Sherlock Holmes - Volume 3

Sherlock Holmes - Volume 3 Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - Sherlock Holmes

Luiz Henrique 29/03/2024

Eu fui saber só ao final da leitura que os contos nesse volume, bem como O Vale do Medo, foram publicados atendendo a um pedido do público, insatisfeito com a morte do protagonista ao final da história do volume anterior.

Isso explica bastante o fato de esse livro tentar em vão conversar com os anteriores. É uma amarração, feita com algum grau de pressão para que fique no lugar.

Mas, se você olha atentamente, você vê algumas fissuras.

Os contos de A Volta de Sherlock Holmes pareceram bem menos atraentes, mesmo que exista uma justificativa aceitável para que as habilidades investigativas de Holmes não estejam presentes.

O Vale do Medo conta uma história não tão atraente (para os padrões dessa série) e que acaba virando, no epílogo, apenas uma preparação de terreno pro futuro.

Etinquiring 28/03/2024

O artista Sherlock, romance genial e escrita melhorada.
No começo, notei que a escrita do Doyle melhorou demais. Parece que agora o mesmo acrescenta um toque de arte, beleza, e poesia no que o Sherlock faz, ou mais especificamente, nos pensamentos do Watson, parece que o autor se fundiu com a profundidade da dinâmica dos personagens e também deu um requinte aos registros do Watson a medida que o personagem amadureceu e os anos se passaram. Eu fiquei tão impressionada e obviamente instigada quando o caso parecia interessante.

Particularmente, achei curioso em um caso específico em que pelas circunstâncias emocionais complexas envolvidas, Holmes tem uma compaixão. Inocenta o culpado mas ameaça o mesmo dizendo que o jovem Hopkins tem uma pista devido a sua participação na cena do crime. Mostrando que não ocorreu um ?passar o pano?, mas um compromisso fiel com a verdade.

Em relação ao romance O Vale Do Medo, que baita de um romance! Eu simplesmente fiquei extasiada só em saber no que o caso estava ligado, ligado com uma sociedade secreta, fiquei curiosa para entender o contexto profundo do caso. É um romance diferente dos demais do Doyle que eu li até agora, porque o contexto tem uma atmosfera distópica e intrigante. Com certeza, se tornou um dos meus romances favoritos do Doyle, chegou no nível do tanto que eu gostei do Um Estudo em Vermelho.

Não se pode perder a linha raciocínio nos casos do Sherlock, quando você engata, imagina, e não vai pela vontade de quantidade, prepare-se para não desgrudar do livro. Acho que é preciso coragem para ler Sherlock Holmes, entender, e acompanhar o caso entendendo o que está se passando, é preciso parar um pouco as vezes e voltar para processar depois, essas pausas que sejam também a magia de tudo isso e deixa tudo muito enriquecedor, deixando esse livro e todos os casos em particular altamente interativos e instigantes, acho que são como leques de possibilidades, muitas vezes o leitor pode gostar mais de um caso do que o outro, pois você também está numa posição de raciocínio.

O que eu tenho a dizer é que estou prevendo uma ressaca literária. Estou chegando no fim do box? Finalizado o terceiro livro e como sempre, Sherlock Holmes sempre estará vivo para mim e como sempre significando a minha vida, e perspectiva de mundo, com certeza serei uma propagadora de sua existência com a maior alegria e convicção para as próximas gerações, dizer ?recomendo? é uma palavra muito pequena para descrever o quanto Sherlock Holmes e John Watson me marcaram e como Doyle ainda me impressiona ??

Giulyana.Piatezi 16/03/2024

Vivemos à frente do nosso tempo e sofremos as penas habituais.
Que livro incrível! Primeiro volume que me prendeu desde o começo. Eu achei que ia ficar arrastado mas quando eu lia um caso do Sherlock eu me surpreendia cada vez mais. Os casos dele sempre sendo maravilhosos.

Eu amei o romance desse livro, a segunda parte do livro não me prendeu muito mas foi bom saber, eu pensava que esse Vale do Medo era mentira até ler ela.

Favoritei esse volume, é realmete o melhor dos dois que eu já li, leiamm

Pammia 14/03/2024

Acho que ler os volumes em seguida acabada cansando.

Gostei muito, mas foi o que mais demorei pra ler, achei um pouco arrastado.

Cass 05/03/2024

Top 1 dos casos
Fechei o livro considerando O Vale do Medo meu romance favorito, assim como este livro em primeiro lugar entre os quatro.

Vitoria camara 05/03/2024

Um final surpreendente!
De todos os livros que até então li de Sherlock esse foi o que teve os casos mais densos e ruinzinhos de ler, porém o ?romance? foi o melhor de todos até agora?
O vale do medo é um caso muito bom de ler, você cria mil teorias e não acerta por nada, é bem diferente e criativo. ???

Leticia.Boldo 03/03/2024

A volta de Sherlock Holmes e o vale do medo
À volta de Sherlock Holmes tem a melhor volta de personagens, fiquei tão surpresa quando o Watson quando o viu o Holmes novamente.
Mas acho que mesmo a primeira parte do livro ter sido tão boa, a segunda parte do livro, o vale do medo foi onde mais me surpreendi e acabei gostando muito da história.
Super recomendo

Babi 03/03/2024

Tudo dentro dos conformes
O terceiro volume das histórias do Xeroque foi divertidíssimo, como todos os outros. Nesse achei contos mais divertidos e marcantes, mas a estrela do livro é o romance do Vale do Medo!!! Que história tenebrosa e bem contada.

@dinkley_atelie 29/02/2024

Como sempre a leitura fluida, histórias maravilhosas, mas a última, fiquei de boca aberta com tantas reviravoltas

Maria20919 25/02/2024

Doyle como sempre fazendo qualquer transeunte se apaixonar pelas aventuras de um maluco eloquente e seu fiel amigo.
Incrível como a mente dos dois funciona em sincronia, (não sei quem é mais maluco, o escritor ou o personagem).

Gabu 20/02/2024

Sherlock Holmes ? Volume 3
Eu li esse volume aqui bem rápido pois eu gostei mais desse em comparado aos outros. Apesar de eu ter gostado bastante dos contos do segundo volume, os contos presentes nesses foram interessantes e envolventes de se ler, me ajudando a sair daquela ressaca.

Sobre o romance, gostei principalmente da primeira parte, já que na segunda eu dei uma viajada pela mudança de cenário. Foi uma finalização e conclusão de caso um pouco nada a ver, no meu ponto de vista, mas mesmo assim gostei do desenvolvimento.

Naldo.Vieira 16/02/2024

Volume 3
Terceiro livro do box da obra completa de sherlock concluído com um final não muito convincente. Todos os contos foram ótimos mas o romance, principalmente a segunda parte, ficou meio nada a ver. Enfim, esperar pra ver o que acontece no próximo livro.

Thiago.Oliveira 19/01/2024

Resenha do Livro
Certamente, o "Vale do Medo" é ums das melhores histórias de Sherlock Holmes que li até agora. Ansioso para finalizar o último livro do box!