Fadas no Divã

Fadas no Divã Diana Lichtenstein Corso...

Resenhas - Fadas no Divã

sofia 10/03/2024

"Afinal, uma vida se faz de histórias"
Demorei alguns dias depois de acabar o livro pra escrever essa resenha, porque tive sentimentos muito duais em relação a ele.
Primeiramente, digo que, como estudante, não sou fã da psicanálise, apesar de achá-la muito interessante em alguns aspectos, mas sou apaixonada por contos de fadas, clássicos e atuais, e eu leio absolutamente todos os recontos deles que eu já vi. Dito isso, quando vi um livro que misturava a psicologia com contos fantásticos, logo o coloquei na minha lista.
Apesar do livro ser muito interessante, ele é bem cansativo. Alguns capítulos são maravilhosos e a leitura deles fluia super bem, já outros se arrastavam muito.
Gostei muito da escolha das histórias e da interpretação feita delas, gostei da maneira que eram explicados os conceitos para fácil entendimento, mas a repetição de algumas falas e o entendimento das explicações fizeram o livro perder estrelas.

Julianne.Santiago 12/07/2023

De Chapeuzinho Vermelho a Harry Potter
O livro é cansativo de ler, mas para os amantes da psicanálise vale cada linha.
Uma maneira bem diferente de encarar os contos de fadas que tanto ouvimos quando crianças.
Uma análise psicanalítica desde contos bem antigos quanto de histórias mais atuais.

Gabi 22/05/2023

Muito incrível.
É um livro muito completo, principalmente para os apreciadores da psicanálise. As histórias antigas são de muito mais peso do que as atuais, possuem uma carga simbólica muito maior, o que faz da primeira parte do livro muito mais interessante do que a segunda.

Be Santos 21/05/2023

Maçante, mas bom.
Apesar de serem poucas páginas, o livro tem o formato de um caderno, cada página é dividida em 2 colunas e a letra é miúda, o que acaba tornando a leitura arrastada e chata, apesar disso eu gostei de ver o lado da psicologia nessas histórias

steleazs 07/03/2023

Não é o que eu esperava, me desatentei a isso, achei que traria uma simbologia dos contos para a época, na verdade ele apresenta ligações psicológicas (usando psicanálise) entre os contos de fadas e a infância. Meio obvio, não sei porque esperava outra coisa.

Tortorella 06/05/2022

Psicanálise
Um livro sobre a psicanálise dos contos de fadas mais populares - ou nem tanto - no meio das crianças, além de algumas histórias mais modernas, como Harry Potter.
Devo admitir que gostei mais das análises de contos antigos, pois trata muito da relação mãe-filha, ou pai-filho, pai-filha e mãe-filho. É uma verdadeira chuva de daddy e mommy issues. Mas, na maioria das vezes, trata-se do amadurecer, trata-se de deixar o seio materno e enfrentar o mundo terrível e guloso, que está pronto para te consumir.
As análises de detalhes que eu julgaria tão supérfluo nos faz pensar, como os rapôncios da história de Rapunzel - no Brasil, fora adaptado para rabanetes-.
Os escritores se apoiam muito em Freud e isso é uma coisa que me agrada, pois mostra como as histórias se popularizaram graças ao nosso subconsciente!
Entretanto, as análises dos modernos, como Mafalda e O Mágico de Oz são extremamente cansativos e um pouco repetitivos.
Razoável

Renata 18/01/2022

Muito cansativo
Embora seja louvável o estudo e análise dos autores sobre os contos de fadas, achei a narrativa extremamente cansativa.

Colly 26/12/2021

muita informação, então leiam com calma para gosta.
Porque tem muita coisa interessante, legal e diferente aí

Betodepoa 04/09/2021

Fadas no Divã
Diana e Mário definem a sua obra como um “traçado inicial do crescimento de uma criança até a adolescência e seus contratempos”. Concomitantemente, dispõem-se a analisar diversas situações vividas na paternidade e na maternidade: papéis, frustações, expectativas, neuroses, fantasias, .... E os contos infantis, segundo eles, ofereceram excelentes oportunidades para ilustrar alguns conceitos.

Por outro lado, inspirados pelo trabalho de Bruno Bettelheim, sentem-se também instigados pelo...

[...] porquê de determinados contos terem se celebrizado, durado, permanecido com um núcleo comum tão preservado, sendo que não são necessariamente muito melhores do que outros (p.23).

Embora sejam bastante contundentes na crítica a certos dogmatismos de Bettelheim, compartilham com ele a ideia de que as narrativas que se popularizaram entre nós foram aquelas que melhor representaram os conteúdos do inconsciente infantil ao longo dos anos (aliás, recomendo começar a leitura pelo capítulo XII -Considerações sobre o Livro: A Psicanálise do Contos de Fadas, Bruno Bettelheim, ...).

É interessante que esses contos tenham sido relegados à infância [...] eles nasceram para todos. Durante séculos, faziam parte de momentos coletivos, em que um bom contador de histórias emocionava sua plateia, incluindo gente de todas as idades (p. 25).

Cada narrativa conteria elementos específicos que interessariam à criança ouvir em certas fases do seu desenvolvimento, ajudando-as, assim, a organizar e entender sentimentos contraditórios. Não seriam apenas os componentes mais evidentes -trama, personagens, costumes, cenário, etc.- que atrairiam esse interesse, mas algo mais subjetivo, talvez “subliminar”, que aflora através combinação desses componentes.

Certos arranjos particularmente felizes por equilíbrio, beleza e força, cristalizam e formam algumas dessas narrativas que hoje conhecemos como as nossas histórias clássicas (p.28).

Como se fossem uma espécie de “oráculo”, essas estórias, ...

[...] assim como muitas outras, podem de fato oferecer caminhos que encenem as paixões humanas e nos suscitem sentidos que ultrapassam nossa consciência. [Porém...] Os contos, como os mitos, são estruturas geradoras de sentidos, eles não têm um sentido em si (p.166).

Ou seja, a ideia é ...

[...] que a eficácia atual dos contos folclóricos em nossa subjetividade não retire sua força necessariamente do que teria sido sua constelação de sentido inaugural, mas em sentidos outros que ela possa evocar no momento presente de sua narrativa (p. 177).

Outras abordagens, como a de Propp (As Raízes Históricas do Conto Maravilhoso, Vladmir Propp, ...), dedicam-se a explicar as origens históricas, mas não avançam, segundo os autores, na análise psicológica e na intrigante questão da perenidade das estórias.

CONTINUA NO MEU BLOG.

site: opinandosobrelivrosefilmes.opinandosobretudo.com

Fer 12/08/2021

Simplesmente perfeito
Linguagem acessível, tema e abordagem atualizados ao modo de vida contemporâneo.
Termino com o desejo pelo continuidade das obras que não constaram nesse primeiro volume, porém, não é com sentimento de falta, mas desejosa de continuar a conversa e aprofundar ainda mais.

Biia 24/07/2021

Fadas No Divã
Fadas No Divã se trata de avaliação psicanalista para leigos sobre os contos de fadas antigos e os modernos, como Harry Potter e O Mágico De Oz.
Livro interessante, para ler como hobby, não como fonte de estudo e conhecimento teórico. Achei muito acessível e com certeza me acrescentou muitos conhecimentos, indico para todos que se interessam por esse tema.

Vitor Dilly 24/08/2020

Responsabilidade dos contadores de histórias
Diana e Mário Corso fazem uma psicanálise aprofundada dos principais contos de fadas que vieram da oralidade ancestral até os dias de hoje. Por tudo o que representam para as crianças de todas as épocas, refleti sobre a responsabilidade social dos contadores de histórias, e conversei a respeito disso com a minha terapeuta. Os contos de fadas são uma apresentação do mundo para as pequenas vidas, revelando tanto a beleza e a bondade, quando os conflitos humanos e a maldade. O final dos contos assegura que o crescimento, amadurecimento, o equilíbrio e a felicidade são frutos da superação das inúmeras dificuldades enfrentadas ao longo da jornada da vida.

Gi 19/05/2020

Esperava mais do livro, ele tem algumas coisas bem interessantes, mas achei um pouco enrolado em varias trechos, não sendo direto sobre o que queria dizer. Enfim, é bom, mas nao passa muito disso.

caroldobairro 24/04/2020

Análises importantes
O livro analisa diversas histórias infantis em uma linguagem bastante acessível, nos fazendo revisitar aspectos da nossa infância. Muito interessante.

Bart 15/03/2019

Fadas no Divã - Psicanálise nas Histórias Infantis
Diana L. Corso e Mário Corso

Esse seria o livro que deveria ser lido antes de "Psicanálise na Terra do Nunca"! Antecipadamente já digo que é ótimo!
Caramba, a carga de informações com as interpretações de várias histórias que p/nós sempre foram simples e que nos ensinavam tbm! Não que as versões originais não ensinem, mas qnd vc passa a enxergar que a imagem do Vampiro está "preso" à fase Oral do psico desenvolvimento de Freud ... eeeé powrraaaaaa! Faz todo sentido!!
Que o conto de João e Maria fala tbm de distúrbios de alimentares... e pior, (lá vai!) a bruxa que tenta engordar João, seria uma representação das nossas mães(?!)... eeeeeeé powrraaaaaa! Isso sem falar nas premissas veladas dos relacionamentos no seio das famílias!!

Tá bom... se quiser saber mais, vai lá e leia, prq tem mt coisa mesmo! Só tem um problema... o livro se torna muito curto para o assunto! Leitura fácil e cativante!! Excelente!!