O Dia-Z

O Dia-Z Vinicius A. Miranda

Resenhas - O Dia-Z

Jeni @eledoficial 09/12/2015

Cuidado para não virar Zumbi...
O tema deste livro é inquietante, Zumbi misturado com escritos da Bíblia, parece loucura! Já posso ouvir meu pai falando: "filha, isso não existe na Bíblia". Sinto te desapontar papai... Esse livro fala o contrário, quebrando todos os paradigmas o autor constrói seu pensamento sempre fazendo relação entre ficção e verdade (Bíblia). Esta brincadeira, se posso assim dizer, no primeiro momento pode até parecer loucura, mas visto de pertinho, você perceberá que vai existir um apocalipse Zumbi de verdade e você precisará estar pronto para esse evento, porque o "vírus" já foi lançado e todos nós estamos sujeitos a virar Zumbi no futuro.
O projeto do autor de fazer uma ponte entre assuntos da cultura pop e a Bíblia é inovador e podemos dizer de muita coragem, pois acredito que nem sempre é fácil aguentar as críticas dos mais conservadores.
Mesmo com todo esses desafios o autor foi feliz neste livro que abordou de forma concisa o apocalipse Zumbi, porém quem nunca tinha ouvido falar neste evento que logo, logo chegará, ficará surpreso com o final do livro.
Ao ler esse livro a sensação que você terá (pelo menos eu tive) é de estar sentada(o) em um banco qualquer de uma praça ouvindo o próprio Vinicius contar para você os resultados de sua pesquisa. Não sei você, mas eu achei isso mega interessante, pois em vários momentos ele faz perguntas no livro que da uma vontade de responder em voz alta.

Beijo Grande.

site: www.estavalendoedai.blogspot.com.br

Cassia 21/04/2016

Na dúvida, leia as obras de referência
Confesso que li este livro levada sem nenhuma referência, levada pelo título. Imaginava que fosse algo no estilo "relacionando o mito dos zumbis com passagens da bíblia" ou "mostrando que a existência dos zumbis já estava predita no apocalipse bíblico'.

Mas, na verdade, o que o autor faz é intercalar capítulos onde discorre sobre o fenômeno dos zumbis (como surgiram, como se multiplicam, seus hábitos, como combatê-los) e sobre a bíblia. E é aí que o bicho pega. Pois nos capítulos onde trata sobre a bíblia, apesar de algumas vezes ameaçar a introdução de uma "temática zumbi", o que se segue, na verdade, é um certo proselitismo cristão - light, é verdade -,mas ele está lá.

O livro é dotado de uma narrativa bacana e, por vezes, muito divertida, mas inconsistente. Explico. De repente, o autor está tratando de zumbis, quando parte para a parte religiosa, e, por vezes força a barra em assuntos teológicos mais complicados e se torna confuso. E, nesses momentos, retoma o tema zumbi, como se nada tivesse ocorrido. Muito louco.

Nada contra a religião dos outros. Só não achei muito legal porque, na verdade, fiquei com a impressão de que ele fez um "catadão" em um monte de obras de referência que ele cita bastante (como o Protocolo Bluehand, O Guia de Sobrevivência a Zumbis, Guerra Mundial Z) e usou de pano de fundo para pregação. Uma pena, porque ele é realmente um escritor habilidoso, dono de um estilo claro, fluido e muito gostoso de ler.

Sinceramente? Se você não liga para misturebas excêntricas, vale a curiosidade. Agora, se o seu negócio é somente zumbis, na dúvida, leia as obras de referência citadas, que é bem melhor.
Vinicius A. M. 08/06/2016minha estante
Obrigado Cássia por seu comentário!
Espero que mais pessoas não liguem para misturebas excêntricas! =)