Tempos de fúria

Tempos de fúria Carlos Orsi

Resenhas - Tempos de fúria

Davenir - Diário de Anarres 30/03/2021

Um dos meus contistas preferidos da FC brasileira
"Tempos de Fúria" é uma coletânea de contos de um dos melhores contistas em atividade na Ficção Científica e nesse livro temos o autor em sua melhor forma. Os contos tem em comum o uso da violência sem restrições, a tendência de misturar FC com o terror e a engenhosidade e criatividade nas histórias que tanto nos fazem amar este gênero. Resenhei a segunda edição que vem com mais contos e a seguir vou comentar os contos em separado.

"Imagem e Semelhança" acompanha um sujeito perturbado por usa obsessão em alcançar a Deus, não poupando ninguém, nem o investigador que é aprisionado e passa grande parte da narrativa ouvindo toda a jornada do protagonista. É como um vilão contando seu plano maléfico que acompanhamos a história e o autor consegue prender o leitor instigando a curiosidade sobre o desfecho.

"Estes 15 minutos" um papo de bar no pé de uma favela carioca entre um membro do Comando Vermelho e um malandro viajado desencadeia uma onda de assaltos usando a distorção da realidade como subterfúgio. O autor consegue aliar o cenário e personagens bem brasileiros com quebras da realidades no estilo de Philip K. Dick e o final guarda boas surpresas.

"Questão de Sobrevivência" é um cyberpunk como deve ser escrito para o cenário brasileiro. Pinta a divisão favela e asfalto, interesses políticos e personagens marginalizados, trabalhos perigosos bem ambientado no Brasil. Na historia acompanhamos um grupo de milicianos interceptando uma carga de leite materno que se torna vital para as crianças da comunidade pois as mulheres do "Campo Fidel" estão contaminadas pela radioatividade. Conto publicado também no Livro Assembléia Estelar resenhado aqui.

"Pressão Fatal" se passa numa estação de pesquisa na órbita de Vênus onde o detetive Henri Bernardin investiga a morte de um membro da tripulação. A narrativa segue um tom e estrutura detetivesca tendo Bernardin um Sherlock Holmes, excêntrico, sagaz e sempre com uma resposta lógica quando contrariado.

"Planeta dos Mortos" conta a história de um soldado em sua primeira missão de campo em Vênus, com o objetivo de investigar uma estação de pesquisa durante o processo de terraformação do planeta.

"Desígnios da Noite" acompanha Marco, um gladiador moderno que busca vingança pela morte de sua ex-esposa com muito sangue e um mistério envolvendo uma seita astrológica.

"A Aventura da Criança Perdida" é um thriller de espionagem que faz vários personagens girarem em torno do desaparecimento de uma criança. O conto é curto, o que não favorece a construção dos personagens mas puramente do enredo e da ironia que marca o destino de alguns personagens.

"Colosso de Bering" brinca com universos alternativos quando um escritor em crise criativa encontra um amigo que havia falecido há dois meses e conta tudo que viu. O final tem uma sutileza sutil que com uma palavra muda tudo.

site: http://wilburdcontos.blogspot.com/2021/03/resenha-176-tempos-de-furia-carlos-orsi.html