Sherlock Holmes - Volume 4

Sherlock Holmes - Volume 4 Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - Sherlock Holmes

Movio 11/01/2023

Leitura prazerosa
Mais uma obra incrível deste exímio autor. Suas histórias são sempre envolventes e facilmente levam o leitor a cada caso diferente. Livro excelente, como todos da coleção.

Brenda 10/01/2023

Sherlock Holmes
E aqui chegamos ao fim. 4 romances e 56 contos depois, posso dizer que Sherlock Holmes é um personagem fascinante, assim como as histórias que Sir Arthur Conan Doyle escreveu. Pra mim o fato de muitas pessoas terem acreditado que ele era uma pessoa real, e não mero personagem da ficção, sempre vai ser uma das maiores conquistas literárias que alguém alcançou. Sigo apaixonada pelo brilhante raciocínio lógico do Holmes, demonstrado em todas as páginas.

"Portanto, leitor, dê adeus a Sherlock Holmes! Agradeço a sua fidelidade e espero que tenha tido alguma recompensa, na forma de distração das preocupações da vida e de uma estimulante mudança de pensamento, que só podem ser encontradas no reino encantado do romance."
arilopes 10/01/2023minha estante
???

Brenda 11/01/2023minha estante

Andy.E 09/01/2023

QUOTES de Sherlock Holmes vol 4 - Arthur Conan Doyle ?
? Ainda sim é um erro afirmar alguma coisa diante desses dados. Sem sentir, você acaba torcendo os fatos para que se adaptem às suas teorias. Pg 20

? Para que serve este cálculo de miséria, violência e medo? Tem de ter uma finalidade, ou então nosso mundo é governado pelo acaso, o que é impensável. Mas que finalidade? Eis aí o grande e eterno problema para o qual a razão humana está tão distante da solução como sempre. Pg 59

? Temos de nos lembrar do antigo ditado que diz que, quando todas as outras teorias falham, qualquer que seja a que reste, mesmo parecendo improvável, deve ser a verdadeira.
Pg 99

? Uma das características mais notáveis de Sherlock Holmes era sua capacidade de afastar da cabeça a ação e concentrar todos os seus pensamentos em coisas mais leves, quando se convencia de que não podia mais fazer um trabalho proveitoso. Pg. 104

? Quando seguimos duas linhas distintas de pensamento, Watson, acabamos encontrando um ponto qualquer de ligação que leva à verdade. Pg 137

? Portanto, leitor, dê adeus a Sherlock Holmes! Agradeço a sua fidelidade e espero que tenha tido alguma recompensa, na forma de distração das preocupações da vida e de uma estimulante mudança de pensamento, que só podem ser encontradas no reino encantado do romance. Pg 190

? Vingar um crime é importante, mas evitá-lo é mais importante ainda. Pg 193

? Quando você muda uma vez seu ponto de vista, a mesma prova que condenava transforma-se em pista para se chegar à verdade. Pg 325

? O exemplo de um sofrimento paciente é, por si só, a mais preciosa de todas as lições que se poderia dar a um mundo impaciente. Pg 386

????????

Lívia 05/01/2023

Podia ser melhor por ser o último
Diversas histórias de Sherlock que mudaram a vida de todos e achei que os piores contos foram deixados para o final.

Nos outros maravilhosos que poderiam ter sido deixados para este último.

Achei interessante que tiveram histórias que foram narradas pelo próprio Sherlock, gostei de ver como se passa pela cabeça dele, gostei de como o autor conseguiu interpretar dois personagens completamente diferentes e fazer o leitor enxergar a discrepância entre os dois.

Podia ser melhor, mas tá bom

Daniela354 03/01/2023

Sherlock Holmes 4?
Difícil avaliar esse, algumas contos foram muito bons, outros não me agradaram, uns não deu vontade de continuar lendo, mas em resumo é bom.

Lana 31/12/2022

juro
toda essa saga é incrível e muito boa de ler, amei a forma que esse livro prendeu minha atenção, como a história, e toda investigação se desenvolveu foi incrível.

Gutenberg Carlos 31/12/2022

Sherlock sendo Sherlock
Mais uma boa coletânea de histórias, diferente dos outros livros do box, esse não tem nenhuma história grande, sendo basicamente contos pequenos sobre nosso querido detetive.

Um dos contos é narrado pelo próprio Sherlock ao invés do Watson.

Como sempre sendo muito bom. Uns casos mais complexos e detalhados, outros mais superficiais.
Mas, vale demais a leitura.

Lydiane3 30/12/2022

ótimo fim para a saga Sherlock Holmes!
Nos últimos contos, o autor foi envelhecendo o personagem para culminar em uma aposentadoria e fazer o público se acostumar com o final de suas publicações.
sobre o Box da Nova Fronteira, demorei muito para terminar o último livro. li todas as histórias reunidas nos 4 volumes, até a metade do último livro, todas rapidamente e em sequencia há muito tempo. parei porque eu acho que tive uma "orverdose" de Sherlock ? ... voltei a ler para finalmente terminar. agora eu quero reler (por fazer tanto tempo) pelo menos o romance Um Estudo em Vermelho e talvez mais algumas histórias. com certeza vale a pela a releitura! 99% das histórias são otimas: divertidas, intrigantes e envolventes!

Vivian Costa 30/12/2022

Fechando minha última leitura do ano do melhor jeito. Esse autor fez um dos personagens mais icônicos e marcantes que é impossível deixar ser esquecido. Esse livro traz mais uma série de contos muitos interessantes e fecha um grande legado que eu vou ler de novo sempre que sentir saudade

Bru 27/12/2022

Sherlock
Um livro bom. Gostei bastante da leitura. Mas em alguns momentos foi mais parado.
Mas de restante foi bom

flav 22/12/2022

elementar meu caro Watson
eu não acredito que terminei toda a obra de Sherlock (não tô bem).

esse último volume foi um compilado de contos, talvez por isso foi uma leitura um pouco mais enrolada para mim (porquê não sou muito fã, gosto de história contínua). O diferencial desse para os outros, é que em dois contos, se não estou enganada, quem narra é o próprio Holmes. Não me levem a mal, eu amo o Watson, mas foi legal mudar um pouco os narradores.

Natalia917 19/12/2022

Portanto, leitor, dê adeus a Sherlock Holmes!
Não dá cara, não consigo aceitar que eu li 60 histórias do Sherlock e ainda quero mais. Não tenho nem o que escrever, Holmes e Watson são maravilhosos, são simplesmente os personagens do romance inglês mais famosos da literatura mundial. Você pode até não ter lido, mas pelo menos sabe quem são e sabe que contos são bons.
O 5/5 infelizmente é a nota máxima que consigo dar por aqui, mas não consigo expressar o quão importante eles são pra mim e o que essas histórias me causam, sinto uma sensação de relaxamento e desligamento do mundo exterior enquanto leio e releio milhões de vezes todos os anos(essa é o lado positivo de ter memória falha kkkkk). Perfeitos.
--------------?--------------
Nesse volume temos de especial dois contos narrados pelo próprio Sherlock, o que é interessante, pois assim finalmente vemos as coisas diretamente pelo seu ponto de vista depois de mais de 50 histórias contadas pelo Dr. Watson. Além disso, temos algumas demonstrações de amor e lealdade do Sherlock para o Watson, seu fiel companheiro que o ajudou durante seus últimos 17 anos de carreira e também o tirou da solidão da Baker Street por um bom tempo.
Como estamos no último volume, que contém todos os últimos contos, pode-se imaginar que o grande detetive irá se aposentar, indo para sua fazenda dos sonhos criar abelhas no interior "calmo" de Sussex. Assim como nós, leitores fiéis, ele também se despede de sua carreira ilustre e longa como o melhor Detetive Particular que o mundo já teve.
Adeus Sherlock.
Adeus Watson.
Adeus Baker Street 221B.
Natalia917 19/12/2022minha estante
Quase chorei, falo mesmo

Thay262 23/12/2022minha estante
Gostei!! Sua resenha já está me definindo!!
Prevejo ficar igual a vc?? Órfã de Sherly e Watson? Sim, e ainda nem estou perto de acabar, mas esses dois são tão gostosinhos de ler, tipo "livro de conforto" ou passa-tempo, quando agente menos espera eles já fazem parte da rotina. E eu também tenho memória falha kkkk, MELHOR, pq daí agente relê os casos de novo mesmo quanto acabar, nunca vamos precisar dizer adeus! Kkkkk

Lua 20/11/2022

Elementar
Excelente. Reunião de vários contos muito bons. Sempre fui fã do personagem, mas hj percebe-se algumas falas bem ultrapassaras de antigamente. Ainda dá pra curtir o dom de dedução do nosso personagem sagaz.

Rub.88 18/11/2022

Elementar, mas não Muito Claro...
Uma coisa que pouca gente talvez saiba é que a maioria das aventuras são narradas pelo personagem Dr. Watson, em primeira pessoa. Ele é o cronista de Holmes que capitula de diários mantido pelo doutor, os casos que o detetive particular e ele participaram. E dependendo, se o conteúdo do mistério não afetar ainda os envolvidos, e as vezes ocultando alguns detalhes mais reveladores, Watson conta ao público, anos depois, as aventuras bizarras em que Sherlock foi metido e como resolveu o imbróglio. A palavra “metido” é bem utilizada pois os casos, invariavelmente são trazidos a ele na sua residência em Baker Street. Quando ele está fumando um cachimbão ou arranhado um violino, entra pela porta uma esbaforida figura com um conto escabroso e confuso queimando na ponta da língua. Essa narrativa inicial sempre é longa e rebuscada, e o incrível é que sempre fica a sensação que Holmes matou a charada quase no ato. Mas como é um 🤬 #$%!& enigmático e um tanto presunçoso não nos conta qual é a sua teoria. Só na parte final da estória, depois de uma investigação por vezes bem fraca, encurrala o criminoso que sempre, sempre confessa os delitos noutra narrativa explicativa longa. Os indícios e pistas deixadas para o detetive, só ele vê e no final junta tudo e diz que já sabia. Muitos casos tem finais inesperados e outros, muitos outros, é a mesma lega-lega de crime passional. Troca de identidade. Farsantes. Golpistas. Chantagistas. Mistério do quarto fechado acontecem direto. Alguns sinais de racismo e xenofobia em vários controversos pontos das estórias. Tem pouca ação e muita conversas ríspidas com cavaleiros bigodudos, magnatas sem respeito pelos mais humildes e nobres com uma imensa criadagem ressentida. As localidades, na maioria das ocasiões, são amplas casas vitorianas e partes semirrurais da Inglaterra. Poucas vezes tem ação em Londres. Sherlock Holmes se disfarça tão bem em alguns contos que ele mal aparece.
Uma ou outra estória é contada pelo ponto de vista do próprio Holmes ou em terceira pessoa com narrador oculto. Parece que em algum momento Arthur Conan Doyle tinha se cansou do seu famoso detetive. Chegou a escreve um conto o matando, e depois da repercussão negativa teve que ressuscita-lo. Outras obras desse autor ficou eclipsada pela fama de Sherlock Holmes.