Sherlock Holmes

Sherlock Holmes Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - Sherlock holmes

Layla [@laylafromthebooks] 03/04/2016

Nada de BORING! por aqui, meus caros. É tudo de bom e muito mais.
Sherlock, em um de seus magníficos diálogos e estudo de casos, disse: "Ainda não tenho os fatos. É um erro grave formular teorias antes de se conhecerem os fatos. Sem querer, começamos a distorcer os fatos para se adaptarem às teorias, em vez de formular teorias que se ajustem aos fatos."

Não sei vocês, mas o fato é que Sherlock deveria ser uma leitura obrigatória a todos os amantes de mistério, humor e detetives únicos e incansáveis que, pela dedução, consegue saber sim, o que você fez no verão passado.

Watson, uma vez, dissera a Sher que ele tinha algo positivamente desumano pela frieza com que analisava e estudava as situações e pessoas a sua volta: "Na verdade, você é um autômato, uma máquina de calcular" são suas palavras exatas. Pois eu confronto o caro Watson. Não há detetive mais humano que o Holmes.

Vocês, assim como nosso querido detetive, precisam de fatos? Muito bem. Lá vão eles.

"Não posso viver sem uma atividade cerebral. A que mais se deve dedicar a vida? Olhe pela janela. Pode haver um mundo mais triste, horrendo e inútil?" Ele é depressivo.

"Tenho tendências de um refinado vadio e também as de um sujeito ativíssimo." Tende ao tédio com tanta frequência quanto nós.

"Não há nada mais a dizer ou fazer hoje à noite; portanto, dê-me meu violino e vamos tentar esquecer por meia hora esse tempo miserável e o comportamento ainda mais miserável de nossos semelhantes." É realista.

"Já eram cinco e meia quando Holmes voltou. Vinha alegre, entusiasmado, de excelente humor, um estado de ânimo que, no seu caso, se alternava com crises terríveis de depressão." Depressivo... e com graves alterações de humor.

Sher tem um leque de humanidade em seu coração. Esses são os fatos, e o que retiro deles é que o livro é feito das vísceras, das emoções, comportamentos e ambições mais humanas; Sherlock Holmes é o personagem que nunca andou sobre esta terra mais vivo que já li. Fiquei triste por acabar este incrível livro, embora tenha passado logo, já que tenho mais três para continuar!

E outra coisa que é certa: se você não leu, você precisa se apressar. Mate o tédio com nossos queridos Watson e Holmes. Eles não se importam.

site: https://www.instagram.com/laylafromthebooks/
Gabriel 18/10/2019minha estante
Concordo plenamente e faço minha suas palavras, todos deveriam ler essa obra incrível, li a obra completa e foi bom demais!

Sabrina - @linhaposlinha 03/06/2018

"Quando tiver eliminado o impossível, o que fica, por mais improvável que seja, deve ser a verdade. "
Depois de ler O Cão dos Baskervilles que estava parado na minha estante há muito tempo e depois de assistir alguns episódios de Sherlock, eu fiquei muito curiosa pela história desse detetive mundialmente conhecido. E então, fui atrás da obra completa para ler os contos e romances em ordem cronológica (apesar da ordem não afetar muito o entendimento de cada história em si, essa era uma das minhas preferências ao pesquisar por uma coleção para comprar).

O box da Nova Fronteira conta com a obra completa de Arthur Conan Doyle. A edição toda é bem trabalhada, os livros apresentam capa dura e os romances e contos são apresentados em ordem que foram publicados inicialmente, o que me agradou bastante.

Talvez, por ter assistido o primeiro episódio da série Sherlock, o primeiro romance apresentado no livro, Um estudo em vermelho, não me fascinou tanto quanto eu esperava. Porém, não deixa de ser um ótimo primeiro contato com os personagens, uma vez que conhecemos mais sobre os métodos de dedução de Holmes e sabemos um pouco sobre o passado de Watson. (E assim como a maioria, eu também fiquei confusa com a mudança repentina no início da segunda parte do romance, mas calma que tudo se resolve no final, ok?) Já O Sinal dos Quatro é o segundo romance apresentado no livro e conseguiu me prender mais do que o primeiro.

Por enquanto os contos estão sendo os meus favoritos. Escândalo na Boêmia, Os cinco caroços de laranja, A pedra Azul, A banda pintada e As faias roxas são alguns dos contos que aparecem no primeiro volume e tornaram-se os meus queridinhos.

Para quem já assistiu a série da BBC, os enredos de cada história podem parecer bem mais simples do que os episódios. Por isso vale lembrar que as narrativas foram escritas por volta de 1887, outros tempos, outras tecnologias. De qualquer forma, Sherlock Holmes não deixa de ser um personagem atemporal que conquista leitores através dos tempos com sua personalidade excêntrica e sua mente brilhante.

site: https://www.instagram.com/linhaposlinha
Barbara 17/04/2019minha estante
Realmente, A Pedra Azul é uma ótima história! Se não a melhor, de As Aventuras de Sherlock Holmes.

@Jehbreda 09/05/2017

Incrível leitura
O primeiro livro do box, cujos livros dado de capa dura e páginas amarelas, trazem contos cheios de suspense, sagacidade e o humor cativante de Holmes em suas falas.

Reinaldo (Estante X - @reeiih) 31/05/2019

Resenha do Estante X - Instagram Literário
Elementar, caro leitores. Finalmente depois de tanto tempo, fiz a leitura de Sherlock Holmes. E fiquei maravilhado com as histórias do detetive mais famoso do mundo. Meu interesse ficou maior após assistir a série Sherlock, da Netflix.

Diferentemente da série, o Sherlock dos livros é um homem mais dinâmico e simpático, evitando se exibir ou se vangloriar de seus métodos dedutivos. Entretanto, logo no primeiro contato com ele, em Um Estudo em Vermelho, vemos o quão genial é seu método. Watson também presta grande serviço ao narrar os eventos, tornando-os mais acessíveis ao público.

De fato este é o meu primeiro contato com as histórias de Arthur Conan Doyle e, diferente do que eu esperava, a leitura é extremamente fluida, gostosa e envolvente. Mesmo quando um caso parece simples, fiquei ansioso para encontrar os detalhes que levariam a solução dele.

Entretanto, é preciso ter em mente que a narrativa não segue os modelos de leitura detetivesca (oi?) atuais. Muitas pistas só nos é revelada depois, quando Watson indaga como Holmes chegou a tal solução ou pensamento. Logo, se você espera ler as histórias já descobrindo pistas, poderá se frustrar um pouco. Exceto se você também tem uma mente aguçada a perceber nas entrelinhas os sinais que comumente ignoramos.

No momento desta postagem, eu já estou praticamente terminando o segundo livro. Este primeiro traz dois romances e vários contos. Alguns dos contos são de “qualidade” mediana. Outros, entretanto, altamente complexos e interessantes. De modo geral, o livro é muito bom, os personagens bem construídos e a narrativa, pautada nos detalhes que interessam.

Sherlock, juntamente com Hercule Poirot (Agatha ♥), entra para o meu Hall de detetives admiráveis e complexos. Ao mesmo tempo que fico feliz por poder ler a obra completa (a Harper Collins lançou o box com os quatro volumes), também fico triste, pois ao terminá-los, saberei que não haverão novas histórias de Holmes para ler e admirar :(

site: https://www.instagram.com/estantexbooks

Ariedne 17/04/2017

É incrivel como Sherlok Holmes é um personagem atemporal, ele pode fazer suas investigações em qualquer século, não é atoa que vemos suas referências sociopatas em tantos personagens aclamados da atualide. Nesse primeiro volume destaco o Sinal dos Quatro e Um estudo em vermelho, dois romances empolgantes que desafiam nossas mentes a descobrir o que as pistas encontradas querem revelar. Arthur Conan conseguiu eternizar seu personagem para nossa felicidade.

Ruth.Santos 15/06/2019

Música e inguagem
Perfeito! E um trecho que merece destaque é: "Lembra-se do que Darwin diz sobre a música? Segundo ele, a capacidade de produzi-la e apreciá-la já existia entre a raça humana muito antes de existir a faculdade da linguagem. Talvez por isso que nos sentimos tão sutilmente influenciados por ela. Certamente nossas almas guardam lembranças vagas daqueles séculos envoltos em brumas, quando o mundo ainda estava na infância".

Karolinny 29/10/2019

Maravilhoso
Sherlock Holmes é um dos melhores personagens da literatura mundial e só minha opinião importa! Hahaahaha

Jaine Jehniffer 11/01/2018

Sherlock é Elementar
UM ESTUDO EM VERMELHO

Dr. Watson, um veterano de guerra, por meio de uma amizade em comum, é apresentado a Sherlock Holmes para que possam dividir um apartamento. Rapidamente, uma forte amizade se estabelece entre eles. Não demora muito para que o Dr. Watson descubra que seu amigo tem algumas particularidades e um conhecimento peculiar, que ele descreve da seguinte maneira:

1. Literatura: zero

2. Filosofia: zero

3. Astronomia: zero

4. Política: fracos

5. Botânica: Variáveis. Versando nos efeitos de beladona, ópio e venenos em geral. Não sabe nada sobre jardinagem e horticultura.

6. Geologia: práticos, mas limitados. À primeira vista, sabe reconhecer solos diferentes. Quando chega de suas caminhadas, mostra-me manchas e respingos nas calças e, por sua consistência, me diz em que parte de Londres as recebeu.

7. Química: Profundos.

8. Anatomia: acurados, mas pouco sistemáticos.

9. Literatura sensacionalista: imensos. Ele parece conhecer todos os detalhes de cada horror perpetrado neste século.

10. Toca bem violino.

11. É perito em esgrima e boxe, além de hábil espadachim.

12. Tem um bom conhecimento prático das leis inglesas.

*Página 22

Sherlock é um Detetive Consultor Particular, e é o único em sua profissão, pois foi ele quem a inventou. Isso significa que além de resolver mistérios de pequenos portes, mas que carregam em si grandes ensinamentos, ele presta consultoria e ajuda grandes detetives a desvendarem mistérios que outros considerariam insolúveis.

Em uma madrugada, um cavalheiro bem vestido, foi encontrado morto em uma casa vazia que estava para aluguel. Os detetives Gregson e Lestrade pedem a ajuda de Sherlock, que acaba por levar o Dr. Watson junto. No jardim da propriedade que ocorreu o crime, eles encontram o terreno com marcas de cabriolé, além de pegadas que indicam que duas pessoas entraram juntas na propriedade.

Na cena do crime, o cadáver sem ferimentos, com a expressão de quem pressentiu a morte, encarava o teto. Na parede escrita em sangue a palavra alemã RACHE. Havia ainda, algumas gotas de sangue no chão, cinzas de charuto e uma aliança de mulher. Com poucas provas circunstanciais, com muita observação e dedução, Sherlock Holmes já cria sua teoria e vai atrás das peças que faltam para completar o quebra-a-cabeça.

Continuação da Resenha no Site: Páginas e Takes

site: https://paginasetakes.wixsite.com/paginasetakes

Wardson 23/09/2019

Coletânea com ótimos romances e contos. Alguns surpreendentes, outros mais simplórios. Um pouco abaixo das expectativas, porém, mesmo, assim, nãodeixa desejar nada ao gênero.

May 14/11/2019

Li uma amostra pelo kindle
E li algumas das aventuras como Escândalo na Boêmia, A liga dos ruivos, Um caso de identidade, O mistério do Vale Boscombe, Os quatro caroços de laranja, O homem do lábio partido (esse não completo). Sherlock é um dos personagens mais marcantes na vida de um leitor.

Ju Vogel - Nemeton dos livros 06/02/2019

Elementar, meu caro.
Romance onde somos apresentados ao Sherlock Holmes através do personagem Watson.
Conta como eles se conheceram e passaram a morar juntos na Baker Street. 🔎

Um Estudo em vermelho é o nome que eles dão ao primeiro caso a ser resolvido pelo Sherlock.
Um homem foi assassinado em um casa vazia, a polícia está perdida tentando desvendar o caso e então pede ajuda ao detetive consultor (como Sherlock mesmo se denomina). 🕵️ Achei bacana quando depois que é descoberto o assassino , o autor nos leva ao passado para contar toda a história de como e por qual motivo o assassino cometeu o crime. 🔎

É muito divertido vermos o Watson se surpreender com o gênio diferente de Sherlock e com a forma como ele descobre as coisas com tanta facilidade. .

site: https://www.instagram.com/p/Bjx-t-vnGxK/

tah 10/05/2016

sherlock holmes
Atravez da observaçao consegue deduzir coisas que passam batido em olhos não treinados. Crimes que o detetive consegue descobrir so pela narrativa dos acontecimentos.

Rafaela 27/01/2019

Volume 1
Creio que em um momento mais calmo da minha vida eu conseguiria ler esse livro com mais emoção! Todos mistérios impostos ao Holmes nos dá uma ponta de curiosidade mas depois do meio do livro eu fiquei meio desinteressada. Após o Um Estudo em Vermelho, do qual pra mim, foi a melhor parte do livro em peso, eu já não li mais com tanto entusiasmo. Simplesmente estamos lá lendo a versão de Holmes com Watson quando o livro muda o foco para voltar ao passado e explicar a história desde o começo da caso para que possamos entender o mistério que aconteceu! Eu simplesmente me foquei no livro de um jeito absurdo para entender o que estava acontecendo... Mas enfim. Creio que deixarei o restante das histórias de Sherlock Holmes dos próximos volumes para frente. Amei a escrita do autor, amei a forma detalhada com o qual ele descreve os casos e os soluciona! Excepcional. Uma pena eu ter desanimado de ler o início, o meio e as resoluções deles.

Aninha.Campos 27/12/2019

Ótimos contos
Gostei muito dos contos, com certeza pretendo continuar a leitura do box, porém me irritei um pouco com a quantidade de erros gramaticais nessa edição.. encontrar um "pra mim fazer" foi bem frustrante!
Keller 09/01/2020minha estante
Sério? Que decepção ?

Aninha.Campos 13/01/2020minha estante
Mtos erros gramaticais...

Kai 17/01/2020

amei
ótimas histórias, mas confesso que achei algumas um pouco fracas.