Maravilhas do Conto de Natal

Maravilhas do Conto de Natal O. Henry

Resenhas - Maravilhas do Conto de Natal

Henrique Fendrich 24/12/2018

O livro, como não poderia deixar de ser, conta com o hors concurs “Conto de Natal”, do Charles Dickens, a história de Natal mais bem sucedida da história. Outro conto também célebre, embora não tanto, é o ótimo “O presente dos reis magos”, de O. Henry. São contos praticamente obrigatórios em uma antologia natalina.

Em relação aos outros, o destaque, para mim, fica por conta de “Feliz Natal”, da inglesa Daphne Du Maurier e "Raio do sol, flor do sol”, do romeno Victor Eftimiu.

Bons momentos também com "“Meu conto de Natal”, de Budd Schulberg, “A boneca”, de George Lenotre, “Um presente de Natal”, de Henning Berger, “Noite de Natal”, de Vick Baum.

Há ainda dois contos de brasileiro, o belo “Conto de Natal”, do Rubem Braga (que, afinal, não fez só crônicas) e “Um peru de Natal”, do Mário de Andrade.

Também há um interessante conto do finlandês Johannes Linnankoski (“O Natal do mestre ferreiro”), um lírico conto da Selma Lägerlof (“A lenda da rosa de natal”), um conto um pouco estranho de Claude Farrère (“Natal no mar”) e mais algumas outras peças

Em outros contos, achei que a nota do sentimentalismo estava um pouco acima do que seria recomendável, o que é um pouco justificado, afinal, trata-se de contos focados no Natal