócios, passa a conviver com muito luxo e muda completamente, inclusive seu nome que passa a ser Ornella. Ornella é uma mulher destemida e se joga de caçeba em suas atividades profissionais e isso lhe rende excelentes lucos, entretanto, sua família não a conhece mais, ela praticamente abandona o lar e vive em função do seu trabalho que pode não ser o mar de rosas como ela esperava. O destino reservou para Ornella uma grande surpresa.

Clara é uma adolescente que tem sérios problemas de comunicação com os pais (Solano e Amaya), sem voz ativa dentro de casa ela passa os seus dias na internet, ela gosta de salas de bate papo onde tem toda a atenção que não encontra em sua família. Encantada com a vida online muitas vezes marca encontros na vida real com rapazes que nem conhece, esses encontros podem render situações muito perigosas na vida da jovem. Após a tragédia ela já não encontra ninguém de sua familia por perto e precisa trabalhar para se sustentar, a cada dia que passa Clara entra num perigoso esquema mas só vai descobrir quando for tarde de mais.

Piro é o membro mais ajuízado dessa família porém, após a tragédia, ele talvez seja membro mais afetado dessa família e parte em uma viagem à trabalho mas também para esquecer seus problemas, ele chama sua amiga Miranda que vai com os dois filhos adolescentes. Eles viajam para o Brasil e passaram por muitas aventuras. Esse "acampamento" vai render bons momentos mas infelizmente não terão a sorte sempre ao lado. Vão se envolver em um ritual altamente perigoso e num esquema clandestino. Esses quatro aventureiros vão precisar ser muito fortes para enfrentar os problemas que surgirão e tentar sairem unidos.

Um livro que me encantou! a beleza do cenário é descrita em detalhes por Oliver, a linguagem utilizada é simples, a trama é muito instigante e o enredo bastante envolvente. É impossivel de adivinhar o final de cada personagem, por mais que você tente descobrir o que está por vir, garanto que surpreenderá. E o Céu de Miramar traz para personagem um final diferente e justo. Indico a leitura.

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br
Oliver.Fabio 18/11/2015minha estante
Obrigado pela resenha. Você captou muito bem a essência do livro. Estou muito contente com as críticas que o livro vem recebendo. :)

Autora Nadja Moreno 18/11/2015

Envolvente e atraente!
E o céu de Miramar? é um livro envolvente e atraente. Daqueles que o leitor começa e nem nota que dezenas de páginas já se passaram por seus olhos e não há desejo em interromper a leitura.

Nestas páginas o leitor tem a oportunidade de conhecer uma família que consegue ser, ao mesmo tempo, comum e casual. Diferente e ao mesmo tempo tão igual a muitas famílias que encontramos por aí em nosso dia a dia. Clara, Piro, Amaya, Solano… Além deles vários amigos, conhecidos, pessoas do bem, muito do bem, e pessoas que não são necessariamente do mau, mas que se enquadram nesta definição ao buscarem tão fortemente os próprios interesses.

A princípio o livro me pareceu como se fosse próximo a um livro de contos. Porque, após um acontecimento fatal, a família se desfragmenta de tal forma que a história de cada um parece um livro de uma só pessoa. Oliver, o autor, transita entre os acontecimentos de um e de outro, e depois de mais um… a sensação inicial é de que, enfim, não há mais o laço de família. É cada um por si mesmo.

E neste cada um por si, percebemos inúmeros erros e acertos. Incrível o quanto a história nos remete às falhas que temos naturalmente ao longo da vida, nesta desenfreada ação de escolhermos um caminho em detrimento de outro. Os personagens criados por Oliver são fortes, únicos, singulares mesmo. E possuem uma força de vida que ora incomoda, ora emociona.

Mas depois há uma transformação na sequência e tudo se junta. Achei fantástico e não posso dizer mais nada além disso para não cair no erro de soltar spoilers. Só posso dizer que, creia, tudo faz sentido. Todo o sentido!!!! Inclusive, sugiro ao futuro leitor que leia tudo com calma e absorva cada detalhe. Todos eles são importantes. A história tem um fio condutor transparente, que se acende em determinado momento e, voilà, surge como uma seta brilhante! Brilhante como a imaginação do autor.

A ambientação é irreparável. Não há excesso de palavras para explicar como é o ambiente onde a história se passa, e ainda assim tudo fica bem claro e fácil de visualizar. Alguns lugares citados na obra me geraram uma curiosidade enorme de visitar e conhecer. Nesta obra o leitor tem a oportunidade de vislumbrar diversos cenários e lugares. Quem gosta de viajar através da imaginação, pode ter a garantia que fará viagens muito bacanas!

A história toda, apesar de tratar de família, relacionamentos e escolhas, possui também um forte traço de suspense e situações que deixam o leitor com o coração palpitando. Na maioria das vezes não dá para imaginar o desfecho e eles são sempre bem feitos. Gostei das sequências e consequências criadas pelo autor. Em alguns momentos cheguei a parar e me preparar para o que vinha em seguida… com o pensamento de “ai meu Deus!“. Posso garantir muitas emoções nestas páginas.

A capa representa claramente passagens importantes da história e achei muito interessante esta ligação. É impossível chegar num determinado ponto da leitura, sem fechar o livro para visualizar a cena estampada ali. A diagramação é boa e só faço uma ressalva sobre as margens, que estão um pouco menores que as ideais, gerando páginas que dão a sensação de “cheias demais”… mas como a leitura é fluída, este incômodo passa logo. Sou suspeita para falar da revisão, então vou deixar por sua conta, futuro leitor, que a avalie. 😉

Em suma, é claro que recomendo a obra. Gosto demais de histórias que falam de gente, de atitudes, de comportamentos, e esta está bem embasada, bem montada e beira o natural, quase se transformando num “baseado em fatos”. Encontrei tudo isso nesta obra e me senti feliz por ter tido a oportunidade de conhecê-la profundamente.

Oliver Fábio, ao meu ver, se saiu mega bem em seu romance de estreia e pode sim continuar neste caminho!

site: http://www.escrevarte.com.br/2015/11/resenha-e-o-ceu-de-miramar-de-oliver-fabio.html
Oliver.Fabio 18/11/2015minha estante

Segunda resenha saiu! A blogueira, Nadja Moreno, captou de forma brilhante a essência do livro e produziu um texto que fará muitos leitores correrem para comprar o livro. ?Obrigado.

Monibams 28/09/2018

Li de teimosa
Li até o fim porque não gosto de largar pela metade e, confesso, estava curiosa com a estória de Amaya, mas achei fraco. Pareceu-me montes de ideias jogadas a esmo, não chega a prender. Os personagens não cativam. A mim, pareceram contos todos misturados e ideias demais em pouca estória. Também precisa de uma revisão: tem bastante "errinhos".

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 11/12/2015

Uma família desestruturada
"Em segundos via-se o dia clarear em Miramar, cidade marítima Argentina, ao sudeste da província de Buenos Aires, e aceleradamente começou um novo dia - pessoas fazendo caminhadas com seus cachorros, pessoas apressadas indo aos seus trabalhos, correndo para encontrar uma mesa vazia para almoçar. Os dias passariam implacáveis. Os dias sempre passam e levam a algum lugar e, sem percebermos, chegaremos lá." (página 12)

A história é narrada em terceira pessoa e se passa, em sua maior parte, na cidade argentina de Miramar. O corretor de imóveis Solano, a dentista Amaya, o estudante de biologia Piro e a jovem Clara eram uma família, mas uma família com ligações muito frágeis. Após um certo episódio, essas ligações ficaram ainda mais fragilizadas e a família passou a se desestruturar de forma assustadoramente rápida.

E o céu de Miramar? reúne em um único livro e de forma brilhante, tramas que poderiam ser de livros de gêneros diferentes.

Solano, um homem de meia idade, começou a se preocupar excessivamente com a aparência e a se interessar por mulheres mais jovens, deixando a família de lado. Ele pagaria um elevado preço por sua vaidade.

Temos muito suspense com Amaya, uma mulher que desejava uma vida glamourosa como as que via nas revistas. Decidiu mudar de emprego e entrou para uma empresa onde ganharia muito, teria um carro de luxo, faria viagens e iria em festas de pessoas ricas. Teve que mudar seu visual completamente e até passou a usar outro nome. Sua misteriosa chefe era sua inspiração, mas esse novo trabalho parecia um pouco suspeito. A descoberta do que estava por trás da suposta empresa de vendas Brid.B mudaria sua vida para sempre (e é uma das partes mais interessantes do livro).

Piro partiu para o Brasil, mais especificamente para a Amazônia, com sua amiga Miranda e os dois filhos adolescentes dela, Martín e Alana. Ele e Miranda queriam fazer pesquisas, mas não estavam preparados para o que enfrentariam na floresta. Eles conheceram muitas pessoas boas, mas também passaram por cenas dignas de filme de terror.

"Martín já estava acordado e um pouco agitado.
- Ei! Rapaz, que cara é essa? - perguntou Piro ao ver o semblante assustado de Martín.
- A tal menina estava me observando pela abertura da barraca.
- Mas ela estava do outro lado. Eu a estava me seguindo quando Piro me chamou!
- Ela estava aqui pertinho me olhando.
- Estou ficando com medo - disse Alana." (página 216)

Clara tinha um trauma do passado e por isso não tinha bons relacionamentos amorosos. Se colocava em perigo diversas vezes, era inconsequente, tinha sorte em algumas ocasiões (ela poderia ter morrido ao ir se encontrar com um cara que conheceu na internet e que apareceu armado no local do encontro), mas não se safou do peso de suas escolhas.

No livro, conhecemos um pouco da Argentina, cidades das quais provavelmente nunca ouvimos falar, mas através das descrições do autor, é possível se sentir em solo argentino. Também são apresentadas as questões políticas e econômicas pelas quais o país passou, tornando mais realista a ambientação da trama. Conhecemos um pouco da floresta amazônica; a atuação dos madeireiros, a destruição da cultura indígena e a tão falada receptividade do povo brasileiro estão presentes na obra. Assim como os anseios e os problemas da atual juventude sul-americana.

Nada fica sem resposta na história, e é surpreendente descobrir as ligações dos personagens, o que alguns chamariam de incríveis coincidências e outros chamariam de destino. Sabe aquela história de que o mundo é pequeno? Pois é, ela é bem válida para os personagens do livro. Algumas coisas eu intuí ao longo da leitura, outras eu só fui entender após finalizá-la, e me deixaram muito surpresa.

E o céu de Miramar? é o primeiro livro escrito e publicado de forma independente pelo Oliver Fábio. Sendo um autor estreante e sem o apoio de uma boa editora, há sim algumas arestas que poderiam ser aparadas (pequenas melhorias no texto, cuidado com alguns esteriótipos e quantidade de coincidências), mas se em sua estreia, ele já escreve uma história do calibre de E o céu de Miramar?, eu acho que a gente tem que gravar esse nome, pois Oliver Fábio tem potencial para seguir os passos dos maiores escritores latino-americanos, como Gabriel Garcia Márquez e Mario Vargas Llosa, quando lançar seus próximos livros!

É impossível comparar E o céu de Miramar? com algo que eu já tenha lido, mas há uma deliciosa latinidade na obra, que me lembrou Cem anos de solidão (talvez pelo realismo fantástico do que acontece na floresta e pela ciclicidade que liga os personagens) e Travessuras da menina má (pela capacidade de interligar tempos e espaços diferentes).

O livro está muito bonito na parte visual. A capa já desperta curiosidade (repararam na mão ensanguentada saindo pela lanterna do carro? É uma das melhores e mais surpreendentes partes da história), a escolha das cores e fontes foi muito bem feita. Há uma música em cada início de capítulo e algumas ilustrações. As margens, o espaçamento entre linhas e as letras tem um bom tamanho; as páginas são amareladas.

Resenhar E o céu de Miramar? é uma tarefa difícil, há muito o que se falar e, ao mesmo tempo, não quero estragar as surpresas para os futuros leitores. Assim como é difícil definir para quem indicar a obra, já que a gama de leitores que podem gostar do livro é bem extensa. Enfim, digo que foi uma leitura surpreendente e que valeu a pena.

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2015/12/resenha-com-sorteio-de-marcadores-livro.html

Déborah - @lisossomos.lisos 05/01/2016

Pra ler no busão: E o céu de Miramar?
Quando fechei parceria com o autor eu não fazia ideia do que era o livro só sabia que ele tinha um fundo puxado para a Argentina e por ter algo a ver com o espanhol eu já me animei.

O livro nos contará a história da "família" formada por Amaya, Solano, Clara e Piro que aparentemente tinham uma relação já bem abalada e o que os mantinha mais unidos era a presença de Bold, o cachorro.

Essa relação acaba completamente quando Bold deixa a família. Cada um começa a focar em alguma coisa. Piro decidi ir para a Amazônia com a amiga e os filhos dela para fazer uma pesquisa, Amaya decide que não será mais dentista e arruma um emprego bem misterioso, Solano decide se dedicar a procedimentos cirúrgicos e a academia, por fim, Clara que é meio que abandonada, pois é de menor e é a que fica mais tempo na casa depois que todos vão embora.

Clara tem a compulsão de mentir e é viciada em bate papo e é por isso que acaba se metendo em vários problemas, mas consegue alcançar seu sonho de ir trabalhar na televisão.

No decorrer do livro vamos vendo como a família vai se separando sem avisos ou até logo e como cada um traça um novo caminho. Alguns, a maioria, caminhos sem volta, outros acabam tendo futuro surpreendentes.

Com Piro vemos os desafios de estar em outro país e passar por coisas inimagináveis; com Solano o poder que ter dinheiro e sarado pode acarretar nas conquistas; com Amaya como se deixar levar por um emprego com ótima remuneração, mas sem saber ao certo o que ele é; e finalmente, Clara que alcança o que quer profissionalmente, mas não consegue o que tanto quer que é o amor e se sentir protegida.

Houve revelações que eu não esperava e por se tratar de quatro histórias paralelas você tem que ficar bem atenta para não deixar passar nada.

Confesso que o livro só começou a funcionar para mim, depois da metade que foi quando as coisas começaram a fazer mais sentido e entendemos mais porque essa família ficou tão destruída e como uma redenção é tão difícil.

Adorei a capa porque tem bem a ver com a história, mas está mais no final da história o porque de fazer sentido. A diagramação interna também é bem bonita porque cada capítulo tem um gramofone e um nome de música de origem espanhola (adorei por ter La Oreja de Van Gogh várias vezes).

Na parte de revisão até que não encontrei muitos problemas, só algumas trocas de letras mais para o final do livro.

Se você gosta de uma história meio polêmica e sem uma certeza de final feliz vale muito a pena ler a obra.

O que mais gostei da história foram os finais dos personagens porque não são estilo contos de fadas e sim tudo a ver com a nossa realidade.

site: http://lisos-somos.blogspot.com.br/

estanteelivros 18/01/2016

E o céu de Miramar?
"O que você espera das suas escolhas?"
__

Em "E o céu de Miramar?" conhecemos uma família bastante desestruturada composta por quatro personagens:

Solano, o chefe da família que enxerga seu trabalho como o único refúgio após um acontecimento que abalou todos os seus entes.
__
Amaya é a esposa de Solano, mãe de Piro e Clara, médica bem sucedida, mas que no momento enfrenta um problema financeiro. Após receber uma proposta bastante tentadora onde poderá ter a vida de luxo que sempre desejou ela decide então abandonar seu consultório.
__

Clara é uma adolescente que possui sérios problemas com os pais. Seu hobby é passar o máximo de tempo possível em salas de bate papos onde ela pode encontrar toda a atenção que seus pais não a dão.
__

Digamos que Piro é o membro mais comum desta família, mas como já é de se esperar, após o acontecimento ele também se vê abalado e encontra a oportunidade de esquecer todo o ocorrido em uma viagem de trabalho.
__
A vida dos quatro personagens sofre diversas turbulências no decorrer da história. Cada integrante desta família irá seguir um caminho diferente, para assim, tentarem se recuperar de algo que os marcou completamente. Eles estão dispostos a fazer de tudo para diblar seus próprios problemas, principalmente acabar com o amor mais precioso que o ser humano pode ter, o amor da família.
__

E o céu de Miramar? possui uma linguagem simples e fácil de ler. O autor caprichou nas descrições de cenários e nas músicas escolhidas para acompanhar a trama. O desfecho foi algo sensacional e o final de cada um dos personagens foi digno de seus merecimentos.

site: https://www.instagram.com/estanteelivros/

Edna 07/09/2018

Bold
resenhaednagalindo
#EocéudeMiramar?

"Há tanto céu por aí e não tenho um pedaço só para mim. Os sonhos voaram para não mais retornarem. Minhas lágrimas desatam o nó que deixa verter toda a dor que carrego de querer ter dias felizes. Meu choro molha meus pés e já não lava a minha alma."

Somos apresentados à família Amaya, Solano, Piro e Clara e o vazio deixado pelo cãozinho Bold., e os amigos envolvidos com cada um, elescbivem em MIramar, uma cidade Marítima a 470 km e a sudoeste de Buenos Aires.

"A dor no peito, só sabe quem a carrega"
Clara - Já carrega uma marca profunda e vc vai odiá-la até conhecer sua história e toda falta de amor que e desestrutura toda a família.

"... um enzima chamada telomersae essencial na proteção do DNA durante a replicação das cel. crescimento...e então para.."
Piro - É com o propósito de descoberta que Piro junto com a amiga Miranda que quer descobrir uma espécie de formiga, juntos com os filhos Alana e Martin embarcam em uma viagem à Amazônia e vão viver o inesperado com dias alucinantes

"Esse mom. merece o melhor vinho da Argentina"
Solano - O homem que idealiza a beleza, o supérfluo, ela não tem medidas e vai viver uma farsa e um imperceptível e um terrível declínio.

"O que fazer qdo.o querer só lhe faz sofrer
Amaya - com um coração fragmentado pela traição, rejeição, sem realização profissional ela responde à um anúncio de um emprego e seu mundo será totalmente modificado.

"Precisamos olhar para o céu a cada manhã e acreditar que temos novas possibilidades
- Zeca - Balanga - Alana - Martin - Alonso - Mercedes, tão humanos ?

O autor @oliverfabio nos presenteia a narrativa com capítulos intitulados por uma maravilhosa trilha sonora irresistível e acredite não é só "E o céu de Miramar? É o mar, o farol, o encanto que ele conseguiu colocar em uma só história com um desfecho ou varios inusitados e surpreendentes.