Para Explicar o Mundo

Para Explicar o Mundo Steven Weinberg

Resenhas - Para Explicar o Mundo

Elias.Fernando 28/09/2021

A importância da física
'Para explicar o mundo' é um livro interessante, mas imaginava que nao fosse tão técnico quanto é. Ele fala mais sobre as equações e métodos usados pelos cientistas em suas épocas e não tanto nas mudanças promovidas pela ciência, o olhar é menos histórico do que eu imaginava. Não é algo que incomode, ele escreve de forma que é possível acompanhar sem grandes problemas. Acredito que o livro deve ser lido de forma atenta, o autor favorece a importância da física para evolução científica, de certa maneira diminui a importância das outras disciplinas científicas, o livro é escrito por um físico então é óbvio que ele puxa a sardinha para seu lado. Acho que ele critica Platão de forma acentuada, discordo dele nessa questão, parece que ele vê Platão como um causador de atraso da evolução científica. O livro é bem interessante, mas acredito que deve ser lido criticamente, já que o autor critica de forma clara algumas visões e autores do passado.

matlima 14/02/2016

Não encantou
Essa resenha é incompleta, pois li apenas 1/3 da obra (pretendo retomá-la mais para frente).

O livro é bem escrito, acessível aos leigos e cheio de curiosidades sobre a história da ciência. Esses são, no meu entender, os pontos fortes da obra.

Infelizmente, porém, o autor gastou muita energia reunindo dados inúteis, ultrapassados e de pouca ou nenhuma utilidade prática nos tempos atuais. Em alguns momentos, até me pegava pensando coisas como: "poxa, poderia estar lendo coisas bem mais interessantes agora...". Isso foi tão constante nas primeiras 120 páginas que decidi suspender a leitura.

Outro aspecto que me incomodou foi a (aparente) frustração do autor com o pouco reconhecimento que os cientistas possuem em comparação a filósofos metafísicos. Essa frustração fica evidente quando Weinberg gasta linhas para (tentar) descredenciar as teses de pensadores transcendentes como Aristóteles.

Por esses motivos, o livro acabou não me encantando, mesmo sendo inquestionavelmente bom.

Matheus 10/01/2021

O melhor livro para quem queria entender como a ciência evoluiu até chegar ao ponto de podermos saber tanto sobre o universo mesmo nunca termos ido mais longo que a lua.
O autor alinha um narrativa rápida e explicativa com uma linguagem simples de entender e nada técnica.
Para que tiver interesse o livro inclui um apêndice com explicações detalhadas sobre a parte técnica de tudo o que foi falado.

Madeira 25/01/2022

Maçante
Mesmo sendo inegavelmente apaixonado por ciências, especialmente as exatas, achei o livro ? em certos capítulos, bem maçante! Uma sequência exaustiva de detalhes técnicos dispensáveis pro entendimento. Somente no final que percebi que o autor ?? é prêmio ? Nobel em Física ??? respeito ?? máximo. Mas isso explica a parte mais ?teórico-exaustiva? que, ao meu ver, implicou numa obra talvez não tão popular. Em suma, recomendo mas não com tanto empenho!

Jussan.Rodrigues 23/05/2017

Livro foda!! São muitas informações pra poucas páginas, talvez às vezes ele fica meio difícil de entender pq é muito corrido, mas também pudera né, sao quase 3 mil anos de história da física reunidos em meras 500pag.
N se julga um livro pela capa mas a desse livro é bem legal vai, ela refrai a luz decopondo em espectros coloridos hehe Descartes e Snell iriam pirar haha.
E por falar em Descartes, o autor Steven Weinberg concorda comigo e com Damasio que Descartes é superestimado hehehe, ja dá pra montar um grupo no whats hahaha.
E cara, se hj é difícil fazer ciência, antes então era quase impossível. N digo pelo material disponível na época mas sim pelas perseguições dos acreditadores de mitos como cristãos e muçulmanos. Me revolta muito saber oq aconteceu com Galileu, Aristóteles, Darwin e o mais injustiçado Lavoisier que pediu pra terminar seus cálculos antes da forca mas o tribunal disse que a França não precisava de estudos e sim de mais guilhotinas.
Encaro esse livro como um incentivo pra continuar seguindo na ciência.

Jonas 14/06/2018

Comentários
O livro começa desde os primeiros poetas (como o próprio autor define) pré-helênicos, e termina com Newton, com um epílogo valioso sobre a ciência e suas unificações atuais. E cheio de detalhes e informações que, para a literatura brasileira ou mesmo de língua portuguesa, é difícil de encontrar. Escrito por um prêmio Nobel em física e um dos maiores físicos da atualidade, vale a pena ser lido por todos aqueles que se interessam pela evolução da ciência humana.

Neto.Antunes 12/01/2017

Chato
Muito chato de se ler, as únicas partes interessantes são aquelas biográficas dos cientistas mencionados. Talvez para alguém que estude alguma área das ciências exatas ou biológicas seja mais interessante.
Sidnei 19/09/2018minha estante
O livro é muito chato, mais de quase 50% do livro trata somente de astronomia.
O autor não conseguiu decidir sobre que linha seguir, ou se fala sobre poucos assuntos de forma mais aprofundada ou se fala sobre muitos de maneira mais superficial, como o tamanho do livro é delimitante, então ele precisa de decidir. A ideia era dar um panorama geral sobre as ciências na evolução científica, logo se deveria tentar, falar na maior quantidade de assuntos possíveis, mas nisso ele falha.

Henrique 17/03/2018

"Para explicar o mundo" cumpre sua missão de apresentar a história de como a ciência moderna surgiu ao longo de milhares de anos. Porém, a leitura não é envolvente. São poucos os momentos em que o autor é cativante e te faz querer continuar lendo. Os fatos históricos e o embasamento científico parecem estar completamente corretos, porém isso não é suficiente para prender o leitor. Em muitas ocasiões, o autor se arrasta por páginas e páginas com explicações de teorias científicas da Antiguidade, que atualmente não têm valor científico nenhum. Mesmo tendo sua importância histórica, não vejo o motivo de explicá-las em tal grau de detalhamento.
Não posso evitar comparar "Para explicar o mundo" com minha leitura anterior, "A Dança do Universo", de Marcelo Gleiser. Livro de premissa parecida, mas que tem capacidade de te envolver muito mais na leitura, mesmo sendo uma obra mais antiga (1997).

Ricardo.Silva 14/10/2019

Ele como livro de historia cumpre quase perfeitamente o seu papel, ele relata com máximo de clareza e detalhes como era a ciência e como ela foi evoluindo esses anos todos, porem ele por muitas horas apresentou conteúdos desnecessários sem contexto com o livro, aliais pode se dizer que um de seus maiores defeitos foi a desnecessária narrativa insistente sobre um determinado assunto, ele como eu disse mais acima cumpre perfeitamente seu papel como livro de historia mais nada alem disso o livro inteiro me senti como se tivesse na escola lendo um livro qualquer de historia. Ao meu ponto de vista o livro valeu sim ser lido pela variedade de assuntos e pelo aprendizado que me proporcionou. Se você estiver interessado em ler este livro tenha bastante paciência pois apesar de tudo ele me fez analisar como sera o futuro e se '' talvez um dia nossos descendentes veja nossa ignorância atual com tanta pena, quanto a que sentimos pelos antigos por não saberem que a terra girava em torno do sol " Sagan, Carl

Philippe.Dantas 01/07/2020

História e Ciência
Um ótimo livro àqueles que buscam compreensão histórica sobre a evolução humana, ou no caso, a evolução da ciência ao longo da humanidade.

Dentre os temas, o autor retrata como a idade antiga e seus ilustres pensadores interpretavam o mundo. Também nos faz entender o quão importante foi e continua sendo o estudo da astronomia para quase tudo que sabemos hoje.

As notas técnicas tornam a leitura um pouco cansativa, mas conforme Steven menciona, aqueles que não fizerem questão de ir a fundo nos detalhes matemáticos poderão prosseguir com o texto sem perder o entendimento do conteúdo geral.

Tama 26/11/2020

A ciência é tão fascinante quanto os mistérios que desvenda.
Foi maravilhoso.
Não só instrui acerca da história (e descobertas) da ciência, como, não surpreendentemente, descreve o evoluir do pensamento e conhecimento humano.
Como passamos de ignorantes totais para um lampejo de compreensão acerca do universo que nos cerca e do qual fazemos parte.
Como o provérbio budista diz: é na jornada que se adquire a iluminação, e não no destino.

Cristian Gusmão 21/01/2022

Desenvolvimento da astronomia
Apesar do título do livro induzir a uma narrativa geral do desenvolvimento das ciências naturais, Weinberg foca muito no desenvolvimento da astronomia quanto ciência principal dos primórdios da filosofia até a ciência moderna.

Se limita a algumas abordagens que poderiam ter sido melhor exploradas e caminhado a questões mais atuais. No entanto, a leitura é agradável e pode ser bastante proveitosa.

Oscar.Albuquerque 31/01/2022

Viagem na história da ciência
O livro nos conduz através da evolução das linhas de pensamentos e ideias da ciência, desde os primórdios, com os pensadores da região do Mediterrâneo até despontar em Newton e os físicos de século IXX e XX. De forma geral mostra como os cientistas e filósofos da natureza chegavam a suas ideias e postulados através de observação principalmente, e como foi a desmembração da ciência com as ideias religiosas e que envolviam o homem.

Biel 16/05/2023

Para Explicar o Mundo
É sempre bem difícil escrever uma resenha sobre um ensaio, principalmente um ensaio que tem como base eventos históricos. Mas eu penso que podemos parar pra "julgar" o livro pela forma como ele apresenta seu conteúdo. E eu acho que o Steven conseguiu mostrar muito bem o que ele queria. Como ele mesmo cita, o livro foi escrito como uma espécie de "pós digitação" de um compilado de anotações sobre suas aulas. Aqui ele tanta guiar você pela história da ciência e como a humanidade foi lidando com cada parte do crescimento dos estudos da física, química e biologia (por mais que tenha dado mais ênfase a esta primeira, o que aparentemente se revelou algo natural). O Steven trouxe tanto um texto que conversa com você, quanto um texto que te explica de maneira técnica cada trecho dos estudos (com direito a notas no final do livro que se aprofundam nas explicações). Eu gostei da obra, principalmente a parte social e evolutiva. É o que sempre acaba me pegando mais.