Paris do Oriente

Paris do Oriente Belinda Alexandra

Resenhas - Paris do Oriente

Jeh Xavier @dramatica.literaria 25/02/2020

"O homem que me chamaram de gardênia branca e me erguerá nos ombros e girará até me deixar tonta de tanto rir, não mais estaria ali."

Anya nasceu e cresceu na cidade chinesa de Harbin, seus pais são russos que fugindo da revolução comunista se refugiaram na China.

Harbin é o lar de Anya e quando seu pai morre em um acidente de carro ela vê toda a sua vida mudar. Junto com a morte do pai chega o fim da segunda guerra mundial e com isso o clima fica cada vez pior na cidade de Harbin.

É então que Alina, mãe de Anya tem que tomar uma difícil decisão. Alina terá que voltar para Rússia e com medo dos horrores que á esperam no seu país ela decide deixar Anya em Harbin, e Anya com apenas 13 anos se separa de sua mãe.

"Pelo menos,eu havia beijado o rosto de meu pai e me despedido. Porém, com minha mãe, não houve um último adeus, não houve um fim: apenas um desejo forte para o qual não havia alívio."

Com a ajuda de seus vizinhos Anya consegue fugir de Arbin e ir para Xangai. Lá ela fica hospedada na casa de Sergei, um homem gentil que enxerga em Anya uma filha que nunca teve, só que ela terá que lidar com a esposa de Sergei, uma mulher maldosa que não perde a oportunidade de ferir os sentimentos de Anya.

Será em Xangai que Anya conhecerá o amor e também a decepção, e quando o clima fica tenso em Xangai, ela de novo, tem que fugir e se refugiar em outra lugar.

"O amor dele não era como o amor de minha mãe, apesar de ambos terem deixado sua marca em mim."

Acompanhamos a jornada de Anya, uma garota que muito jovem perdeu o pai, sua mãe foi levada para longe e teve que abandonar o lar que tanto amava. Anya no início da história é apenas uma jovem garota inocente que acaba se tornando alvo fácil para pessoas maldosas. Ao longo de seu caminho ela sofrerá perdas, conhecerá pessoas boas e más e verá o rastro de dor que a guerra deixou nos países e nas pessoas. E em meio á tudo isso Anya não perde a esperança de reencontrar sua mãe.

Será possível ter um final feliz depois de tanto sofrimento?

Uma história linda sobre coragem, dor e esperança de dias melhores depois das tribulações.

FabiSaLi 24/06/2020

Surpreendente
Parece que li três livros diferentes ao mesmo tempo e isso não é uma coisa ruim. Adorei a trajetória de Anya e como a escritora costurou com momentos históricos (a nota da autora só deixou tudo mais claro para mim).
Anya é separada de sua mãe muito jovem e sua história é narrada a cerca de sua vontade de reencontrá-la e de conseguir sobreviver.
Muito bonita e bem escrita. E foge de clichês.

Rotina Agridoce 28/01/2018

uma linda história!
Após a revolução bolchevique, muitos russos tiveram de fugir do seu país por medo de represálias. E este é o caso dos pais de Anya, protagonista desta novela. Eles fugiram para a China, onde sua filha nasceu e onde moraram feliz até um dia que o pai morreu em um acidente de carro e sua mãe é levada para a Sibéria. É a partir desse momento em que as coisas começam a mudar. Anya vê seu mundo inteiro se desmoronar quando o comunismo se instala brutalmente na China. As represálias contra alguém que está contra sua ideologia é realmente terrível.

Separada de sua mãe aos 13 anos, Anya fica sozinha e tem que lutar para sobreviver, e ela se refugia em Xangai na casa de alguns amigos da família. O próximo destino é a ilha filipina de Tubabao, onde muitos russos tiveram que se refugiar. A vida não será fácil, especialmente devido às condições climáticas, com tempestades contínuas e tufões. Mas lá Anya conhece Ruselina e Irina, duas pessoas que se tornarão uma parte importante de sua vida. Elas se tornarão sua nova família. Na ilha, elas prepararão sua partida para a Austrália, onde finalmente se estabelecerão e começarão a construir uma nova vida. Uma vida que continuará a lhe trazer surpresas, algumas agradáveis, outras não, mas que Anya será incapaz de aproveitar porque ainda tem apenas um desejo: encontrar sua mãe. E sua busca não será fácil porque as forças soviéticas estão envolvidas, o que torna a Europa Oriental uma verdadeira cortina de aço difícil de derrubar.

Leia o restante no blog Rotina Agridoce

site: http://www.rotinaagridoce.com/2018/01/resenha-1568-paris-do-oriente-belinda.html

Carol 22/01/2022

Paris do Oriente
A história em seu início se passa em Harbin na China em um período conflituoso que é o final da Segunda guerra mundial. A nossa protagonista Anya sofre uma terrível separação de sua mãe Alina Kozlova. Ainda com seus 13 anos é levada para Xangai onde todos acreditavam que seria sua salvação, mas as suas más companhias transformam aquela linda garotinha em uma mulher cheia de feridas. O que mais nos comove é ver que desde o início o principal objetivo de Anya é ficar ao lado de sua mãe.

Particularmente eu gostei do livro. Belinda não expõe diretamente a guerra, mas mostra de forma explícita o que as pessoas viveram nesse período. É comovente a forma que Anya é tirada da mãe, e como sua vida é cheia de fugas e recomeços. A autora trás personagens interessantes, Belinda leva a trama com calma nos deixando sentir bem cada instante, e cada sentimento junto da protagonista.