Sherlock Holmes - Volume 1

Sherlock Holmes - Volume 1 Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - Sherlock holmes

Kyara8 07/03/2024

Simplesmente perfeito!

Eu fico pasma do quão inteligente o Arthur foi para escrever um personagem incrível desses.

Tem umas histórias que são bem cansativas ou chatas, mas são poucas, de resto, é INCRÍVEL. Principalmente o jeito como o Sherlock desvenda elas tão facilmente.

O Watson narrando é muito fofo, eu imagino ele velhinho escrevendo essas aventuras com o Holmes. Só acho pouco as falas do Watson, principalmente comparado as do Sherlock.

Mas enfim, eu recomendo esse box, sendo ele o meu favorito.

Morgana.Baratti 07/03/2024

Já assisti duas séries diferentes sobre Sherlock Holmes e amei as duas, adoro ver o pensamento dele e entender o que passa por trás das suas deduções. Nesse sentido o livro atua muito bem, sempre explicando os pensamentos. Pra mim, no entanto, acredito que a linguagem dificicultou um pouco o meu processo de leitura, sei que é pela época, mas isso foi algo que não me agradou, principalmente nas histórias mais longas , as vezes demorava a entender o propósito daquela parte na construção do livro . Ou seja aproveitei bem mais as mini histórias ?As aventuras de Sherlock Holmes? do que os dois primeiros contos mais extensos.
No geral é um bom livro, mas não amei

Livianadareal 07/03/2024

É um livro muito bom!
Confesso que a parte dos contos foi difícil pra mim, porque não gosto muito de ler contos! Mas as historias mesmo que adaptadas, são incríveis! Sou apaixonada por esse universo de Sherlock Holmes e espero sempre ver e ler mais sobre!

midnightrainz_ 06/03/2024

Estão reunidos aq os tres primeiros livros publicados pelo arthur conan doyle, sendo eles:

1. um estudo em vermelho: primeiro romance publicado com o personagem, é um livro bem introdutório no universo do personagem, conta desde o momento em que ele e o watson se conheceram e seu primeiro caso juntos. foca bastante na chamada "ciencia da dedução" e como o sherlock aplica ela na prática. é o meu livro favorito do autor (até agora), o foco da história não chega a ser o crime em si e sim como o detetive resolve ele oq pra mim é bem interessante.

2. o signo dos quatro: segundo romance do autor e o que tem a história mais interessante. diferente do antecessor, aqui temos um pouco menos de dedução e um pouco mais de ação (se eu não me engano é o que tem mais ação dos 4 romances), o que deixa a história bem agil e faz com q vc leia ela bem rápido. tem um certo tom racista quando eles falam de um personagem X na história, mas não dá pra esperar nada muito progressista em um livro do final do século XIX.

3. as aventuras de sherlock holmes: odeio com todas as forças esse título, mas o livro é bem interessante, reúne os contos do personagem que foram publicados nos anos de 1891 e 1892. boa parte dessas histórias estão entre as mais conhecidas dele, como o grande "um escândalo na boemia" e todas elas possuem características bem peculiares (alguns nem sequer chegam a ser crimes, como em "um caso de identidade" - *SPOILER MOMENT* que soa um pouco como falsidade ideológica, mas conta se vc estiver fingindo ser uma pessoa que não existe?). meus favoritos foram: "a liga dos ruivos" - o melhor da coletânea, o caso mais criativo -, "um caso de identidade", "os cinco caroços de laranja", "o carbúnculo azul", "a banda malhada" e "o polegar do engenheiro". para falar bem a verdade, todas as histórias são boas, com exceção do "o homem do lábio torcido" que tem uma motivação meio bleh e "a coroa de berilos" que é levemente parecido com "o mistério do vale boscomb".

no geral, são livros mt bons e que demonstram mt bem as habilidades do autor ao criar um personagem tão enigmático que ficaria para sempre marcado na cultura pop.

Matheus656 05/03/2024

A ciência da dedução
O romance de estreia de Sir Arthur Conan Doyle, "Um Estudo em Vermelho", apresenta ao mundo um dos personagens mais icônicos da literatura, o genial detetive Sherlock Holmes e seu fiel companheiro, o Dr. John Watson, enquanto mergulhamos em um intricado mistério de assassinato. A narrativa se desenrola de forma magistral, alternando entre a investigação do crime e flashbacks que nos levam ao passado do assassino, situado no deserto do oeste americano. Essa técnica narrativa, inovadora para a época, acrescenta profundidade à trama e enriquece a experiência do leitor, proporcionando insights sobre os motivos por trás do crime.

"O Sinal dos Quatro" é mais uma brilhante obra de Doyle. Neste segundo romance da série, somos imersos em um enigma complexo envolvendo um tesouro perdido, assassinato e uma misteriosa ligação com a Índia colonial. A história começa quando Holmes e Watson são contatados por uma jovem, Mary Morstan, cujo pai desapareceu há dez anos, deixando para trás apenas uma estranha série de cartas e um misterioso sinal, considero uma leitura obrigatória para todos os fãs de mistério e suspense.

Alguns contos nesse volume, se destacam por sua trama envolvente, personagens memoráveis e reviravoltas intrigantes. Aqui estão alguns dos mais notáveis:

Um Escândalo na Boêmia: Este conto apresenta Irene Adler, uma das poucas mulheres que conseguiram desafiar a astúcia de Holmes. Sua inteligência e charme deixam uma marca duradoura.

A Liga dos Ruivos: Neste conto, Holmes investiga um mistério aparentemente simples envolvendo uma liga bizarra. No entanto, como sempre, as coisas não são o que parecem, e o desfecho revela uma trama muito mais complexa.

O Enigma do Vale Boscombe: Holmes é chamado para investigar um assassinato em uma pequena cidade, onde as aparências enganosas complicam ainds mais o caso.

Doyle habilmente nos transporta para o intrigante mundo vitoriano de Londres, onde crimes misteriosos e enigmas aparentemente insolúveis aguardam solução. Cada conto é uma jornada emocionante, onde Holmes, com sua mente afiada e sua astúcia incomparável, desvenda os mais complexos casos, muitas vezes deixando o leitor tão perplexo quanto os personagens da história.

Sofi Maria 03/03/2024

"Jamais viveu e nunca morrerá."
Confesso que me joguei de cabeça e me precipitei comprando o box, que não foi barato, sem antes pesquisar sobre a obra. Eu fiquei encantada, para não dizer obcecada, com a série e quis ler os livros. Só que eu não esperava que todos os livros fossem, na sua maioria, contos!

Nunca me dei bem com livro de contos e esse não foi diferente, comecei a ler e parei. O motivo para eu ter voltado a ler? (Além, é claro, do remorso de ter gastado dinheiro)
Pela mesma razão que eu comprei eles. Eu reassisti a série pela 5° vez, e a minha paixão e curiosidade pelos personagens e os casos voltou! A escrita é ótima, a amizade do Sherlock e do John é maravilhosa, e são casos criminais! Todo mundo ama um caso criminal!

Única crítica que tenho é para mim, de ter sido burra e não ter pesquisado melhor antes, mas não me arrependo, talvez eu crie gosto de ler contos!

Bíh948 02/03/2024

"A minha profissão é saber o que os outros não sabem."
Eu já havia lido Um Estudo em Vermelho em outra edição, então foi uma releitura desse primeiro romance. Mesmo assim, acho que continua sendo minha história favorita do Sherlock. Não necessariamente por achar o mistério lá muito incrível, mas a maneira como tudo é narrado, sendo dividido em duas partes que de início te deixam confusa, parecendo desconexas. Pra só depois de um tempo você começar a entender que tudo se conecta é muito bom!

O Sinal dos Quatro é bom, mas não me cativou muito. Acho que a história com muitos personagens também deixou as coisas um pouco confusas e o mistério em si não achei tão legal.

Quanto aos contos, eram legalzinhos, tinha até umas histórias bem curiosas, mas nada muito uou. Inclusive achei que em alguns pontos faltou um pouco mostrar a genialidade do Sherlock. Teve vários mistérios que eu adivinhei, então não me surpreendeu muito.

De modo geral, eu gostei, mas nada muito incrível. Acho a escrita do autor muito boa, apesar de ser um livro grandinho não foi cansativo de ler. Também sou apaixonada pelo Sherlock, apesar de toda a arrogância dele, mas acho um personagem muito inteligente e divertido. O Watson também me representa em diversos momentos kkkkk, acho a narração dele muito boa. A amizade dos dois também é bem fofa, confesso que fiquei triste quando ele deixou de morar com o Sherlock, mas achei legal que eles continuam bem próximos.

Duda 29/02/2024

Divertido, envolvente até
Depois que vc pega o gosto pela forma de escrita, vira um leitura fácil

Apesar de por vez ser previsível, a obra ainda consegue ser interessante

Sr. Jorge 29/02/2024

Sherlock Holmes: Intrigas e Dedução em Volume 1
O primeiro volume da coleção de Arthur Conan Doyle apresenta uma introdução envolvente ao mundo fascinante de Sherlock Holmes, destacando os romances "Um Estudo em Vermelho" (1887) e "O Sinal dos Quatro" (1890), além dos contos reunidos em "As Aventuras de Sherlock Holmes" (1892).

Em "Um Estudo em Vermelho", Doyle nos leva ao encontro inicial entre Sherlock Holmes e Dr. John Watson, desencadeando uma parceria que se tornaria lendária. O romance oferece não apenas um mistério intrigante, mas também uma exploração perspicaz da psicologia dos personagens.

Já em "O Sinal dos Quatro", Doyle expande o alcance das habilidades de dedução de Holmes enquanto mergulhamos em um enredo intrigado que envolve intrigas familiares e tesouros perdidos. A narrativa mantém uma tensão constante, mantendo os leitores ávidos por descobrir a verdade por trás dos mistérios apresentados.

"As Aventuras de Sherlock Holmes" reúne contos que capturam a essência única do detetive consultor. Cada história é uma pérola, demonstrando a versatilidade de Holmes na resolução de casos que variam de enigmas aparentemente simples a intrincadas tramas criminais. Doyle habilmente destila a genialidade de Holmes em pequenas doses, tornando cada conto uma experiência empolgante.

Neste volume, Doyle estabelece as bases para o sucesso duradouro de Sherlock Holmes, proporcionando aos leitores uma mistura inigualável de suspense, inteligência e carisma. Cada obra contribui para a construção do legado imortal do detetive mais famoso da literatura.

mhekira 28/02/2024

Foi um livro muito bom de ler, me entreteu bastante e li bem rápido, tem palavras meio difíceis de entender mas a leitura em si é fácil

Lívia 27/02/2024

Elementar, meu caro Watson
No volume 1 do box Sherlock Holmes - obra completa, temos "Um Estudo em Vermelho", "O Sinal dos Quatro" e "As Aventuras de Sherlock Holmes (Contos)."

Em "Um Estudo em Vermelho", romance de 1887, apresenta um enredo simplesmente magnífico, cheio de elementos como suspense, mistérios, reviravoltas e ainda há espaço para um toque de humor. Foi meu primeiro contato com a escrita do Arthur Conan Doyle e eu simplesmente amei cada detalhe desse livro, é uma leitura tão fluída e intrigante que nos leva a querer investigar os crimes juntamente com os personagens, o que torna tudo ainda mais envolvente. 5??

Em "O Sinal dos Quatro", romance de 1890, assim como no romance anterior, a história me prendeu do começo ao fim. Os personagens continuam interessantes (Sherlock & Watson = melhor dupla). Holmes com sua sagacidade permite que o mistério seja resolvido com agilidade desde as primeiras pistas. Como o livro é narrado pelo Watson, ele começa a ganhar maior destaque e participar ativamente na solução do caso, além de dar início a uma relação amorosa, porém a qualidade do primeiro romance (Um Estudo em Vermelho) em relação a esse é incomparável. 4,5??

As Aventuras de Sherlock Holmes:
"Escândalo na Boêmia", traz a história de um homem misterioso que recorre ao Sherlock, acreditando nas suas capacidades investigativas. Esse conto é simplesmente surprendente, e já considero um dos meus preferidos, o desenrolar da história é completamente diferente dos dois romances anteriores, dividido em três partes, o enredo bem desenvolvido e o final foi bem inesperado, com grandes reviravoltas, e por fim, temos a Irene Adler, uma mulher a frente do seu tempo, sério, ela é maravilhosa!! 5??

"A Liga dos Ruivos", eu achei a leitura um pouco chata e o enredo bem previsível. 2,5??

"Um Caso de Identidade", eu achei um conto muito bom. Coitada da Mary, ninguém merece uma mãe e um padrasto assim. 5??

"O Mistério do Vale Boscombe", é um conto curto, mas ainda assim muito interessante. Sherlock usa seus métodos excêntricos para desvendar um assassinato e tenta mudar a opinião de todos em relação ao caso.
5??

"Os Cinco Caroços de Laranja", também foi um conto que achei interessante, mas não foi nada muito fascinante.
4??

"O Homem de Lábio Torcido", achei esse conto bem sem graça, não curti muito a leitura.
2,5 ??

"A Pedra Azul", gostei muito do conto, o início da narrativa é bem envolvente e divertida. É incrível acompanhar a genialidade do Sherlock deduzindo a situação com base na sua observação.
5??

"A Banda Pintada", é um conto simplesmente estupendo, os mistérios que cercam o caso me prenderam do início ao fim, confesso que senti um pouco de medo lendo kkkkkkk parecia algo muito macabro e o final da história foi algo que eu não esperava que iria acontecer.
5??

"O Polegar do Engenheiro", foi um conto bem simples, neste caso Sherlock e Watson foram mais ouvintes e quase não participaram da história. Obviamente fiquei aguardando o detetive Sherlock resolver tudo com a sua lógica, mas dessa vez foi totalmente diferente, pois não teve uma solução exata. 3,5??

"O Nobre Solteiro", foi um caso bem tranquilo, sem muitos perigos, mas mesmo assim não deixou ser um conto legal. Nele podemos conhecer um pouco mais do excêntrico Sherlock (eu amo quando ele começa a provocar o policial com o deboche kkkkk).
4??

"A Coroa de Berilos", é um conto bem legal de acompanhar, as deduções do Sherlock são sempre as melhores e a narrativa acaba nos mostrando que nem tudo aquilo que se vê é a verdade.
5??

"As Faias Roxas", foi um conto que me deixou um pouco tensa kkkkk apesar de que não achei difícil deduzir o que estava por trás dessa trama. É muito bem escrito e por isso prende nossa atenção até a última página. 5??

regifreitas 27/02/2024

AS AVENTURAS DE SHERLOCK HOLMES (The Adventures of Sherlock Holmes, 1892), de Arthur Conan Doyle; tradução Edna Jansen de Mello.

Com este AS AVENTURAS DE SHERLOCK HOLMES, encerra-se o primeiro volume do desafio de leitura em ordem cronológica das obras protagonizadas pelo detetive inglês. Aqui temos doze contos, publicados originalmente por Conan Doyle na Revista Strand Magazine, entre os anos de 1891 e 1892, e que só posteriormente ganharam uma edição em livro.

Diferentemente dos dois romances anteriores, nos quais tínhamos tramas um pouco mais complexas, nesses contos nos são apresentados enigmas de rápida resolução. Nem por isso deixam de retratar a genialidade de Holmes e seu imbatível método de dedução.

Como já se tornou clichê comentar, em uma coletânea de contos existe certa irregularidade em relação aos textos. Ao lado de contos muito bons como "Um escândalo na Boêmia", "A liga dos ruivos" e "Os cinco caroços de laranja", temos "A banda pintada", "O polegar do engenheiro" e "O nobre solteiro". Não que estes últimos sejam ruins, apenas os enredos não foram, no meu entender, tão interessantes como os outros.

Mesmo assim, está sendo uma delícia rememorar as aventuras de Holmes e Watson.

(Concluído em: 15/4/2024)
***

O SINAL DOS QUATRO (The sign of the four, 1890), de sir Arthur Conan Doyle; tradução Branca de Villa-Flor.

A trama se inicia quando uma jovem mulher, Mary Morstan, vai em busca do auxílio profissional de Sherlock Holmes. Segundo ela relata, anualmente recebe um intrigante presente: pérolas, enviadas por um desconhecido. Mary desconfia que tal presente tenha alguma relação com o desaparecimento de seu pai, uns anos antes. Conforme Holmes e Watson se aprofundam no mistério, eles se veem envolvidos em uma teia de assassinato, roubo e vingança.

Trata-se da segunda aparição do brilhante detetive e seu fiel amigo. Doyle habilmente conduz o leitor por uma série de reviravoltas e pistas enganosas, mantendo uma tensão palpável ao longo da narrativa. O texto é fluido e dinâmico, prendendo a atenção do começo ao fim.

Novamente, uma leitura empolgante, com uma trama envolvente e personagens cativantes. Doyle sabia dosar o ritmo da narrativa, revelando aos poucos as descobertas apoiadas nos métodos dedutivos de seu detetive. Não à toa, sua obra acabou se firmando como um dos clássicos do gênero policial na literatura universal.

(Concluído em: 10/3/2024)

********
UM ESTUDO EM VERMELHO (A study in scarlet, 1887), de sir Arthur Conan Doyle; tradução Louisa Ibañez.

Esta é a obra na qual aparece pela primeira vez o célebre detetive Sherlock Holmes, e seu inseparável parceiro, o Dr. John Watson. Ao criar o personagem, Conan Doyle acabou estabelecendo uma espécie de modelo que foi copiado em diversos romances policiais a partir daí. E embora Holmes tenha se tornado a versão mais famosa e popular de detetive, Doyle não foi o pioneiro nesse tipo de personagem.

Seu predecessor foi C. Auguste Dupin que, em 1841, mais de 40 anos antes do aparecimento de Sherlock, dá as caras no conto "Os assassinatos da rua Morgue", de Edgar Allan Poe. À semelhança de sua versão britânica, Dupin usa de sua estupenda inteligência para resolver as mortes misteriosas de duas mulheres na Paris do século XIX. Dupin apareceria ainda em dois outros contos: "O mistério de Marie Rogêt" (1842) e "A carta roubada" (1844).

UM ESTUDO EM VERMELHO nos apresenta Sherlock Holmes e seu indefectível método da ciência da dedução, utilizado para desvendar os mais diversos crimes e enigmas, insolúveis para a polícia londrina. Um homem é encontrado morto no número 3 de Lauriston Gardens. O corpo não apresenta nenhum sinal de ferimentos, mas está cercado por manchas de sangue; uma horrenda expressão de pavor no rosto, assim como uma misteriosa inscrição rabiscada às pressas na parede, com sangue, complementam o quadro deste terrível crime. Este é o estopim de uma aventura que transitará das ruas de Londres até Salt Lake City, nos EUA.

Além de ser uma máquina infalível e precisa de juntar detalhes que ninguém consegue enxergar, Sherlock Holmes é uma personalidade fascinante. Ademais, Doyle consegue construir um enredo cheio de suspense e reviravoltas que fazem todo o sentido quando todas as peças do quebra-cabeça se encaixam.

Esta é só a primeira das muitas aventuras da dupla moradora do famoso endereço 221B da Baker Street, que de fato existe, e acabou se tornado ponto turístico da capital da Inglaterra e do Reino Unido.

(Concluído em: 11/2/2024)

Stheguiara 12/02/2024

Clássico infalível
Os livros do nosso querido detetive não tem erro. É uma extravagância na simplicidade ou o contrário. Quando não se sabe o que ler, é sempre uma boa opção.

Rebeca1218 10/02/2024

No começo ele é muito bom, só que com o tempo ele fica meio enjoativo, recomendo ler ele e outro, para ir intercalando
Conta a história sobre um doutor que voltou da guerra e não tinha dinheiro para bancar uma casa sozinho. Daí ele conheceu Sherlock Holmes, um homem misterioso.
Eles embarcaram em uma amizade dividindo uma casa, e resolvendo mistérios!!!

Cass 10/02/2024

Magnífico!
Pra quem tem receio de ler por achar que é muito antigo e pode ter envelhecido mal, é exatamente o contrario, os romances e contos estão perfeitos até os dias de hoje, e os próximos.
Impossível ler e não se identificar com Watson e suas duvidas.