Vida e morte no sertão

Vida e morte no sertão Marco Antonio Villa




Resenhas - Vida e morte no sertão


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Felipe.Hencklain 04/09/2018

De vez em quando a gente pega uns livros com temas bem aleatórios pra ler. Mas nesse caso valeu a pena. "Vida e Morte no Sertão" é bem curtinho e informativo. O autor aborda as principais secas que assolaram o Nordeste do final do século XIX até o governo Figueiredo em 1983. Praticamente todos os modelos de governo da história do Brasil independente enfrentou alguma seca mais grave: desde o Império de D. Pedro II, passando pela república café-com leite, pela ditadura populista de Vargas e chegando ao governo militar. Curiosamente, TODOS ELES lidaram com a questão da mesma forma: deixavam a seca chegar para "remediá-la", pouco fazendo para resolver os problemas estruturais da região. Alguns governos, obviamente, foram piores do que outros, já que não raro estava envolvida corrupção, negligência e a má política daqueles que faziam demagogia, preferindo negar a fome e a miséria causados pela seca do que resolvê-la.
Nesses tempos em que muitos olham com saudosismo para o passado, livros como esse são essenciais para mostrar que nem tudo foi como se fala por aí.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR