Irmãos Grimm em Quadrinhos

Resenhas - Irmãos Grimm em Quadrinhos

sueli 31/10/2012

Irmãos Grimm em Quadrinhos
Sinopse
'Irmãos Grimm em quadrinhos' reúne 14 contos clássicos ocidentais em versões criadas por representantes dos quadrinhos brasileiros. As adaptações buscam resgatar as histórias colhidas pelos Irmãos Grimm, reinterpretando-as com um apelo 'pop' e contemporâneo, trazendo inovações na linguagem.
Os autores são Allan Alex, Allan Rabelo, Arthuro Uranga, Carlos Ferreira, Claudio Mor, Daniel Og, Eduardo Filipe, Fabio Lyra, Fido Nesti, Mr. Blond, Odyr, Rafael Coutinho, Rafael Sica, Roberta Lewis, Vinicius Mitchell, Walter Pax e Lobo

Para o desafio escolhi um livro com uma capa linda! Eu amo os contos dos Irmãos Grimm. Me decepcionei com as adaptações, com os desenhos, com a violência...enfim não gostei nem um pouco desta reinvenção das fábulas. A reinvenção da fábula A gata Borralheira é extremamente violenta e assustadora. Os desenhos são feios, deprimentes, tristes, escuros, carregados, tensos...

Tudo bem que a proposta era fazer adaptações tentando resgatar os contos como os Grimm os compilaram, sem o conteúdo politicamente correto que surgiu no decorrer dos anos, mas ficou com aspecto e conteúdo de terror!

Definitivamente não gostei e nem recomendo.
Jociele.Oliveira 16/05/2018minha estante
olá! gostaria de saber a referência desse material, e se tem ele todo completo para que eu use na minha pesquisa de monografia.

Não consigo encontrá-lo por completo

FAVOR ME ENVIAR
jocielefriendy@gmail.com

Aguinaldo 22/02/2011

irmãos grimm em quadrinhos
Depois de ler algo tão estressante quanto "deus não é grande" achei que era hora de relaxar e pensar um tanto na vida. Nada como um bom mangá para dar uma chance ao cérebro. Aqui vários autores jovens (uma nova geração de quadrinistas brasileiros) dá versões bem pessoais a alguns contos clássicos dos Irmãos Grimm. As fábulas são conhecidas mesmo por quem nunca abriu um livro na vida: a bela adormecida, rapunzel, joão e maria, chapeuzinho vermelho, pequeno polegar e por aí vai até somar 14 diferentes histórias. Os traços são muito distintos entre si, todos algo moderninhos, quase pop. Alguns me agradam mais, outros são mais pesados, góticos talvez, mas o tratamento é sempre em um tom mais pesado que um desenhista do Walt Disney se permitiria. Certamente o coordenador do projeto deve ter lido algo como "a psicanálise dos contos de fada", do Bachelard, e se inspirado um tanto. Eu tinha pensado em dar este livro de presente para o filho de um amigo meu, mas li e desisti do projeto (o livro fica mais adequado a meu humor do que ao dele, seguro que sim, e é bem capaz dos pais do guri ficarem brabos comigo, mas esta é outra história). Para aqueles que gostam de histórias em quadrinhos é mesmo um belo volume. A lista completa das adaptações é, pela ordem, Velho Sultão (Allan Alex), A Gata Borralheira (Fido Nesti), João Porco Espinho (Claudio Mor), Os Músicos de Bremen (Vinicius Mitchell), O Pequeno Polegar (Daniel Og), João e Maria (Carlos Ferreira e Walter Pax), João Sortudo (Rafael Sica), Branca de Neve (Rafael Coutinho), O Rei Barbicha (Eduardo Filipe, o Sama), Chapeuzinho Vermelho (Arthuro Uranga), Margarete Esperta (Roberta Lewis), As três Línguas e Odyr Rapunzel (Fabio Lyra) e A Bela Adormecida (Allan Rabelo, S. Lobo e Sr. Blond).
Irmãos Grimm em quadrinhos, Diversos Autores, editora Desiderata, 1a. edição (2007) brochura 21,5x28cm, 176 pág., ISBN: 978-85-99-07050-5
Lobobarbanegra 28/10/2021minha estante
Ahahhahah! Meu nome é Lobo, sou o editor do livro! Não li A Psicanálise dos Contos de Fada, mas acho que deveria ter lido :)
Sugiro a leitura dos contos dos Grimm, eles não são nada como a Disney propõe. Depois, se tiver, paciência, me diz o que achou das adaptações, segundo esse novo olhar.

Leonel 11/01/2009

Interessante
Esse é um livro bem interessante! Algumas ilustrações são realmente assustadoras, e alguns dos contos ficaram bem diferentes das histórias bonitinhas que costumamos ouvir.