Para Explicar o Mundo

Para Explicar o Mundo Steven Weinberg

Resenhas - Para Explicar o Mundo

matlima 14/02/2016

Não encantou
Essa resenha é incompleta, pois li apenas 1/3 da obra (pretendo retomá-la mais para frente).

O livro é bem escrito, acessível aos leigos e cheio de curiosidades sobre a história da ciência. Esses são, no meu entender, os pontos fortes da obra.

Infelizmente, porém, o autor gastou muita energia reunindo dados inúteis, ultrapassados e de pouca ou nenhuma utilidade prática nos tempos atuais. Em alguns momentos, até me pegava pensando coisas como: "poxa, poderia estar lendo coisas bem mais interessantes agora...". Isso foi tão constante nas primeiras 120 páginas que decidi suspender a leitura.

Outro aspecto que me incomodou foi a (aparente) frustração do autor com o pouco reconhecimento que os cientistas possuem em comparação a filósofos metafísicos. Essa frustração fica evidente quando Weinberg gasta linhas para (tentar) descredenciar as teses de pensadores transcendentes como Aristóteles.

Por esses motivos, o livro acabou não me encantando, mesmo sendo inquestionavelmente bom.

Jonas 14/06/2018

Comentários
O livro começa desde os primeiros poetas (como o próprio autor define) pré-helênicos, e termina com Newton, com um epílogo valioso sobre a ciência e suas unificações atuais. E cheio de detalhes e informações que, para a literatura brasileira ou mesmo de língua portuguesa, é difícil de encontrar. Escrito por um prêmio Nobel em física e um dos maiores físicos da atualidade, vale a pena ser lido por todos aqueles que se interessam pela evolução da ciência humana.

Neto 12/01/2017

Chato
Muito chato de se ler, as únicas partes interessantes são aquelas biográficas dos cientistas mencionados. Talvez para alguém que estude alguma área das ciências exatas ou biológicas seja mais interessante.
Sidnei 19/09/2018minha estante
O livro é muito chato, mais de quase 50% do livro trata somente de astronomia.
O autor não conseguiu decidir sobre que linha seguir, ou se fala sobre poucos assuntos de forma mais aprofundada ou se fala sobre muitos de maneira mais superficial, como o tamanho do livro é delimitante, então ele precisa de decidir. A ideia era dar um panorama geral sobre as ciências na evolução científica, logo se deveria tentar, falar na maior quantidade de assuntos possíveis, mas nisso ele falha.

Jussan.Rodrigues 23/05/2017

Livro foda!! São muitas informações pra poucas páginas, talvez às vezes ele fica meio difícil de entender pq é muito corrido, mas também pudera né, sao quase 3 mil anos de história da física reunidos em meras 500pag.
N se julga um livro pela capa mas a desse livro é bem legal vai, ela refrai a luz decopondo em espectros coloridos hehe Descartes e Snell iriam pirar haha.
E por falar em Descartes, o autor Steven Weinberg concorda comigo e com Damasio que Descartes é superestimado hehehe, ja dá pra montar um grupo no whats hahaha.
E cara, se hj é difícil fazer ciência, antes então era quase impossível. N digo pelo material disponível na época mas sim pelas perseguições dos acreditadores de mitos como cristãos e muçulmanos. Me revolta muito saber oq aconteceu com Galileu, Aristóteles, Darwin e o mais injustiçado Lavoisier que pediu pra terminar seus cálculos antes da forca mas o tribunal disse que a França não precisava de estudos e sim de mais guilhotinas.
Encaro esse livro como um incentivo pra continuar seguindo na ciência.

Henrique 17/03/2018

"Para explicar o mundo" cumpre sua missão de apresentar a história de como a ciência moderna surgiu ao longo de milhares de anos. Porém, a leitura não é envolvente. São poucos os momentos em que o autor é cativante e te faz querer continuar lendo. Os fatos históricos e o embasamento científico parecem estar completamente corretos, porém isso não é suficiente para prender o leitor. Em muitas ocasiões, o autor se arrasta por páginas e páginas com explicações de teorias científicas da Antiguidade, que atualmente não têm valor científico nenhum. Mesmo tendo sua importância histórica, não vejo o motivo de explicá-las em tal grau de detalhamento.
Não posso evitar comparar "Para explicar o mundo" com minha leitura anterior, "A Dança do Universo", de Marcelo Gleiser. Livro de premissa parecida, mas que tem capacidade de te envolver muito mais na leitura, mesmo sendo uma obra mais antiga (1997).

Ricardo.Silva 14/10/2019

Ele como livro de historia cumpre quase perfeitamente o seu papel, ele relata com máximo de clareza e detalhes como era a ciência e como ela foi evoluindo esses anos todos, porem ele por muitas horas apresentou conteúdos desnecessários sem contexto com o livro, aliais pode se dizer que um de seus maiores defeitos foi a desnecessária narrativa insistente sobre um determinado assunto, ele como eu disse mais acima cumpre perfeitamente seu papel como livro de historia mais nada alem disso o livro inteiro me senti como se tivesse na escola lendo um livro qualquer de historia. Ao meu ponto de vista o livro valeu sim ser lido pela variedade de assuntos e pelo aprendizado que me proporcionou. Se você estiver interessado em ler este livro tenha bastante paciência pois apesar de tudo ele me fez analisar como sera o futuro e se '' talvez um dia nossos descendentes veja nossa ignorância atual com tanta pena, quanto a que sentimos pelos antigos por não saberem que a terra girava em torno do sol " Sagan, Carl

Philippe.Dantas 01/07/2020

História e Ciência
Um ótimo livro àqueles que buscam compreensão histórica sobre a evolução humana, ou no caso, a evolução da ciência ao longo da humanidade.

Dentre os temas, o autor retrata como a idade antiga e seus ilustres pensadores interpretavam o mundo. Também nos faz entender o quão importante foi e continua sendo o estudo da astronomia para quase tudo que sabemos hoje.

As notas técnicas tornam a leitura um pouco cansativa, mas conforme Steven menciona, aqueles que não fizerem questão de ir a fundo nos detalhes matemáticos poderão prosseguir com o texto sem perder o entendimento do conteúdo geral.