Como Encontrar Seu Estilo de Escrever

Como Encontrar Seu Estilo de Escrever Francisco Castro

Resenhas - Como Encontrar Seu Estilo de Escrever

carlos 06/05/2017

Tá mais para Orgulho e Preconceito
Como Encontrar Seu Estilo de Escrever até que tem dicas úteis, mas é muito pretensioso. Francisco Castro usa e abusa de nomes cânones da literatura mundial, mais como padrões a serem seguidos do que como exemplos que sustentem seu texto. Sem contar o desmerecimento a best-sellers. Ele não esconde em momento algum o que entende por texto bom e texto ruim, mas, pessoalmente, não acho que essas definições sejam assim tão distintas e extremas.

O autor também reforça bastante a ideia de que o objetivo de todo escritor é se tornar o escritor de um clássico, e eu simplesmente não concordo com isso. É claro que é algo a se almejar, ser lido e relido por décadas e décadas, mas não um desejo do qual se deve partir. A arte da escrita é tão tímida e desbravada que eu não consigo ver como alguém pode ter sucesso nela se não começar, acima de tudo, com o amor e o desespero de colocar a história no papel. De que importa a futura recepção da história tão cedo em sua concepção, se no momento da escrita só existe o escritor, sua mente e uma folha de papel ou um documento em branco no Word?

O livro não acrescenta nada que leve o leitor a se encontrar estilisticamente como escritor, o que me fez pensar que o título deveria ser, na verdade, `Como encontrar o meu estilo de escrita – As chaves para alcançar a expressão que Francisco Castro acha adequada`.
Giulia 20/06/2018minha estante
undefined

EduardoCDias 11/01/2021

Escrever é difícil
Livro curto, mas esclarecedor sobre as ?manhas? para se escrever bem. Dicas importantes exemplificadas por escritores como Saramago, Garcia Marquez, Patricia Highsmith, Dickens. Os pontos mais importantes para se focar e valorizar quando se está escrevendo.