A Cortina de Ferro

A Cortina de Ferro Anne Applebaum

Resenhas - A Cortina de Ferro

Albert 24/10/2015

Brilhante
Anne Applebaum escreve este maravilhoso livro que explica como o Comunismo foi imposto à força no leste europeu – com maior abordagem à Alemanha Oriental, Polônia e Hungria retratando o ano de 1944 até aproximadamente 1956. A obra levou mais de seis anos de extensa pesquisa. Um fato que muito me surpreendeu, segundo a escritora, foi algumas pessoas terem desaparecido após entrevistas concedidas para a obra.

Escrito de forma minimalista com ótima descrição e não linear - os eventos são apresentados de forma não-cronológica ou aleatória, movimentando-se entre o presente e acontecimentos passados, Applebaum demonstra todos os pormenores das histórias de vida dos cidadãos com relatos e entrevistas nos anos imediatamente pós-guerra e como tinham que escolher entre lutar, fugir ou colaborar; mencionando também as perseguições que a igreja, os meios de comunicação, instituições e associações sofreram pelo regime. O leitor não encontra dificuldade em perceber como o Comunismo estava fechando o cerco, ou melhor, pondo a Cortina de Ferro propriamente dita visto que a escritora escreve de forma clara.

Com riqueza de detalhes explora a limpeza étnica - embora a II guerra tenha acabado, ainda continuou. Como a juventude estava inserida e se comportava no contexto do regime, a participação do rádio na propaganda e sua influência, a política e a economia. Muito claro ficou também como os comunistas viam e faziam para deter inimigos internos, a utopia do Homo Sovieticus – com forte doutrinamento; a Cidade Socialista – que seria a cidade modelo. Como não poderia faltar, Applebaum aborda a tensão que levou Moscou a ficar em alerta com a revolta de Berlim em 1953 e em Budapeste em 1956.

Esta excelente obra possui mapa dos países e suas delimitações antes e depois da chegada do Comunismo e 24 páginas de fotografias da época abrangendo o modo de vida, os líderes do partido, trabalhadores e as revoltas que ocorreram.

A Cortina de Ferro é um excelente livro que detalha a tirania que os povos do leste europeu tiveram que enfrentar. Muito justo a autora dedicar a obra aos europeus do leste que se recusaram a viver dentro de uma mentira.

Infelizmente este livro não é vendido no Brasil, mas encontra-se disponível em Portugal podendo ser importado através de uma boa livraria. Embora o idioma seja o português de Portugal, não compromete na compreensão final.
Manuella_3 25/10/2015minha estante
Uau! Albert, uma aula de História, já para a lista.

Albert 25/10/2015minha estante
Obrigado Manuella. Para quem tem interesse mais à fundo sobre o Comunismo, existem muitas obras, e essa é de ótima qualidade. Recomendo também o excelente Ascensão e Queda da Comunismo do escocês Archie Brown que no momento encontra-se esgotado, mas caso encontre por um bom preço, não hesite em comprar.

Um abraço.

nat 13/09/2016minha estante
Valeu Albert!
Tô me interessando pelo tema e tava perdida, você deu uma luz! Se puder indicar mais livros agradeço!

Albert 14/09/2016minha estante
Olá Nat. Bem... posso citar ELES - Stalinistas Poloneses se Explicam, Experiências Psíquicas Além da Cortina de Ferro, Ascensão e Queda do Comunismo, Camaradas, Os Anti-Soviéticos da União Soviética... Há ainda outros livros como Foi-se o Martelo, Os Filhos da Rua Arbat, Paraíso Perdido, Técnicas da Propaganda Comunista, Segredo da Propaganda Comunista... entre outros. Ainda não li alguns citado acima.

Para título de informação, o livro acima (A Cortina de Ferro), somente a Livraria Cultura faz a importação de Portugal. No momento que escrevo este comentário, a obra encontra-se disponível para venda.