Sherlock Holmes - Volume 4

Sherlock Holmes - Volume 4 Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - Sherlock Holmes

ana luiza 11/03/2023

Não acredito que terminei essa série de livros, com certeza vai e está deixando muita saudade.
Mais uma vez as histórias foram contadas com uma fluidez que consegui imaginar tudo mentalmente. Creio eu que o ponto mais forte desse livro foram as histórias contadas no ponto de vista de Holmes, elas deram um toque objetivo e coeso ao livro.
Sem dúvida é uma coleção que recomendo e pretendo ler novamente.

pablalves 03/03/2023

Baker Street, n° 221b
Olá,

Você me acompanhou por alguns anos, sr. Holmes. Ou melhor, meus olhos quem o seguiram, sempre atentos aos seus passos pelas ruas de Londres. Eu admito, quase acreditei que tivesse morrido naquele incidente nas cachoeiras. Mas conheço os seus métodos excêntricos, e não me surpreendi ao saber que logo estava metido em outro caso, vivinho da silva. Às vezes, eu tentava descobrir os fatos antes de tudo terminar. Não andei muito bem nos últimos anos. Você estava lá e sabe. Mas agora chega o momento inevitável do nosso último encontro, e sabendo que você é um homem da razão e não da emoção, apenas concluo, dizendo, que valeu a pena, velho amigo.

Duda 28/02/2023

Achei bom, porem, toda via não é um dos melhores livros já lidos, O Sherlock Holmes enrola de mais, e isso é irritante. Ele é um pouco frio e calculista, mas é legal. Como eu disse não é um dos melhores livros do mundo, há livros melhores, mas pra quem gosta dos casos dele é legal, mas muito confuso, só quem tem cabeça de Sherlock Holmes consegue entender. O livro não é tão grande então da pra acabar em alguns dias. Minha resenha Vai ser pequena pois não tenho tanto que falar.

Henry.Davy 18/02/2023

O homem que nunca viveu, e nunca morrerá ?
Sherlock holmes é um icone literário, que extrapolou a bolha e hoje e um icone mundial e isso é totalmente compreensível, com 4 romançes e 56 contos, a gente passa por diversas historias de um Londres totalmente insegura e um gênio detetive e seu bibliografo resolvendo os casos mais complexos. A obra por completo, claramente não é perfeita existem certas repetiçoes e falhas, mas isso não diminui a genialidade dos casos e de como eles são resolvidos. Arthur Conan Doyle escreve de maneira bastante leve e concisa e ainda mantendo aquela estica de escrita do final do seculo XIX. As historia de sherlock holmes são uma otima maneira de entrar no mundo literário, e fico bastante feliz por entrado nesse mundo por meio de suas historias.

Ler suas historias todas as noite vão fazer bastante falta, mas tenho que revisitarei bastante essa obra no futuro.?

Ecleticbird 18/02/2023

De novo e de novo
O 4 e ultimo volume das aventuras de Sherlock Holmes tem as ultimos contos escritos por Arthur Conan Doyle, e infelizmente é mais do msm.
As histórias são boas mas eu senti que elas foram escritas para atender a vontade do público e n do autor, os contos são meio corridos e iguais parecia que eu lia a msm coisa a cada capítulo.
Em contrapartida foi ótimo ler esse livro, Sherlock n decepciona msm sem enredo.

vitinho 16/02/2023

Se você quiser ler esse livro minha dica é: pirateie
Porque não vale o dinheiro gasto na compra deles.
Não tenho resenha elaborada para os outros volumes então farei dessa para todos: os livros não são, nem de longe, agradáveis. Arthur Conan Doyle era um imperialista racista misógino e xenofóbico de marca maior, e isso fica claro em muitas, muitas cenas de sua narrativa.

"Ah, mas ele é um homem da sua época, em 1800 e la vai fumaça" f*da-se. Se você consegue ler tranquilamente um livro em que ele chama os negros de selvagens e fala sempre que tem a chance que as mulheres são sexo frágil e que a vida de nativos vale menos que a de um homem branco, boa sorte e vá se lascar tanto quanto ele, porque eu não consigo.

O protagonista, o John, é em alguns momentos cativante, mas enquanto narrador reflete o ego de quem o criou: um veterano que acha que o mundo deve alguma coisa a ele porque ele estava no campo de batalha curando uns brancos que matavam os povos revoltosos das colônias da Inglaterra.

Não preciso nem dizer, portanto, que é uma leitura datada, que até daria pra relevar alguns desses aspectos se eles não fossem tão importantes para a narrativa, mas são. Sherlock, por outro lado, não apresenta os mesmos preconceitos que seu companheiro, mas o fato dele simplesmente não ferir os direitos humanos (às vezes acontece) é tratado como uma faceta de excentricidade de sua mente brilhante, mas de sanidade BEM questionável.

Agora, tentando ignorar a má impressão que tenho das narrativas por causa dessas coisas, é válido descorrer um pouco sobre a escrita nos livros. O autor com certeza brilha mais nos contos do que nos romances. Falando nestes, a maioria prendem bastante o leitor, e alguns tem alguns elementos de terror e suspense que contribuem muito para o desenvolvimento curto e fluido dos textos. Exceto pelos que todo o plot twist da narrativa gira em torno de racismo ou misoginia (sim, existem alguns em que isso acontece) que eu li bem rapidamente e sem prestar atenção pois não sou obrigado, em geral gostei deles. Quero fazer uma menção especial inclusive, a o que eu mais gostei, conto presente no volume 4: A aventura da juba do leão.

Para além disso, os romances. Ao todo, são 4, e não abro minha boca para dizer nem movo meus dedos para digitar que são muito bons, porque seria mentira. Cão dos Baskerville é o melhor, mas isso não é dizer muita coisa. Vale do medo não foi necessariamente ruim, mas foi tão pouco memorável que nem da resolução do problema eu lembro. Um estudo em vermelho e Sinal dos quatro são memoráveis sim, mas de tão ruim que são. Enquanto Sinal dos Quatro, além de ser chato e a história péssima, é uma das peças de narração mais racistas que já li em toda a minha vida. Estudo em Vermelho o problema é outro: em um romance cujo ritmo já não estava o melhor do mundo, Conan Doyle nos fez o FAVOR de logo antes da resolução do mistério, colocar tooda uma história que se passa na casa do cachaprego de sei la quantos anos atrás pra dar fundo pro assassino. Sinceramente, se fosse concisa pra explicar o motivo das mortes mais rapidamente, não seria tão ruim. Mas são capítulos e mais capítulos de uma história CHATA que surge do nada e que, sinceramente, ninguém liga.

Depois de tudo, finalmente acabei a saga inteira, e posso falar mal com propriedade dessa bomba que é Sherlock Holmes original. O quarto volume, só de contos, na verdade não foi nem tão ruim assim, mas não vale a pena considerando todo o resto (e vou ser realista também. provavelmente eu curti mais esse porque sabia que estava perto do final e perto de acabar).
2.5 estrelas. Ia dar 3 pra esse volume especificamente mas quando comecei a lembrar de tudo que passei nos outros, fiquei com raiva e diminui a nota. É isso, paz no coração e sou um homem mais feliz por ter finalmente terminado isso.

Thais.Menezes 10/02/2023

Sherlock Holmes
Amei a leitura? diferente dos outros livros em que a primeira parte são contos e a segunda um romance, este possui as duas partes de contos. De todos os contos o único em que eu desconfiei do motivo de assassinato, foi o ?Juba de leão? e meio que acertei? os demais não foram para o meu talento investigativo ?? esse livro também possui o diferencial em que dois contos são narrados pelo próprio Sherlock, diferente dos demais em que são narrados pelo Dr Watson, melhor amigo de Sherlock. É interessante também, que nesse livro aparece Mycroft, irmão de Sherlock em um dos contos, e fica claro qual é seu cargo no governo britânico?. Super recomendo a leitura e estou me sentindo ótima em saber que agora li toda a obra de Sherlock ?

Nicole 29/01/2023

Último livro da série, tão bom quanto os outros.
Apesar de não ser o meu tipo de leitura preferida não tenho onde colocar defeito!

Anny_beei 29/01/2023

Finalmente acabei essa série akksk
Este foi o último volume,entre todos os 5 achei este na média sendo o melhor se não me engano o 2 volume.
Não tem muito oq falar já que foram basicamente 20 contos tendo como melhor na minha opinião o "o problema da ponte thor", talvez por falar do Brasil kakskkd,gostei muito da experiência talvez os contos eu não leria novamente mas com toda certeza os romances vou querer ler.
Gosto muito da escrita do autor,único livro que conseguiu me tirar da resaca!

Sthefany_ 22/01/2023

O fim...
Este último livro foi o melhor,as histórias foram muito bem escritas,eu amei o fato do Sherlock Holmes narrar alguns casos. incrível??

Lay 20/01/2023

Gente do céu ???
O que falar dessa obra?Perfeita,maravilhosa,emocionante e marcante!
Sentirei muita falta dessa dupla e estarão no meu coração
Do último livro:
Perfeito kkkkk,chorei,ri e amei cada momento q li
Do box completo:
Incrivelmente perfeito
Sherlock Holmes e Watson moram no meu coração
???????????

yasminsdreis 13/01/2023

Apezar de achar um livro maravilhoso, coom personagens bem desenvolvidos e com uma evolução perceptível ao leitor, principalmente entre Sherlock e Watson, em alguns momentos o escritor superestima Holmes, camuflando a narrativa com suposições de origem duvidosa e não oferece aos leitores a chance de atuar como investigadores, algo que me incomodou um pouco. Há situações em que somente Sherlock dispõe de qualquer discernimento no que concerne à resolução dos casos, enquanto que o leitor, sem indícios que poderiam levá-lo a elaborar possíveis desfecho, permanece às escuras até que o veredicto do detetive seja revelado. Apesar disso, sua inteligência será eternamente considerada um dos maiores símbolos da literatura policial.

Movio 11/01/2023

Leitura prazerosa
Mais uma obra incrível deste exímio autor. Suas histórias são sempre envolventes e facilmente levam o leitor a cada caso diferente. Livro excelente, como todos da coleção.

Brenda 10/01/2023

Sherlock Holmes
E aqui chegamos ao fim. 4 romances e 56 contos depois, posso dizer que Sherlock Holmes é um personagem fascinante, assim como as histórias que Sir Arthur Conan Doyle escreveu. Pra mim o fato de muitas pessoas terem acreditado que ele era uma pessoa real, e não mero personagem da ficção, sempre vai ser uma das maiores conquistas literárias que alguém alcançou. Sigo apaixonada pelo brilhante raciocínio lógico do Holmes, demonstrado em todas as páginas.

"Portanto, leitor, dê adeus a Sherlock Holmes! Agradeço a sua fidelidade e espero que tenha tido alguma recompensa, na forma de distração das preocupações da vida e de uma estimulante mudança de pensamento, que só podem ser encontradas no reino encantado do romance."
arilopes 10/01/2023minha estante
???